Autor Tópico: Primeiro Ensaio Infantil  (Lida 1073 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 02 de Maio de 2016, 14:46:47
Boa tarde a todos!

No final de semana que passou fiz o meu primeiro ensaio fotográfico, e como este fórum me ajudou a chegar até aqui, gostaria de compartilhar com vocês algumas fotos desse ensaio e pedir a opinião dos mais experientes para continuar evoluindo.

As fotos foram feitas com uma Canon T1i e a lente 50mm 1.8, exceto a foto nº 2 que foi feita com a 18-55.

A menina tem 6 anos de idade e é muito tímida, mas acho que consegui bons clicks  :)

1-


2-


3-


4-


5-


Comentários e críticas construtivas são bem vindas  :)


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2016, 14:55:31
Achei interessante, tenho algumas colocações se me permitir  :D :ok:

1 - Muuuuuuuito cuidado com o foco, acho que nessa foto vc deve estar em 1.8, veja que o foco não saiu nos olhos, mas sim na boca dela. Fique sempre esperto na questão de focar e recompor em grandes aberturas.

2 - Cuidado com o fundo poluído também. É uma composição legal principalmente pela luz que está batendo lá na árvore, mas os carros chamam muita atenção e não agregam nada à foto.

3 - Gostei bastante dessa. Mas vc usou um tratamento que foge da linha das outras fotos. O interessante é vc manter uma consistência e não ficar variando o tratamento. Eu sofri muito no inicio, cada dia descobria um preset novo que era melhor que o anterior  :hysterical: mas agora aquietei o faxo

4 - Gostei  :ok: O único porém é achar que falta um pouco mais de pós nela (e nas outras) e está um pouquinho subexposta pro meu gosto (mas isso é gosto particular)

5 - Foto muito legal por conta do contraluz! Mas o fundo de novo incomoda bastante. Não sei como era lá, mas talvez um passinho pro lado esquerdo já resolveria (ou pioraria, haha)

Show! Continue assim, gostei das fotos!  :clap: :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2016, 15:11:48
Achei interessante, tenho algumas colocações se me permitir  :D :ok:

1 - Muuuuuuuito cuidado com o foco, acho que nessa foto vc deve estar em 1.8, veja que o foco não saiu nos olhos, mas sim na boca dela. Fique sempre esperto na questão de focar e recompor em grandes aberturas.

2 - Cuidado com o fundo poluído também. É uma composição legal principalmente pela luz que está batendo lá na árvore, mas os carros chamam muita atenção e não agregam nada à foto.

3 - Gostei bastante dessa. Mas vc usou um tratamento que foge da linha das outras fotos. O interessante é vc manter uma consistência e não ficar variando o tratamento. Eu sofri muito no inicio, cada dia descobria um preset novo que era melhor que o anterior  :hysterical: mas agora aquietei o faxo

4 - Gostei  :ok: O único porém é achar que falta um pouco mais de pós nela (e nas outras) e está um pouquinho subexposta pro meu gosto (mas isso é gosto particular)

5 - Foto muito legal por conta do contraluz! Mas o fundo de novo incomoda bastante. Não sei como era lá, mas talvez um passinho pro lado esquerdo já resolveria (ou pioraria, haha)

Show! Continue assim, gostei das fotos!  :clap: :clap:

Obrigado pelas dicas!
Tenho tido um pouco de dificuldade em focar em 1.8, não sei se é tão difícil assim ou se é por minha falta de experiência...
Nas fotos que não te agradou o fundo poluído, é porque essas fotos foram feitas em um parque bem no centro da cidade, rodeado por prédios de no mínimo 10 andares, por isso a dificuldade de achar um fundo limpo.
A terceira foto na teoria deu errado, acho que porque bateu o sol direto na lente, o único tratamento que usei foi aumentar o contraste e a saturação das cores, achei que ficou legal e resolvi usá-la.

Com certeza vou usar as dicas para evoluir na fotografia!


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2016, 15:29:55
Minhas preferidas foram a 1 e a 4 !!!
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2016, 18:00:15
Minhas preferidas foram a 1 e a 4 !!!
Obrigado marqsgabriel :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2016, 02:09:55
Olha, em todas as fotos a menina tem uma reação muito parecida: um sorriso forçado. Acaba que com isso a gente nao sabe nada sobre ela. É como se tivesse algo na frente que me impedisse de enxergá-la. Talvez é só deixá-la ser criança que tudo mudará :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2016, 07:13:41
Gostei, tá no caminho certo!


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2016, 08:55:59
1 - Além da questão do foco, já mencionada, senti que poderia melhorar um pouco mais na exposição. Fotos de criança remetem alegria, pureza, que é melhor representado com cores e luz, muita luz. Uma leve empurrada do histograma pra direita talvez ajude. Como dica pra acertar o foco em grandes aberturas, não foque pela ocular da câmera, pois por ter poucos pontos de foco terá que recompor e isso é suficiente para perder o foco. Se focar pelo LCD, tem a opção de dar zoom na área determinada (olhos), facilitando;

2 - Como já mencionado também, o fundo. O correto em fotos de pequenos é baixar-se ao nível dos seus olhos e fez isso, mas em certas situações, como essa, o ângulo de mergulho isolaria o fundo poluído. A pose está pouco dinâmica devido aos braços paralelos. Juntar as mãos sobre o joelho já mudaria tudo;

3 - Também como já mencionado, a edição quebra a sequência. No mais, a composição tá bacana.

4 - Considerei a melhor da sessão, mas senti falta de uma luz de recorte. A exposição do fundo e da criança estão muito parecidas.

5 - Usou o flash direto da câmera? Aqui achei o fundo melhor iluminado do que a criança, além da pose visivelmente desconfortável e artificial.

Como o Spiderman falou, talvez deixá-la ser criança ajudasse mais.
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 08:57:12 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2016, 09:30:31
Só não gostei muito da primeira, as outras ficaram legais.

Se posso te dar uma dica é tentar brincar mais com o cliente e tentar fazê-la sorrir, quem sabe algumas fotos mais espontâneas...

Bons cliques!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2016, 09:33:18
Obrigado a todos pelas dicas... Como disse foi meu primeiro ensaio, não tenho experiência alguma fotografando pessoas, apenas produtos rsrs... Vou estudar mais sobre composição e direção de modelos  :)
E um dia eu chego lá...