Autor Tópico: T5i com Kit "premium" ou 18-135mm? E qual filtro(s) inicial(is)?  (Lida 2695 vezes)

AndinhoJp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Estou prestes a comprar a minha primeira DSLR e como sou novato neste mundo, gostaria da opinião de vocês em relação ao kit que a T5i oferece. Estou em dúvida em relação entre o kit Premium (18-55mm + 55-250mm) e com a lente 18-135mm. Eu pretendo utilizar a câmera mais para fotografar paisagem, alguns ensaios fotográficos, time lapse noturno e fotografia de longa exposição. Fico em dúvida devido a praticidade da 18-135mm de não ter que ficar carregando a lente extra que talvez nem venha a ser utilizada durante o uso da câmera e como ambos os kit possuem quase o mesmo preço (em torno de R$4 mil) fico em dúvida em qual kit escolher.
E tenho dúvida em relação aos filtros utilizados nas lentes. O tamanho do filtro que é utilizado nas lentes 18-55 e 55-250mm são de tamanho 58mm? Estou com essa dúvida pois no ML o filtro UV de 58mm é anunciada para as lentes citado acima. Então como é feito a "conta" para saber o tamanho do filtro que servira para a minha lente? E aproveitando a pergunta, qual marca possui um bom custo/beneficio?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2016, 12:33:22
Primeiro, não compre filtro UV.
Segundo não compre filtro UV.

O diâmetro do filtro vem escrito em cada lente, jogando no google acha fácil o tamanho em reviews.
Ele não tem relação nenhuma com a distancia focal.

Eu iria de 18-55 + 55-250.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2016, 12:57:51
Um complemento: Não compre filtro UV se este não for de boa qualidade. Melhor não tê-lo que ter um de má qualidade, mas um filtro de boa qualidade (alguns custam mais que algumas lentes, como a 24STM) não terá os problemas que quem não gosta de filtros UV costuma mencionar.

O conjunto lente+filtro+teleconversores funciona como uma corrente, que é tão frágil quanto o seu elo mais fraco. Deste modo, se tens uma excelente lente e um filtro medíocre, o resultado será medíocre. Alguns filtros UV mais baratos sequer são de vidro... (são de plástico). Por outro lado, se tens uma lente mediana e um filtro UV excepcional, o resultado continuará mediano. Não é preciso exagerar com um elo de titânio se a corrente já é relativamente frágil  :D
JVc.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2016, 13:36:59
4 mil nesse kit tá bem caro, hein...
Eu iria de 18-55 e 55-250. Vale lembrar que a 18-55 a 55mm abre só em 5.6, enquanto a 55-250 abre em 4.0 em 55mm. Às vezes pode ser determinante.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2016, 14:41:07
Recomendo 18-55 e 55-250mm.


AndinhoJp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2016, 16:40:55
Obrigado pelas respostas.
Interessante a questão do filtro UV. A questão de eu pegar um filtro UV seria mais para a proteção das lentes em questão de acidentes, ainda mais para uma pessoa atrapalhada. Então caso eu queira proteger as lentes seria trocar elas caso sofra um acidente já que um bom filtro UV custa quase o preço de uma lente?!?

Rafaeldsr, eu procurei apenas nas lojas mais "populares" (Submarino, PontoFrio, etc) por ter medo de comprar pelo MercadoLivre por ter historias da procedência da origem das câmeras. Claro que temos bons vendedores no ML mas os anúncios que encontro, são de vendedores que venderam no máximo para 8 pessoas e em geral eles não possuem muitas referencias, mesmo sendo vendedores classificados como Líder ou mais. Mas caso você tenha algum vendedor de confiança, pode recomendar ele.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2016, 19:08:11
A procedência da câmera no Mercadolivre, sendo nova é nova, se é barato provavelmente veio do Paraguai, mas é original e nova em folha, só tem que  cuidar a questão da garantia (raros os que não dão), no mais é a mesma câmera que se compra no Submarino, Americanas...etc... :assobi: por esse preço da pra pegar um baita kit usado...principalmente com lentes melhores, uma Tamron 17-50 2.8 por exemplo.

Enfim, no ML tem melhores preços e é seguro, pois o pagamento sendo pelo mercado pago seu dinheiro é garantido caso haja algum inconveniente durante a compra.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2016, 19:49:47
Acredite, até filtro UV como proteção física é uma coisa questionável.

Compre os parasois, diminui a chance de alguma coisa acertar o elemento frontal sem prejudicar a otica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2016, 20:39:11
Acredite, até filtro UV como proteção física é uma coisa questionável.

Compre os parasois, diminui a chance de alguma coisa acertar o elemento frontal sem prejudicar a otica.

Lembre que algumas lentes só são completamente seladas contra os elementos naturais quando um filtro é instalado. Um exemplo é a Canon 16-35 F4L IS USM.

Filtros de ótima qualidade incluem os filtros BreakThrough Photography X3 MRC Nano (Schott Glass) ou X4 MRC Nano e B+W 010 MRC Nano.

Gosto de usar filtros porque manchas de dedos e elementos naturais ficam longe da lente em si. Depois é mais fácil limpar (ou substituir) o filtro quando necessário. Não estou tentando te convencer a respeito, pois o tema soa a religião para muitos, apenas acrescento informação para que aqueles que ainda estejam analisando a questão possam decidir vendo os dois lados da moeda.
« Última modificação: 21 de Abril de 2016, 20:45:04 por jauvane »
JVc.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2016, 21:38:11
Eu tenho maior neura com a questão do filtro diminuir a qualidade da foto. Mas uma vez, eu levei a câmera num passeio de barco e fui fazer uma foto com a embarcação em movimento e "voou" uma gota do mar diretamente na lente.
Foi a única vez queu agradeci por estar com filtro.

Vlw


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2016, 21:57:49
Sempre uso filtro UV de boa qualidade. Nunca percebi perda de qualidade na imagem. Não compraria no ML, pois deve ser falsificado.

Eu pegaria com a 18-135. Boa sorte!
D600 - E-M10