Autor Tópico: cameras vs celulares  (Lida 7225 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 02 de Maio de 2016, 21:22:57
Fizeram isso em 2012!!

Nokia 808 Pure View
Lente Carl-Zeiss f/2.4 com 5 elementos asféricos...


e esse sensor de 41MP aí:


Pena que morreu.....

Precisaria ter um desse em 2016. Realmente li o comparativo do G4 vs iPhone 6 em termos de câmera e dá um banho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


andrade gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2016, 16:26:34
Obrigado pelas considerações.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2016, 10:25:42
Eu acho que assim, não adianta espernear, o fim das câmeras vai chegar. Vai demorar alguns anos ainda, é claro que vão ter defensores assíduos de Câmeras, porém, sem muitos argumentos que sustentem essa defesa. Se bobear até as fabricantes de Câmeras vão convergir para celulares aos pouquinhos, afinal elas visam o lucro.

Calma calma. Estou me referindo há anos pra frente. A nossa visão presente é limitada demais.
Fácil falar que "os recursos que uma câmera oferece são imbatíveis", quando realmente a mente não consegue imaginar uma mudança radical no mundo fotográfico.

Bem, pensando em anos pra frente (e não muitos) eu duvido muito que ainda vão existir celulares... eu aposto que eles ainda vão ser substituidos antes das câmeras se tornarem obsoletas...

Se fosse pra apostar em algo eu diria que os celulares é quem vão ser substituidos,  por aparelhos como o "google glass" e que muito em breve a moda das fotos vai mudar para a moda do video... que entra no seguinte, oq temos hj com as fotos não passa de uma modinha, talvez seja pelo acesso de hj a uma internet mais rápida (por mais que n seja lá essas coisas) e a proliferação nas redes sociais (por que muuuuito mais isso do que pessoas que fazem fotos pra realmente guardar de recordação), por que isso de uma câmera de celular potente facilitando tudo ja tivemos, a mais de 10 anos atras já tinhamos a linha K da Sony, que enquanto a maioria dos celulares mal fotografava em VGA eles ja disponibilizavam celulares (menores que as saboneteiras da época) com câmeras de até 5mp... na época a Samsung tb tinha um com 10mp e zoom óptico, mas, como a moda da época eram os aparelhos com MP3, os celulares com "super cameras"(para a época) caíram no esquecimento...

Nisso entram aparelhos como goole glass, a tecnologia esta ai, talvez n seja o tempo dela agora, pode sumir e depois voltar evoluída, e em um tempo onde vai ser melhor aceita...
« Última modificação: 08 de Maio de 2016, 10:34:57 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2016, 08:31:09
Bem, pensando em anos pra frente (e não muitos) eu duvido muito que ainda vão existir celulares... eu aposto que eles ainda vão ser substituidos antes das câmeras se tornarem obsoletas...

Se fosse pra apostar em algo eu diria que os celulares é quem vão ser substituidos,  por aparelhos como o "google glass" e que muito em breve a moda das fotos vai mudar para a moda do video... que entra no seguinte, oq temos hj com as fotos não passa de uma modinha, talvez seja pelo acesso de hj a uma internet mais rápida (por mais que n seja lá essas coisas) e a proliferação nas redes sociais (por que muuuuito mais isso do que pessoas que fazem fotos pra realmente guardar de recordação), por que isso de uma câmera de celular potente facilitando tudo ja tivemos, a mais de 10 anos atras já tinhamos a linha K da Sony, que enquanto a maioria dos celulares mal fotografava em VGA eles ja disponibilizavam celulares (menores que as saboneteiras da época) com câmeras de até 5mp... na época a Samsung tb tinha um com 10mp e zoom óptico, mas, como a moda da época eram os aparelhos com MP3, os celulares com "super cameras"(para a época) caíram no esquecimento...

Nisso entram aparelhos como goole glass, a tecnologia esta ai, talvez n seja o tempo dela agora, pode sumir e depois voltar evoluída, e em um tempo onde vai ser melhor aceita...


Bem pensado. Olhando por esse lado, ambos vão acabar com a entrada dos "google glass". E tudo vai se tornar vídeo
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2016, 09:28:42

Bem pensado. Olhando por esse lado, ambos vão acabar com a entrada dos "google glass". E tudo vai se tornar vídeo

O ambos é por sua conta...rs pra mim só o celular, da forma como conhecemos hj, vai ser substituido em breve... ja a fotografia com dslr pode evoluir, assim como o filme evoluiu para o digital, mas ser substituido por esses Gadgets eu duvido muito... 99,99% dos usuários n esta nem ai para super recursos das câmeras, eles querem saber se tem mais megapixel ou não, quem liga pra isso é fotografo, e não necessariamente todos...
« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 09:29:44 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2016, 09:48:19
google glass apesar de eu gostar da ideia, é o que chamam de gimmick.
inclusive já saiu de linha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2016, 10:08:47
google glass apesar de eu gostar da ideia, é o que chamam de gimmick.
inclusive já saiu de linha.

Então, entra na questão que disse sobre a câmera de celular com 10mp a dez anos atras que saiu de linha por que ninguem dava a mínima e hj é o máximo, ou mesmo o Apple Newton, lançado em 1993, que seria o iPad da epoca, foi um dos maiores fracassos da Apple, deixado de lado por que o conceito de uma tela portaril e grande que poderia se escrever e armazenar informações não era interessante pra época, e agora temos os tablets... não que isso vá acontecer certamente com o glass, mas só por que n deu certo hj n quer dizer que n possa ser a próxima tendência...
« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 10:19:36 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2016, 11:56:14
O ambos é por sua conta...rs pra mim só o celular, da forma como conhecemos hj, vai ser substituido em breve... ja a fotografia com dslr pode evoluir, assim como o filme evoluiu para o digital, mas ser substituido por esses Gadgets eu duvido muito... 99,99% dos usuários n esta nem ai para super recursos das câmeras, eles querem saber se tem mais megapixel ou não, quem liga pra isso é fotografo, e não necessariamente todos...

O ambos é por minha conta porque você é um fotógrafo profissional, e é obvio que não vai querer que a extinção das câmeras aconteça. RS
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2016, 12:04:38
Então, entra na questão que disse sobre a câmera de celular com 10mp a dez anos atras que saiu de linha por que ninguem dava a mínima e hj é o máximo, ou mesmo o Apple Newton, lançado em 1993, que seria o iPad da epoca, foi um dos maiores fracassos da Apple, deixado de lado por que o conceito de uma tela portaril e grande que poderia se escrever e armazenar informações não era interessante pra época, e agora temos os tablets... não que isso vá acontecer certamente com o glass, mas só por que n deu certo hj n quer dizer que n possa ser a próxima tendência...

Desculpe o offtopic, mas o Newton era o único produto na Apple antes de o Jobs voltar que estava dando certo. Inclusive foi uma choradeira quando o projeto foi cortado. Dizem as más línguas que ele só foi cortado porque foi ideia do John Sculley, que foi o responsável pela expulsão do Jobs da Apple anos antes.

Mas concordo com o raciocínio como um todo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2016, 12:07:17
O ambos é por minha conta porque você é um fotógrafo profissional, e é obvio que não vai querer que a extinção das câmeras aconteça. RS

Acho que fotógrafos profissionais não vão querer que sua profissão acabe... A ferramenta a ser usada pouco importa.

Mas acho difícil que celulares possam no futuro ser usados tanto pra fotos da natureza selvagem usando teles de longa distância quanto pra fotos de arquitetura em ambientes apertados.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Maio de 2016, 13:06:56
Acho que fotógrafos profissionais não vão querer que sua profissão acabe... A ferramenta a ser usada pouco importa.

Mas acho difícil que celulares possam no futuro ser usados tanto pra fotos da natureza selvagem usando teles de longa distância quanto pra fotos de arquitetura em ambientes apertados.

Doeu um pouco quando eu vi a propaganda do Galaxy S7 dizendo que ele faz "fotos profissionais".

Talvez em uns 20-30 anos veremos o 'poder' das teles em celulares, mas a fotografia profissional "de verdade" estará bem a frente disso.  O nicho de fotografia profissional (para quem trabalha) sempre detém o que há de melhor na área, mas ao longo dos anos a tecnologia populariza. Por exemplo, uma Nikon D2X (12MP, ISO 100-800, 5fps, 11 pontos de autofoco), voltada para profissionais, hoje é inferior em aspectos relacionados a imagem (não discutindo qualidade do corpo e atalhos) quando comparada com a linha de entrada da Nikon (D3300 por exemplo). Mas a D5 está anos luz a frente da linha de entrada. Em alguns anos tecnologias da D5 estarão na linha de entrada, e assim sucessivamente.

Eu acredito que sempre existirá um produto top, a custo elevado, com alta tecnologia embarcada, inacessível para o mercado mediano. Então sempre haverá distinção do profissional. Mesmo que exista um celular superzoom.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2016, 18:27:00
O ambos é por minha conta porque você é um fotógrafo profissional, e é obvio que não vai querer que a extinção das câmeras aconteça. RS

 :no: cada uma...rs posso viver muito bem em outros segmentos profissionais se a fotografia for extinta, trabalho com fotografia a apenas 5 anos, não me preocupo com isso rs
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Maio de 2016, 17:35:46
Acho que fotógrafos profissionais não vão querer que sua profissão acabe... A ferramenta a ser usada pouco importa.

Mas acho difícil que celulares possam no futuro ser usados tanto pra fotos da natureza selvagem usando teles de longa distância quanto pra fotos de arquitetura em ambientes apertados.

Concordo plenamente...pelo menos a câmera do meu LG G4 está longe de fazer 30% do que faço com minha dslr. Claro que faz um panning, um desfoque legal, e em situações de boa iluminação tem uma ótima nitidez...mas...ainda está longe. Os fotógrafos desta geração podem dormir tranquilos...


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #28 Online: 19 de Maio de 2016, 23:13:46
    Oi, venho aqui pela primeira vez.E venho falar sobre o ''futuro'' das câmeras.Recentemente meu tio comprou um celular de, sei la quantos megas, mas sei que ele tirou uma foto perfeita de qualidade fiquei ate chateado com isso, pois ele não saca nada de foto e fez essa foto sem esforço(por isso que tem gente aqui que ta desistindo do ramo).Entao pra que compro uma maquina de 5000/6000, se um celular de 1000, faz quase ''tudo'', ate HDR faz automaticamente com vários aplicativos.
    Bom, é o meu pensamento.

É só dar um zoom q a diferença entre as fotos fica gritante.

vlw