Autor Tópico: Meu primeiro ensaio - Ensaio gestante  (Lida 1827 vezes)

Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Online: 24 de Abril de 2016, 17:10:18
Galera, boa tarde.

Segue algumas fotos do meu primeiro ensaio. Foi um ensaio gestante no parque de Madureira aqui no RJ.

Espero que gostem.

Ps: não me preocupei tanto com o tratamento porque a mamãe quis algo bem natural.

Criticas construtivas serão sempre bem vindas.



1.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr


2.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr


3.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr


4.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

5.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

6.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

7.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

8.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

9.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

10.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

11.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

12.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

13.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

14.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

15.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

16.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

17.
Mamãe Izabele by Erich Fournier, no Flickr

« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 17:19:42 por Erichfr »


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2016, 13:59:23
Sou iniciante e tbm fiz meu primeiro ensaio esses dias então estamos no mesmo barco! Mas gostaria de comentar algumas coisas, o tratamento não me agrada muito (sei que ela queria algo mais natural mas eu gosto de deixar as cores um pouco mais vivas mas acho que isso é questão de gosto mesmo). Tbm n curto muito fotos com essa luz dura, forte. Vc fotografou em qual horário? Prefiro fotografar dps das 15h em dias limpos pra luz ficar mais suave. Além desses pontos eu achei as fotos legais  para um primeiro ensaio (claro que, como disse, opinião de uma iniciante kk) e gostei bastante das fotos 7 e 8.
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2016, 18:57:27
Eu achei bom também! Bem bonito as cores e tudo mais!
So acho que você poderia ter tirado umas marquinhas ali na barriga. Parece que vc tirou na 1, mas nas outras ficou. Claro que, se ela não achou ruim...blz  :ok:


Barnabé

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Eu gosto muito disto! :P
    • www.ricardobarnabe.com.br
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2016, 21:39:27
Acho que tem espaços para melhoras, mas como uma dica bem válida, eu aqui deletava todas as fotos onde veja possível ver os pneuzinhos da mamãe. Portanto teria cuidado com as fotos 3, 6 e 13.
Nikon D750
50mm 1.8 G
SB 910, YN560-TX, II YN560 IV

www.ricardobarnabe.com.br


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2016, 07:54:40
Está no caminho certo.

Observe mais o fundo das suas fotos, tome mais cuidado ao fotografar em determinados locais em que o fundo atrapalhe e tire a atenção do assunto principal...

Senti falta de mais fotos dela sorrindo, o que melhoraria na minha opinião o resultado final.

Mas é isso, continue fotografando e aprendendo com todas as dicas. Eu faço isso e tenho notado uma melhora significativa em minhas fotografias.

abraço!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2016, 11:08:29
Galera, muito obrigado pelos comentários! De verdade mesmo! MUITO OBRIGADO!  :worship:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2016, 12:52:20
1 - Fundo e desfoque ficaram bacanas, mas os sapatinhos parecem que foram simplesmente largados. Poderia melhorar a composição deles;
2 - Fundo distraindo;
3 - Fundo novamente. A foto não "conta nenhuma história"; não dá pra ficar claro, vendo somente ela, que é uma grávida, o lenço não está acrescentando nenhum impacto;
4 - a mão muito espalmada não representa delicadeza. Algo que normalmente é neglicenciado pelos fotógrafos - a mão - tem um impacto muito forte nos retratos. Não pode ser ignorada;
5 - o braço e mão direitos estão numa pose tensa, esticados e com a mão curvada para fora. O cenário e novamente o fundo não agregam;
6 - retrato bacana, fundo neutro, luz uniforme. Poderia abrir um pouco mais o enquadramento, pra exibir mais a barriga e usar o braço ou girá-la para evidenciar menos as dobrinhas;
8 - talvez saísse melhor na horizontal. O fundo do túnel, que está muito mais claro, chama muita atenção, já que não está completamente desfocado;
10 - acho que a composição ficaria mais rica sem evidenciar as plantas, só a roupa e os sapatos;
11 - O fundo novamente (sem trocadilhos com a pessoa lá atrás, rs). Luz dura no rosto fez a modelo apertar os olhos. Nessa foto deu pra notar uma parede grafitada lá atrás. Talvez ela rendesse um fundo bem melhor;
13 - Luz e sombras esquisitas com pontos superexpostos;
14 - É um terço? Ou um colar de pérolas? Achei meio sem propósito;
15 - Novamente o fundo;
17 - Usou o flash direto da câmera? Poderia superexpor ao máximo o fundo do túnel, iria criar uma áurea branca pra enquadrar a cabeça dela.

Só peço que não encare a lista de comentários como depreciativa. São apenas visões construtivas.

Tem outro tópico aqui sobre primeiro ensaio que relatei as etapas de uma sessão de retratos que imagino que poderia te ajudar. Em resumo, trata-se da sequência (1) escolher fundo, (2) estudar/ajustar a luz e (3) dirigir a modelo. Não deve negligenciar nenhum desses para uma boa sessão.

Desejo sucesso! Abraço!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2016, 14:22:04
1 - Fundo e desfoque ficaram bacanas, mas os sapatinhos parecem que foram simplesmente largados. Poderia melhorar a composição deles;
2 - Fundo distraindo;
3 - Fundo novamente. A foto não "conta nenhuma história"; não dá pra ficar claro, vendo somente ela, que é uma grávida, o lenço não está acrescentando nenhum impacto;
4 - a mão muito espalmada não representa delicadeza. Algo que normalmente é neglicenciado pelos fotógrafos - a mão - tem um impacto muito forte nos retratos. Não pode ser ignorada;
5 - o braço e mão direitos estão numa pose tensa, esticados e com a mão curvada para fora. O cenário e novamente o fundo não agregam;
6 - retrato bacana, fundo neutro, luz uniforme. Poderia abrir um pouco mais o enquadramento, pra exibir mais a barriga e usar o braço ou girá-la para evidenciar menos as dobrinhas;
8 - talvez saísse melhor na horizontal. O fundo do túnel, que está muito mais claro, chama muita atenção, já que não está completamente desfocado;
10 - acho que a composição ficaria mais rica sem evidenciar as plantas, só a roupa e os sapatos;
11 - O fundo novamente (sem trocadilhos com a pessoa lá atrás, rs). Luz dura no rosto fez a modelo apertar os olhos. Nessa foto deu pra notar uma parede grafitada lá atrás. Talvez ela rendesse um fundo bem melhor;
13 - Luz e sombras esquisitas com pontos superexpostos;
14 - É um terço? Ou um colar de pérolas? Achei meio sem propósito;
15 - Novamente o fundo;
17 - Usou o flash direto da câmera? Poderia superexpor ao máximo o fundo do túnel, iria criar uma áurea branca pra enquadrar a cabeça dela.

Só peço que não encare a lista de comentários como depreciativa. São apenas visões construtivas.

Tem outro tópico aqui sobre primeiro ensaio que relatei as etapas de uma sessão de retratos que imagino que poderia te ajudar. Em resumo, trata-se da sequência (1) escolher fundo, (2) estudar/ajustar a luz e (3) dirigir a modelo. Não deve negligenciar nenhum desses para uma boa sessão.

Desejo sucesso! Abraço!

Puxa vida, Kleber! Sem palavras para te agradecer, cara! Muito obrigado mesmo. De verdade!

Notei que você não comentou as fotos 7, 9, 12, pq? rs...

Os objetos foram levados pela mamãe. O que você achou que fosse um colar ou um terço na verdade é uma guia de umbanda, a mamãe é umbandista e ela quis fazer umas fotos com a guia dela. A mesma coisa com o sapatinho e o macacão do Nirvana.
Vou dar uma procurada no tópico que você citou e com certeza vou ler.
Dentre muitos erros que eu mesmo enxerguei depois que ampliei as fotos em casa, os seus apontamentos só acrescentaram. Mais uma vez eu te agradeço pela boa vontade e experiencia!

Abraços  :worship:
« Última modificação: 26 de Abril de 2016, 14:23:02 por Erichfr »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2016, 14:30:18
Não vou entrar no detalhe de foto a foto mas achei que algumas o fundo ficou um pouco estourado, assim como outras que me parece que o fill flash ficou evidente e poderia ter suavizado o brilho.

Acho que uma pós um pouquinho mais caprichada ficaria melhor ainda. Mas no geral acho que está bom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2016, 14:47:03
Puxa vida, Kleber! Sem palavras para te agradecer, cara! Muito obrigado mesmo. De verdade!

Notei que você não comentou as fotos 7, 9, 12, pq? rs...

Os objetos foram levados pela mamãe. O que você achou que fosse um colar ou um terço na verdade é uma guia de umbanda, a mamãe é umbandista e ela quis fazer umas fotos com a guia dela. A mesma coisa com o sapatinho e o macacão do Nirvana.
Vou dar uma procurada no tópico que você citou e com certeza vou ler.
Dentre muitos erros que eu mesmo enxerguei depois que ampliei as fotos em casa, os seus apontamentos só acrescentaram. Mais uma vez eu te agradeço pela boa vontade e experiencia!

Abraços  :worship:

7 - Sem comentários. Tem a ligação entre a gestação e a fé da mãe, conta uma história. Aqui o símbolo religioso ficou mais claro de entender;
9 - Ela ficou muito próxima da vegetação, poderia distanciá-la mais para desfocar mais o fundo. Acho que ficaria melhor ela olhando para a câmera e sorrindo. A roupa bebê já chama a atenção pela posição, pelas cores e pelo nome (tudo isso puxa nosso olhar pra ela), não precisava dela olhando diretamente (o que faz nosso olhar também ir pra roupa). Fica tudo focando na roupa e nada na modelo; e
12 - O fundo outra vez.

Não comentei elas inicialmente porque achei que as "falhas" eram mais sutis. De toda forma, espero que ajude.

Uma última dica: quando estamos começando neglicenciamos a escolha das roupas, deixando a cargo do fotografado e muitas vezes as pessoas escolhem roupas que gostam, mas que nem sempre combinam com a proposta da foto. Geralmente estampa compete a atenção nos retratos. Notei isso na sessão.
Olha esse artigo: http://digital-photography-school.com/clothing-for-portraits-how-to-tell-your-subjects-what-to-wear/


Fico feliz em poder ajudar e em saber que recepciona bem os comentários.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2016, 15:10:04
Não vou entrar no detalhe de foto a foto mas achei que algumas o fundo ficou um pouco estourado, assim como outras que me parece que o fill flash ficou evidente e poderia ter suavizado o brilho.

Acho que uma pós um pouquinho mais caprichada ficaria melhor ainda. Mas no geral acho que está bom.

Não posso deixar de te agradecer, Thales! Obrigado!

7 - Sem comentários. Tem a ligação entre a gestação e a fé da mãe, conta uma história. Aqui o símbolo religioso ficou mais claro de entender;
9 - Ela ficou muito próxima da vegetação, poderia distanciá-la mais para desfocar mais o fundo. Acho que ficaria melhor ela olhando para a câmera e sorrindo. A roupa bebê já chama a atenção pela posição, pelas cores e pelo nome (tudo isso puxa nosso olhar pra ela), não precisava dela olhando diretamente (o que faz nosso olhar também ir pra roupa). Fica tudo focando na roupa e nada na modelo; e
12 - O fundo outra vez.

Não comentei elas inicialmente porque achei que as "falhas" eram mais sutis. De toda forma, espero que ajude.

Uma última dica: quando estamos começando neglicenciamos a escolha das roupas, deixando a cargo do fotografado e muitas vezes as pessoas escolhem roupas que gostam, mas que nem sempre combinam com a proposta da foto. Geralmente estampa compete a atenção nos retratos. Notei isso na sessão.
Olha esse artigo: http://digital-photography-school.com/clothing-for-portraits-how-to-tell-your-subjects-what-to-wear/


Fico feliz em poder ajudar e em saber que recepciona bem os comentários.

Acrescentou muito, cara! Muito obrigado mesmo.
Vou ler já quero fazer outro ansaio! hahahahaha...  :clap:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2016, 15:35:41
Tente fazer os ensaios mais ao cair da tarde. A luz está um pouco dura no horário que escolheu. Isso evitar que o fundo fique estourado. Abraços e boa sorte.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2016, 16:50:26
Tente fazer os ensaios mais ao cair da tarde. A luz está um pouco dura no horário que escolheu. Isso evitar que o fundo fique estourado. Abraços e boa sorte.

Pow, valeu Adam. Infelizmente não tive escolha, rapaz. Esse ensaio foi meio que um "agora ou nunca". Eu fiz esse ensaio das 9:00 às 10:40 da manhã. O bebê nasceu às 16:00 do mesmo dia. Contando ninguém acredita. A mamãe estava sofrendo demais.