Esse é o benefício e o risco do novo modelo de comércio baseado não na venda de produtos, mas sim de assinaturas.
O lado bom é que no caso de mídias como filme, músicas, livros, etc... a coisa funciona bem e é bem interessante ter acesso a milhares de arquivos por uma mensalidade.
No caso de programas, software, acho que complica um pouco, principalmente para quem não utiliza as funcionalidades da cloud, álbum da adobe online, etc....
É um novo modelo, vamos ver no que vai dar!
A Adobe, principalmente em relação ao Lightroom, me lembra bem a situação do Windows há alguns anos:
1- Mesmo com bugs, lentidão, dificuldade em aproveitar o hardware de forma eficiente e ainda não sendo mais o programa com melhores resultados (Adobe Camera Raw), mantém a sua hegemonia - pela facilidade de uso, usuários treinados e adaptados ao sistema, eficiência final em termos de velocidade de pós produção, presets, cópia de configurações, etc....
2- Mas assim como ocorreu com o Windows... as demandas se modificam, o foco do mercado também, e um dia desistem de competir diretamente com você e criam um novo modelo, uma nova forma e demandas para o consumidor, que inevitavelmente vão interferir no seu mercado - vide IOS e Android.