Autor Tópico: cameras vs celulares  (Lida 7260 vezes)

andrade gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 30 de Abril de 2016, 17:31:19
    Oi, venho aqui pela primeira vez.E venho falar sobre o ''futuro'' das câmeras.Recentemente meu tio comprou um celular de, sei la quantos megas, mas sei que ele tirou uma foto perfeita de qualidade fiquei ate chateado com isso, pois ele não saca nada de foto e fez essa foto sem esforço(por isso que tem gente aqui que ta desistindo do ramo).Entao pra que compro uma maquina de 5000/6000, se um celular de 1000, faz quase ''tudo'', ate HDR faz automaticamente com vários aplicativos.
    Bom, é o meu pensamento.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2016, 19:42:00
De fato, é cada vez mais fácil fazer boas fotos com equipamentos mais simples, até com celular. Não é legal que todos possam ficar satisfeitos com suas fotos com pouco esforço?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2016, 20:33:41
Acredito que quem faz as fotos não é o equipamento. Uma boa composição, enquadramento e fundamentalmente o olhar, são decisivos para uma boa fotografia, no entanto, profissionalmente ou por hobby, nem sempre a qualidade é satisfatória e é aí que entram as câmeras, dispositivos que permitem fazer coisas que um celular nunca conseguirá.

Ex: enquadrar um jogador em um jogo desde a arquibancada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2016, 21:42:00
Desculpa mas mesmo uma câmera de sensor de 1" nas mesmas mãos ainda faz um estrago muito maior.

Acho que em comparação às saboneteiras os celulares já estão parelhos mas a sua afirmação é muito forte.

Aliás, alguém sabe de alguma câmera que fotografa em RAW?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2016, 22:29:53
...Aliás, alguém sabe de alguma câmera que fotografa em RAW?

Subentendo que vc esteja se referindo a camera de celular.. São raras as modernas que fotografam em RAW (os Iphones nao tem e os Samsungs só a partir do S7). Dos smartphones modernos a do LG G4 tem o recurso nativo, junto a muitos outros como controle manual de  ISO, velocidade, WB, foco, medidor de nível, longa exposição etc.. (a abertura é fixa). Além disso tem uma objetiva bem clara com f/1.8 (28mm equiv), estabilização óptica de  3 eixos, sistema de foco por laser, sensor maior do que a maioria dos smartphones e outras coisas mais. O resultado é uma excelente camera, essa sim podemos dizer camera de bolso.
Será que ela substituiria minha E-M5 e minhas lentes? Se sim seria uma maravilha, uma economia fantástica, mas apesar da suas muitas vantagens nao tem a minima chance de me fazer sequer cogitar vender meu equipamento, mesmo nao sendo eu um profissional. Minha camera é selada, tem estabilizador de 5 eixos,  menos granulaçao, bateria duravel, hiper flexibilidade de objetivas de qualidade e alcance muito superior (wide ou tele), simplesmente nao dá para comparar. Agora, frente a frente com as tradicionais compactas da vida, sem duvida alguma essa camera do G4 (e similares) é melhor: lente clara, fotografa em RAW,  DOF amplo, controles manuais, etc.. A desvantagem é o custo, ainda bem mais alto do que uma compactazinha de 100 dolares ou menos, essas sim em vias de extinçao.
Enfim as cameras de bons celulares são "perfeitas" para usuários comuns que nao tem a minima idéia para que servem os recursos de uma camera completa. As  cameras dos smartphones mais tops com sensores maiores, lentes claras e controles manuais são uma benção para aficionados da área, que saberão aproveitar muito bem esses recursos  mas  conscientes também que ainda  tais gadegets estão longe de substituir as cameras fotográficas mais avançadas. Lembrando que acima do qq equipamento o que conta no final são as qualidades do fotografo no resultado, o equipamento é um mero instrumento q pode ser mais ou menos útil.

review da camera: http://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/





exemplo de fotos com a camera do G4: http://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/#gallery/40670/162
« Última modificação: 30 de Abril de 2016, 22:50:26 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2016, 22:35:07
Desculpa mas mesmo uma câmera de sensor de 1" nas mesmas mãos ainda faz um estrago muito maior.

Acho que em comparação às saboneteiras os celulares já estão parelhos mas a sua afirmação é muito forte.

Aliás, alguém sabe de alguma câmera que fotografa em RAW?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Lumias fotografam em RAW (DNG) desde sempre.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2016, 09:20:39
Eu acho que assim, não adianta espernear, o fim das câmeras vai chegar. Vai demorar alguns anos ainda, é claro que vão ter defensores assíduos de Câmeras, porém, sem muitos argumentos que sustentem essa defesa. Se bobear até as fabricantes de Câmeras vão convergir para celulares aos pouquinhos, afinal elas visam o lucro.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2016, 10:40:53
Essa mesma historia se deu quando só existia grande e médio formato e apareceram as 35mm, e depois mais ainda quando apareceram as 35mm compactas (afinal, qualquer cidadão poderia tirar uma foto, n precisava mais de SRL), e depois quando apareceram as "saboneteiras" digitais, depois a dslr digitais, agora com o celular... bom, e por ai vai...
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 10:44:36 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2016, 10:52:24
Vai ser bom qdo o Google
Glass substituir tudo! Dai ficarei feliz.
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2016, 11:39:10
Subentendo que vc esteja se referindo a camera de celular.. São raras as modernas que fotografam em RAW (os Iphones nao tem e os Samsungs só a partir do S7). Dos smartphones modernos a do LG G4 tem o recurso nativo, junto a muitos outros como controle manual de  ISO, velocidade, WB, foco, medidor de nível, longa exposição etc.. (a abertura é fixa). Além disso tem uma objetiva bem clara com f/1.8 (28mm equiv), estabilização óptica de  3 eixos, sistema de foco por laser, sensor maior do que a maioria dos smartphones e outras coisas mais. O resultado é uma excelente camera, essa sim podemos dizer camera de bolso.
Será que ela substituiria minha E-M5 e minhas lentes? Se sim seria uma maravilha, uma economia fantástica, mas apesar da suas muitas vantagens nao tem a minima chance de me fazer sequer cogitar vender meu equipamento, mesmo nao sendo eu um profissional. Minha camera é selada, tem estabilizador de 5 eixos,  menos granulaçao, bateria duravel, hiper flexibilidade de objetivas de qualidade e alcance muito superior (wide ou tele), simplesmente nao dá para comparar. Agora, frente a frente com as tradicionais compactas da vida, sem duvida alguma essa camera do G4 (e similares) é melhor: lente clara, fotografa em RAW,  DOF amplo, controles manuais, etc.. A desvantagem é o custo, ainda bem mais alto do que uma compactazinha de 100 dolares ou menos, essas sim em vias de extinçao.
Enfim as cameras de bons celulares são "perfeitas" para usuários comuns que nao tem a minima idéia para que servem os recursos de uma camera completa. As  cameras dos smartphones mais tops com sensores maiores, lentes claras e controles manuais são uma benção para aficionados da área, que saberão aproveitar muito bem esses recursos  mas  conscientes também que ainda  tais gadegets estão longe de substituir as cameras fotográficas mais avançadas. Lembrando que acima do qq equipamento o que conta no final são as qualidades do fotografo no resultado, o equipamento é um mero instrumento q pode ser mais ou menos útil.

review da camera: http://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/





exemplo de fotos com a camera do G4: http://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/#gallery/40670/162
Muito bem colocado. Sábias palavras.

Mas não custa nada sonhar com uma lente 2.0 com sensor próximo ou igual a 1" e estabilizador no corpo do celular fotografando em RAW/DNG direto no cartão MicroSD.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2016, 14:22:05
Muito bem colocado. Sábias palavras.

Mas não custa nada sonhar com uma lente 2.0 com sensor próximo ou igual a 1" e estabilizador no corpo do celular fotografando em RAW/DNG direto no cartão MicroSD.

Fizeram isso em 2012!!

Nokia 808 Pure View
Lente Carl-Zeiss f/2.4 com 5 elementos asféricos...


e esse sensor de 41MP aí:



marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2016, 14:46:14
Celulares hoje em dia fotografam bem? Com certeza, mas não são equipamentos dedicados à fotografia - a ergonomia, os ajustes rápidos, as infinitas possibilidades que uma câmera oferecem, a troca de lentes, entre uma infinidade de outras coisas, nunca vão fazer o primeiro substituir o segundo.

Vamos fazer uma analogia com o mundo da música: válvulas foram criadas na época da guerra e depois delas veio o transistor e diodos; após eles vieram os circuitos integrados e com passar mais um pouco do tempo, vieram os amplificadores que modelam qualquer tipo de som de amplificador clássicos e caixas, porém quando se fala som com qualidade, ninguém abre mão de um ampli valvulado, porque? Simples: nada substitui a saturação que o som de uma válvula no talo faz!

Desta forma, que as marcas continuem criando celulares cada vez mais "potentes" em termos de câmera, quero ver um dia alguém aceitar que o seu casamento, sua festa de debutante, entre outros, seja fotografado por celulares - quero ver mesmo!
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2016, 14:59:55
Eu acho os celulares de hoje bem competentes, fotograficamente falando :D
Mas estão longe de se equipararem e até mesmo desbancarem as câmeras por uma infinidade de motivos, mesmo existindo celulares cuspindo RAW ou cheios de controles manuais.

Esses dias em um curso fizemos um exercicio de fotografar só com o celular, passamos um punhado enorme de dificuldades e fotos perdidas pq eles não conseguiam oferecer muitos dos recursos que a gente queria...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2016, 15:15:06
Calma calma. Estou me referindo há anos pra frente. A nossa visão presente é limitada demais.
Fácil falar que "os recursos que uma câmera oferece são imbatíveis", quando realmente a mente não consegue imaginar uma mudança radical no mundo fotográfico.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2016, 15:27:49

Mas não custa nada sonhar com uma lente 2.0 com sensor próximo ou igual a 1" e estabilizador no corpo do celular fotografando em RAW/DNG direto no cartão MicroSD.

Sonho quase realizado rs..
O Smartphone Panasonic Lumix CM1 certamente tem a melhor camera disponível em celulares: sensor de 1", objetiva Leica f/2.8, todos os controles manuais, raw, 4K,  etc.. com Android e todos os recursos de um smartphone moderno. O preço do lançamento alto (quase 1.000 dólares em 2014) deve ter contribuído para nao ter tido muito sucesso. Lembro de ter lido que hoje é encontrado por 500 nos states e que a Panasonic nao vai continuar a produzi-lo mais.. Enfim, um celular  com camera de verdade (compacta de qualidade) é perfeitamente factível, basta haver mercado condizente com os custos de produçao e venda..


« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 15:28:20 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..