Autor Tópico: Full Frame vs Cropada - Referência e Exemplos.  (Lida 21298 vezes)

sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #90 Online: 26 de Outubro de 2017, 08:14:16
5D Clássica + 50mm 1.8
Quando eu vejo a qualidade da "véia" eu fico em dúvida se migro pra mirrorless ou não...

https://i.imgur.com/dBL46Fa.jpg


[--- EDITADO - REGRA 3.1 - Regras do fórum---]

3.1. As imagens postadas nos tópicos poderão ter no máximo 200KB.
   3.1.1. Imagens maiores poderão ser postadas apenas através de links externos, com ou sem miniaturas, não podendo ser incorporadas diretamente às mensagens.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 21:32:12 por Rafa_Meira »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #91 Online: 26 de Outubro de 2017, 11:38:41
Eu estava lendo as duas ultimas paginas e pelo que parece, a questao da preferencia da full frame se relaciona com a questao do melhor aproveitamente da caracteristica do bokeh (grandes aberturas) das lentes. Mas se tirar essa questao do bokeh (grandes aberturas), como fica entao a discussao? Quais impactos positivos ou negativos de uma cropada ou full frame para fotos em f8, f11, etc?

Cropada digital (lente de kit):


35mm filme (85mm prime):


Full frame digital:


6x4.5 filme:


6x6


6x7


6x7


6x9


6x9


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 26 de Outubro de 2017, 11:45:51
Eu só sinto que minha FF me dá vantagem em ambientes com pouca luz, subir mais o ISO com menos ruído e olhe que minha FF nem é atual, tem 13 aninhos.
As vezes em ensaios externos costumo levar a 40D pra usar e a bem da verdade faz fotos tão boas como minha FF ou talvez até confunda com uma 6D. Esse final de semana fiz um ensaio com ela que me deixou abismado (mais uma vez) com a qualidade da 40D. Cada vez eu desapego menos da vontade de ter uma "câmera do ano". Até já pensei em vender a 5D e pegar a 7D. Fora o ISO claro, o bokeh do sensor FF é bem mais agradável, mas não que nos dias de hoje uma APS-C não preste pra nada se comparado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #93 Online: 26 de Outubro de 2017, 13:11:11
Tridimensionalidade pra mim é quando a objetiva vem com um bokeh suave, sem repetição de linhas, com spots de luz sem bordas coloridas ou muito marcadas... aquele desfoque acentuado e "lisinho" com o assunto nítido "flutuando" em cima dele mesmo em distâncias maiores.

Gosto muito da Nikkor 24mm 1.4G, 58mm 1.4G e 85mm 1.4G por apresentarem esse efeito... em especial a 58mm, cujo desfoque se derrete todo no fundo em um efeito espiral lindo nas bordas... toda a atenção é voltada para o assunto que parece estar saindo da tela/papel.

Perfeita a descrição, e uma lente que faltou colocar ai, e que tem esse efeito é a 200mm F2


Outro dia vi uma foto feita com uma T3i + 200mm F2, foi de cair o queixo.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 26 de Outubro de 2017, 13:34:13
Eu estava lendo as duas ultimas paginas e pelo que parece, a questao da preferencia da full frame se relaciona com a questao do melhor aproveitamente da caracteristica do bokeh (grandes aberturas) das lentes. Mas se tirar essa questao do bokeh (grandes aberturas), como fica entao a discussao? Quais impactos positivos ou negativos de uma cropada ou full frame para fotos em f8, f11, etc?

       Croix Vamos olhar em uma perspectiva que eu nao gosto, evolucao... Medio formato, 35 mm, apsc, M4/3.
       Vantagens de sensores menores: lentes mais leves, maior profundidade de campo usando o mesmo diafragma, e recorte de 1,5 a 2x da area "teleojetiva".

        Desvantagens de sensores menores:Dof raso ao fotografar pessoas a um metro e meio, dois de distancia, nao sao possiveis ainda de serem registradas em aps-c  ou m4/3. Tera ou muita distorcao, ou faltara area de sensor. Futuro o mobile dira.
Sua segunda e quarta foto se aproximam do que eu falei.
 
        Poucas lentes exclusivamente desenhadas para aps-c. Sigma, Tamron, Tokina e Fuji sao empresas que investiram e estao dando alguma forma ao formato e merecem credito.
   

p.s Lindas fotos
« Última modificação: 26 de Outubro de 2017, 14:08:19 por Leonardo Tonin »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #95 Online: 26 de Outubro de 2017, 16:15:33
5D Clássica + 50mm 1.8
Quando eu vejo a qualidade da "véia" eu fico em dúvida se migro pra mirrorless ou não...

https://i.imgur.com/dBL46Fa.jpg

Bonito o boneco de cera... carregou demais na pós, bonito clique, a 5Dc e qualquer ferramenta nas mãos de quem sabe o que faz só podem produzir excelentes resultados!


[--- EDITADO - REGRA 3.1 - Regras do fórum---]

3.1. As imagens postadas nos tópicos poderão ter no máximo 200KB.
   3.1.1. Imagens maiores poderão ser postadas apenas através de links externos, com ou sem miniaturas, não podendo ser incorporadas diretamente às mensagens.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 21:32:58 por Rafa_Meira »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #96 Online: 26 de Outubro de 2017, 16:29:33
       Croix Vamos olhar em uma perspectiva que eu nao gosto, evolucao... Medio formato, 35 mm, apsc, M4/3.
       Vantagens de sensores menores: lentes mais leves, maior profundidade de campo usando o mesmo diafragma, e recorte de 1,5 a 2x da area "teleojetiva".

        Desvantagens de sensores menores:Dof raso ao fotografar pessoas a um metro e meio, dois de distancia, nao sao possiveis ainda de serem registradas em aps-c  ou m4/3. Tera ou muita distorcao, ou faltara area de sensor. Futuro o mobile dira.
Sua segunda e quarta foto se aproximam do que eu falei.
 
        Poucas lentes exclusivamente desenhadas para aps-c. Sigma, Tamron, Tokina e Fuji sao empresas que investiram e estao dando alguma forma ao formato e merecem credito.
   

p.s Lindas fotos

Pelo que percebo, essa questao da dificuldade em obter DOF curto em sensores menores eh o unico "problema" que as pessoas parecem ver negatvamente nelas. Eu diria que eh mais um problema para quem gosta de DOF nao importa a circusntancia, como fotografos que buscam DOF curto ate em retratos em estudio.

Eu nao me importo com a questao do DOF curto. Mas ainda vejo uma desvantagem em sensores menores que nao sei se ja foi citado e discutido nas paginas anteriores. A quetao da proximidade da pessoa que esta fotografando.

Por exemplo, fotografar com uma 50mm ou 85mm em uma camera full frame, eu posso me posicionar mais proximo da pessoa que estou fotografando, e que em muitos casos, principalmente em estudio mas muitas vezes na rua tambem eh mais comodo. Em sensores menores, lentes com a mesma distancia focam o fotografo precisa se distanciar para obter o mesmo enquadramento que faria em uma full frame.

Pessoalmente, penso que quanto mais proximo de quem eu fotografo melhor. Ocupa menos espaco, o que eh bom em lugares movimentados, eh melhor para a direcao e comunicacao, e ate mesmo a esperiencia na visualizacao da foto transmite essa maior proximidade do retratado (motivo pelo qual nao gosto de lentes com maior distancia focal que 85mm para cameras 35mm).

O curioso eh que com uma 135mm fotografando em formato 6x9, se obtem um campo de visao como de uma grande angular, o que nos faz sentir bem proximo da pessoa retratada tanto na hora de fotografar quanto na hora de ver a foto, mas sem a distorcao das lentes grandes angulares. Entao, quanto maior o formato maior essa sensacao de proximacao e quanto menor o formato maior a sensacao de distanciamento, mesmo usando um mesmo enquadramento. E mesmo tambem usando lentes com diferente distancia focal para manter a mesma equivalencia focal em diferentes formatos.

Para minhas fotografias, isso eh mais relevante do que o DOF.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 26 de Outubro de 2017, 17:24:10
Pelo que percebo, essa questao da dificuldade em obter DOF curto em sensores menores eh o unico "problema" que as pessoas parecem ver negatvamente nelas. Eu diria que eh mais um problema para quem gosta de DOF nao importa a circusntancia, como fotografos que buscam DOF curto ate em retratos em estudio.

Eu nao me importo com a questao do DOF curto. Mas ainda vejo uma desvantagem em sensores menores que nao sei se ja foi citado e discutido nas paginas anteriores. A quetao da proximidade da pessoa que esta fotografando.

Por exemplo, fotografar com uma 50mm ou 85mm em uma camera full frame, eu posso me posicionar mais proximo da pessoa que estou fotografando, e que em muitos casos, principalmente em estudio mas muitas vezes na rua tambem eh mais comodo. Em sensores menores, lentes com a mesma distancia focam o fotografo precisa se distanciar para obter o mesmo enquadramento que faria em uma full frame.

Pessoalmente, penso que quanto mais proximo de quem eu fotografo melhor. Ocupa menos espaco, o que eh bom em lugares movimentados, eh melhor para a direcao e comunicacao, e ate mesmo a esperiencia na visualizacao da foto transmite essa maior proximidade do retratado (motivo pelo qual nao gosto de lentes com maior distancia focal que 85mm para cameras 35mm).

O curioso eh que com uma 135mm fotografando em formato 6x9, se obtem um campo de visao como de uma grande angular, o que nos faz sentir bem proximo da pessoa retratada tanto na hora de fotografar quanto na hora de ver a foto, mas sem a distorcao das lentes grandes angulares. Entao, quanto maior o formato maior essa sensacao de proximacao e quanto menor o formato maior a sensacao de distanciamento, mesmo usando um mesmo enquadramento. E mesmo tambem usando lentes com diferente distancia focal para manter a mesma equivalencia focal em diferentes formatos.

Para minhas fotografias, isso eh mais relevante do que o DOF.

Concordo Croix, muito bem colocado. Na real, eu cansei do que e ideal.


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #98 Online: 26 de Outubro de 2017, 21:57:47
Bonito o boneco de cera... carregou demais na pós, bonito clique, a 5Dc e qualquer ferramenta nas mãos de quem sabe o que faz só podem produzir excelentes resultados!

Essa é a ideia do shooting, foi pra uma publicação hi-end :) E alias, nem tá tão cheia de pós, segue JPG sem edição:

https://i.imgur.com/zHdiWCW.jpg


[--- EDITADO - REGRA 3.1 - Regras do fórum---]

3.1. As imagens postadas nos tópicos poderão ter no máximo 200KB.
   3.1.1. Imagens maiores poderão ser postadas apenas através de links externos, com ou sem miniaturas, não podendo ser incorporadas diretamente às mensagens.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 21:31:46 por Rafa_Meira »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 27 de Outubro de 2017, 06:37:23
Linda foto Sergio.
Gosto bastante deste resultado sem distorcoes.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #100 Online: 27 de Outubro de 2017, 09:21:44
Bem melhor a segunda  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 27 de Outubro de 2017, 09:33:25
O que eu sinto é diversos vão ao FF influenciados pelos retratos mas, na prática, vão fazer festas de casamentos... e depois, pedem ajuda no forum porque não conseguem bater fotos de grupos de pessoas sem embaçar o pessoal do fundo (mesas de casamento).
Aí vivem de F8, gastando o extra de ISO (que teoricamente teriam a mais) ou gastando mais flash à toa.





Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Vc é mau cara...


Gabriel_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #102 Online: 31 de Outubro de 2017, 14:03:33
To vendo que parte da discussão do tópico está sendo voltada para crop VS dof.
Tive épocas em que encanei bastante com isso também buscando dof curto e achava que parte da culpa estava no sensor cropado.
Para mim o que funcionou foi sair das zooms f/2.8 e partir para f/1.4. Por enquanto não penso em migrar para FF.
Seguem exemplos:
GRI-7087 by Gabriel Izumi, no Flickr
GRI-9630 by Gabriel Izumi, no Flickr
GRI-3679 by Gabriel Izumi, no Flickr
GRI-4131 by Gabriel Izumi, no Flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:34:36
Em termos de DOF, basta abrir 1 + 1/3 stop que iguala a FF. A questão são as bordas em diferença de look. Tem gente que adora bordas mais nítidas, e aí a crop eh perfeita. Eu sou apaixonado pelo bokeh radial que algumas lentes oferecem (58mm f/1.4g  ainda será minha), aí tem que ter FF.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 31 de Outubro de 2017, 18:26:42
Em termos de DOF, basta abrir 1 + 1/3 stop que iguala a FF. A questão são as bordas em diferença de look. Tem gente que adora bordas mais nítidas, e aí a crop eh perfeita. Eu sou apaixonado pelo bokeh radial que algumas lentes oferecem (58mm f/1.4g  ainda será minha), aí tem que ter FF.


Cata uma lente vintage como a Minolta 58 1.2 que você terá as bordas do jeito que quer em aps