Autor Tópico: Compra e revelação de 4x5  (Lida 5244 vezes)

Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Maio de 2016, 22:00:04
Pessoal das GRANDE FORMATO, como fazem hoje pra comprar filme (chapa) 4x5 (creio q ebay) e revelar?

Estou namorando uma Calumet 4x5 com lente Schenaider 150mm.

Grato!


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2016, 17:15:12
Ng?  :shock:

O pessoal da grande formato, tem como dividir comigo (conosco) como é o seu processo hoje em dia?  :ok:


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2016, 18:21:26
Pessoal das GRANDE FORMATO, como fazem hoje pra comprar filme (chapa) 4x5 (creio q ebay) e revelar?

Estou namorando uma Calumet 4x5 com lente Schenaider 150mm.



Grato!

Boa Tarde Guilherme ,

Também tenho uma Calumet , boa Câmera. Filmes para comprar aqui no Brasil anda bem dificil. Eu compro no Ebay. E revelar , se for Preto e branco eu revelo no Sr, Ogawa no centro de Sp , mas também tem o Marcelo Guarnieri , em Santo Amaro , ele revela 4x 5 8 x 10 120 135 tudo , colorido e Pb. Grande formato para revelar e meio caro , por isso são so para fotos bem especiais , eu uso pouco então compensa eu pagar mesmo sendo caro . Agora se for usar muito vale a pena investir em quimicos , e revelar em casa. Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2016, 20:08:03
Oi Marcelo, obrigado pela mensagem.

Então, fechou um estúdio em Cuiabá de um senhor de 70 anos e ele vendeu o material. Comprei uma Calumet CC-401 com lente Schnaider. Impecável pq nunca saiu do estúdio. Vem com tripé original da Calumet, caixa, adaptador para filme 120 (esse eu achei demais!) e a capa preta que o cara usou a vida toda. Ainda está me mandando o saco preto pra revelação e tanque de revelação pra 120.

O cara super solicito, está me dando dicas e apoio a distância. Ele revelava 4x5 PB no tanque de 120 e tal.

Eu fiz uma pesquisa ligando para as referências que encontrei aqui no site. Vamos ver, vou mandar os primeiros filmes para laboratório de referência pra eu poder ter parâmetro depois que começar a revelar meus filmes.

Eu fiz um curso de Grande Formato no início do ano com o Sérgio Sakakibara, o mote era o processo Van Dyke, bem construtivo.

É isso, depois de 16 anos de fotografia analógica e digital eu me sinto novamente como um aprendiz na GF.

 


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2016, 20:35:23
Oi Marcelo, obrigado pela mensagem.

Então, fechou um estúdio em Cuiabá de um senhor de 70 anos e ele vendeu o material. Comprei uma Calumet CC-401 com lente Schnaider. Impecável pq nunca saiu do estúdio. Vem com tripé original da Calumet, caixa, adaptador para filme 120 (esse eu achei demais!) e a capa preta que o cara usou a vida toda. Ainda está me mandando o saco preto pra revelação e tanque de revelação pra 120.

O cara super solicito, está me dando dicas e apoio a distância. Ele revelava 4x5 PB no tanque de 120 e tal.

Eu fiz uma pesquisa ligando para as referências que encontrei aqui no site. Vamos ver, vou mandar os primeiros filmes para laboratório de referência pra eu poder ter parâmetro depois que começar a revelar meus filmes.

Eu fiz um curso de Grande Formato no início do ano com o Sérgio Sakakibara, o mote era o processo Van Dyke, bem construtivo.

É isso, depois de 16 anos de fotografia analógica e digital eu me sinto novamente como um aprendiz na GF.

Boa Noite Guilherme ,

Parabéns pela aquisição , você comprou um ótimo equipamento e com vários acessórios. Eu sou iniciante em GF , e estou dando umas cabeçadas , hehe , em Grande Formato não podemos nos distrair , e são muitos detalhes , e eu sou meio distraído , esqueço de anotar os chassis se o filme e Pb ou cor , se é cromo ou negativo ,já tirei foto sem limpar os chassis , já montei filme errado , mas uma hora eu aprendo. Para você é mais fácil  , já sabe revelar e tem experiência. Quando eu acertar umas fotos legais posto aqui. E você também depois posta seu trabalho . Boas fotos . Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2016, 21:15:55
Por favor, eu não tenho experiência em GF não, um curso n garante muita coisa. E revelação eu fazia há 15 anos atrás, esqueci tudo! rs rs

Quero aos poucos montar um esquema bacana de revelação pra precisar ao mínimo dos Labs.

Vamos nos falando, de repente dois iniciante apanhando anima o pessoal. rs rs


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2016, 21:00:38
Sei que o tópico já é antigo... mas gostaria de registrar que também estou interessado no formato 4x5... entrei de férias agora é to gastando meu tempo construindo uma pinhole pra 4x5... Sempre quis fotografar nesse formato e achei que uma pinhole era boa solução, já que comprar uma Camera 4x5 ta muito caro pra mim! Vou dar uma checada com o Sr. Ogawa, moro em SP então se ele realmente ainda estiver trabalhando com isso vale a pena pra mim...
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2016, 21:04:32
Sei que o tópico já é antigo... mas gostaria de registrar que também estou interessado no formato 4x5... entrei de férias agora é to gastando meu tempo construindo uma pinhole pra 4x5... Sempre quis fotografar nesse formato e achei que uma pinhole era boa solução, já que comprar uma Camera 4x5 ta muito caro pra mim! Vou dar uma checada com o Sr. Ogawa, moro em SP então se ele realmente ainda estiver trabalhando com isso vale a pena pra mim...

Tenho uma 4x5 monotrilho a venda se tiver interesse.


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2016, 22:02:33
Opa! Manda umas fotos e o valor pro meu email:

felipelocca@gmail.com

Mesmo não comprando imediatamente, daqui a alguns meses talvez de pra comprar!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500