Autor Tópico: Auto avaliação [+Fotografia]  (Lida 1046 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 23 de Abril de 2016, 12:58:27
De 0 a 10 qual é a nota que você dá pra si mesmo p/:

01 Visão artística (olhar, sensibilidade, composição, etc.)

02 Campo operacional (manuseio da câmera desde o básico "ISO/Shutter/Aperture" ao avançado)

03 Pós produção (ferramenta de produção seja físico ou virtual - PS/LR/etc.)

04 Conhecimento sobre mecânica (componentes de hardware da câmera e seus funcionamentos, sensor, software, features presentes, tecnologia em geral)


____________________________
Sendo bem realista

01 - 6/10

Quase medíocre. Um pouco acima da média :ponder:. Vendo tantos trabalhos bons por aí fica difícil dizer algo  :ok:

02 - 7/10

Até que me viro bem nos básicos mas dá pra melhorar muito na parte que foge do "arroz e feijão". Tem várias coisas além do ISO/Shutter/Aperture que ainda não uso direito. Mais fácil falar quais eu uso: Autofocus Single/Multi, Drive (fps), Aperture/Shutter Priority e só. Tem tanta coisa na câmera que facilitaria a minha vida mas que não corro atrás...

03 - 6/10

Sei apenas o básico da pós. Dar um "tapa" corrigindo exposição e cores, montar uma HDR suave caso necessário, fazer panorâmica com múltiplas fotos, desentortar linhas para fotos de arquitetura, criar dupla exposição e só. Nada mirabolante!

Não sei fazer filtros mega elaborados e pesados. Pra essas coisas uso preset da VSCO e nada além disso. Não sei fazer montagens fantasiosas (fake), nem nada. Por um lado é mais por eu não gostar que não exploro. Talvez se tivesse gosto por montagens eu até correria atrás.

04 - 2/10

Quase nulo. Sei um pouco por conta de alguns materiais que encontrei em fóruns mas é o mínimo que a maioria aqui já está bem familiarizado tbm. Não sou muito "tech". Não tenho essa "curiosidade de engenheiro" pra saber como tudo funciona por dentro.

Gosto mais da parte artística e aprendo o básico pra poder tirar fotos sem precisar saber (à fundo, de forma detalhada e complexa) como tudo é processado internamente para que a imagem seja gerada.
« Última modificação: 23 de Abril de 2016, 13:04:45 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2016, 22:51:25
01 Visão artística (olhar, sensibilidade, composição, etc.)

Esse é o conceito mais abstrato e relativo de todos, mas vou tentar me explicar em partes como eu penso a respeito.

Eu considero que a pessoa tem um bom olhar (ou sensibilidade, ou sei lá qual palavra bonita você preferir) quando ela é boa em duas coisas:
1) Ter um bom gosto visual. Isso é quando a pessoa se sente atraída por imagens especiais, raras, e odeia as fotos clichês (tanto em assunto quanto em execução). Nisso eu me considero relativamente bom, dificilmente eu me impressiono com uma foto meia-boca e clichê. 8/10
2) Saber executar uma fotografia como ela é imaginada antes do clique. A maioria de nós que tenta replicar um estilo de foto, ou que imagina uma cena antes de clicar, falha terrivelmente em criar essa visão na imagem. Esse é o meu maior problema. Algumas das minhas fotos saem como eu planejo, mas a maioria é acidental e o resultado quase sempre me desaponta. Essa pra mim é a última fronteira; o dia que eu conseguir dominar esse aspecto da fotografia eu alcanço o nirvana. 4/10 

02 Campo operacional (manuseio da câmera desde o básico "ISO/Shutter/Aperture" ao avançado)

Me considero bom o suficiente nisso. Conheço os modos operacionais, conheço técnicas fotográficas de exposição, regras de abertura, foco e luz, e como tudo isso pode influenciar a minha imagem. 9/10

03 Pós produção (ferramenta de produção seja físico ou virtual - PS/LR/etc.)

Também me considero bastante bom nisso. Nunca tive um problema em querer editar minha foto de uma certa maneira e não conseguir. Já experimentei diversos conversores de raw diferentes e pluggins. Não faço montagens de forma rotineira porque eu não sou designer gráfico, sou fotógrafo amador que está interessado em captar uma cena como ela existe, e não inventar fantasias. Mas já fiz algumas montagens engraçadas, só por diversão, de forma bem sucedida. 9/10

04 Conhecimento sobre mecânica (componentes de hardware da câmera e seus funcionamentos, sensor, software, features presentes, tecnologia em geral)

Acho que tenho conhecimento acima da média, mas não sou profundo conhecedor de propriedades físicas da luz ou a minúcias da engenharia por trás de um sensor ou uma lente. Já vi outras pessoas que entendem muito mais do que eu sobre círculos de confusão em relação à nitidez da lente e sobre como os fótons de luz se comportam entre o fotodiodo e as microlentes do sensor (sério, tem fotógrafo que entendi disso). Mas, novamente, conheço o suficiente para saber extrair bons resultados do meu equipamento; entendo de forma clara o conceito de Sinal/Ruído e como isso afeta a minha fotografia. Acredito que saber muito mais do que isso, tipo as propriedades dos fótons de luz no sensor, não geraria necessariamente melhores fotos. 8/10
« Última modificação: 23 de Abril de 2016, 22:56:54 por Bucephalus »