Autor Tópico: Fotômetro de mão analógico vale a pena?  (Lida 7643 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 26 de Janeiro de 2016, 19:37:09
Semana passada adquiri um Weston Ranger 9, novíssimo, na caixa, impecável, faz leitura refletida e incidente, inclusive com variações para leitura específica para filme colorido, P&B, close ups. Está lindo. Comprei sem garantia de funcionamento. Ontem adaptei 2 baterias LR44 e o danado funcionou. O padrão é 2.7V e está operando com 3.0V. Vou pedir para calibrar e comparar com um digital. Vamos ver no que dá... :snack:


Depende do circuito dele. Se for do tipo série, vai dar erro. Se for tipo ponte não vai.


Ops... Tipo série.

http://www.johndesq.com/pinhole/ranger9calibration.htm





O em ponte seria algo assim:

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 19:56:57 por AFShalders »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #31 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 15:19:13

Depende do circuito dele. Se for do tipo série, vai dar erro. Se for tipo ponte não vai.


Ops... Tipo série.

http://www.johndesq.com/pinhole/ranger9calibration.htm





O em ponte seria algo assim:




Bom saber! Obrigado!  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #32 Online: 01 de Maio de 2016, 13:21:37
Olá amigos, boa tarde! Ressuscitando o tópico, o meu Weston Ranger 9 tem o circuito em ponte. Levei-o à Dona Ieda, da Optimar, que fez um trabalho excepcional. Além de dar um talento estético no fotômetro, reduziu a voltagem de consumo de 2.7V (original) para 1.5V, que é mais prático até devido à facilidade de achar baterias LR44. Fiz fotômetria com as duas zonas de leitura (Luz alta e lux baixa) e ele se comportou perfeitamente! Fiz o comparativo com o fotômetro digital e ambas as leituras foram totalmente compatíveis, não diferindo em nada, tanto em refletida como em incidente. Como ficou minha resposta pendente achei que deveria dar um retorno!  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #33 Online: 01 de Maio de 2016, 13:23:38
Para quem tem Android achei o aplicativo LightMeter muitíssimo bom, ele mostrou as leituras iguais ao meu fotômetro de mão também...vale a pena. Paguei R$ 4,95 na versão Pro e não me arrependo. Claro que vale a pena observar que a qualidade da leitura vai depender do sensor da câmera do seu celular. Tenho um S5 e não me arrependo.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #34 Online: 02 de Maio de 2016, 13:56:16
Uma foto do menino:


INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)