Autor Tópico: Aumento de preços ADOBE  (Lida 15130 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Abril de 2016, 14:56:18
A renovação automática por si só já é abuso..

Não, é uma proposta: pq alguém a aceita??? Está tudo claro lá...  :shock:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 15 de Abril de 2016, 15:04:33
Não, é uma proposta: pq alguém a aceita??? Está tudo claro lá...  :shock:
Correndo o risco de perpetuar desnecessariamente essa discussão eu te pergunto: Onde está escrito que após 1 ano a mensalidade passa de R$ 22 p/ R$ 65? Procurei por tudo e não achei... :ponder:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2016, 15:06:40
Você tem razão, é uma "perpetuação" desnecessária...  :ok:


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2016, 15:10:07
Correndo o risco de perpetuar desnecessariamente essa discussão eu te pergunto: Onde está escrito que após 1 ano a mensalidade passa de R$ 22 p/ R$ 65? Procurei por tudo e não achei... :ponder:

você não precisa aceitar esse novo valor, basta não renovar o contrato... ou entendi errado?


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2016, 15:15:30
Pessoal, meu plano de fotografia será renovado semana que vem, mas não recebi qualquer e-mail de aumento como o colega a.wick. O normal é receber ou não?

Isso mesmo bfscf. Eu mesmo já tentei  cancelar a renovação automática e eles também não permitem. De fato o que eu fiz (hoje inclusive) foi cancelar a assinatura nas vésperas da renovação. Assim não incide multa e você pode contratar um novo plano pelo valor normal, sem o abusivo aumento.
Sugiro que todos façam isso.. até eles entenderem que não somos idiotas.  :ponder:
nandoespinosa, você recebeu alguma notificação de aumento de preço ou fez esta "manha" para evitar surpresas? Eu não consigo achar em lugar nenhum (procurei na página e nos TERMOS E CONDIÇÕES DE VENDA) informação sobre o novo valor na renovação.

Grato


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2016, 15:21:21
Fiquei ligado desde o vídeo daquele post que botei acima.. Anotei na agenda do celular..

você não precisa aceitar esse novo valor, basta não renovar o contrato... ou entendi errado?
Não existe aceitar.. Se você não quer renovar TEM QUE CANCELAR NAS VÉSPERAS DO FINAL DO CONTRATO.. Se não fizer isso, a renovação ocorre por 1 ano e você obrigatoriamente pagará o valor que eles determinarem.. Ou paga multa e cancela tudo..  :shock: :no:


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #21 Online: 15 de Abril de 2016, 15:25:49
Fiquei ligado desde o vídeo daquele post que botei acima.. Anotei na agenda do celular..
 Não existe aceitar.. Se você não quer renovar TEM QUE CANCELAR NAS VÉSPERAS DO FINAL DO CONTRATO.. Se não fizer isso, a renovação ocorre por 1 ano e você obrigatoriamente pagará o valor que eles determinarem.. Ou paga multa e cancela tudo..  :shock: :no:

se for assim acho que fere o CDC e cabe processo. seria bom consultar um advogado.

no caso de outros serviços (telefone, etc) é 'renovado' mensalmente após o contrato inicial (que geralmente é de 1 ano com desconto), ou seja, se houver aumento excessivo pode-se cancelar sem prejuízo.


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 15 de Abril de 2016, 15:37:13
você não precisa aceitar esse novo valor, basta não renovar o contrato... ou entendi errado?
Na verdade tem que ficar atento para a data de encerramento do contrato. Se cancelar antes, paga 50% de multa sobre o tempo que falta. Não dá pra agendar a rescisão e a renovação é automática (tentei fazer isso hoje). E, se passar um dia vc tem que pagar 50% de multa sobre o resto do ano. Ou seja, vc tem que lembrar de ligar na véspera senão já era.

Outra coisa pior ainda, segundo o vídeo e, segundo meu entendimento. O aumento abusivo é só pras renovações de contrato, quem compra um contrato novo paga menos que quem renova o mesmo o plano. O Exemplo do vídeo diz que o cara contratou um plano intermediário por 35, passado um ano reajustaram pra 65 sem pedir autorização (renovado automaticamente conforme previsto no contrato), só que no site o mesmo plano era vendido por 44.

Configura safadeza, sim senhores.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 15 de Abril de 2016, 15:39:11
Embora a compra do pacote seja feita por uma sucursal (ou afiliada, sei lá) brasileira, eles não respondem às leis brasileiras.. Veja que o atendimento deles é sediado na Holanda, não existe canal direto para cancelamento, e como havia dito, a renovação automática não pode ser cancelada (o que também fere o Direito do Consumidor).
Enfim.. não vou mais ficar "combatendo" os caras.. Só acho que devemos NOS PROTEGER, evitando que colegas sejam lesados.. Eles tem os melhores softwares no meu ponto de vista, mas isso não justifica a política que adotam quanto ao trato com os consumidores daqui..
Ah.. pra quem citou os americanos - lá, no Canadá e mais algum lugar que não lembro, o cancelamento pode ser feito online, SIMPLES ASSIM. Então, sim, eles pensam que somos idiotas.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 15:40:49 por nandoespinosa »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Abril de 2016, 15:59:11
Eles tem os melhores softwares no meu ponto de vista, mas isso não justifica a política que adotam quanto ao trato com os consumidores daqui..

Já não compartilho da opinião que eles têm os melhores softwares. Eles têm sim, mais abrangência.

Tem muita gente abraçando novas (e melhores) alternativas ao pacote da Adobe. É só ver no caso do vídeo, o DaVince Resolve tem um software muito mais completo e bem resolvido que o Premiere. O Lightroom, nem se fala! Inclusive se você for trabalhar mais profissionalmente, o padrão é o Capture One — que já foi muito criticado por ser instável, a cada atualização implementa melhorias consideráveis ao seu programa.

O jogo duro mesmo é com o Photoshop, mas se a Adobe não melhorar essa postura da empresa, acredito que aos poucos essa hegemonia possa tranquilamente acabar. Um outro exemplo pra fragilidade da empresa é que os profissionais têm medo de atualizar qualquer programa, porquê já existem inúmeros relatos do programa apresentar bugs que tornam o software praticamente inutilizável, e também de deletar pastas inteiras (!!!) do computador sem a permissão do administrador. O Lightroom tentou fazer um novo sistema de importar fotos, mas ficou tão ruim e tanta gente reclamou que eles voltaram (!!!) ao sistema antigo.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 16:01:31 por bfscf »


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #25 Online: 15 de Abril de 2016, 16:16:35
Embora a compra do pacote seja feita por uma sucursal (ou afiliada, sei lá) brasileira, eles não respondem às leis brasileiras.. Veja que o atendimento deles é sediado na Holanda, não existe canal direto para cancelamento, e como havia dito, a renovação automática não pode ser cancelada (o que também fere o Direito do Consumidor).
Enfim.. não vou mais ficar "combatendo" os caras.. Só acho que devemos NOS PROTEGER, evitando que colegas sejam lesados.. Eles tem os melhores softwares no meu ponto de vista, mas isso não justifica a política que adotam quanto ao trato com os consumidores daqui..
Ah.. pra quem citou os americanos - lá, no Canadá e mais algum lugar que não lembro, o cancelamento pode ser feito online, SIMPLES ASSIM. Então, sim, eles pensam que somos idiotas.

Isso não é verdade. Olha os dados do vendedor: Digital River Do Brasil Importação e Comércio de Produtos de Informática Ltda. Av. das Nações Unidas 12.995 - 10, andar - 35F Parte, Brooklin – São Paulo – SP.
Não foi a Adobe que me vendeu. foi a Digital River DO BRASIL. Então eles (a Digital River) tem sim que respeitar a legislação brasileira. Neste contexto, o Código de Defesa do Consumidor diz que você tem 7 dias para desistir de uma compra ou serviço que não adquiriu presencialmente (não sei se é bem assim que tá escrito). No caso de renovação automática, não teríamos este direito?
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 16:18:33 por Leo P »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 15 de Abril de 2016, 16:25:39
Embora a compra do pacote seja feita por uma sucursal (ou afiliada, sei lá) brasileira, eles não respondem às leis brasileiras.. Veja que o atendimento deles é sediado na Holanda, não existe canal direto para cancelamento, e como havia dito, a renovação automática não pode ser cancelada (o que também fere o Direito do Consumidor).
Enfim.. não vou mais ficar "combatendo" os caras.. Só acho que devemos NOS PROTEGER, evitando que colegas sejam lesados.. Eles tem os melhores softwares no meu ponto de vista, mas isso não justifica a política que adotam quanto ao trato com os consumidores daqui..
Ah.. pra quem citou os americanos - lá, no Canadá e mais algum lugar que não lembro, o cancelamento pode ser feito online, SIMPLES ASSIM. Então, sim, eles pensam que somos idiotas.

Não tenho certeza, mas acho difícil não estar sujeito às leis brasileiras. Somos proibidos de comprar softwares de fora por causa dos impostos. A receita não iria deixá-los vender assinaturas livremente sem pagar pedágio.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 15 de Abril de 2016, 16:26:16
Isso não é verdade. Olha os dados do vendedor: Digital River Do Brasil Importação e Comércio de Produtos de Informática Ltda. Av. das Nações Unidas 12.995 - 10, andar - 35F Parte, Brooklin – São Paulo – SP.
Não foi a Adobe que me vendeu. foi a Digital River DO BRASIL. Então eles (a Digital River) tem sim que respeitar a legislação brasileira. Neste contexto, o Código de Defesa do Consumidor diz que você tem 7 dias para desistir de uma compra ou serviço que não adquiriu presencialmente (não sei se é bem assim que tá escrito). No caso de renovação automática, não teríamos este direito?
Tá explicado!
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 15 de Abril de 2016, 16:40:39
Cara, não dê informações erradas. Os contratos de consumo celebrados em território nacional estão sujeitos à lei brasileira. E mais.. o fórum é o do domicílio do consumidor. Você pode até ter dor de cabeça se tentar receber indenização ou coisa do tipo, mas processar e cancelar a cobrança vc pede em um juizado especial que lhe dá a liminar em 15 dias (ao menos aqui no meu estado).

A vantagem excessiva também é vedada pelo CDC de acordo com o art. 39, V e do art. 51, IV.

Embora a compra do pacote seja feita por uma sucursal (ou afiliada, sei lá) brasileira, eles não respondem às leis brasileiras.. Veja que o atendimento deles é sediado na Holanda, não existe canal direto para cancelamento, e como havia dito, a renovação automática não pode ser cancelada (o que também fere o Direito do Consumidor).
Enfim.. não vou mais ficar "combatendo" os caras.. Só acho que devemos NOS PROTEGER, evitando que colegas sejam lesados.. Eles tem os melhores softwares no meu ponto de vista, mas isso não justifica a política que adotam quanto ao trato com os consumidores daqui..
Ah.. pra quem citou os americanos - lá, no Canadá e mais algum lugar que não lembro, o cancelamento pode ser feito online, SIMPLES ASSIM. Então, sim, eles pensam que somos idiotas.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 15 de Abril de 2016, 16:41:40
Não tenho certeza, mas acho difícil não estar sujeito às leis brasileiras. Somos proibidos de comprar softwares de fora por causa dos impostos. A receita não iria deixá-los vender assinaturas livremente sem pagar pedágio.

Isso aí. Todo mês chega em meu email uma NF da Digital River Brasil, do plano da Adobe Cloud. É uma empresa brasileira.