Autor Tópico: Lente para macro fotografia  (Lida 949 vezes)

Saulocardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 25 de Abril de 2016, 07:55:58
Bom dia pessoal estou querendo comprar uma lente para macro fotografia ( odontológica e de insetos).
Qual a diferença entre as lentes Nikon 105 mm AF-s VR da 105 mm AF-s DX??
Qual compro?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2016, 10:21:15
Via de regra quanto maior a distância focal (105mm, 200mm) mais distante você poderá estar do objeto, o que é vital para insetos alados, que costumam ter um círculo de medo maior (i.e. área em volta deles que não deve ter itens considerados perigosos, ver http://www.macrofotografia.com.br/artigos/macrofotografia.shtml). Alguns tem um círculo de medo bem pequenos (como as formigas e os besouros), mas outros são bem assustados (libélulas e borboletas, por exemplo) Teleconversores podem ser usados para aumentar ainda mais a distãncia de trabalho (mantendo a ampliação 1:1). Não conheço detalhes das lentes Nikon, mas pelo nome acredito que a VR tenha estabilização de imagem e a outra não tenha, i.e. se fores usar o equipamento no tripé a segunda seria suficiente, mas para fotos em campo (dos insetos) o VR ajuda deveras, já que um tripé nestas circunstâncias não é ideal.

Para fotografia odontológica um ringflash macro (evite os de LED, pois eles não são fortes o suficiente) é o ideal. Se a própria Nikon não tem estes, a Sigma fabrica um: http://www.bhphotovideo.com/c/product/352443-REG/Sigma_F309306_EM_140_DG_Macro_Ring.html  Note que este flash precisa de um adaptador para a tua lente.
« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 10:22:32 por jauvane »
JVc.


rafaelx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2016, 11:16:27
Bom dia pessoal estou querendo comprar uma lente para macro fotografia ( odontológica e de insetos).
Qual a diferença entre as lentes Nikon 105 mm AF-s VR da 105 mm AF-s DX??
Qual compro?

Saulo, acho que essa 105mm DX não existe.

A única macro em fabricação nesse range é a AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm. Existem modelos antigos sem VR.

De qualquer forma,  a 105 VR Micro é uma ótima lente, bem como a Tokina 100mm macro.

Abs





Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2016, 11:42:39
O meu dentista usa uma 105mm da Nikon e uma ring flash. Tenho uma 100mm da Canon e acredito que seja uma boa DF para isso.

Por outro lado, tenho uma GRANDE dificuldade em usar essa objetiva para tirar fotos de insetos. Para isso, eu precisaria de uma 180mm (Canon) para ficar perfeito (ou usar um teleconversor). Com a 100mm preciso chegar perto e a maioria dos insetos fogem, e perco a foto...rs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2016, 12:57:12
Para os alados mais medrosos o ideal é a 180 com um teleconversor, o que permite uns 60cm de distãncia do objeto. A 100mm é ótima, mas não para os insetos mais assustados. Tenho a 100L, mas de fato o ideal seria a 180L, e ainda com um teleconversor  :ok:

A questão é que uma lente longa permite tirar fotos desde pedras a insetor estressados. Já as curtas, como 60mm, 50mm e afins, servem bem para objetos inanimados e apenas insetos mais tranquilos, mas não para os estressados. O flash MT24EX ajuda MUITO também. Para odontologia o MR15EX é suficiente, mas para insetos, especialmente com a 180L, o MT24L é mais prático. Pessoalmente acho que o kit ideal seria a MPE65 para objetos inanimados e macro extremo e a 180L para insetos estressados. A 100L sendo uma segunda opção (que exclui alguns insetos). Todo o meu kit é Canon, motivo pelo qual não posso ajudar mais sobre as opções Nikon, onde conheço o flash e as lentes usuais, mas não tanto os detalhes específicos da marca.
JVc.