Autor Tópico: Como tirar foto do Sol ou lua "Gigante"?  (Lida 8596 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Abril de 2016, 23:28:36
Oi gente!

A muito que venho querendo fazer uma foto igual a esta:

IMG_1130 by Robson P. Dipp, no Flickr

Já tentei,com a 18/55 mas nem recortando a foto fica assim, o sol está sempre muito pequeno, a lua a mesma coisa.  Acho o maior barato estas fotos com torre de igreja e aquela lua enorme por trás.  Tenho uma 55-300, que não usei para isto, mas acho que é com ela, já que a 18-55 o sol tá sempre pequininho.

Acredito que tal efeito seja mais fácil com algo acima de 200mm, mas não entendi a relação. Será que devo estar "longe" do objetivo da foto (no caso as arvores) para o sol parecer maior?

Como é que faz uma foto destas?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2016, 00:34:11
Exatamente isso, Manoel. Quanto maior a distância focal, mais vc tem que estar distante do primeiro plano, e maior o sol vai parecer. Tem que ser foto bem planejada.


Barnabé

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Eu gosto muito disto! :P
    • www.ricardobarnabe.com.br
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2016, 00:41:40
Eu acredito que seja usado um bom "tubo extensor" para turbinar a lente, uma vez que não terá problema com a perda de pontos de luz.

Mas não tenho certeza
Nikon D750
50mm 1.8 G
SB 910, YN560-TX, II YN560 IV

www.ricardobarnabe.com.br


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2016, 00:53:24
hum...

Então, digamos, eu estou a 3km da árvore com a 300mm, e o sol vai aparecer SUPER grande. E se eu estiver a 200m da árvore o sol vai ficar "pequeno"? É mais ou menos assim?  Será que quanto mais longe maior ou tem limite?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2016, 07:27:43
Eu acredito que seja usado um bom "tubo extensor" para turbinar a lente, uma vez que não terá problema com a perda de pontos de luz.

Mas não tenho certeza

neste caso seria um Tele Converter, o tubo extensor reduz consideravelmente a distância de foco, servindo pra macro

Já tentei,com a 18/55 mas nem recortando a foto fica assim, o sol está sempre muito pequeno, a lua a mesma coisa.  Acho o maior barato estas fotos com torre de igreja e aquela lua enorme por trás.  Tenho uma 55-300, que não usei para isto, mas acho que é com ela, já que a 18-55 o sol tá sempre pequininho.


pelo exif foi usada uma superzoom com equivalente a 1200mm e ainda teve corte na imagem.... o caminho é o que o felipemendes já disse e ir se adaptando as características e limitações de seu equipamento
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2016, 08:24:39
hum...

Então, digamos, eu estou a 3km da árvore com a 300mm, e o sol vai aparecer SUPER grande. E se eu estiver a 200m da árvore o sol vai ficar "pequeno"? É mais ou menos assim?  Será que quanto mais longe maior ou tem limite?

Valeu!

Considerando o mesmo enquadramento, é assim sim.

Quer um exercício simples? Observe um objeto que tenha próximo de você o compare o tamanho dele em relação a um dedo seu, trazendo o dedo para perto do olho e depois para mais perto do objeto. Quanto mais distante de você, vai aparentar ser menor o tamanho do dedo em relação ao objeto.

É o mesmo para a árvore e o sol ou a torre da igreja e a Lua. Quanto mais distante mais as coisas tendem a "ter seu tamanho real". Em resumo, uma moeda, por menor que seja, se estiver muito perto do seu olho é capaz de cobrir todo seu campo visual, enquanto mais distante é começa a tomar as proporções normais.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Barnabé

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Eu gosto muito disto! :P
    • www.ricardobarnabe.com.br
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2016, 08:52:31
Para ajudar um pouco mais, veja este artigo que vi na net.

A ideia do tele converter e que se não me engano vc dobra os mm da lente, porém perde se em ponto de luz. Como este tipo de foto a abertura da lente e mais fechada não terá problema.

Veja um pouco mais de informação
http://www.fotografiaprofissional.org/como-fotografar-a-lua/
« Última modificação: 19 de Abril de 2016, 09:11:19 por Barnabé »
Nikon D750
50mm 1.8 G
SB 910, YN560-TX, II YN560 IV

www.ricardobarnabe.com.br


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2016, 09:28:10
Lembre de não olhar diretamente para o sol através do visor óptico. Pode "queimar a vista"!! :ok:
« Última modificação: 19 de Abril de 2016, 09:28:35 por FMSalles »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2016, 09:30:30
Tem tudo isso que o pessoal falou, mas tem também muita montagem espalhada por aí na rede. Tem até tutorial na internet de como fazer essas montagens, rsrs. Não acho que seja o caso da foto postada, essa parece autêntica mesmo.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2016, 17:26:23
Pegando carona no tópico: tirar foto do sol não pode prejudicar o sensor da câmera?
César L. T.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2016, 20:30:04
Pegando carona no tópico: tirar foto do sol não pode prejudicar o sensor da câmera?

Pergunta interessante. Sendo uma DSLR, tenho certeza que só queima se for de propósito, fazendo uma longa exposição. Como o sensor só fica exposto quando o espelho sobre e a cortina abre, o tempo de exposição é bem curto. Nas mirrorless, acho que tem que ter um pouco mais de atenção. Não dá pra pensar em usar uma 500mm em abertura f/2.8 (caso extremo), que quase certamente vai estragar alguma coisa. Usando aberturas bem menores, acho menos provável.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2016, 21:53:20
Pegando carona no tópico: tirar foto do sol não pode prejudicar o sensor da câmera?

Olha, se fosse assim a essas alturas o sensor da minha câmera já tinha virado uma omelete. :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2016, 22:01:30
Só fazendo o papel do advogado do diabo.
Mas o efeito é unicamente da sua distancia para o assunto, no caso a arvore.
Tanto faz a lente, funcionaria do mesmo jeito com sua 18-55.
O problema é o crop violento que vc precisaria fazer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2016, 23:00:16
Como o pessoal já disse, para fazer uma foto como essa é necessária uma objetiva com grande alcance focal (mais de 300mm) e ainda assim seria necessário recortar a imagem, em muitos casos. Também é possível de se fazer com câmeras superzoom.

É necessário também que se esteja a uma boa distância do assunto (no caso do exemplo, a árvore), para que o efeito de compressão dos planos causada pela grande distância focal dê a impressão que ela está próxima do sol.
« Última modificação: 19 de Abril de 2016, 23:02:29 por Sunriser »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2016, 00:23:09
Photoshop. Problema resolvido.
Como sempre dizem por aqui, o importante eh o resultado. :D