Autor Tópico: Fotos aéreas comerciais  (Lida 3516 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 26 de Agosto de 2012, 12:59:21
Oi galera,
Dia desses estava abastecendo o meu carro num posto de combustível e vi na parede uma foto aérea antiga daquele estabelecimento.
Imediatamente me passou um filme pela cabeça e lembrei que já havia visto esse tipo de fotos personalizadas em diversos outros locais.
Aqui na minha região existe um pequeno aeroporto, o que em tese seria prático alugar um avião e tirar fotos de grandes empresas para que eles pudessem expor em áreas comerciais.
Pergunto: Alguém já se aventurou por esse caminho? existiria mercado para venda de fotos em tamanho grande (imagino que o mínimo seria 1,20 largura por 1 metro de altura aproximadamente). Qual seria o melhor equipamento a ser utilizado? Pensei em identificar por terra as empresas com potencial, fazer um roteiro aéreo, fotografar e apresentar o trabalho em baixa qualidade (impressão em a4 por exemplo). Caso haja interesse, então entregar o produto pronto com moldura, vidro protetor anti reflexo, etc. 
Deixo essa idéia para apreciação dos colegas.
Abraços


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2012, 13:13:23
ACHO que o Jejê tem isso no portfólio dele. Ele fotografa editoriais para grandes empresas e SALVO ENGANO tem fotos aéreas incluídas.
mas acho inviável vc 1º fazer as fotos e depois apresentar o trabalho. Se já não tem um portfólio é meio complicado. Aí dos 2, 1... Ou gasta uma grana para formar um portólio mínimo, ou se apresenta à empresa na cara de pau e relata a idéia e apresenta a conta e reza para entregar um trabalho aceitável do ponto de vista qualitativo. (essa 2ª opção EU pessoalmente não arriscaria jamais)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2012, 13:27:00
ACHO que o Jejê tem isso no portfólio dele. Ele fotografa editoriais para grandes empresas e SALVO ENGANO tem fotos aéreas incluídas.
mas acho inviável vc 1º fazer as fotos e depois apresentar o trabalho. Se já não tem um portfólio é meio complicado. Aí dos 2, 1... Ou gasta uma grana para formar um portólio mínimo, ou se apresenta à empresa na cara de pau e relata a idéia e apresenta a conta e reza para entregar um trabalho aceitável do ponto de vista qualitativo. (essa 2ª opção EU pessoalmente não arriscaria jamais)
Hyde,
Não amadureci bem a idéia ainda, mas supondo que numa manhã (2 horas de vôo) possa fotografar digamos umas 20 empresas.. Consiga ter uma boa qualidade das fotos (raw para trabalhar melhor na pós) e entregue nas empresas digamos 5 fotos impressas em A4.. não precisaria ter portfólio, a foto por si só já seria um bom cartão de visitas.. a empresa simplesmente vai dizer SIM ou NÃO. Se tivesse um êxito de 20% e cobrando ..hum... 500 mangos por empresa... dá pra arriscar, não dá? Isso contando que seria na base do 'contrato de risco'.. primeiro investe pra depois tentar o retorno.


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2012, 13:33:49
Um fotografo conhecido meu fazia esse tipo de trabalho. Ele fretava um vôo e fazia várias fotos aéreas de empresas, da cidade, pontos de destaque da cidade... e depois corria atrás das empresas com amostras tarjadas e oferecia a ampliação, por conta e risco. Algumas empresas compravam, outras não, mas ele disse que sempre conseguia cobrir o custo do vôo e dava um lucrinho, mas era na cara de pau mesmo, pagar pra ver...
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2012, 15:38:41
Hyde,
Não amadureci bem a idéia ainda, mas supondo que numa manhã (2 horas de vôo) possa fotografar digamos umas 20 empresas.. Consiga ter uma boa qualidade das fotos (raw para trabalhar melhor na pós) e entregue nas empresas digamos 5 fotos impressas em A4.. não precisaria ter portfólio, a foto por si só já seria um bom cartão de visitas.. a empresa simplesmente vai dizer SIM ou NÃO. Se tivesse um êxito de 20% e cobrando ..hum... 500 mangos por empresa... dá pra arriscar, não dá? Isso contando que seria na base do 'contrato de risco'.. primeiro investe pra depois tentar o retorno.

Amador, eu falo que naipe de empresas com que lido diariamente (e isso pode obscurecer minha visão mercadológica). Se Eu chego com um A4 e ofereço o serviço eles recusam na hora. Mas, se gostarem da idéia, telefonam para a matriz e comentam. Se a amtriz aprova, 2 dias depois tem um fotógrafo de uma agência que já tenha um portfólio conhecido nessa área, com o helicóptero pago fazendo vários voos ao longo do dia (a depender do que foi contratado, é lógico) (baixa altitude, alta altitude, fim de tarde, começo de manhã, noite, etc...) e cobrando os olhos da cara.
Pode ser que uma empresa de médio porte que nunca tenha pensado nesse tipo de serviço, encha os olhos na hora e aprove as fotos ali mesmo, fechando um pacote de ampliação, com diferentes formatos e apresentações, fotos emolduradas, vidros protetores, papel fosco, lona, etc... e você fique muito bem na fita.
Se aí na tua cidade não tem esse serviço, acho que não custa dar uma pesquisada direcionada nas possíveis empresas que poderiam fechar esse serviço contido. De posse desses dados, dê alguns telefonemas e veja com a empresa se elas não teriam interesse. Caso positivo, frete o avião e faça algumas fotos. Apresente a empresa. Fechado alguns pacotes, é hora de fretar novamente e sentar o dedo a torto e a direito e sair batendo de posta em porta. Fechou alguns pacotes, tá no lucro. Fechou muitos, tá armado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2012, 16:17:05
Um cara em minha cidade trabalha com isso faz anos. Mas no caso dele, eh o Governo do Estado q contrata ele antes do voo para fotos aereas de pontos turisticos. Tb eh um filao q vc pode correr atras.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2012, 14:53:39


Você tem idéia de quanto custa a hora voo de avião? e de helicóptero?

De avião é mais barato que helicóptero, mas não voa em baixa altitude como helicópero. Mas é Caro!!

Equipamento é o de menos. Só precisa ter opção de grandes ampliações.

Outra coisa... é um pouco difícil se acostumar com o balanço e focar ao mesmo tempo, em mim deu muito enjoo.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2012, 18:50:19
Amador, eu falo que naipe de empresas com que lido diariamente (e isso pode obscurecer minha visão mercadológica). Se Eu chego com um A4 e ofereço o serviço eles recusam na hora. Mas, se gostarem da idéia, telefonam para a matriz e comentam. Se a amtriz aprova, 2 dias depois tem um fotógrafo de uma agência que já tenha um portfólio conhecido nessa área, com o helicóptero pago fazendo vários voos ao longo do dia (a depender do que foi contratado, é lógico) (baixa altitude, alta altitude, fim de tarde, começo de manhã, noite, etc...) e cobrando os olhos da cara.

Ha ha ha, vdd, já vi muito disso... e em vários segmentos...   :doh:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2016, 14:01:42
Revivendo esse tópico...

Olha só quanta coisa muda em 4 anos.. Na época nem se falava em Drone e hoje isso seria facilmente resolvido com um aparelho desses.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2016, 14:54:30
Revivendo esse tópico...

Olha só quanta coisa muda em 4 anos.. Na época nem se falava em Drone e hoje isso seria facilmente resolvido com um aparelho desses.

Acho que depende da foto. Tenho umas aqui (tiradas de navios no meio do mar) que não poderiam ter sido facilmente tiradas com drone. Mas isso é um caso bem específico, e não tenho dúvidas que em alguns anos mesmo este tipo de foto poderá ser tirada por um drone.