Autor Tópico: As mãos na fotografia  (Lida 4823 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 04 de Maio de 2016, 13:22:32
Todo mundo que se aprofunda em retratos logo percebe a importância das mãos nas composições. Quando bem posicionadas elas podem complementar as expressões do retratado, auxiliar na interpretação da história por trás da foto, aliviar a tensão do retratado que se sente menos desengonçado ao apoiar a mão sobre o corpo ou objeto e tudo isso até mesmo quando devidamente escondidas em bolsos. Ao contrário, podem arruinar um retrato quando posicionadas de forma errada ou simplesmente ignoradas.

O fato é tão relevante que existes profissionais intitulados "modelos de mão". Na série Breaking Bad alguém lembra do episódio em que a nora de Walter White, cleptomaníaca, se apresenta como modelo de mãos para entrar numa casa em exposição para venda?

O fotógrafo abaixo fez uma interessante série de fotos de mãos segurando bananas, ao lado de retratos dos rostos dos modelos donos do membro:
http://olikellett.com/hand-jobs/

Algumas fotos:




Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2016, 09:14:59
Ahhh que interessante! Eu tinha adorado as fotos, aí li a proposta original. As pessoas retratadas são 'hand models' e sempre trabalharam mostrando suas mãos por aí. Agora ele captou seus rostos! Muito legal.
cargocollective.com/marinas


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2016, 09:35:57
Bem interessante essa série!

O mais curioso é perceber que a pessoa tem tanta facilidade com a pose das mãos mas parece não se sentir a vontade posando para uma foto de rosto.

Lidar com as mãos é algo essencial em qualquer trabalho. Muitas vezes, se uma pessoa nunca posou, temos que ficar atentos para não atrapalhar na composição. Já quando tem algum conhecimento as melhores posições se tornam mais naturais.

São elas que dão mais proximidade para um casal, mostram se a pessoa está desconfortável com a pose ou um pouco tímida para um ensaio. É nossa obrigação estar sempre atentos a elas :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2016, 09:52:04
Bem interessante essa série!

O mais curioso é perceber que a pessoa tem tanta facilidade com a pose das mãos mas parece não se sentir a vontade posando para uma foto de rosto.

Lidar com as mãos é algo essencial em qualquer trabalho. Muitas vezes, se uma pessoa nunca posou, temos que ficar atentos para não atrapalhar na composição. Já quando tem algum conhecimento as melhores posições se tornam mais naturais.

São elas que dão mais proximidade para um casal, mostram se a pessoa está desconfortável com a pose ou um pouco tímida para um ensaio. É nossa obrigação estar sempre atentos a elas :ok:

É bem isso, Lucas. Eu diria para alguém que está começando na fotografia de retratos e que tem insegurança na direção dos modelos, primeiramente que estude o posicionamento das mãos. O ganho de qualidade é impressionante quando começamos a dar devida atenção à esse ponto. Torso, pernas, ombros, cabeça e coluna são todos importantes na construção das poses, mas nem sempre é fácil assimilar facilmente as boas práticas nesses pontos nem tão eficaz como quando gerenciamos bem as mãos dos modelos.
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 09:53:35 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2016, 23:52:05
meio infeliz o link haha "hand-jobs"

não é muito apropriado mas gostei da série  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2016, 07:46:15
meio infeliz o link haha "hand-jobs"

não é muito apropriado mas gostei da série  :ok:

Kkkkk. Mentes poluídas. Nem havia percebido.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2016, 15:21:56
Como dizem, as maos sao o segundo rosto.

Evidenciam a idade da pessoa, se a pessoa esta relaxada ou tensa, se esta a vontade ou desconfortavel, se eh trabalhador bracal ou nao, etc.


Vamos tornar o topico mais interessante, e postar algumas fotos que ja fizemos, para ver o que nos temos feito na pratica?

Minha colaboracao:





kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2016, 15:54:34
Muito boa ideia, Croix.

Como tenho focado minha fotografia em bancos de imagens, em várias oportunidades recorro ao apelo das mãos para auxiliar na contextualização das fotos. Isso força ainda mais a dar importância a elas, as mãos:

Situações de dor:




Dúvida:


Segurando objetos:


Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2016, 16:00:10
Como dizem, as maos sao o segundo rosto.

Evidenciam a idade da pessoa, se a pessoa esta relaxada ou tensa, se esta a vontade ou desconfortavel, se eh trabalhador bracal ou nao, etc.


Vamos tornar o topico mais interessante, e postar algumas fotos que ja fizemos, para ver o que nos temos feito na pratica?

Minha colaboracao:





No seu primeiro retrato achei que as mãos estavam em poses tensas. Um toque mais delicado no colar, com os dedos mais juntos, mudaria muito o contexto.

Já no segundo retrato é delicadeza pura. Fica uma sensação muito clara de relaxamento no gesto da modelo. Muito bom!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2016, 16:54:42
No seu primeiro retrato achei que as mãos estavam em poses tensas. Um toque mais delicado no colar, com os dedos mais juntos, mudaria muito o contexto.
Para que eu iria querer mudar o contexto?

A pose da mao segue uma tradicao classica:





Nao so em pintura e escultura, mas tambem danca classica:







Situações de dor:




Essas duas fotos "achei que as mãos estavam em poses tensas. Um toque mais delicado [...], com os dedos mais juntos dobrados, mudaria muito o contexto."   ;)


Já no segundo retrato é delicadeza pura. Fica uma sensação muito clara de relaxamento no gesto da modelo. Muito bom!

O segundo sao poses bem classicas antiquada. Mas tambem foi proposital. Retrata uma epoca.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2016, 18:49:50
A tensão que mencionei não foi demérito ou crítica. Apenas citei que uma leve alteração na mão mudaria todo o espírito da foto. ;)

Outro ponto fica claro em todas as referências que mencionou: todos os dedos são visíveis, ainda que sutilmente. Nas poses das dançarinas esse ponto fica muito evidente.

O contrário muitas vezes transmite aquela ideia da sensação de amputação nos recortes de membros. Normalmente é mais harmonioso deixar todos os dedos levemente expostos de alguma forma.

Quanto as minhas que mencionou, a tensão combina com a sensação de dor que o retrato representa. Mãos muito delicadas não reforçariam o sofrimento. :D
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 18:53:00 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2016, 19:26:14
Putz, que tópico interessante! Aprenderei muito! :snack:


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2016, 19:54:15

Quanto as minhas que mencionou, a tensão combina com a sensação de dor que o retrato representa. Mãos muito delicadas não reforçariam o sofrimento. :D

Eh o que eu quiz dizer hehe.



De toda forma, a cena da imagem nao faria sentido com os dedos entrelacados na dorrente. A cena eh sobre surpresa ou leve shock, o ato de levar a mao ao peito. Ficar entrelacando objtos na mao tensa, transmite mais um ato de nervosismo. Ainda mais, a intencao nao eh chamar a atencao para o acessorio, mas sim para o momento.

Para aparecer os dedos por enteiro o punho teria que estar reto, o que diminui a expressao de tensao e ate mesmo a ideia de movimento. Um detalhe, nessa imagem e sua pose, a modelo nao esta posando, ela esta atuando. Ja a segunda imagem da modelo de chapeu, ela nao esta atuando, ela esta posando. Ja as dancarinas estao dancando (duhhh hehe).

Eh aquela historia, daria para fazer uma imagem convencionalmente perfeita, mas ficaria imperfeita. Ja a imperfeicidade eh o que muitas vezes deixa a o resultado no ponto. Em outras palavras, nao eh o detalhe de um elemento mas o conjunto da obra.

Nao pense que eu me incomodo com o que vc disse. Apenas respondo como oportunidade para falar do assunto, e nao como defesa a minha cria, ou por sentimento de ter sido atacado. :)


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2016, 20:12:01
Eh o que eu quiz dizer hehe.



De toda forma, a cena da imagem nao faria sentido com os dedos entrelacados na dorrente. A cena eh sobre surpresa ou leve shock, o ato de levar a mao ao peito. Ficar entrelacando objtos na mao tensa, transmite mais um ato de nervosismo. Ainda mais, a intencao nao eh chamar a atencao para o acessorio, mas sim para o momento.

Para aparecer os dedos por enteiro o punho teria que estar reto, o que diminui a expressao de tensao e ate mesmo a ideia de movimento. Um detalhe, nessa imagem e sua pose, a modelo nao esta posando, ela esta atuando. Ja a segunda imagem da modelo de chapeu, ela nao esta atuando, ela esta posando. Ja as dancarinas estao dancando (duhhh hehe).

Eh aquela historia, daria para fazer uma imagem convencionalmente perfeita, mas ficaria imperfeita. Ja a imperfeicidade eh o que muitas vezes deixa a o resultado no ponto. Em outras palavras, nao eh o detalhe de um elemento mas o conjunto da obra.

Nao pense que eu me incomodo com o que vc disse. Apenas respondo como oportunidade para falar do assunto, e nao como defesa a minha cria, ou por sentimento de ter sido atacado. :)

Compreendo tudo. =)

Só uma última confirmação: não estava criticando ou sugerindo melhoras. Só comentei que a simples mudança da mão mudaria todo o contexto. De uma imagem de choque para uma imagem de leve surpresa ou contemplação, caso a modelo tocasse levemente o colar com os dedos alinhados. Sem falar no fato que já mencionou que desviaria a atenção para o colar (outra forte utilidade das mãos nas fotografias, direcionar a visão)

Também sou da linha que não se deve buscar a "perfeição" que muita regra prega. A galera as vezes segue tanta regra que, apesar do trocadilho, a imagem fica muito plástica.

"Nao pense que eu me incomodo com o que vc disse. Apenas respondo como oportunidade para falar do assunto, e nao como defesa a minha cria, ou por sentimento de ter sido atacado". Fica sossegado, compreendo perfeitamente.

O tópico tá ficando melhor do que a encomenda :D. Tomara que o restante do pessoal poste sua experiência.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2016, 20:15:33
Nenhum problema na mão de um jeito ou do outro, o interessante e acho que o Kleber quis mencionar é que existem duas fotos dependendo das mãos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk