Autor Tópico: Escolhendo lentes...Help!  (Lida 2256 vezes)

daniellemoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 29 de Abril de 2016, 10:25:13
Olá!

Eu já tenho a bastante tempo uma Nikon D3100 com a lente do kit 18-55mm. Utilizo como hobby, não sou profissional. Como no momento não estou podendo comprar uma câmera nova com essa crise maravilhosa, então estou pensando comprar uma nova lente. Essa do kit eu fico muito limitada, às vezes sinto falta de dar um pouco mais de zoom. Futuramente irei viajar e quero uma lente que atenda as minhas necessidades que são: fotografar paisagens e pessoas corpo todo mas que não fique tão longe.

Minha 1ª dúvida: qual escolher entre:

AF-S DX NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G ED VR II ou
Wide Angle Sigma 10-20mm f4-5.6

Já li aqui em alguns tópicos que essas são lentes escuras mas para mim não tem importância pois irei fotografar durante o dia mesmo.

Minha 2ª dúvida: qual lente fixa comprar:

AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G ou AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED (qual a diferença entre essas duas?)
AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G


Minha 3ª dúvida: entre a lente zoom e a lente fixa, qual é a melhor pra levar na viagem?

Obrigada desde já.
 


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2016, 10:47:51
Olha, quase todo o meu set é de lentes fixas, exceto pela minha 18-55 que fica guardadinha no canto dela.
Mas pra viagens, eu prefiro MUITO mais ela por causa da versatilidade do zoom, já até pensei em pegar a 18-135 pra ter um range melhor.

Sei lá, as fixas oferecem muitas vantagens, mas em uma viagem a coisa que eu menos quero fazer é ficar trocando de lente, andando com um monte de coisas, correndo o risco de perder, de cair no chão, etc etc etc...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2016, 11:11:22
Olá!

Eu já tenho a bastante tempo uma Nikon D3100 com a lente do kit 18-55mm. Utilizo como hobby, não sou profissional. Como no momento não estou podendo comprar uma câmera nova com essa crise maravilhosa, então estou pensando comprar uma nova lente. Essa do kit eu fico muito limitada, às vezes sinto falta de dar um pouco mais de zoom. Futuramente irei viajar e quero uma lente que atenda as minhas necessidades que são: fotografar paisagens e pessoas corpo todo mas que não fique tão longe.

Minha 1ª dúvida: qual escolher entre:

AF-S DX NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G ED VR II ou
Wide Angle Sigma 10-20mm f4-5.6

Já li aqui em alguns tópicos que essas são lentes escuras mas para mim não tem importância pois irei fotografar durante o dia mesmo.

Minha 2ª dúvida: qual lente fixa comprar:

AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G ou AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED (qual a diferença entre essas duas?)
AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G


Minha 3ª dúvida: entre a lente zoom e a lente fixa, qual é a melhor pra levar na viagem?

Obrigada desde já.


Meu set é similar ao que você quer construir:

Sigma 10-20mm 3.5
35mm 1.8G (x)
18-55mm 3.5-5.6 VR2
55-200mm 4-5.6 VR (x)

Tirando a 55-200mm (coloquei à venda) que pra mim não tem utilidade e será substituída por uma Sigma 18-35mm 1.8 pelo meu estilo de fotografia, esse é um set bem bacana pra mim e atende bem.





ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2016, 11:12:05
Acredito que precisa primeiramente definir objetivos e demandas:

1- A limitação que vê na sua 18-55 é somente do "range", zoom? ou tem outras limitações que te incomodam, como abertura, nitidez, etc.... - Vai manter seu set e complementar com um range maior?

2- Se for manter a 18-55, complementa com uma 55-200 e seja feliz...

3- Quanto as demais questões - zoom x fixa, qual melhor para viagens, etc.... poderíamos conversar horas sobre o tema... mas na verdade somente você vai poder definir isso, não agora, mas futuramente - de acordo com seu estilo de fotografia, conhecimento e demandas.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


daniellemoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2016, 20:09:14
Olha, quase todo o meu set é de lentes fixas, exceto pela minha 18-55 que fica guardadinha no canto dela.
Mas pra viagens, eu prefiro MUITO mais ela por causa da versatilidade do zoom, já até pensei em pegar a 18-135 pra ter um range melhor.

Sei lá, as fixas oferecem muitas vantagens, mas em uma viagem a coisa que eu menos quero fazer é ficar trocando de lente, andando com um monte de coisas, correndo o risco de perder, de cair no chão, etc etc etc...

Também pensei nisso. Vou levar a 55-200 mesmo pra viagem. O que você acha, guizaunzin?


daniellemoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2016, 20:11:53

Meu set é similar ao que você quer construir:

Sigma 10-20mm 3.5
35mm 1.8G (x)
18-55mm 3.5-5.6 VR2
55-200mm 4-5.6 VR (x)

Tirando a 55-200mm (coloquei à venda) que pra mim não tem utilidade e será substituída por uma Sigma 18-35mm 1.8 pelo meu estilo de fotografia, esse é um set bem bacana pra mim e atende bem.

Você acha então que a 55-200 não seria boa pra viagens, cfcsosa?
Tô super em dúvida. Não quero levar a lente errada.


daniellemoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2016, 20:17:59
Acredito que precisa primeiramente definir objetivos e demandas:

1- A limitação que vê na sua 18-55 é somente do "range", zoom? ou tem outras limitações que te incomodam, como abertura, nitidez, etc.... - Vai manter seu set e complementar com um range maior?

2- Se for manter a 18-55, complementa com uma 55-200 e seja feliz...

3- Quanto as demais questões - zoom x fixa, qual melhor para viagens, etc.... poderíamos conversar horas sobre o tema... mas na verdade somente você vai poder definir isso, não agora, mas futuramente - de acordo com seu estilo de fotografia, conhecimento e demandas.

Abraços

A limitação é no zoom e vou complementar sim. Vou comprar essa 55-200 mesmo, para experimentar.
E depois compro alguma fixa. Estava preocupada com qual levar para viagem mas acho que uma zoom vai ser mais prático pra mim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2016, 20:21:59
Você acha então que a 55-200 não seria boa pra viagens, cfcsosa?
Tô super em dúvida. Não quero levar a lente errada.

Já levei a 55-200 pra viagens, a questão é que gosto de fotografia de paisagens então eu raramente uso distância focal acima de 35mm. Pretendo ficar com uma lente fixa 50mm e vender minha 35mm 1.8G (excelente lente), vender minha 55-200mm (que não uso mesmo) e ficar com as duas sigmas é uma Fixa, mas pra viagens eu levaria somente as duas sigmas. A 18-55mm  é uma ótima lente, tirei algumas fotos legais com ela, então ao menos pra mim essas distâncias focais me atendem perfeitamente.

A 55-200mm é bacana quando vai fotografar algo ou alguém de longe, pra isso acho ela ótima ou ainda se vai fazer uns retratos pois ela tem um desfoque muito legal.
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 20:23:04 por cfcsosa »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2016, 20:28:44
Então, tem que ver do que vc mais gosta de tirar foto. Eu por exemplo, levava a 50mm na minha camera crop. Aí ficava limitado a retratos, que é uma das poucas coisas que eu faço em viagens, prefiro tirar foto de paisagem e tal, por isso voltei a usar a 18-55 nessas situações.

A 55-200 vai ficar beeeeem apertada numa crop, inviabilizando paisagens
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


daniellemoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2016, 15:34:08
Já levei a 55-200 pra viagens, a questão é que gosto de fotografia de paisagens então eu raramente uso distância focal acima de 35mm. Pretendo ficar com uma lente fixa 50mm e vender minha 35mm 1.8G (excelente lente), vender minha 55-200mm (que não uso mesmo) e ficar com as duas sigmas é uma Fixa, mas pra viagens eu levaria somente as duas sigmas. A 18-55mm  é uma ótima lente, tirei algumas fotos legais com ela, então ao menos pra mim essas distâncias focais me atendem perfeitamente.

A 55-200mm é bacana quando vai fotografar algo ou alguém de longe, pra isso acho ela ótima ou ainda se vai fazer uns retratos pois ela tem um desfoque muito legal.

Entendi. No meu caso então seria melhor a 10-20mm ou a 18-55mm mesmo.
Obrigada pela ajuda, cfcsosa. Iria comprar a lente errada e nem sabia! Obrigada mesmo.


daniellemoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2016, 15:37:40
Então, tem que ver do que vc mais gosta de tirar foto. Eu por exemplo, levava a 50mm na minha camera crop. Aí ficava limitado a retratos, que é uma das poucas coisas que eu faço em viagens, prefiro tirar foto de paisagem e tal, por isso voltei a usar a 18-55 nessas situações.

A 55-200 vai ficar beeeeem apertada numa crop, inviabilizando paisagens

O meu caso é o mesmo que o seu. Quero tirar fotos de paisagens!
Obrigada pela ajuda, guizaunzin.  Vou ficar com a 18-55mm mesmo e comprar a 10-20mm que acho que seria interessante também.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2016, 14:47:03
seria interessante fazer uma viagem com uma única lente prime  :snack: além de desafiador vc aprende muito. Volta outro fotógrafo  :ok:

fiz uma vez com 35mm e agora pretendo fazer com 28mm assim que meu adaptador wide da fuji chegar na semana que vem  :fight:

pra viagem é perfeito. Não vejo essa dificuldade q vcs falam  :ponder: A 35mm, por exemplo, é extremamente versátil. Se vc souber usar, é claro.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2016, 15:12:48
seria interessante fazer uma viagem com uma única lente prime  :snack: além de desafiador vc aprende muito. Volta outro fotógrafo  :ok:

fiz uma vez com 35mm e agora pretendo fazer com 28mm assim que meu adaptador wide da fuji chegar na semana que vem  :fight:

pra viagem é perfeito. Não vejo essa dificuldade q vcs falam  :ponder: A 35mm, por exemplo, é extremamente versátil. Se vc souber usar, é claro.

 :ok: :ok: :ok:

Eu acho a 35mm um pouco fechada em DX, mas já fiz viagem usando só uma 18mm f/2 ou mesmo uma 12mm (!) f/2. Agora estou montando uma caixinha de viagem com estas 3 lentes.

Também acho que a 55-200 é meio limitada em viagens. A não ser que nossa amiga tenha um uso bastante específico pra ela, não acho que vale a pena. Se for comprar usada pra ter e praticar, vá lá.
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 15:13:39 por felipemendes »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2016, 15:19:32
:ok: :ok: :ok:

Eu acho a 35mm um pouco fechada em DX, mas já fiz viagem usando só uma 18mm f/2 ou mesmo uma 12mm (!) f/2. Agora estou montando uma caixinha de viagem com estas 3 lentes.

Também acho que a 55-200 é meio limitada em viagens. A não ser que nossa amiga tenha um uso bastante específico pra ela, não acho que vale a pena. Se for comprar usada pra ter e praticar, vá lá.

acabei falando tudo isso com fullframe na cabeça

erro meu  :hysterical:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2016, 22:07:46
Acho que o problema todo é a definição das demandas e necessidades veja seu post inicial "Essa do kit eu fico muito limitada, às vezes sinto falta de dar um pouco mais de zoom."

Acho que se o foco são paisagens e retratos, mantenha a sua 18-55, que é um range muito versátil.
Se fotografa em um estilo que sente falta de zoom - ex: gosta de destacar detalhes na paisagem, animais, pássaros, etc - a zoom poderia ser útil

No meu caso, tenho percebido que se tiver de escolher uma única lente esta seria uma 35mm ou equivalente, mas o kit que adoro para viajar é uma 35  + 85 ou 100mm, para mim resolve 99% da minha demanda.

Abraços e boas fotos!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/