Autor Tópico: Full Frame vs Cropada - Referência e Exemplos.  (Lida 4884 vezes)

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 12 de Maio de 2016, 17:53:57
Felipe, uma foto dessa você faz com uma cropada, uma 85mm e muita pós.

Faço sim, por aquela técnica Brenzier. Mas a ideia do tópico não era mostrar o que se faz sem edição? Nesta que postei, a única edição (eu acho) foi o escurecimento da área ao redor do fotografado.
Felipe

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #22 Online: 12 de Maio de 2016, 17:59:45
Faço sim, por aquela técnica Brenzier. Mas a ideia do tópico não era mostrar o que se faz sem edição? Nesta que postei, a única edição (eu acho) foi o escurecimento da área ao redor do fotografado.

Qual característica específica você queria que houvesse na APS-C ? Não entendi, acho que o efeito luminoso se dá pela iluminação.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Roberto Dellano

• Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 12 de Maio de 2016, 18:37:20
O que eu queria é isso aqui, mas aí já é MF:

Pra mim essa foto está manipulada, o senhor e os cavaletes onde ele se apoiam foram colocados no cenário. Da um "zoom" na foto e a manipulação fica evidente, da pra ver que as bases dos cavaletes não tocam o solo, estão flutuando, a pista foi fotografada a 90º da câmera com alinhamento perfeito e o cavalete esta em diagonal com a pista e com a câmera, e o tamanho está desproporcional pois ao que parece as fotos tem DF diferentes e se diminuísse o tamanho da imagem não bateria com as raias da pista.

Eu acho.

Bucephalus

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #24 Online: 12 de Maio de 2016, 19:03:30
Acho que voce tá analisando demais a foto...

Aqui tem um vídeo feito durante a produção dessa foto, e dá pra ver que os cavaletes e a pista existem de verdade e a foto provavelmente não foi manipulada.

E nesse site o fotógrafo diz que usou uma Canon 5DII com uma lente f/1.2 para fazer essa imagem:
http://photography-thedarkart.blogspot.co.nz/2012/03/medium-format-vs-dslr.html

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #25 Online: 12 de Maio de 2016, 19:16:26
Acho que voce tá analisando demais a foto...

Aqui tem um vídeo feito durante a produção dessa foto, e dá pra ver que os cavaletes e a pista existem de verdade e a foto provavelmente não foi manipulada.

E nesse site o fotógrafo diz que usou uma Canon 5DII com uma lente f/1.2 para fazer essa imagem:
http://photography-thedarkart.blogspot.co.nz/2012/03/medium-format-vs-dslr.html

Mesmo assim eu acho que rola de conseguir esse efeito aí em Crop. O segredo está na iluminação no caso desta fotografia. A lente 1.2 faz a área de foco ficar menor, logo o cara teve que se afastar um pouco pra chegar nisso aí. Vou tentar fazer sem a iluminação, já que não manjo nada disso. Guardadas as devidas proporções e o assunto que é outro, não seria algo similar a isto aqui?

Watch by Carlos C. Sosa, on Flickr

D5100 + Helios 44 m-7

Obviamente aí o foco está em parte do assunto e estamos falando de outro tipo de fotografia, mas é só pra tentar fazer uma analogia.
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 19:19:29 por cfcsosa »
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Bucephalus

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #26 Online: 12 de Maio de 2016, 20:00:18
Não entendi o propósito da sua foto. Tanto a sua imagem quanto a outra mostram fotos com profundidades de campo pequenas. Isso dá pra conseguir em qualquer câmera, até com a câmera do celular. Eu tirei essa com o meu iPhone, e dá pra ver o desfoque de fundo:

O segredo é chegar bem perto do objeto fotografado, e foi isso o que você fez com a sua foto do relógio e foi o que eu fiz com a minha foto do café -- obviamente, quanto menor o sensor, mais próximo você tem que chegar do objeto, e na minha foto o iPhone estava quase encostando na xícara.

Na foto do atleta na pista de corrida, o sensor é enorme e o fotógrafo não precisou chegar muito perto para conseguir o desfoque de fundo. Ajudou também o fato dele usar uma lente f/1.2.

Conseguir ou não conseguir esse efeito independe da iluminação. É tudo uma questão de:

1. distância para o objeto fotografado;
2. distância do objeto para o fundo;
3. distância focal da lente;
4. abertura da lente;
5. tamanho em que a imagem é visualizada (quanto maior a imagem, maior a impressão de desfoque de fundo).
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 20:02:38 por Bucephalus »

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #27 Online: 12 de Maio de 2016, 20:02:39
Não entendi o propósito da sua foto. Tanto a sua imagem quanto a outra mostram fotos com profundidades de campo pequenas. Isso dá pra conseguir em qualquer câmera, até com a câmera do celular. Eu tirei essa com o meu iPhone, e dá pra ver o desfoque de fundo:

O segredo é chegar bem perto do objeto fotografado, e foi isso o que você fez com a sua foto do relógio e foi o que eu fiz com a minha foto do café -- obviamente, quanto menor o sensor, mais próximo você tem que chegar do objeto, e na minha foto o iPhone estava quase encostando na xícara. Na foto do atleta na pista de corrida, o sensor é enorme e ela não precisou chegar muito perto para conseguir o desfoque de fundo. Ajudou o fato dele usar uma lente f/1.2 também.

Conseguir ou não conseguir esse efeito independe da iluminação.

Beleza, mas eu mandei os exemplos pra saber claramente e objetivamente de qual característica se valoriza nas FF que não se consegue nas Cropadas e como ninguém me respondeu objetivamente, mandei exemplos para provocar a resposta.  ;-)

De qualquer forma com uma meia tele se consegue o mesmo efeito de desfoque da foto, talvez com um pouco menos bokeh ou diferente, o que não necessariamente é ruim, mas sim uma característica única que as difere das Full Frames.

Portanto, ser diferente não necessariamente é pior ou melhor, mas apenas diferente.
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 20:04:36 por cfcsosa »
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978