Autor Tópico: Lente 24mm APS-C tem fator crop?  (Lida 10042 vezes)

Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2016, 14:07:00
Tô perguntando pq as ef cobrem tanto a área dos sensores das coroadas qto das full. Isso acontece com as ef-s tb?

Vlw


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2016, 17:03:42
Tô perguntando pq as ef cobrem tanto a área dos sensores das coroadas qto das full. Isso acontece com as ef-s tb?

Vlw

De novo, depende da lente. Há lentes zoom EF-S que cobrem toda a área em algumas distâncias focais, e em outras, não. Mas você não deve contar com isso. Lentes EF-S são pra usar com câmeras de sensor pequeno.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2016, 18:22:47
Tô perguntando pq as ef cobrem tanto a área dos sensores das coroadas qto das full. Isso acontece com as ef-s tb?

Vlw

Claro que se a lente cobre a área de um sensor FF, vai cobrir a de um sensor APS-C. Isso é lógico.

Agora, todas as lentes EF-S cobrem a área do sensor APS-C, porém podem ser ser bem menores que a área do sensor FF ou podem ser bem usáveis nele.

De novo afirmo que isso depende de lente pra lente


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2016, 21:38:32
Fator crop eh uma ficção. Não acredite nisso!
D600 - E-M10


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2016, 23:54:05
É exatamente o contrário... Essa lente 24 mm na full frame vira uma 38 mm na aps-c.
Uma 100 mm vira 160 mm, a 24-105 vira 38-168...
Só que no exif do arquivo vai aparecer o valor exato da lente, não vai aparecer a conversão. Alguns programas exibem a conversão quando o arquivo está aberto.

Foi isso o que eu disse, mas acho que escrevi de forma confusa. Reformulando:

Essa lente 24mm em APS-C se comportaria como uma 38mm em Full Frame.

Essa lente 24mm, em uma camera APS-C, daria um angulo de visao equivalente ao de uma lente 38mm em full frame.


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2016, 16:14:54
De novo, depende da lente. Há lentes zoom EF-S que cobrem toda a área em algumas distâncias focais, e em outras, não. Mas você não deve contar com isso. Lentes EF-S são pra usar com câmeras de sensor pequeno.

Existem lentes EF-S que servem na FF? Pelo que notei o encaixe não é exatamente igual e o espelho da ff bateria na ponta da lente. Tentei encaixar algumas na minha e nunca deu certo.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2016, 16:22:53
Existem lentes EF-S que servem na FF? Pelo que notei o encaixe não é exatamente igual e o espelho da ff bateria na ponta da lente. Tentei encaixar algumas na minha e nunca deu certo.

EF-S eu desconheço, mas um rapaz aqui do fórum utilizou a Sigma 30mm Art (para APS-C) em uma FF e funcionou, mas apresentava vinheta.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2016, 17:06:11
O crop é na câmera,  e não nas lentes...

Depende.

Uma 35mm DX (crop) colocada numa Camera FX (full) não vai dar 35mm mesmo sendo full. Na foto vão aparecer cantos escuros.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2016, 21:35:08
EF-S eu desconheço, mas um rapaz aqui do fórum utilizou a Sigma 30mm Art (para APS-C) em uma FF e funcionou, mas apresentava vinheta.

As lentes Sigma para APS-C não possuem um elemento traseiro que se extende pra dentro da câmera, e portanto não possuem um "trava" que impede que elas sejam fisicamente montadas em uma câmera FF.

Com lentes Canon EF-S você pode remover uma peça de plástico na baioneta da lente, e aí vai conseguir montar elas em uma câmera FF. Mas existe o risco do elemento traseiro bater no espelho em certas distâncias focais.



Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2016, 22:47:56
Esta 18-55 modificada bate?
Vlw


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2016, 01:20:53
Acho que bate em 18mm, então teria que usar ela numa distância focal maior.

A EF-S 10-22 só dá pra usar acima de 14mm sem bater, e acima de 17mm com pouca vinheta.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2016, 09:10:04
Só por curiosidade: qual a razão de usar uma objetiva EF-S em uma FF?
Usar uma lente "L" em uma câmera APS-C é justificável, mas EU não entendo o motivo de fazer o inverso...

A não ser que haja uma vantagem e eu não saiba.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Abril de 2016, 20:42:18
Não existe vantagem nenhuma, pelo contrario, aparece cantos escuros na imagem.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 29 de Abril de 2016, 23:00:16
Só por curiosidade: qual a razão de usar uma objetiva EF-S em uma FF?
Usar uma lente "L" em uma câmera APS-C é justificável, mas EU não entendo o motivo de fazer o inverso...

A não ser que haja uma vantagem e eu não saiba.

Uma lente EF-S 18-55 IS nova custa 200,00 dólares. Um modelo antigo e usado deve sair praticamente de graça.

Não dá pra usar essa lente em 18mm numa FF, mas dá pra usar a partir de 24mm. Uma lente 24mm para FF praticamente de graça? Claro que é tentador, especialmente porque ela vai te entregar ótimas fotos. A não ser que a pessoa seja super esnobe e acredite que somente lentes L dêem boas imagens.

Tenho uma EF-S 10-22 adaptada pra usar na minha 5D, e adoro ela. Uso ela em 17mm e me dá ótimos resultados. Os cantos da imagem tem qualidade ruim, mas não me importo com isso.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 10 de Maio de 2016, 00:47:41
A única utilidade que conheci pra fazer caber lente EF-S em camera EF foi pra usar a 18-55 na 10D. Fora isso, é risco desnecessário com pouca vantagem.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"