Autor Tópico: Como tirar foto do Sol ou lua "Gigante"?  (Lida 8595 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 20 de Abril de 2016, 07:42:08
Como o pessoal já disse, para fazer uma foto como essa é necessária uma objetiva com grande alcance focal (mais de 300mm) e ainda assim seria necessário recortar a imagem, em muitos casos. Também é possível de se fazer com câmeras superzoom.

É necessário também que se esteja a uma boa distância do assunto (no caso do exemplo, a árvore), para que o efeito de compressão dos planos causada pela grande distância focal dê a impressão que ela está próxima do sol.

Distancia focal não comprime planos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2016, 08:19:29
Distancia focal não comprime planos.

Mas força o distanciamento do assunto para o mesmo enquadramento; o que comprime os planos. Então, na prática, dá no mesmo. De toda forma, a ressalva é válida.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 20 de Abril de 2016, 08:34:54
Mas força o distanciamento do assunto para o mesmo enquadramento; o que comprime os planos. Então, na prática, dá no mesmo. De toda forma, a ressalva é válida.

Esse dá no mesmo em cima de compressão de planos derivas absurdos como lentes retrateiras, confusão com crop mas.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Alysson B.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2016, 16:12:59


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2016, 02:02:04
Oi gente!

Valeu pelas dicas e links, eu li tudo, aproveitei o feriado e fui colocar em prática! E consegui a foto!!! Bom, mais ou menos... mas já tive um grande avanço, olhem só:

Fotos tiradas com a AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR

Por do sol de ouro by Manoel Jr., no Flickr

Eu cheguei no local as 16:50, sabendo que o por do sol seria às 17:30, para me preparar, estudar a foto, etc. Fiz tudo depois fiquei tirando foto a toa, virei para trás para registrar uma árvore seca, que estava com a cor tão bonita... Quando percebi o sol já estava se escondendo, ai foi um Deus nos acuda, a máquina não pegava foco, a configuração estava toda errada, e entre trampos e barrancos salvou esta foto. No flirck tem mais outras.

Sol da meia noite by Manoel Jr., no Flickr

Já esta foto da lua cheia, fiz de dentro do quarto do meu filho. Armei a máquina com o tripé no mínimo, sentei no chão, foquei manualmente, configurei tudo e fiquei só aguardando a lua começar aparecer e sem me distrair, hehehe.

Mas como o Felipe Mendes disse:
Exatamente isso, Manoel. Quanto maior a distância focal, mais vc tem que estar distante do primeiro plano, e maior o sol vai parecer. Tem que ser foto bem planejada.

Realmente a foto tem que ser bem planejada, eu queria tirar a foto do sol por trás de 1 árvore, do local onde estava pega "uma floresta", a foto da lua a mesma coisa. A foto do por do sol, de onde eu estava até o ponto, deve dar mais ou menos uns 8km, eu acho. Já da foto da lua, é bem menos não chega a 4km.

Pelo que andei observando aqui, das igrejas da cidade, não terei distância suficiente para colocar a lente em 300mm pegando só a torre, tem muito fio, árvores, prédios, quanto mais distante, mais objetos vão entrando na cena...

Passaredo - Valença RJ by Manoel Jr., no Flickr
Um detalhe que gostei muito de registrar é a "¿compressão dos planos?" não sei o nome técnico, mas gostei deste.  Nesta foto os morros parecem estar colados um no outro e muito perto do prédio, mas há um vale enorme entre cada um. Inclusive até a altura deles pareceu ter aumentando. Coisas que só a 300mm faz. Já com a 18mm tudo fica tão longe... Eu realmente sabia deste efeito causado pelas lentes de zoom, mas nem ligava mais, se for bem explorado dá para tirar altas fotos com a 300mm mesmo que ela tenha uma área de cobertura bem menor.


Valeu!!!
« Última modificação: 22 de Abril de 2016, 02:33:09 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


robsoncabanas

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • Novo na fotografia. Tudo começou em Dez 2014.
Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2016, 19:26:57
Ficaram ótimas, parabéns! Gostei bastante da Lua.
Sony A7 II - Tamrom 28mm-70mm f 2.8 - Voigtlander Color Ultron 50mm f 1.8 - SMC Super Takumar 55mm 1.8 - Leica X2


RPDIPP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2016, 21:53:09
Olá pessoal.

   Essa fotografia que tirei do por do sol não tem nenhum tipo de edição.
Para fotografar nascer do sol ou por do sol utilizo sempre o modo manual, fotometro geralmente em -1/2 a -1.
Câmera utilizada para essa fotografia foi uma Super zoon Canon SX50HS. A árvore da foto estava distante de mim em torno de uns 300 metros ou mais.
Dados da fotografia.
ƒ/6.5 
215.0 mm
1/200 
ISO 80


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Abril de 2016, 00:59:22
Oi!

Legal saber da distância da árvore, eu estava imaginando tudo a quilômetros de distância. Para fazer estas fotos.
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2016, 09:45:56
Photoshop. Problema resolvido.
Como sempre dizem por aqui, o importante eh o resultado. :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: