Autor Tópico: BAP Energy 2700mah  (Lida 8297 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 08 de Maio de 2016, 21:21:37
Pessoal, alguem aqui usando essas pilhas?

BAP Energy 2700mah

Trabalhei com um fotografo essa semana que estava testando um kit desse, ele fez mais de 1200 fotos com um jogo de pilhas e ainda tinha carga quando fomos embora.

Ao que parece é um fabricante nacional e tem um preço muito bom no ML.

http://www.bapenergy.com.br/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2016, 08:05:24
Pessoal, passando aqui para dar um feedback.

Comprei um jogo desta pilha e estou impressionado com a qualidade x preço.
A carga dura o mesmo que minhas eneloops, e custam menos da metade.
Não sei o tempo de vida como vai ser, pois são novas, mas quando elas morrerem eu vou postar aqui quanto durou.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2016, 08:23:10
Valeu pela informação e retorno, Dellano :ok:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2016, 08:30:06
Ótima dica, Dellano  :ok:

Preço ótimo com esse vendedor, no Mercado Livre.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768406898-pilha-recarregavel-aa-2700mah-12v-cartela-com-2-bap-600-_JM

Cartela com 2, R$ 13,00 com R$ 9,90 de frete pelo Mercado Envios. 


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2016, 10:12:26
Obrigado pela indicação Roberto :ok:

Tem tempo que quero substituir as pilhas que uso no meu flash e que já não seguram muito carga e tenho achado caro demais os kits. :ponder:
Fábio Pedro.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2016, 10:14:08
Pessoal, passando aqui para dar um feedback.

Comprei um jogo desta pilha e estou impressionado com a qualidade x preço.
A carga dura o mesmo que minhas eneloops, e custam menos da metade.
Não sei o tempo de vida como vai ser, pois são novas, mas quando elas morrerem eu vou postar aqui quanto durou.

Roberto, essas pilhas são LSD como as Eneloop ?? Ou elas descarregam sozinhas com o tempo ?? Pela corrente disponível (2700mA) acho que não devem ser LSD. Se forem, está dado de presente !

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2016, 10:32:54
Roberto, essas pilhas são LSD como as Eneloop ?? Ou elas descarregam sozinhas com o tempo ?? Pela corrente disponível (2700mA) acho que não devem ser LSD. Se forem, está dado de presente !

Alexandre, todas as pilhas perdem carga se ficarem paradas sem uso, o tempo entre cada viaria a diferença está na composição delas entre serem NiCd (Nickel Cadmium), essas são as piores do gênero pois perdem capacidade muito rápido e ciclos de recarga então nem se fala.

Tem as de NiMH (Níquel-Metal Hydride), que são essas ai que o Dellano passou e são as mais usuáis do mercado porque resistem por mais tempo com carga e tem maior capacidade de recargas ou ciclos de recarga.

E por último tem as de LiIon (Lithium Íon), que também são conhecidas como Lítio Íon, essas são as mais vantajosas do mercado, porque possuem tempo de vida útil muito maior e podem ter maior capacidade de carga, mas são mais caras e é difícil encontrar pilhas nos formatos AA e AAA, mas tem delas no mercado livre sem marca, elas são mais utilizadas em formato de baterias de dispositivos como câmeras dslr, telefones e afins. :ok:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 10:34:28 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2016, 11:01:06
E por último tem as de LiIon (Lithium Íon), que também são conhecidas como Lítio Íon, essas são as mais vantajosas do mercado, porque possuem tempo de vida útil muito maior e podem ter maior capacidade de carga, mas são mais caras e é difícil encontrar pilhas nos formatos AA e AAA, mas tem delas no mercado livre sem marca, elas são mais utilizadas em formato de baterias de dispositivos como câmeras dslr, telefones e afins. :ok:

Na verdade a célula de íon-lítio tem tensão nominal de 3.7VDC, enquanto uma pilha comum tem tensão 1.5VDC (e uma NiMH, 1.2VDC). Então uma pilha íon-lítio em tamanho comum precisaria de um circuito pra diminuir a tensão de 3.7 VDC pra 1.5 VDC. Deve ser meio caro isso, se existir.

Tem também pilhas não recarregáveis de lítio, mas aí é jogada mercadológica. Cuidado, especialmente no ML.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2016, 11:04:09
Opa, veio na hora certa esse tópico. Preciso substituir 8 pilhas e estava de olho nas envelope.
Vi até uma tal de powerex mais cara ainda que as eneloops.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2016, 11:27:48
Na verdade a célula de íon-lítio tem tensão nominal de 3.7VDC, enquanto uma pilha comum tem tensão 1.5VDC (e uma NiMH, 1.2VDC). Então uma pilha íon-lítio em tamanho comum precisaria de um circuito pra diminuir a tensão de 3.7 VDC pra 1.5 VDC. Deve ser meio caro isso, se existir.

Tem também pilhas não recarregáveis de lítio, mas aí é jogada mercadológica. Cuidado, especialmente no ML.

Você tem razão nisso ai que disse, e tem até de 4,2v, porém e se por um acaso achar no Mercado Livre no formato AA ou AAA(eu só ví uma vez) as Baterias que se acham lá são parecidas visualmente com pilhas, porém o diâmetro delas e altura não são as mesmas de uma pilha AA ou AAA, pode pesquisar lá que os anunciantes informam isso.

Para nós que usamos na fotografia o mais indicado e de melhor custoxbenefício é ainda as pilhas de Ni-mh  :ok:

Mas observem bem que até essas ai tem modelo "pirata", ou seja, fabricadas em fundo de quintal sem marca ou qualquer fiscalização e que podem vazar ou mesmo pegar fogo, desconfiem se forem muito baratas mesmo, tipo menos de 6 Temers o pacote com 2. :ok:

Outra coisa é o carregador!, Usar carregador lento ou que desliga quando a bateria está plena também é importante, é o mais indicado :ok:, pois esses outros carregadores que vendem por ai que são ditos mais rápidos na recarga tem um problema que não é explicado, que é o de aumentar a geração de calor na pilha, o que causa o vazamento do produto e até explosão :eek:, o ideal é deixar a pilha carregar mais lentamente no tempo certo ou que o carregador seja do tipo SMART e "perceba" quando a pilha tá plena e se desligue. :ok:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 11:30:25 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2016, 11:53:39
Alexandre, todas as pilhas perdem carga se ficarem paradas sem uso, o tempo entre cada viaria a diferença está na composição delas entre serem NiCd (Nickel Cadmium), essas são as piores do gênero pois perdem capacidade muito rápido e ciclos de recarga então nem se fala.

Tem as de NiMH (Níquel-Metal Hydride), que são essas ai que o Dellano passou e são as mais usuáis do mercado porque resistem por mais tempo com carga e tem maior capacidade de recargas ou ciclos de recarga.

E por último tem as de LiIon (Lithium Íon), que também são conhecidas como Lítio Íon, essas são as mais vantajosas do mercado, porque possuem tempo de vida útil muito maior e podem ter maior capacidade de carga, mas são mais caras e é difícil encontrar pilhas nos formatos AA e AAA, mas tem delas no mercado livre sem marca, elas são mais utilizadas em formato de baterias de dispositivos como câmeras dslr, telefones e afins. :ok:

Fábio Pedro, existem tecnologias diferentes de pilhas de NiMH.

Algumas descarregam rapidamente sem uso, são as pilhas "normais". Estas normalmente disponibilizam correntes maiores, na faixa de 2500 a 2700mA, mas tem o inconveniente de descarregarem muito rapidamente mesmo sem uso, o que obriga a sempre serem recarregadas horas ou dias antes de serem efetivamente utilizadas.
 
Outras são conhecidas por LSD (Low Self Discharge) como as Eneloop ou Imedion por exemplo. Estas chegam a manter até 90% da carga mesmo se ficarem um ano sem uso. A vantagem é que vc pode carregar e se usá-las daqui a um mes ou dois, estarão com a carga praticamente intacta, evitando as correrias. A desvantagem é que a corrente disponível normalmente é um pouco menor, 2000-2100mA no caso das eneloop ou 2500mA no caso das eneloop xx (acho que agora se chamam pró). Também tem diferença no número de ciclos de recarga, 1500 para as de 2100mA, 500 para as de 2500mA.

E obviamente as baterias NiMH com tecnologia LSD custam bem mais que as normais. Por isso a pergunta para o Dellano

 :ok: :ok:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 11:55:44 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2016, 12:19:45
E obviamente as baterias NiMH com tecnologia LSD custam bem mais que as normais. Por isso a pergunta para o Dellano

 :ok: :ok:

Espero que isso não tenha sido um "toco"! :ponder:

"Tecnologia LSD" é papo furado o que realmente se faz é usar puramente o NiMH sem mistura de outro alcalino, por isso dura mais, ao passo que as piratas são mistureba química e por isso são mais baratas porque tem menor custo de produção.

A  miliamperagem nada tem haver com tempo de descarga parada, a miliamperagem tem haver com o tempo em que a pilha ou bateria suporta fornecendo a carga nominal dela(1,5v, 3,2v, etc...) e é necessário conhecer o consumo de cada aparelho para medir o tempo de duração de uso da pilha no dispositivo.

Por exemplo: Imagine que você tenha uma câmera que utiliza uma pilha do tipo AA e que consome 200 mA.
Se a pilha tiver capacidade de 1000 mAh, sua duração será de: 1000 / 200 = 5 horas de uso fornecendo 200mA.

É claro que esse cálculo não é preciso, já que outros fatores e características do aparelho podem aumentar o consumo.

E mesmo que voce a carregue e guarde por longo tempo a qualidade do material que a compõe(NiMH) determina a durabilidade dela de reter carga em standby, ai entra os químicos que lhe falei NiMH puro ou misturado.

Eu acredito que as Eneloop sejam puras e por isso elas duram muito e retém carga por longos períodos.

E minha dívida entre essas de marca desconhecidas é isso, porque as vezes voce paga por pilhas que dizem ser iguais as Eneloop por exemplo e na prática não são.

Esse relato do Roberto ajudou e muito :ok:, pois a experiência que ele teve foi bem positiva, então se deve levar em consideração que essas BAP ai são de boa qualidade, mesmo sendo mais baratas que as Eneloop.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 12:23:05 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2016, 12:56:48
Roberto, essas pilhas são LSD como as Eneloop ?? Ou elas descarregam sozinhas com o tempo ?? Pela corrente disponível (2700mA) acho que não devem ser LSD. Se forem, está dado de presente !

Cara, eu olhei nas pilhas aqui e não achei nada falando sobre isso, eu acho que não devem ser, e vai ser difícil eu saber por que uso direto, toda semana dou carga.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2016, 18:23:53
Espero que isso não tenha sido um "toco"! :ponder:

Não, não foi.

"Tecnologia LSD" é papo furado o que realmente se faz é usar puramente o NiMH sem mistura de outro alcalino, por isso dura mais, ao passo que as piratas são mistureba química e por isso são mais baratas porque tem menor custo de produção.
Talvez sim, talvez não. Até acredito que seja o contrário, as baterias LSD surgiram após o surgimento das NiMH "normais". Se não me engano, a Eneloop foi a primeira bateria a ter essa característica de praticamente não descarregar sozinha. A Sony levou tempo até produzir pilhas assim. Provavelmente é algum material que é adicionado e faz com que a pilha consiga reter a carga por mais tempo.

De qualquer forma, isso não interessa, o que interessa é que existem dois tipos de pilhas NiMH, uma que descarrega rapidamente mesmo sem uso (não LSD), e outra que permanece com a carga quando sem uso (LSD).

A  miliamperagem nada tem haver com tempo de descarga parada, a miliamperagem tem haver com o tempo em que a pilha ou bateria suporta fornecendo a carga nominal dela(1,5v, 3,2v, etc...) e é necessário conhecer o consumo de cada aparelho para medir o tempo de duração de uso da pilha no dispositivo.

Não disse isso, o que eu disse é que baterias LSD normalmente tem amperagem menor, e quanto tem amperagem maior normalmente isso se dá às custas da redução do número de ciclos de recarga. Citei como exemplo as Eneloop de 2100mA (1500 recargas) e as Eneloop Pró de 2500mA (500 recargas). Nunca vi pilha LSD de mais de 2500mA, o que não quer dizer que não exista,e por isso fiz a pergunta ao Roberto. 

Por outro lado, pilhas que não são LSD normalmente tem de 2500mA para cima. Segundo um site de baterias que li estes tempos, o máximo comprovado para pilhas não LSD é de 2850mA.

Enfim, supondo que as pilhas não são LSD e concluindo.. Se vc faz eventos como o Roberto e sempre recarrega as pilhas antes dos eventos, estas pilhas podem ser uma ótima sacada. Mais potentes e muito mais baratas. E pilha é algo que sempre faz falta.

Já no meu caso, que uso flash duas vezes ao mes para algumas fotos e olhe lá, não vale a pena. Nem lembro a última vez que recarreguei as pilhas do flash, seguramente fazem mais de 6 meses. E tenho duas cartelas extras de Eneloop Pró carregadas na mesma data sem uso que seguramente estão com a carga quase intacta. E também tenho o hábito de usar pilhas recarregáveis em controles remotos de televisão, ar-condicionado, etc.. Para este tipo de utilização, é melhor pilhas que não descarregam sozinhas.

Mas, reforçando.. Para quem carrega as baterias sempre, parece valer a pena mesmo!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 18:29:00 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2016, 18:26:46
Só para complementar:


"The low self-discharge nickel–metal hydride battery (LSD NiMH) has a significantly lower rate of self-discharge. The innovation was introduced in 2005 by Sanyo, under their Eneloop brand.[27] By using an improved electrode separator and improved positive electrode, manufacturers claim the cells retain 70% to 85% of their capacity when stored one year at 20 °C (68 °F), compared to about half for normal NiMH batteries. They are otherwise similar to other NiMH batteries, and can be charged in the typical chargers. "


Fonte Wikipedia, mas bate com o que eu lembro de ter lido na época.  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460