Autor Tópico: 50mm STM - Anel de foco meio estranho  (Lida 7651 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 27 de Abril de 2016, 17:22:12
Opa galera, blza?

Quem aqui tem a nova 50mm 1.8 STM da Canon? Eu tenho a minha a alguns meses já. Fiz a filmagem de um casamento no começo do mês e da metade pro final da festa, comecei a notar que o anel de foco da cinquentinha começou a fica estranho, ameaçando emperrar como se tivesse entrado areia nele. Ele acabou endurecendo um pouco, mas nada que atrapalhe o AF pras fotos, mas pra vídeo incomoda bastante.

Uma colega disse que teve a 50mm 1.4 USM e aconteceu isso com 3 cópias, até que ela desistiu e partiu pra 1.2 (quem me dera :hysterical:) mas não imaginei que isso poderia acontecer com uma lente tão nova...

Com alguém aconteceu isso já? Vale a pena mandar arrumar ou não? (nada de garantia)
Eu tive a 40mm STM e usei ela por um tempinho, nem deu sinal de que um problema desses pudesse vir a acontecer.

Abraços
« Última modificação: 27 de Abril de 2016, 17:25:48 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2016, 00:11:57
Pode ser algum desalinhamento. O melhor é mandar pra assistência dar uma olhada.

Estava conversando com o Humberto Yoji esses dias sobre o elemento que sai da lente na 24mm stm e na 50mm stm, esse era um dos grandes motivos da 50 1.4 dar problema no foco e talvez possa se tornar um problema nas stm.

Na T6s ele é recolhido assim que desliga a câmera, provavelmente para evitar algo assim.

Recomendo recolher antes de desligar e guardar :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2016, 08:01:41
O problema da 50mm 1.4 não nem o fato da lente estender, é o micro usm dela que dá pau mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2016, 09:00:58
Ja desmontei uma cinquentinha dessas da Canon, rapaz...parece de brinquedo, ja a da Nikon parece um tanque... o plastico é tão rígido que doi.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2016, 09:58:29
O problema da 50mm 1.4 não nem o fato da lente estender, é o micro usm dela que dá pau mesmo.

Pelo elemento ficar para fora muitas vezes acaba sendo forçado, isso causa problema no foco dela que já dá problema por si só por causa do motor rsrs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2016, 10:02:45
Mas no meu caso ela não tem dificuldades em mover o elemento, tanto é que usando o AF ela foca super rápido como sempre foi. A zica é com o anel mesmo.

O que eu sempre faço nela é recolher o elemento antes de desligar a cam, como as STM tem foco by wire eu giro o anel na mão mesmo pra recolher e aí sinto a tal areia dentro do anel (frase estranha  8-))
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2016, 10:20:14
Eu tenho uma cópia dessa 50mm STM f/1.8 e a minha é muito suave, mas muuuito suave mesmo. Inclusive quanto a essa lente para fotografia não tenho nada a declarar pois uso o AF, porém em filmagem tou achando muito ruim pois sempre filmei no manual e uso uma 6D que não possui foco automático e ai tenho que fazer a focagem manual porém eu sinto um certo "Delay" no anel de foco por ser eletrônico, diferente do "feelling" que a 50mm II f/1.8 passava pois era bem analógico, não sei se alguém já sentiu dificuldade nisso também.
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 10:40:04 por victorneves »
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2016, 10:24:05
Mas no meu caso ela não tem dificuldades em mover o elemento, tanto é que usando o AF ela foca super rápido como sempre foi. A zica é com o anel mesmo.

O que eu sempre faço nela é recolher o elemento antes de desligar a cam, como as STM tem foco by wire eu giro o anel na mão mesmo pra recolher e aí sinto a tal areia dentro do anel (frase estranha  8-))

Se o foco automático está normal e somente sente o anel emperrando como se tivesse areia dentro, como o foco manual não tem ligação mecânica com o resto do sistema de foco, me parece que você mesmo já deu o veredito: sujeira no anel.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2016, 11:08:24
Eu tenho uma cópia dessa 50mm STM f/1.8 e a minha é muito suave, mas muuuito suave mesmo. Inclusive quanto a essa lente para fotografia não tenho nada a declarar pois uso o AF, porém em filmagem tou achando muito ruim pois sempre filmei no manual e uso uma 6D que não possui foco automático e ai tenho que fazer a focagem manual porém eu sinto um certo "Delay" no anel de foco por ser eletrônico, diferente do "feelling" que a 50mm II f/1.8 passava pois era bem analógico, não sei se alguém já sentiu dificuldade nisso também.

Sim, com as STM eu tenho esse problema com o Delay delas, fico com a impressão que eu perco a agilidade e a precisão no foco.

Se o foco automático está normal e somente sente o anel emperrando como se tivesse areia dentro, como o foco manual não tem ligação mecânica com o resto do sistema de foco, me parece que você mesmo já deu o veredito: sujeira no anel.

É =(
A minha dúvida é: vale a pena correr atrás de arrumar? 99% do tempo eu estou fotografando com ela, e só 1% filmando. Por ser uma lente "barata" e que não tenho pretensão de vender tão cedo, tenho receio de dar trabalho e custar meio caro pra arrumar...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2016, 11:22:34
Eu tava afim de comprar uma 50mm, ja vi que vou ter que estudar cada modelo pra não perder dinheiro ne...
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2016, 12:07:56
Eu tava afim de comprar uma 50mm, ja vi que vou ter que estudar cada modelo pra não perder dinheiro ne...

Verdade. Para fotografia, entre as duas 50mm eu recomendaria essa STM, pois ela está com uma velocidade de foco semelhante ao da versão f/1.8 II com pouquíssima coisa mais lenta, porém com bem mais precisão de acerto onde a lente não fica "buscando" e errando, quando acerta ela crava mesmo, como também vejo uma vantagem nos elementos que possui um bokeh mais redondinho e na nitidez que posso está enganado mas acredito que em a f/1.8 STM em f/2 equivale a f/2.8 da f/1.8 II e assim sucessivamente. Vídeo nela só recomendo o uso se for para foco automático no sistema da 70D.

Já para video manual recomendo a 50mm f/1.8 II pois na filmagem o foco torna-se mais preciso no anel.
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2016, 14:20:37
Só pra confirmar... Nessas lentes STM em que esse elemento frontal sai qual a melhor maneira de recolhê-lo? Minha câmera é uma 70D e não recolhe automaticamente. Tenho uma 50mm STM.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2016, 14:38:58
Só pra confirmar... Nessas lentes STM em que esse elemento frontal sai qual a melhor maneira de recolhê-lo? Minha câmera é uma 70D e não recolhe automaticamente. Tenho uma 50mm STM.
Antes de desligar a câmera coloque o foco manualmente para o infinito, assim recolhe todo o barril interior.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2016, 14:52:30
Basta focar em alguma coisa perto que já recolhe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2016, 14:59:04
Só pra confirmar... Nessas lentes STM em que esse elemento frontal sai qual a melhor maneira de recolhê-lo? Minha câmera é uma 70D e não recolhe automaticamente. Tenho uma 50mm STM.
Acho que a forma mais garantida é colocar a lente em foco manual e rodar o anel, mas o método que mais uso na pressa (ou seja, sempre... kkkk) é colocar a tampa da lente e apertar o botão da câmera para focar, assim ela varre todo a faixa de foco, e quando o elemento recolhe no máximo, eu solto o botão. Acho que neste último método tem o risco de não recolher totalmente. Para proteger mesmo, eu deixo sempre o parasol na lente, assim não tem problema algum.
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 14:59:42 por Leo P »