Autor Tópico: Lentes macro 150, 180 e 200mm onde foram parar?  (Lida 3513 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Outubro de 2020, 10:04:11

Se nao considerar o sensor, sem dúvida existe camera m4/3 equivalente do melhor nivel a uma FF. Considerando o sensor, no geral, nao. Considerando conjunto camera e lente, diria que sim para alguns tipos de fotos. Cada vez mais me convenço que o mais importante é a qualidade das lentes, e estou falando das tops onde lente de 1.000 dólares é barata rsrs..
Nunca usei FF, camera ou lente, logo, autoridade zero para opinar. No máximo posso reproduzir avaliaçoes e, principalmente, conferir os resultados. Para tanto ninguém melhor do quem utiliza os 2 sistemas, com as cameras e lentes top, para, ai sim poder comparar.
Para exemplificar confira o trabalho do fotografo Frank Diaz, q nao conhecia, e nem sei o nivel profissional (ou de hobby dele), mas parece bom, apesar que, certamente existem varios fotografos PRO que usam os 2 sistemas. No caso ele utiliza FF Sony (A7R IV) e Olympus  E-M1x e E-M1 II. No Instagram dele as imagens provem, em geral, de objetivas Sony 200-600mm e Olympus 300mm f/4 PRO (600mm equiv.). Em preço sao conjuntos parecidos, entre 4.500 (Oly) e 5.000 dolares (Sony).  No caso da Sony a lente nem é tão top assim (custa $2K), sistema até meio "barato" comparado, por exemplo com uma Nikon D5 ($5.3K) e Nikkor 500mm f/5.6 ($3.5k) ou com a Nikkor 600mm f/4E FL ED ($12K), essa sim concorrente direta da M.Zuiko 300mm f/4 PRO. Resumindo, confira a qualidade das fotos dos dois sistemas. Pelo que vi ambos sao de qualidade muito alta, e creio que quem usa deve achar o mesmo. As Oly tem um sistema de estabilizaçao absolutamente incrivel, que possibilita dispensar o tripé com frequência. Ah, mas dá mais ruido em ISO alto, bom, para tanto tem os denoises da vida, que vc mesmo usa nas suas fotos FF, mas que, incrivelmente, o fotografo q indiquei nao parece usar rsrs..  Se for comparar com o sistema equivalente mencionado da Nikon ($9k) é bem "econômico" mantendo a qualidade, menor peso, etc.., pelo menos para foto de vida selvagem..  Enfim, a melhor avaliação mesmo é de quem usa os 2 sistemas no mais alto nível, o que voce nao vai encontrar no Brasil..

https://www.instagram.com/p/CDnHvhQg8WU/

Muito obrigado pela resposta e opinião, concordo totalmente que lentes vem em primeiro lugar, quando estava começando mantive minha D3100, até completar todas as lentes que eu queria, só depois mudei de câmera, nunca usei uma câmera M4/3, acho incrível o estabilizador realmente em macro deve ajudar muito, à minha lente nem tem estabilização kkk.
Caso queira podemos compartilhar arquivos RAW só para experiências.
Lembrei de você faz alguns dias, você disse que tem vontade dessa 300 mm F4 Oly porém pelo preço fica difícil, achei uma Nikon 300mm F4 Af-s aparentemente em perfeitas condições, me deu coceira para comprar por estar barata kkk, acredito que funciona na sua câmera com adaptador.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1673122285-lente-nikon-300mm-nikkor-f4d-if-ed-_JM#position=7&type=item&tracking_id=3e0cac85-7f4a-4605-8a1d-9a44fed43041

A distância do foco é bem parecida com à da Oly e tem ótima nitidez.

Eu sou muito chato com ruído, custumo tirar ruído mesmo em ISO 400 em FF kkkk.
Comprei uma D500 pois tive um pouco de problema de foco com D810 quando preciso de muitas sequências de fotos, ela se perde muito mais que uma D750 que tive, agora vou usar a D500 quando preciso de sequências, pelo dólar alto D750 está quase o dobro do valor que vendi.
Mas confesso que não estou muito animado com a qualidade, achei um teste da D810 vs D500 fiquei um tanto desanimado com a diferença de ruído e nitidez...
De qualquer forma pretendo usar para filmar, pelo fator de crop da D500 em 4K, minha lente vai para 1350mm :eek:.

Aqui o teste: https://backcountrygallery.com/nikon-d500-review/

De qualquer forma agora vou manter as duas câmeras, para não me arrepender depois.
Gosto de trocar experiências e fazer testes, o problema é que alguns parecem levar para o pessoal essas coisas :no:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 19 de Outubro de 2020, 00:02:13
Caso queira podemos compartilhar arquivos RAW só para experiências.
Claro, posso compartilhar sem problemas, mas analisar imagens isoladamente de um sistema com outro em condiçoes de luz, configurações, cameras e lentes diferentes deve gerar comparações bem imprecisas. O ideal seria estar com os equipos lado a lado, mesma condiçao e com padrão/categoria de camera e objetivas equivalentes, mas se mesmo assim quiser conferir é só dizer.

Citar
Lembrei de você faz alguns dias, você disse que tem vontade dessa 300 mm F4 Oly porém pelo preço fica difícil, achei uma Nikon 300mm F4 Af-s aparentemente em perfeitas condições, me deu coceira para comprar por estar barata kkk, acredito que funciona na sua câmera com adaptador.
Até gostaria de ter uma 300 F4 Oly, mas nem em sonho penso em comprar, rsrs.. muita grana para hobbista e, principalmente, para o tipo de foto que curto. Diria que já tenho praticamente tudo que necessito, umas 2 primes do sistema de qualidade e várias outras manuais. Agradeço pela sugestao dessa Nikkor 300mm f/4, realmente esta bem barata, mas teria que utiliza-la como lente manual e ai perde o interesse, já que o uso que faria de um equipo desses seria para aves e vida selvagem onde  o AF é muito importante. Tenho uma zoom 75-300mm Tamrom manual, Tokina 70-210mm e um Olympus fixa 400mm f/6.3 (800mm equiv.), essa uma super prime da época das analógicas (custava $ 1.5k, apesar que paguei um fraçao disso rsrs..). Na realidade uso rarissimamente tele, mas  uma nao prime AF 75-300mm (150-600mm eq.) do sistema me atenderia, são super compactas,  leves e custam pouco.

Citar
Eu sou muito chato com ruído, custumo tirar ruído mesmo em ISO 400 em FF kkkk.
Esse é um aspecto que tem me chamado atençao ultimamente, mas tenho resolvido satisfatoriamente com denoises.

Citar
Comprei uma D500 pois tive um pouco de problema de foco com D810 quando preciso de muitas sequências de fotos, ela se perde muito mais que uma D750 que tive, agora vou usar a D500 quando preciso de sequências, pelo dólar alto D750 está quase o dobro do valor que vendi.
Mas confesso que não estou muito animado com a qualidade, achei um teste da D810 vs D500 fiquei um tanto desanimado com a diferença de ruído e nitidez...
De qualquer forma pretendo usar para filmar, pelo fator de crop da D500 em 4K, minha lente vai para 1350mm :eek: .
Em termos de qualidade e rapidez de foco procure testes comparando a D500 com a Oly E-M1 III por curiosidade. Obvio que usando um crop Nikon é muito melhor, pois dá para compartilhar lentes, mas é sempre bom saber como se comportam equipos concorrentes.
Como na APS-C da D500, no sistema MFT o crop de 2X é fundamental para quem necessita aproximar o objeto


Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 26 de Outubro de 2020, 11:04:52
Creio que aí está havendo uma confusão, é justamente o contrário, o tamanho do sensor não deveria influenciar na ampliação projetada pela lente. Seja crop, fullframe ou outro formato.

Assistindo o review da RF 85mm lembrei desse tópico.
O cara testou a capacidade macro da lente fotografando uma régua.
Se a lente for 1:1 vai conseguir enquadrar exatamente a largura do sensor, não importa o tamanho dele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs