Autor Tópico: Uma esquecida do Museu...  (Lida 1511 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Maio de 2016, 08:38:53
Museu do Amanhã #2 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Havia esquecido de postar essa numa série que fiz no Museu do Amanhã, RJ. Como sempre, críticas e comentários muito bem vindos.  :snack:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2016, 09:03:04
Legal o lugar, Carlos! Acho que é um enquadramento meio clássico, mas ficou bem enquadrado. Gostei da luz também...
Perguntas: por que f16? Chegou no limite da velocidade para uma boa nitidez... em local com potencial de ventos, isso pode ser um complicante...
Usou filtro graduado na edição para escurecer o céu?

 :snack:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2016, 09:21:43
Legal o lugar, Carlos! Acho que é um enquadramento meio clássico, mas ficou bem enquadrado. Gostei da luz também...
Perguntas: por que f16? Chegou no limite da velocidade para uma boa nitidez... em local com potencial de ventos, isso pode ser um complicante...
Usou filtro graduado na edição para escurecer o céu?

 :snack:



Sim, é a primeira ou a segunda foto que todos fazem, mas eu não podia deixar de ter a minha não é mesmo?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


porque f16?


Sim, pela nitidez, mas se puder me explicar a relação com o potencial de ventos eu te agradeço, gostaria de entender.  :ponder:


Sim, usei um filtro graduado para escurecer.  :ok:





Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2016, 09:57:37
Oi Carlos! As fotos clichês são fundamentais! :)

Cada lente tem uma abertura ótima para conseguir boa nitidez e que não necessariamente é f16. O problema que falei sobre a nitidez é que se fecha o diafragma, necessariamente terá que mexer em outros parâmetros para compensar a luz (fotometria). Se não mexer no ISO, o que ocorre é redução da velocidade e você chegou a 1/30, com uma DF de 20 mm... limite e se tem vento, quanto menor a velocidade, maior a chance de borrar a imagem pelo vento movendo você é a câmera. Poderia ter aberto o diafragma para aumentar a velocidade...
Em relação ao filtro graduado, ele ficou evidente... tem uma diagonal no quadro marcando o limite do filtro... o que usou no filtro, exposição/realces/sombras?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2016, 10:05:30
Oi Carlos! As fotos clichês são fundamentais! :)

Cada lente tem uma abertura ótima para conseguir boa nitidez e que não necessariamente é f16. O problema que falei sobre a nitidez é que se fecha o diafragma, necessariamente terá que mexer em outros parâmetros para compensar a luz (fotometria). Se não mexer no ISO, o que ocorre é redução da velocidade e você chegou a 1/30, com uma DF de 20 mm... limite e se tem vento, quanto menor a velocidade, maior a chance de borrar a imagem pelo vento movendo você é a câmera. Poderia ter aberto o diafragma para aumentar a velocidade...
Em relação ao filtro graduado, ele ficou evidente... tem uma diagonal no quadro marcando o limite do filtro... o que usou no filtro, exposição/realces/sombras?



Ultimamente tenho tirado muitas fotos clichês. rsrsrsrs...

Com relação ao filtro graduado, tem razão, olhando agora ficou bem evidente. Usei apenas um leve clareamento de sombras, tentarei corrigir.

Aliás! Valeu pelas dicas!!!!
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 10:08:46 por cfcsosa »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2016, 10:54:18
Olá, gostei da foto, talvez apenas um pequeno excesso no tto do céu.

Quanto ao que foi dito acima sobre F16... abrindo um pouco mais F8 ou F11, além de poder elevar mais a velocidade de captura, também limita o potencial efeito de difração com pequenas aberturas, chegando ao resultado final que deseja = nitidez.

abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2016, 11:30:04
Olá, gostei da foto, talvez apenas um pequeno excesso no tto do céu.

Quanto ao que foi dito acima sobre F16... abrindo um pouco mais F8 ou F11, além de poder elevar mais a velocidade de captura, também limita o potencial efeito de difração com pequenas aberturas, chegando ao resultado final que deseja = nitidez.

abraços

Opa! Valeu mesmo!

PS: O que é TTO?


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2016, 11:31:48
Tto = tratamento...  :assobi:

 ;)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2016, 11:34:28
Valeu Pris  :D :D
Acostumamos tanto a abreviar que dá nisso  :D :D
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2016, 12:10:43
Tto = tratamento...  :assobi:

 ;)



Valeu Pris  :D :D
Acostumamos tanto a abreviar que dá nisso  :D :D




 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:



Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2016, 17:21:38
Convencional, mas bem executada... Gostei!!!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2016, 11:28:59
Convencional, mas bem executada... Gostei!!!

Obrigado !


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2016, 12:36:02
Gostei muito da foto, com as ressalvas já mencionadas pelos outros colegas.

Permita-me acrescentar algo sobre a abertura utilizada. Além da abertura f/16 exigir baixa velocidade, que pode atrapalhar muito a nitidez, as limitações ópticas também devem ser observadas.

Normalmente as lentes não encontram sua melhor nitidez nos limites de abertura do diafragma (no caso dessa lente f/3.5 e f/22). Na Sigma 10-20mm 3.5, a maior nitidez está concentrada entre f/5.6 e f/11. Procure explorar as aberturas F/8 e f/11 e terá boas surpresas.

Abs
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2016, 12:54:51
Gostei muito da foto, com as ressalvas já mencionadas pelos outros colegas.

Permita-me acrescentar algo sobre a abertura utilizada. Além da abertura f/16 exigir baixa velocidade, que pode atrapalhar muito a nitidez, as limitações ópticas também devem ser observadas.

Normalmente as lentes não encontram sua melhor nitidez nos limites de abertura do diafragma (no caso dessa lente f/3.5 e f/22). Na Sigma 10-20mm 3.5, a maior nitidez está concentrada entre f/5.6 e f/11. Procure explorar as aberturas F/8 e f/11 e terá boas surpresas.

Abs

Show!  :ok:


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2016, 14:23:22

um teste ao moiré