Autor Tópico: O que seria essa luz?  (Lida 1375 vezes)

maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Online: 19 de Abril de 2016, 09:01:39
Pessoal,

Fiz um ensaio esse final de semana e quando fui passar as fotos para o PC tive uma surpresa em uma sequência de umas 10 fotos.
Apareceu uma luz verde florescente que eu não vi na câmera na hora, e o mais estranho é que ela ficou se movendo mesmo enquanto eu estava com a câmera no mesmo lugar e a modelo parada.
Não havia nada tão verde no local que pudesse dar esse reflexo, ela inclusive reflete luz de tão forte.
Será que é minha lente? Alguém já passou por isso?
Nas demais fotos do ensaio não apareceu mais nada.

https://www.dropbox.com/sh/zzooy5cst4yr146/AADZwdszVtem1mchoy8K_RoHa?dl=0



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2016, 09:11:46
O bom e velho flare, isso é apenas o reflexo da lâmpada do abajurzinho, note que o desenho é o mesmo, só que de ponta-cabeça. Lâmpadas de tubo são mais propensas a dar reflexos assim, principalmente se estiver usando filtro UV na lente.



KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2016, 09:12:14
Você estava usando algum filtro na lente!?

Isso é o reflexo da luz do abajur, da pra ver até o contorno da lâmpada no reflexo.

Geralmente acontece com filtro que possuem single coating.


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2016, 09:19:43
Hummmm

Mas porque diabos ela muda de lugar sozinha? E pq ela é verde?
Eu não estava usando filtro nenhum.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2016, 09:28:42
Hummmm

Mas porque diabos ela muda de lugar sozinha? E pq ela é verde?
Eu não estava usando filtro nenhum.

Qualquer menor giro da câmera muda a posição em relação à lâmpada e muda com maior intensidade a posição do reflexo, normal. A cor provavelmente tem a ver com a faixa de frequência que está gerando o reflexo, dificilmente a lente vai refletir toda a luz.

Mesmo não usando filtro, lâmpadas de tubo dão realmente muito reflexo. Mas os outros tipos de lâmpadas também dão reflexo, tem que sempre ficar de olho nisso.

Lentes melhores costumam ter maior proteção contra os reflexos, mas dependendo do ângulo de incidência da luz, não tem como impedir. Precisa ficar de olho na hora da foto e verificar no LCD também esse tipo de coisa, às vezes é difícil de notar....


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2016, 10:29:22
Observe que o flare muda proporcionalmente de acordo com o enquadramento que vc fez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2016, 12:22:58
bom.. já responderam que é flare, reflexo interno na lente...

Em muitos casos é possível ver esse reflexo acontecendo pelo visor antes de fazer a foto, e aí basta mudar o angulo de enquadramento ou posicionar a mão ou algum objeto fazendo uma espécie de sombra na lente que você consegue evitar ou diminuir isso... é só procurar de onde vem o reflexo e cortar ele.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2016, 00:13:28
Para luzes "misteriosas  :o" ... vc tem que perguntar para a equipe do Balanço Geral da Rede R hehehehe


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2016, 08:06:31
Qual foi a lente usada?

Apesar do flare, percebi que você melhorou muito no uso da luz. Gostei muito do resultado!


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2016, 09:46:42
Qual foi a lente usada?

Apesar do flare, percebi que você melhorou muito no uso da luz. Gostei muito do resultado!

Fravin, foi a 50mm II.

Obrigada pela crítica =) Fico feliz!! Estou treinando bastante, uma hora chego lá  :)