Autor Tópico: BAP Energy 2700mah  (Lida 8323 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2016, 22:27:06
Só para complementar:


"The low self-discharge nickel–metal hydride battery (LSD NiMH) has a significantly lower rate of self-discharge. The innovation was introduced in 2005 by Sanyo, under their Eneloop brand.[27] By using an improved electrode separator and improved positive electrode, manufacturers claim the cells retain 70% to 85% of their capacity when stored one year at 20 °C (68 °F), compared to about half for normal NiMH batteries. They are otherwise similar to other NiMH batteries, and can be charged in the typical chargers. "


Fonte Wikipedia, mas bate com o que eu lembro de ter lido na época.  :ok:

Como eu disse todas descarregam....o trecho acima marcado evidencia que mesmo essas tais "LSD" descarregam, mesmo que muito mais lento.
No mesmo texto evidencia que a temperatura é outro fator que influencia na vida útil da bateria/ano, temperaturas elevedas acima dos 20º, acabam por fazer os compostos químicos se deteriorarem rapidamente(calor no nosso pais é muito comum) e quando falei do carregador que promete recarregar suas baterias em menor tempo que os convencionais, esse ai é um dos problemas que ocorrem pois o aumento de calor além de deteriorar a pilha e reduzir seu tempo de vida, corre o risco de vazar ou até mesmo incendiar.

Meu uso do flash é igual ou inferior ao seu, porém os dois pares que eu tenho aqui de pilhas Sony Cycle Energy de 2500mAh que comprei em 2014, ainda recarregam, porém bem menos do que eu gostaria, já não duram no meu flash sequer 20 fotos ou 30 minutos aproximadamente de uso, ou seja, já deram o que tinham que dar.

Comprei no inicio de 2016 dois pares de pilhas azuis de 2800mAh, sem marca comercial e avulsas tipos essas pilhas conjuntas de telefone sem fio para experimentar mas elas começaram a esquentar dentro do flash ao utilizar, achei que seria algum curto, mudei elas de posição e usei misturadas a outras pilha comuns alcalinas as Duracel, e as pilhas azuis esquentaram novamente ao passo que as Duracel não, então parei de usar as pilhas azuis e passei a usar em controle remoto de tv, etc...

Meu palpite é que a carga exigida do flash causava um aquecimento brusco nos compostos dessas pilhas para que elas tentassem entregar essa carga, forçando elas ao seu extremo, percebendo que isso certamente iria dar muita M no meu flash eu parei de usar elas e veja, as 4 são de NiMH.

Então o relato do Roberto sobre as BAP me deu confiança de usar e inclusive comprei 8 delas hoje no ML. ;)
Fábio Pedro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2016, 00:47:51
Você tem razão nisso ai que disse, e tem até de 4,2v, porém e se por um acaso achar no Mercado Livre no formato AA ou AAA(eu só ví uma vez) as Baterias que se acham lá são parecidas visualmente com pilhas, porém o diâmetro delas e altura não são as mesmas de uma pilha AA ou AAA, pode pesquisar lá que os anunciantes informam isso.

As de 4.2 V são as mesmas. 3.7 V é a tensão nominal, mas na verdade varia de cerca de 4.3 (totalmente carregada) a 3.7 (fim da carga). É pela tensão que o dispositivo sabe se a bateria está cheia ou vazia. E, sim, existem umas baterias ion-Litio grandonas, têm o diâmetro de uma pilha média, mas são mais compridas. Uso bastante destas nas minhas lanternas. Obviamente não cabem no lugar de nenhuma pilha 1.5 V, mas existe um adaptador onde se coloca 3 pilhas AAA pra substituir uma bateria destas.


Citar
Outra coisa é o carregador!, Usar carregador lento ou que desliga quando a bateria está plena também é importante, é o mais indicado :ok:, pois esses outros carregadores que vendem por ai que são ditos mais rápidos na recarga tem um problema que não é explicado, que é o de aumentar a geração de calor na pilha, o que causa o vazamento do produto e até explosão :eek:, o ideal é deixar a pilha carregar mais lentamente no tempo certo ou que o carregador seja do tipo SMART e "perceba" quando a pilha tá plena e se desligue. :ok:

Corretíssimo. O aumento de temperatura é porque a pilha recebe mais corrente que consegue absorver, e o excedente vira calor. O carregador fornece mais corrente "na esperança" de carregar mais rápido, mas estufa e pode estourar a bateria. Um carregador inteligente só manda mais corrente se a resistência interna da bateria for um valor específico.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2016, 13:42:10
Pessoal, novo feedback.

Nos dois últimos eventos a autonomia das pilhas caíram barbaridade, media de 400 fotos, e o tempo de reciclagem do flash também.

No penúltimo evento achei que poderia ter esquecido de carregar, mas a deficiência se conformou sábado passado.

Sendo assim, retiro a recomendação das pilhas.
 :shock: :no:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2016, 14:23:10
Pessoal, novo feedback.

Nos dois últimos eventos a autonomia das pilhas caíram barbaridade, media de 400 fotos, e o tempo de reciclagem do flash também.

No penúltimo evento achei que poderia ter esquecido de carregar, mas a deficiência se conformou sábado passado.

Sendo assim, retiro a recomendação das pilhas.
 :shock: :no:

Eu já comprei 8 dessas pilhas BAP, depois que você postou, e como elas são recentes e pouco uso mesmo, acredito que comigo elas vão durar acho que uns 2 anos entre recargas assim como foram com as da Sony(Cycle Energy).

Não sei se é válido observar isso, mas se for para uso amador como eu uso, pelo quesito preço, deve valer comprar!

Que bom Roberto você avisar que para uso profissional é arriscado! :ok:

Fábio Pedro.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2016, 18:25:20
Eu já comprei 8 dessas pilhas BAP, depois que você postou, e como elas são recentes e pouco uso mesmo, acredito que comigo elas vão durar acho que uns 2 anos entre recargas assim como foram com as da Sony(Cycle Energy).

Não sei se é válido observar isso, mas se for para uso amador como eu uso, pelo quesito preço, deve valer comprar!

Que bom Roberto você avisar que para uso profissional é arriscado! :ok:

Pois é Fabio, aqui foram 2 a 3 cargas por semana, "sentei o reio" nelas pra ver aguentava mesmo. Para uso amador dura mais de ano com facilidade.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2020, 00:42:20
Desencavando o tópico, mas é porque tem um papo interessante sobre tipos de baterias... Em minhas andanças, achei essa pilha recarregável aqui:

https://www.amazon.com/dp/B0828KRQZ3/ref=cm_sw_r_cp_apa_i_amKLFbCX9B7T3

Interessante é que são realmente de íon-lítio,as tem circuito pra converter pra 1.5V real (as de níquel são 1.2V). Ainda por cima, a tensão se mantém constante em 1.5V enquanto a pilha tiver carga. Isso pode ser um problema em aparelhos com medidor de bateria. Outra coisa interessante é que elas carregam por micro-USB. Tem uma porta em cada pilha.

Uma hora dessas eu compro um kit desses pra ver como funciona com flash.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2020, 02:14:50 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2020, 10:19:41
Ihhhh... Monte de informações incompletas aí.

Existem basicamente dois fatores que determinam a taxa de auto descarga de uma pilha ou bateria. Uma é a degradação química do eletrólito e a outra, o quão eficiente é o isolamento entre o catodo e o anodo.

A capacidade de uma pilha ou bateria é dada em mAh, miliamperes/hora nas pequenas e em Ah, amperes/hora nas de grande capacidade, obviamente. Só que tem uma pegadinha nisso. O valor é expresso para uma determinada corrente de descarga, o que faz desse número algo variável, já que a capacidade não é linear. O que quer dizer isso ?

Simples. Na prática as contas não batem se forem usados valores diferentes do especificado no teste do fabricante. Por exemplo, o número de horas é maior para correntes menores e o contrário para correntes maiores.

Tipo, imagine uma bateria de carro de 72 Ah. Se puxar algo como 0.5A dela, vai durar mais do que 144 h. Se puxar 72A dela direto não irá durar nem perto de uma hora, fora o risco de superaquecimento. O mesmo princípio se aplica a qualquer outro tipo de bateria, seja alcalina, zinco-ar, litio, NiMH, Li-ion, etc.

Uma pilha de 2500 mAh dificilmente irá conseguir fornecer 2.5A durante uma hora, mas conseguirá fornecer por muito mais tempo com consumo mais baixo. É assim que funciona. Já fiz testes desse tipo inúmeras vezes.

Outra coisa que tem que ser levada em conta é como o ponto de corte foi definido no teste. Ponto de corte é o ponto em que a bateria é considerada descarregada.  Quando se leva em questão que a tensão da bateria varia de acordo com a corrente drenada, a coisa complica mais ainda. Muitas vezes não dá para saber o estado real da carga baseado apenas na medida da tensão sem que algum dispositivo esteja puxando um minimo de corrente.







 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2020, 10:23:28
Interessante é que são realmente de íon-lítio,as tem circuito pra converter pra 1.5V real (as de níquel são 1.2V). Ainda por cima, a tensão se mantém constante em 1.5V enquanto a pilha tiver carga. Isso pode ser um problema em aparelhos com medidor de bateria. Outra coisa interessante é que elas carregam por micro-USB. Tem uma porta em cada pilha.

Uma hora dessas eu compro um kit desses pra ver como funciona com flash.

Sim, essas tem um regulador de tensão tipo buck, ou tipo LDO internamente. Eu uso em um projeto algo similar, mas do tipo boost. Três celulas de Li-ion em paralelo, com um gerenciador de carga e um circuito boost que eleva para 12V.