Autor Tópico: Problema desconhecido  (Lida 1914 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 15 de Abril de 2016, 03:55:27
Olá! Recentemente adquiri uma Tamron 17-50 2.8 e estou achando a lente incrível, mesmo sendo fã da cinquentinha, nunca mais usei e a Tamron fica na máquina 99% do tempo.
Porém, ao utilizar ela para filmagem, apareceu um problema que eu acho bem grave.
Ela emite este aviso:

Sorry pela foto de celular e qualidade horrível

E só volta ao normal quando eu aperto no botão de LiveView novamente. Ao que parece, ela dá esse problema normalmente quando eu "forço" o autofoco dela, apertando o botão de disparo de foto até cravar o foco, sem tirar a foto. O grande problema é que ela por vezes está gravando e simplesmente pára a gravação e me vem com essa mensagem.

Ontem mesmo estava fazendo um trabalho de filmagem e ela me atrapalhou muito com isso, foi irritante. Algumas vezes ela para e aparece uma mensagem parecida também, do tipo "certifique-se de que uma objetiva está conectada", algo assim.

Será que é da Tamron mesmo?
Eu comprei ela usada, para fotos, aparentemente, está sem problemas.
Alguém tem alguma ideia do que seja e do que eu posso fazer?
Obrigado!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2016, 08:25:24
camera?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2016, 12:26:19
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2016, 08:57:05
Como vc diz, vc está gravando e aparece essa mensagem.
Poucas cameras Canon são capazes de filmar continuamente. Se vc utilizar o Magic Lantern, poderá ver que o sensor possui uma temperatura de funcionamento e ele aquece conforme o uso. Acredito que esse erro tenha a ver com isso.
Segunda hipótese é que essa lente não responda corretamente o protocolo de comunicação exigido pela câmera. Em algum momento da comunicação entre as duas, a lente responde algo e a câmera executa da forma que vc descreve.
Primeiro teste a fazer é tentar reproduzir o erro com lentes canon. Depois é atualizar o firmware da camera, pode ser que a canon disponibilizou alguma atualização para ela que permita entender melhor lentes de terceiros. Por terceiro tentaria com uma outra lente igual a sua, mas provavelmente é o teste mais difícil, pois seria interessante bater lote de fabricação, versão da lente, dentre outras coisas... mesma lente, porém fabricada 2 anos depois ou antes, não terá o mesmo resultado.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2016, 02:28:40
Como vc diz, vc está gravando e aparece essa mensagem.
Poucas cameras Canon são capazes de filmar continuamente. Se vc utilizar o Magic Lantern, poderá ver que o sensor possui uma temperatura de funcionamento e ele aquece conforme o uso. Acredito que esse erro tenha a ver com isso.
Segunda hipótese é que essa lente não responda corretamente o protocolo de comunicação exigido pela câmera. Em algum momento da comunicação entre as duas, a lente responde algo e a câmera executa da forma que vc descreve.
Primeiro teste a fazer é tentar reproduzir o erro com lentes canon. Depois é atualizar o firmware da camera, pode ser que a canon disponibilizou alguma atualização para ela que permita entender melhor lentes de terceiros. Por terceiro tentaria com uma outra lente igual a sua, mas provavelmente é o teste mais difícil, pois seria interessante bater lote de fabricação, versão da lente, dentre outras coisas... mesma lente, porém fabricada 2 anos depois ou antes, não terá o mesmo resultado.
Não tinha visto a resposta antes.
Eu acho que o erro está na lente ou na compatibilidade, mesmo. Depois de pesquisar, vi algumas pessoas relatarem o mesmo problema, sempre com a Tamron 17-50, com variados corpos. Eu faço algumas gravações com as outras lentes que tenho (50, 55-250 e antes a 18-55) e o problema nunca acontece.

Reparei que ele acontece, também, ao usar a câmera para fotos em liveview. Aparentemente, sempre que ela tenta focar e não consegue, ela "trava". Se está em liveview, vai para o viewfinder, e se está gravando, para de gravar e aparece a mensagem. Estou ficando maluco aqui, pois só encontrei gente com o mesmo problema, nenhuma solução.

De qualquer forma obrigado!

Aqui um vídeo do que acontece!
https://www.youtube.com/watch?v=DJy3dyehjeE
« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 02:47:05 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2016, 10:53:19
Aqui um vídeo do que acontece!
https://www.youtube.com/watch?v=DJy3dyehjeE

 Rafael;

 Uma coisa simples que deve ser tentada é a limpeza dos contatos da objetiva com álcool isopropílico, tive alguns problemas com uma sigma, parecidos com o seu e resolveu com a limpeza. Uma manutenção na lente tb pode ser cabível, mandar para revisão, e se possível, testar em outra câmera, só para tirar a dúvida.

Abs;
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2016, 11:19:58
Algumas lentes de terceiros possuem esse problema de compatibilidade com o AF, a Tamron 17-50 é uma delas! :ok:

Isso não tem solução. Use o foco manual.



Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2016, 13:20:21
Rafael;

 Uma coisa simples que deve ser tentada é a limpeza dos contatos da objetiva com álcool isopropílico, tive alguns problemas com uma sigma, parecidos com o seu e resolveu com a limpeza. Uma manutenção na lente tb pode ser cabível, mandar para revisão, e se possível, testar em outra câmera, só para tirar a dúvida.

Abs;

Não custa tentar... Vou ver se consigo álcool isopropílico então (que tem sido difícil de encontrar por aqui onde moro). Só teria como testar em uma T3i, mas pelo que andei pesquisando, o erro não acontece em algumas câmeras mais antigas! Valeu!

Algumas lentes de terceiros possuem esse problema de compatibilidade com o AF, a Tamron 17-50 é uma delas! :ok:

Isso não tem solução. Use o foco manual.


Entendi... Mas isso me atrapalha muito, às vezes quando tirar foto pelo liveview é necessário, o problema acontece e é terrível. Estou pensando em trocá-la em uma Sigma 17-50, que, pelo visto, não tem o mesmo problema. Será que compensa?

Edit:
Li em algum fórum americano que uma pessoa teve o mesmo problema, entrou em contato com a Tamron, que sugeriu a ele mandar a lente para uma atualização de firmware. Isso é possível (não sei nem se lentes possuem mesmo firmware)? Teria como ser feito por aqui?
« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 13:23:11 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2016, 13:51:38
Uma atualização de firmware deve resolver, mas como a tamron não tem um usb dock igual a Sigma é bem mais complicado. Você teria que mandar para eles fazerem, e provavelmente seria taxado quando devolvessem, sem a ctz de que funcionaria.

Talvez você consiga vender essa e comprar outra igual só que mais nova, que tenha um firmware compatível.