Enquete

Quais as Melhores formas de divulgação?

Boca a Boca
8 (61.5%)
Rede Social Facebook
3 (23.1%)
Site Pessoal
1 (7.7%)
Site especializado Naps
0 (0%)
Impressos, Revistas e Outdoors
1 (7.7%)

Votos Totais: 13

enquete encerrada: 21 de Maio de 2015, 14:13:56

Autor Tópico: Quais as Melhores formas de divulgação?  (Lida 3888 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2015, 07:11:00
Citar
Vi na internet alguns fotógrafos dizendo que dão comissão para as cerimonialistas

Propina? Operação "Grinalda" neles!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2015, 10:14:06
Literalmente, tudo o que percebo até o momento e até passo pelas mesmas circunstâncias que o edugandolfe.
Comigo ocorre exatamente a mesma coisa e os questionamentos são os mesmos.
Abs.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2015, 10:43:23
Divulgação é aquele lance. Quanto mais, melhor.
Facebook atualmente é muito visado. Diria que é bobeira deixar de explorar. Só tem um detalhe. De nada adianta fazer site, facebook, cartão de visitas, etc se não der retorno.
Quando mando uma mensagem no FB ou site e o cara não me retorna, isso pra mim é falta de atenção e joga contra. Procuro outro.
Se você quer divulgar, precisa estar atento ao retorno, de preferência ter uma pessoa em tempo integral pra responder. Nem que a resposta seja "No momento estou ocupado. Logo que puder, entro em contato."
O mesmo vale para o e-mail.
 :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2015, 18:32:39
Já sabemos que as cerimonialistas são responsáveis por uma grande fatia do bolo.
Vi na internet alguns fotógrafos dizendo que dão comissão para as cerimonialistas, ouvi casos em que pagam até salário mensal pelas indicações.
Dar "um super presente de aniversário" "whisky" e/ou "mimos" ?
Como é na cidade de vocês ?
Isso pode Arnaldo ?

Aguardo respostas sem hipocrisia

Acompanhando  :snack:

Sem hipocrisia?

5 a 10% do valor do contrato as promoters/assessoras/cerimonialistas pedem.

Eu pago sem remorso.

É assim que a banda toca kkkkk
tenho que ajudá-las a me ajudar kkkkkkk


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2015, 08:19:55
O boca a boca é essencial, milenar, simples e direto, porém tem seu alcance e velocidade limitado.
Para suprir esta limitação existe hoje ferramentas como Google Ad Words e o Facebook Ads que são duas ferramentas poderosas que se forem configuradas da maneira correta, trazem um ótimo retorno com baixo custo financeiro.
Obviamente é essencial possuir um local público na web para exibição do seu portefólio.
O local de atuação e público também tem que ser levado em conta, mas o que particularmente vejo como essencial é realmente um portefólio disponível na web, pois mesmo em cidades pacatas os celulares smartphones 3G estão em expansão a nível escalar, visto isto não há como não possuir algo disponível na web.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2015, 08:22:10
Sem hipocrisia?

5 a 10% do valor do contrato as promoters/assessoras/cerimonialistas pedem.

Eu pago sem remorso.

É assim que a banda toca kkkkk
tenho que ajudá-las a me ajudar kkkkkkk

Mike, e quando você sentiu a necessidade de dar essa porcentagem ?
Como você fez ? Foi até a cerimonialista, assessora etc ?
Já conhecia alguém que fazia ?
Deixa um portifólio com elas ?

Aguardo sua resposta.

Valeu abraço
"O importante é o que importa e vice-versa"


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Novembro de 2015, 18:16:43
Coveirando o tópico para ver se aparecem mais opiniões, ainda sinto falta de uma solução "dourada" para divulgar...


Participar constantemente de feiras de noivas parece ser uma boa oportunidade, levar uns álbuns, uma TV passando as fotos, uma mesinha e um cafezinho...vejo muito disso acontecer, más faltam-me os álbuns... :(
« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, 18:18:40 por edugandolfe »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 17 de Novembro de 2015, 19:13:03
Coveirando o tópico para ver se aparecem mais opiniões, ainda sinto falta de uma solução "dourada" para divulgar...


Participar constantemente de feiras de noivas parece ser uma boa oportunidade, levar uns álbuns, uma TV passando as fotos, uma mesinha e um cafezinho...vejo muito disso acontecer, más faltam-me os álbuns... :(

Quanto se gasta por stand numa feira dessa?

Eu sou mais jogar esse dinheiro numa campanha no google ads ou no facebook.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2015, 07:21:02
Citar
Quanto se gasta por stand numa feira dessa?

Não deve ser muito nos eventos mais simples, é fato que meu amigo sai com alguns contratos já fechados e visitas agendadas...o Face tá me enojando ultimamente...más é bom também


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2015, 08:24:59
Como trabalho mais com fotografia de produtos e eventos corporativos, utilizo muitos anuários das indústrias para enviar e-mail para os possíveis futuros clientes, mas ao contrário de muitos, eu os uso apenas para colher os contatos das empresas - ligo para elas e pego os contatos das pessoas que contratam o serviço e mando um e-mail pessoal - nada de enviar um e-mail genérico.

Na parte de eventos, especialmente shows, procuro nas redes sociais, sites de bandas e casas de shows os contatos que contratam este tipo de serviço e então ou ligo, ou mando um e-mail.

Busco em todo contato fazê-lo de uma forma bem pessoal, para que a pessoa sinta e perceba que é com ela que eu realmente desejo falar - procuro não agir atirando pra todo lado.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2015, 11:14:25
Achei bacana o tópico e vou dar meus centavos...

Tenho meu perfil pessoal e o profissional no face, no começo todas as postagens que fazia no profissional, ou me marcava ou compartilhava no pessoal tbm, para dar mais visibilidade ao meus amigos, com o tempo isso acaba perdendo efeito.
Como o Lizandro comentou, marcar as pessoas envolvidas no ensaio, acaba atraindo mais gente para a página e curtidas... Mas sempre, se a pessoa postar uma foto do ensaio, terá 3, 4 , 10x mais curtidas que a sua que chegou a marcar até o Papa...
Boca a boca é outro caminho, mas algo mais próximo, dificilmente alguém que more a uns 200km de vc vai te pedir um orçamento por ouviu falar no seu trabalho. E um cliente pode tanto fazer sua moral com seus amigos quanto sua caveira com todos tbm! Então deixar o cliente mais que satisfeito é fundamental sempre para o boca a boca funcionar!

Tenho notado que ultimamente, os pedidos de orçamento pelo face vem logo após uma postagem, no máximo no dia seguinte, se não vier, raramente aquela foto vai fazer algum efeito futuro.
A relação entre pedidos vindos de publicações e indicações boca a boca é quase 1 x 1, ou seja, para a publicidade do meu trabalho o face faz mesmo papel que o cliente satisfeito. Masss... o mais importante, fecho muito mais trabalhos por indicação que os orçamentos que passo no face. Aí é um ponto a ser analisado. Povo vem pedir orçamento pq tem realmente interesse e não foi fechado o valor ou só por curiosidade. E qual o perfil de público que está sendo atingido no face? Raramente não fecho um trabalho por indicação, acho que alem do perfil, só entram em contato com vc por fone ou mail, quem realmente quer o trabalho.

Aqui na minha cidade, os outros fazem campanha em revistas e jornais regionais, assim como outdoor na rua. Nos dois casos, não vejo muita vantagem nos anúncios, cidade pequena todos se conhecem, vc não precisa expor seu trabalho dessa forma e a relação custo x benefício para mim ainda é bem duvidosa já que esse tipo de anúncio é bem caro. Alem do que todo mundo tem face hj... até  povo do interior do interior do Chapadão tem!

E outra coisa extremamente importante que o Amador comentou... Nunca deixe de responder os pedidos o quanto antes... as vezes eu de boa no sofá e vem as duas da manhã gente pedir informação no face, respondo na hora! Não importa o horário... as vezes a pessoa viu sua publicação só aquela hora, ou alguém num bar indicou... se vc demorar para responder, pode parecer descomprometimento ou desinteresse! Claro que se já esto dormindo, respondo na primeira hora do trabalho no dia seguinte!

Receita mágica? Atenda bem e se mantenha visível nas redes... quem é visto é lembrado! Não vivo só da fotografia, apesar de já poder, pois trabalho não está faltando. 
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Maio de 2016, 13:53:56
Coveirando este tópico, caso mais alguém tenha novas idéias de boas práticas de divulgação...hoje em dia o bombardeio de conteúdo excede a capacidade de visualização, postagens ficam obsoletas em menos de 24 horas...como fazer para um bom trabalho ter uma visualização razoável? :ponder: Redes sociais, blogs, etc...
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 13:57:19 por edugandolfe »