Autor Tópico: Luz? Pós produção? Ajuda divina?  (Lida 7930 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 10 de Maio de 2016, 16:14:11
t4i
75~300
f/4.5
iso 400
DF 125mm



Essa lente não é nítida nunca rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #46 Online: 10 de Maio de 2016, 17:35:31
Eu nao sei se entendi bem o que voce procura... o look and feel dessas fotos é quase que padronizado, também gosto bastante, tratamento não vejo nada demais... normalmente finais de tarde ou inicios de manhã, climas frios pra preservar determinados tons de cores, contra luz num momento especifico do dia que o céu acaba ficando no mesmo range dinâmico e voce nao perde info... além da pose e falta de elementos pra criar fotos de tons quase monocromáticos (mas nao necessáriamente PB), uma semi-tele ou tele de grande abertura ajuda, provavelmente usam algo entre 85mm e 135mm, se for 1.2 ou f2 respectivamente, ajuda no processo.

@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #47 Online: 10 de Maio de 2016, 19:59:45
quanto a segunda foto ser "carregada de PS", nao sei onde foi visto isso, é plenamente possível, viável e natural fazer uma foto dessa e usar duas camadas pra editar no PS... o que vejo nessa foto é uma semi-tele de grande abertura e uma camada no PS acentuando em um stop ou menos a modelo com o bebê... nada mais
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #48 Online: 11 de Maio de 2016, 03:06:22
quanto a segunda foto ser "carregada de PS", nao sei onde foi visto isso, é plenamente possível, viável e natural fazer uma foto dessa e usar duas camadas pra editar no PS... o que vejo nessa foto é uma semi-tele de grande abertura e uma camada no PS acentuando em um stop ou menos a modelo com o bebê... nada mais

Entao o cara usou stands cinematograficos para posicionar o fash... Ou algum modificador no sol.

Mas essa transicao de luz nao eh natural. Nem que ele tivesse usado algum filtro na lente para criar uma espece de vinheta.

E a maneira que a modelo se detsca tambem nao eh natural. Tem photoshop sim, e ate onde eu sei, afinal de contas eu nao sesei tudo, nao vejo como poderiam criar isso naturalmente.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 11 de Maio de 2016, 09:45:43
Citar
quanto a segunda foto ser "carregada de PS", nao sei onde foi visto isso

Acho que é referente ao meu comentário...
é que pra mim, algumas pinceladas no PS já é bastante...


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #50 Online: 13 de Maio de 2016, 01:09:04
Entao o cara usou stands cinematograficos para posicionar o fash... Ou algum modificador no sol.

Mas essa transicao de luz nao eh natural. Nem que ele tivesse usado algum filtro na lente para criar uma espece de vinheta.

E a maneira que a modelo se detsca tambem nao eh natural. Tem photoshop sim, e ate onde eu sei, afinal de contas eu nao sesei tudo, nao vejo como poderiam criar isso naturalmente.

Cara, a modelo esta numa clareira, onde ela esta exatamente nao pega sol, eu chuto que nem flash nessa foto foi usado. Quanto o destaque da modelo, um stop a mais nela numa layer ja resolveria e uma leve abaixada nos highlights.

Vou dar um exemplo de foto minha que se assemelha em alguns pontos.



Sem flash, sem rebatedor, sem nada. Baixei um ponto no fundo (situaçoes diferentes, a luz da foto 01 da primeira página nao possui luz direta do sol, é muito mais difusa nas folhas e no bokeh), e dei um acentuada na modelo em meio stop mais ou menos. Coisa de 10 minutos de edição com Lightroom e Photoshop (isso contando o tempo tratando pele e d&g)

Isso é tratamento default, "cheio de PS" pra mim é quando se começa a tirar/retirar elementos, quando se esta falando de tons, cores, D&G e derivadas, é tratamente comum, que é feito desde sempre.
@jacobfotografiacriativa


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #51 Online: 13 de Maio de 2016, 10:27:58
Jacob, a sua foto está suave, de bom tom, bom gosto. A segunda dele está exagerada, dá pra perceber claramente tudo o que ele fez, isso pra mim é carregar no Ps ;)
Claro que adicionar e retirar elementos também é.

Quanto a primeira eu disse lá no começo que era tratamento simples, mas ele está usando flash sim, caso contrário a modelo não estaria olhando para a luz. À principio tb achei que era apenas o por do sol, mas a luz ficaria ali por muito pouco tempo daquela maneira para ele conseguir ficar arrastando uma cadeira e a modelo não estaria olhando para o sol. Confirmei que era flash nas outras fotos dele do instagram, em quase todas ele usa flash com gel, e isso explica a luz centralizada (não é vinheta da pós).

Claro que isso poderia ser criado naturalmente, mas é algo que tomaria muito tempo e produção, um pouco inviável para um simples ensaio que você não está ganhando mais de 2mil reais.

No caso da segunda, não tem como criar naturalmente pelo exagero no tratamento do Ps :ok:


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 13 de Maio de 2016, 13:25:37
Citar
Jacob, a sua foto está suave, de bom tom, bom gosto.

2x


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #53 Online: 13 de Maio de 2016, 23:50:07
Pelo que eu entendi, o dono do tópico está procurando por boas fotografias... as duas que foram postadas não são de meu agrado mas acho que entendi o recado.

Não existe milagres... não é um tratamento que vai deixara  foto linda e maravilhosa... tudo influencia.
Primeiro vem a luz, e não é apenas a escolha da fonte não, é preciso ter em mente os contrastes(luz e sombra),  suavidade, distância, reflexos(fotografias feitas na grama por exemplo te da um reflexo verde horrível e muito difícil de se tratar depois) etc etc etc...
Outro ponto importante é a escolha das cores.. roupas, locais, cor do cabelo, da pele... tudo precisa estar em harmonia.
Depois vem o equipamento que também tem sua importância.. esse look suave vem com lentes longas de grande abertura.

Ano passado eu fiz uma sessão de família com um look mais suave... foi um fim de tarde com céu limpo. A luz estava legal mas note que os fotografados estão sempre na sombra, pois o objetivo era conseguir um look harmonioso, suave... segue o link:

http://gustavobosa.com/trabalhos/matheus-1-ano/
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #54 Online: 14 de Maio de 2016, 12:47:28
 :worship:

Nossa! Meus parabéns pelo seu trabalho. Curti muito. Que lente você usa Bosa? Sei que não vem ao caso, mas é que quero comprar uma 85mm para minha Canon T4i e gostaria que o desfoque e a claridade se comparassem a essa do seu trabalho.

E obrigado também pelo comentário. Eu nunca havia reparado na questão do reflexo que a grama verde causa na luz. E sobre fotografar o assunto na sombra, deu realmente um ar harmonioso, transmite a tranquilidade capitada.

 :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #55 Online: 14 de Maio de 2016, 13:10:06
Nessa sessão eu usei basicamente 3 lentes... 24mm 1.4G, 85mm 1.4G e 70-200 2.8 VRII, sempre em abertura máxima.

Nessas do site, foram apenas 85 e 70-200 mas segue um link com mais fotografias que usei também a 24mm(da pra identificar pelo aspecto puxado para o grande angular como na segunda e terceira imagem por exemplo).


https://www.flickr.com/photos/88360583@N07/albums/72157653123277524

OBS: As fotografias do flickr estão sem tratamento de pele.
« Última modificação: 14 de Maio de 2016, 13:13:19 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #56 Online: 14 de Maio de 2016, 19:32:03
Nenhum tratamento Bosa? Essas do flickr..? Ou colocou algum filtro?
Estão realmente muito legais suas fotos. Eu gostei. ^^
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #57 Online: 14 de Maio de 2016, 20:31:35
Concordo com a maioria aqui. Com certeza foram feitas em meia tele ou tele. No meu primeiro ano de fotografia de fotos horríveis e totalmente noob, acreditava que Photoshop era algo desleal ou mascarar a fotografia mas alguns anos depois mudei de ideia. Feito da forma como o Bosa entre outros fazem, é super válido e faz toda diferença.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 17 de Maio de 2016, 14:20:31
Cara, a modelo esta numa clareira, onde ela esta exatamente nao pega sol, eu chuto que nem flash nessa foto foi usado. Quanto o destaque da modelo, um stop a mais nela numa layer ja resolveria e uma leve abaixada nos highlights.

Vou dar um exemplo de foto minha que se assemelha em alguns pontos.



Sem flash, sem rebatedor, sem nada. Baixei um ponto no fundo (situaçoes diferentes, a luz da foto 01 da primeira página nao possui luz direta do sol, é muito mais difusa nas folhas e no bokeh), e dei um acentuada na modelo em meio stop mais ou menos. Coisa de 10 minutos de edição com Lightroom e Photoshop (isso contando o tempo tratando pele e d&g)

Isso é tratamento default, "cheio de PS" pra mim é quando se começa a tirar/retirar elementos, quando se esta falando de tons, cores, D&G e derivadas, é tratamente comum, que é feito desde sempre.

Nao vejo semelhanca.

A foto postada pelo OP tem vinheta, a sua nao tem.
A modelo tem luz no rosto. Se fosse luz natural, ela estaria com o rosto sombreado. Assom como a parte de baixo da cabeca da crianca. Tem luz de preenchimento, nem que seja luz do sol rebatido.
Na foto postada pelo OP toda a area em volta da modelo, atemesmo onde supostamente seria dentro do DOF, esta fora de foco. Veja que ate a parte em volta da cintura da modelo esta fora de foco. Ja na sua foto isso nao acontece.

Ou seja, luz, dof, contraste na modelo, estao bem diferentes.

Como falaram antes, "cheio de photoshop" eh mais pela evidencia de que ha tratamento, mesmo sendo pouco ou basico. Apesar de eu nao ter problema com fotos com bastante manipulacao. Estaou apenas dizendo que tais efeitos da segundo foto postada pelo OP, eu nao vejo como o cara conseguiria obter na camera somente.

Se o cara usa muito ou pouco PS para mim tanto faz.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #59 Online: 17 de Maio de 2016, 15:03:46
Nao vejo semelhanca.

A foto postada pelo OP tem vinheta, a sua nao tem.
A modelo tem luz no rosto. Se fosse luz natural, ela estaria com o rosto sombreado. Assom como a parte de baixo da cabeca da crianca. Tem luz de preenchimento, nem que seja luz do sol rebatido.
Na foto postada pelo OP toda a area em volta da modelo, atemesmo onde supostamente seria dentro do DOF, esta fora de foco. Veja que ate a parte em volta da cintura da modelo esta fora de foco. Ja na sua foto isso nao acontece.

Ou seja, luz, dof, contraste na modelo, estao bem diferentes.

Como falaram antes, "cheio de photoshop" eh mais pela evidencia de que ha tratamento, mesmo sendo pouco ou basico. Apesar de eu nao ter problema com fotos com bastante manipulacao. Estaou apenas dizendo que tais efeitos da segundo foto postada pelo OP, eu nao vejo como o cara conseguiria obter na camera somente.

Se o cara usa muito ou pouco PS para mim tanto faz.

Eu já vi muita semelhança sim, apenas a foto do jacob está mais equilibrada que as primeiras do tópico (falo na relação entre sombra, realce e exposição). Vou contribuir com 02 fotos distintas, da mesma modelo, com leves diferenças: a primeira sem tratamento algum e a segunda com tratamento (recuperação da exposição no lr) - ambas com simulação de filme ASTIA/SOFT que a própria câmera faz.

Todas utilizando iluminação natural, sem softbox, rebatedor, nada. A única diferença entre elas foi a posição e uma breve diferença de horários. Ambas foram na "golden hour", sendo que na primeira o sol estava indo se por, mas ainda sem obstáculos, e na segunda, questão de poucos minutos, já estava se escondendo atrás de edifícios e a foto foi batida em contra-luz.

1)


2)
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure