Autor Tópico: Não consigo boa exposição a noite  (Lida 3837 vezes)

LorenzoA7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 15 de Abril de 2016, 18:09:42
Então galera, tenho uma Nikon D5200 e consigo fazer ótimas fotos e vídeos de dia, ou com bastante iluminação.
Mas a noite, não consigo fotos boas, ficam muito escuras. Eu coloco o obturador bem devagar (para mão) e o diafragma aberto ao máximo e mesmo assim fica tudo escuro. So consigo uma iluminação boa se, com essas configurações, eu colocar o ISO acima de 1500, que é péssimo.

Para vídeo é ainda pior, pois eu tenho que usar obturador em 1/50 para ter uma cara boa e cinematográfica e não posso usar o flash.

Bom, o que eu posso fazer para ter uma boa exposição a noite, principalmente em gravações de video? (Lembrando que eu uso lente do kit 18-55mm e tenho um tripe, e não tenho equipamento adicional)

« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 18:11:30 por LorenzoA7 »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2016, 18:29:55
Obvio que com uma lente escura e ISO abaixo de 1500 vc não consegue uma boa exposição a noite. Ou vc aumenta a exposição ou adiciona luz na cena (flash ou led). Não existe mágica.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2016, 18:34:31
Verdade, a câmera não faz milagre, se o conjunto abertura, diafragma e iso não é suficiente, ou joga iluminação na cena ou usa um tripé.


LorenzoA7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2016, 18:36:50
Então qual seria uma lente clara? E ISO 1500 a noite fica realmente mt ruim?


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2016, 18:40:47
Então qual seria uma lente clara? E ISO 1500 a noite fica realmente mt ruim?

Uma lente 1.8 pelo menos...mas se você tem tripé, não precisa de lente clara não. Se está usando o tripé e está saindo escura, você está errando na fotometria. Se a cena está escura o ISO 1500 vai acabar com a imagem, pois o ruído é mais aparente nas baixas luzes.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 18:41:34 por RenatoKW »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2016, 18:42:19
Então qual seria uma lente clara? E ISO 1500 a noite fica realmente mt ruim?

Depende do ambiente. F/2.8 já é clara pra algumas pessoas, eu prefiro lentes f/1.8 ou f/1.4. O ISO, a depender da cena, pode ser necessário usar até 6400. Mas isso tudo vai do conjunto.

Pra eventos de noite que eu faço, uma fotometria que costuma ser suficiente para muitos casos é 1/200, f/2, ISO 2500.


LorenzoA7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2016, 18:49:03
Depende do ambiente. F/2.8 já é clara pra algumas pessoas, eu prefiro lentes f/1.8 ou f/1.4. O ISO, a depender da cena, pode ser necessário usar até 6400. Mas isso tudo vai do conjunto.

Pra eventos de noite que eu faço, uma fotometria que costuma ser suficiente para muitos casos é 1/200, f/2, ISO 2500.

Vlw cara, pelo visto terei q usar ISO alto msm enquanto n compro outra lente.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2016, 19:16:36
olha só...

ISO alto exposto a direita fica muito melhor do que iso baixo subexposto.

experimenta ai que você vai comprovar.

o ISO está lá para ser usado...  :)


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2016, 20:12:13
olha só...

ISO alto exposto a direita fica muito melhor do que iso baixo subexposto.

experimenta ai que você vai comprovar.

o ISO está lá para ser usado...  :)

Exato. Ficar com muito medo de elevar o ISO, ter uma foto sub e tentar corrigir na pós vai detonar ela. Passei muito por isso no começo. O esquema é fotometrar direito, mesmo que o ISO esteja nas alturas, vai ser melhor do que ser conservador no ISO e a pós detonar a imagem.

Ou usar lentes + claras ou um flash, como os amigos já disseram  :ok:

Edit: só pra te dar um exemplo, tenho um amigo que fez um casamento a um tempo atrás. O local era MUITO escuro e os noivos investiram em umas iluminações cênicas. Se ele usasse o flash, teria tudo bem exposto, mas mataria as luzes do local.
Ele fez o casamento usando ISO entre 12800 e 25600 em uma 6D.

"Ah, mas a 6D é FullFrame e aguenta bem ISO alto" - SIM, mas mesmo esses valores são altos pra uma FF. E as fotos dele saíram super limpas, pq ele conseguiu fazer uma fotometria ótima mesmo nessas condições...
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 20:26:12 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2016, 09:35:44
pra essa camera pelo menos uma lente 1.8
ou tripe ou flash
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 09:39:52 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


LorenzoA7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2016, 17:22:27
Tipo, o ngc é q meu foco maior nesse problema é em vídeos e pelo que eu pesquisei (sou novato nesse ramo), é mt bom vc usar 24p e 1/50. Ai fica um problema mt grande pra video. Ou então eu estou errado? Eu posso colocar o obturador tipo 1/15 q fica tranquilo o vídeo?

(Ah, e como tripe pd ajudar nessa questão?)


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2016, 18:49:45
Tipo, o ngc é q meu foco maior nesse problema é em vídeos e pelo que eu pesquisei (sou novato nesse ramo), é mt bom vc usar 24p e 1/50. Ai fica um problema mt grande pra video. Ou então eu estou errado? Eu posso colocar o obturador tipo 1/15 q fica tranquilo o vídeo?

(Ah, e como tripe pd ajudar nessa questão?)

Tripé ajuda pra foto. Pra vídeo, vai ter que ter lente clara e subir ISO msm.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2016, 02:01:21
Tipo, o ngc é q meu foco maior nesse problema é em vídeos e pelo que eu pesquisei (sou novato nesse ramo), é mt bom vc usar 24p e 1/50. Ai fica um problema mt grande pra video. Ou então eu estou errado? Eu posso colocar o obturador tipo 1/15 q fica tranquilo o vídeo?

(Ah, e como tripe pd ajudar nessa questão?)

Não tem nem como colocar em 1/15 em vídeo. Eu particularmente não gosto muito nem de 1/30, mas pode ter ocasiões que ele pode ser utilizado, isso depende muito do que vc quer.
Esse negócio dos 24fps é viagem, cuidado com isso.
O tripé ajuda em vídeo na estabilização (para o vídeo não sair tremido e também a câmera ficar parada), mas existem diversos acessórios para estabilizar a imageme/ou movimentar a câmera, o problema é o preço e a praticidade deles.

Tripé ajuda pra foto. Pra vídeo, vai ter que ter lente clara e subir ISO msm.

Tem que se tomar muito cuidado com essa afirmação de que precisa de lente clara... É muito importante levar em conta que, quanto mais aberta a lente, menor a profundidade de campo, e dependendo da câmera que você tiver, isso pode ser fundamental.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


LorenzoA7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2016, 14:53:52
Não tem nem como colocar em 1/15 em vídeo. Eu particularmente não gosto muito nem de 1/30, mas pode ter ocasiões que ele pode ser utilizado, isso depende muito do que vc quer.
Esse negócio dos 24fps é viagem, cuidado com isso.
O tripé ajuda em vídeo na estabilização (para o vídeo não sair tremido e também a câmera ficar parada), mas existem diversos acessórios para estabilizar a imageme/ou movimentar a câmera, o problema é o preço e a praticidade deles.

Tem que se tomar muito cuidado com essa afirmação de que precisa de lente clara... É muito importante levar em conta que, quanto mais aberta a lente, menor a profundidade de campo, e dependendo da câmera que você tiver, isso pode ser fundamental.

Como o negocio é dos 24 fps é viagem? E se n é bom usar obutrador 1/15 ou 1/30, qual seria o melhor jeito para vídeos a noite?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2016, 16:50:53
Tem que se tomar muito cuidado com essa afirmação de que precisa de lente clara... É muito importante levar em conta que, quanto mais aberta a lente, menor a profundidade de campo, e dependendo da câmera que você tiver, isso pode ser fundamental.

Sim, perde-se em DOF. Isso já deve estar previsto, assim como aumentar o tempo de exposição borra mais a imagem e aumentar o ISO degrada a qualidade dela. Fotografar sem luz traz consequências que deve-se saber contornar.