Autor Tópico: escolhendo uma DSLR  (Lida 3620 vezes)

melissa_b

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 24 de Abril de 2016, 19:47:50
Olá a todos...

Sou nova aqui e como muitos estou naquela eterna dúvida sobre o que comprar como sendo minha primeira DSLR. Já li muito, muito mesmo na internet, diversos reviews (Photozone, Digital Photography, cnet, kenrockewell, entre outros...)

Pretendo gastar entre 4 e 5 mil na máquina e muitas dúvidas surgem, a mais comum e qual marca escolher, a eterna discussão. Canon ou Nikon? Baseando-se nessa escolha gostaria da opinião dos mais experientes...

1 - qual tem a interface mais fácil para um iniciante?
2 - qual a que hoje possui o melhor custo benefício?

Meu objetivo é começar como hobby, com fotos das viagens que fizer tendo como foco, paisagem, vida selvagem, festas, etc.

Já pensei em Canon, por causa do que dizem na facilidade de negociação, assistência técnica, preços das lentes...Mas quando vou ler os comparativos com a Nikon, sempre são inferiores...

Hoje se fosse para comprar pegaria uma Nikon D5300 com o kit 18-140mm ou uma T5i com o kit 18-135mm...Ou melhor investir um pouquinho mais e pegar uma D5500 + 18-140mm ou uma T6i + 18-135mm. Ou extrapolar de vez e pegar uma nikon D7200 + 18 - 140mm ou uma 7D + 18-a35mm??? Difícil... :no:

Qual a opinião de vocês?

Grata...




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2016, 19:57:22
Eu acho a interface da Canon mais amigável nos corpos de entrada.

Se puder ir a uma loja e pegar as duas marcas seria melhor.

Em termos de imagem a Nikon ganha. Acho que só agora com a T6i que se igualaram mais.

Eu iria de equipamento usado. Tentaria achar uma D5200 ou 5300 usada. A faixa de uns 2000 o corpo.
Compre a 35 1.8 G DX  e com a lente 18-140 ou 18-105 que é fraca mas servirá pra aprendizado e servirá do 18 mm (paisagens/arquitetura) até acima dos 100 mm (esporte e retratos de rosto).

Não deverá gastar mais que uns 3.800 nesse kit todo.

Não tenha receio em ter DSLR usada.

Não tome nenhuma decisão sem pedir a nossa opinião para não perder dinheiro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


melissa_b

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2016, 20:09:59
Se puder ir a uma loja e pegar as duas marcas seria melhor.

Já fiz isso, e achei ambas Canon T5i ou T6i e Nikon D5300 e D5500 parecidas em termos de ergonomia. Já com relação  a Nikon 7200 e a Canon 70D achei ambas pesadas...

Eu iria de equipamento usado. Tentaria achar uma D5200 ou 5300 usada. A faixa de uns 2000 o corpo.
Compre a 35 1.8 G DX  e com a lente 18-140 ou 18-105 que é fraca mas servirá pra aprendizado e servirá do 18 mm (paisagens/arquitetura) até acima dos 100 mm (esporte e retratos de rosto).


Prefiro pegar um equipamento novo, já que o intuito é ficar muito tempo com ela. Realmente é difícil escolher um equipamento, principalmente pelo alto investimento que tem que ser feito, e o medo de gastar esse dinheiro todo e se arrepender depois.... :(


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2016, 23:12:00
Vou falar apenas sobre Canon porque não conheço as Nikon.
Não sei como a T6i se comporta para vídeo, mas se pretende utilizar também para vídeo com autofoco, não pegue a T5i. A 70D dá um banho nesse ponto (e é bem mais câmera também, mas um pouco mais complicada).

Eu particularmente não sou fã da lente do kit, ela até é uma lente legal de entrada, mas depois que peguei a Tamron 17-50 f/2.8 vi uma diferença muito grande.

Vale lembrar também que há opções de equipamentos seminovos (alguns com 5 mil clicks são praticamente zerados) por um preço bem menor do que o novo, mas se vc é como eu, que não é fã de usados, talvez valha a pena pagar um pouco mais e não correr risco de se incomodar.

Para paisagens e arquitetura, acredito que a 18-55 serve bem, já para retratos, nem ela e nem a 18-135 vão lhe atender muito bem (minha opinião). Acima de 100mm para retrato em cropada é meio complicado também...

Acho que com o dinheiro que vc tem para gastar, dá pra pegar uma T6i - corpo (2800) + Tamron 17-50 (1265 - vendedor aceita 1100 - usada) + Canon 55-250 (800) + flash Yongnuo 568EX II (645) totalizando 5345, um pouquinho acima do que vc pretendia gastar, mas é um baita kit a minha opinião, cobre muita coisa. Se não puder estourar o orçamento, tem tbm o corpo da T5i por 2286 que já vem com bolsa e cartão, assim fecharia menos de 5 mil, e por último caso queira tudo novo tem a Tamron 17-50 por 1750 também.

Não sei o que o pessoal vai achar do kit aqui, eu acho muito bom, acredito que com isso vc não precisaria trocar de equipamento por um bom tempo
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2016, 00:58:16
é tão fácil.

O que o seu dinheiro puder comprar! Se tem budget pra pegar uma câmera de 4-5mil reais pegue uma de 4-5mil reais.  :ok: Se quer comprar uma lente boa q não seja a do kit vc recua um pouco e faz caber nesse seu orçamento. Resolvido tbm  :fight: Não tem complicação
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2016, 08:05:29
Hoje se fosse para comprar pegaria uma Nikon D5300 com o kit 18-140mm ou uma T5i com o kit 18-135mm...Ou melhor investir um pouquinho mais e pegar uma D5500 + 18-140mm ou uma T6i + 18-135mm. Ou extrapolar de vez e pegar uma nikon D7200 + 18 - 140mm ou uma 7D + 18-a35mm??? Difícil... :no:

Qual a opinião de vocês?

Grata...

Qualquer uma dessas câmeras, mas sem essas lentes "pato", pega só o corpo e compra uma Tamron 17-50 F2.8 e seja feliz.

Outra coisa, se festas está na sua lista de assuntos, vai precisar de um flash.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2016, 08:40:08
Se puder ir a uma loja e pegar as duas marcas seria melhor.

Já fiz isso, e achei ambas Canon T5i ou T6i e Nikon D5300 e D5500 parecidas em termos de ergonomia. Já com relação  a Nikon 7200 e a Canon 70D achei ambas pesadas...

Eu iria de equipamento usado. Tentaria achar uma D5200 ou 5300 usada. A faixa de uns 2000 o corpo.
Compre a 35 1.8 G DX  e com a lente 18-140 ou 18-105 que é fraca mas servirá pra aprendizado e servirá do 18 mm (paisagens/arquitetura) até acima dos 100 mm (esporte e retratos de rosto).


Prefiro pegar um equipamento novo, já que o intuito é ficar muito tempo com ela. Realmente é difícil escolher um equipamento, principalmente pelo alto investimento que tem que ser feito, e o medo de gastar esse dinheiro todo e se arrepender depois.... :(

Não despreze os equipamentos usados...
Ficar com o mesmo equipamento por um bom tempo não quer dizer que os usados sejam ruins para isso. Lembre-se que lentes são para toda a vida e o corpo sim, fica ultrapassado. Por exemplo, uma d7100 usada em bom estado poderia ser muito melhor que uma d5300 nova.

No começo, para aprender, uma usada é ideal, vc não vai ter o receio que temos com equipamentos novos e vai se divertir muito mais aprendendo. Vai sair com ela mesmo com tempo ruim, na praia, no vento, na garoa, etc.

Entendo seu receio, mas não feche as oportunidades.
Creio que a maioria fez isso, escolher a primeira sendo nova. Também creio que se pudéssemos voltar ao tempo, escolheriam uma usada para começar.

Mas, enfim,  a escolha é sua.
Dois conselhos muito úteis:
Dê mais valor para as lentes do que para as câmeras.
Vá até uma loja e teste as câmeras para escolher a que mais te agrada e a partir de então poder comparar as possibilidades.

Abs
E à disposição.
D200


melissa_b

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2016, 21:17:21
é tão fácil.

O que o seu dinheiro puder comprar! Se tem budget pra pegar uma câmera de 4-5mil reais pegue uma de 4-5mil reais.  :ok: Se quer comprar uma lente boa q não seja a do kit vc recua um pouco e faz caber nesse seu orçamento. Resolvido tbm  :fight: Não tem complicação

Qual lente versátil você indicaria para quem está começando e não quer ficar trocando toda hora de lente?

Obrigada.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2016, 21:53:51
1 - qual tem a interface mais fácil para um iniciante?
2 - qual a que hoje possui o melhor custo benefício?

1 - Se voce nunca teve uma DSLR e vai ser a primeira, entao qualquer uma vai ter a interface amigavel pois será a primeira pra voce, e  é dela que voce va acostumar mesmo uma interface espartana, portanto nao leve em conta que A ou B são melhores... Eu mesmo acho o menu das Nikon muito mais organizados que os Canon, tem quem nao ache e  voce nao pode ficar no meio da guerra entende?

2 - O melhor custo x benefico atualmente sao ac camerada de entrada das marcas, elas ja vem con bons sensores e muita tecnologia embarcada que so existia nas Full a 5 anos atras.

3 - Lente versatil? a resposta é: a do kit, se voce for de Nikon a 18-140 é a lente que voce não vai querer tirar é ela, se for de Canon a 18-135.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2016, 23:05:03
Qual lente versátil você indicaria para quem está começando e não quer ficar trocando toda hora de lente?

Obrigada.
Tamron 17-50 2.8. Vá sem medo de ser feliz.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


melissa_b

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2016, 15:01:44
Tamron 17-50 2.8. Vá sem medo de ser feliz.

Infelizmente essa lente Tamron está cara para o meu orçamento.

O que vale mais a pena? Qual dos 2 kits me atenderia melhor pensando em toda a gama de fotos possíveis? principalmente natureza, pássaros, vida selvagem, paisagem...

Nikon d5300 + lente do kit 18-55mm R$2.300,0 e mais a 55-200mm R$ 800,00, total R$ 3.100,00
ou
Nikon d5300 + lente do kit 18-140mm R$ 3.200,00

Obrigada.


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2016, 16:32:03
Vá de 18-140mm

Como você pode ver no review do Ken Rockwell, a 18-140 é uma excelente lente, bem construída e nítida

http://www.kenrockwell.com/nikon/18-140mm.htm


melissa_b

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2016, 17:01:56
Vá de 18-140mm

Como você pode ver no review do Ken Rockwell, a 18-140 é uma excelente lente, bem construída e nítida

http://www.kenrockwell.com/nikon/18-140mm.htm

Pois é, eu já tinha lido esse review. Acho que não coloquei direito a questão, a dúvida seria qual lente me atenderia melhor em todas as necessidades. Teria tanta diferença assim entre 140 e 200mm? Pelo que vi, todas essas lentes são boas (18-55, 55-200, 18-140)


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2016, 17:03:52
a 18-140 tem a fama de ser uma lente de excelente custo benefício.

Lembrando que, com o fator crop do sensor, você terá 18-224mm, o que é um range muito versátil, e com um zoom que poderá fotografar pássaros e etc.

E também o fato da versatilidade de não precisar trocar as lentes, eis minha opinião


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2016, 17:17:02
Para que gastar tanto em corpo e não ter grana pra comprar uma lente realmente boa ?

Faça um equilíbrio.
A tamron está na faixa de R$1800,00. Tu disse ainda  ha pouco que vai gastar na faixa dos R$4000,00 e ta dizendo que a lente está cara ? O que faz uma câmera ser boa também é a lente, não se esqueça. Além de tudo isso, o fotógrafo também faz diferença, pense que tem que aprender muito antes de conseguir utilizar todos os recursos disponíveis.
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8