Autor Tópico: Full Frame vs Cropada - Referência e Exemplos.  (Lida 21243 vezes)

Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 13 de Maio de 2016, 18:25:49
Sim, mas aí vc olha a perspectiva da imagem (a altura do começo da barreira em relação ao final) e vê que não consegue este enquadramento junto com esta perspectiva.

Felipe, perspectiva é algo que se constrói com escolhas, comprimento focal, ângulo de visão, abertura da lente, iluminação, proporção dos elementos na cena... Há inúmeras variáveis que podem influenciar a percepção da perspectiva de uma fotografia, até mesmo a edição (caso daquelas fotos imitando Tilt/Shift com filtro de desfoque) e proporcionar um resultado muito parecido, tão parecido que é impossível distinguir uma imagem de outra se não forem colocadas lado a lado.

Quanto a DOF, tanto faz você usar uma 85 1.4, talvez uma 135 2.8, 200 4; diminuiu o tamanho do sensor? Aumenta o comprimento focal! Vai achatar mais o fundo? Abre um pouco mais para o lado, diminui o diafragma para compensar com um pouco mais de profundidade... Até mesmo uma lente 35/80-5.6, pela simplicidade dos elementos da foto pode render essa imagem, joga uma camada por cima com Blur e depois aplica um degradê centralizado no Sr. fotografado (como nas fotos que falei que emulam efeito Tilt)

Te garanto que a foto vai sair. Igual? Provavelmente não, afinal lentes tem características como distorção, aberração, até o corpo de foco, em deslocamento é capaz de alterar o comprimento focal nominal da lente (Acho que a 18-200 da Nikon e a 105 da Sigma que faziam isso).  Mas essa preocupação métrica, aceitando essas questões como uma limitação natural do equipamento são o maior paradigma ao qual um fotógrafo pode se submeter.

Quem pensa demais em números e padrões acaba tendo limitado o pensamento criativo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 13 de Maio de 2016, 18:40:51



@Bosa
85mm em 1.4 realmente complica para sensores menores.
A Nikon, por exemplo, teria que lançar uma 56mm f 0.94.

É justamente ai que eu começo a ver vantagem de FF, as lentes equivalentes de aps-c simplesmente não existem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 13 de Maio de 2016, 18:48:16


Esse efeito recorte com desfoque acentuado estilo "swirly" eu jamais conseguiria no crop 1.5~1.6... é impossível com a disposição de lentes atuais... sem estas características, morre boa parte do meu prazer em fotografar. :(

Belas fotos, e belo set de lentes! Tenho a 24 1.4G, a 35 1.4G, e a 85 1.4G dessa linha... Tenho pensado em comprar a 58 1.4G, mas nunca fui lá muito afeito a esse comprimento focal (50~60mm, é o comprimento que menos uso), acho que já chega muito perto da 85, e aí eu acabo preferindo a própria... Tenho ponderado, nesse caso, pela qualidade, trocar a 50 1.4 G pela 50 1.4 ART. Tenho uma Sigma 150 2.8 Macro da qual gosto muito (mais do que gostava da 135 F/2 DC).

Quotei essa foto porque delas, é a mais difícil de fazer fora desse conjunto de tamanho de sensor, comprimento focal e abertura. Você provavelmente fez a foto no nível dos seus olhos, o que usando uma APS, para obter  mesmo desfoque precisaria de uma 85, e dado ao corte provavelmente precisaria também de uma escada para compensar o enquadramento.

 
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 13 de Maio de 2016, 20:09:49
Pra mim essa foto está manipulada, o senhor e os cavaletes onde ele se apoiam foram colocados no cenário. Da um "zoom" na foto e a manipulação fica evidente, da pra ver que as bases dos cavaletes não tocam o solo, estão flutuando, a pista foi fotografada a 90º da câmera com alinhamento perfeito e o cavalete esta em diagonal com a pista e com a câmera, e o tamanho está desproporcional pois ao que parece as fotos tem DF diferentes e se diminuísse o tamanho da imagem não bateria com as raias da pista.

Eu acho.
Pra mim, não tem edição não. Mas pra conseguir esse bokeh, acho que só com hi-sync ou filtro ND.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #79 Online: 13 de Maio de 2016, 20:56:07
@Bosa
85mm em 1.4 realmente complica para sensores menores.
A Nikon, por exemplo, teria que lançar uma 56mm f 0.94.

É justamente ai que eu começo a ver vantagem de FF, as lentes equivalentes de aps-c simplesmente não existem.
Sim, e precisaria ser um modelo DX, para que o efeito swirly fosse mantido... ou seja, impossível isso acontecer, é completamente inviável.
Tem muita coisa envolvida.. EU acho as fotografias feitas com APS muito chapadas... não consigo diferenciar uma lente da outra pois o sensor capta apenas o miolo onde todas as lentes são praticamente iguais, sendo diferenciadas apenas por desempenho óptico(AC, nitidez, contraste...).
Minhas objetivas foram escolhidas a dedo e não foi pelo desempenho ou necessidade de ângulos abertos e fechados... uma objetiva me atrai pelas características da imagem, pela personalidade que cada uma tem e isso simplesmente MORRE no APS.

Belas fotos, e belo set de lentes! Tenho a 24 1.4G, a 35 1.4G, e a 85 1.4G dessa linha... Tenho pensado em comprar a 58 1.4G, mas nunca fui lá muito afeito a esse comprimento focal (50~60mm, é o comprimento que menos uso), acho que já chega muito perto da 85, e aí eu acabo preferindo a própria... Tenho ponderado, nesse caso, pela qualidade, trocar a 50 1.4 G pela 50 1.4 ART. Tenho uma Sigma 150 2.8 Macro da qual gosto muito (mais do que gostava da 135 F/2 DC).

Quotei essa foto porque delas, é a mais difícil de fazer fora desse conjunto de tamanho de sensor, comprimento focal e abertura. Você provavelmente fez a foto no nível dos seus olhos, o que usando uma APS, para obter  mesmo desfoque precisaria de uma 85, e dado ao corte provavelmente precisaria também de uma escada para compensar o enquadramento.

 

Esta ultima fiz na altura dos meus olhos mesmo, algo que não daria pra se fazer com uma 85mm... foi por isso que eu comprei a 58mm 1.4... uma lente que me entrega personalidade única, o desfoque mais bonito que já vi sem que eu precise estar a 5~10m do assunto. Depois que ela chegou, a 85mm 1.4G ficou em segundo plano. hahah
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 20:58:46 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #80 Online: 14 de Maio de 2016, 15:46:46
Vi algumas fotos em Cropadas muito boas porque o fotógrafo consegue tirar mais do equipamento e na edição. Só que fotos no FF feitas com o mesmo nível de técnica ainda se diferenciam e na maioria das vezes dá para perceber no look que a foto mostra, em especial, entre grandes aberturas até f/2.8. Não sei explicar o que é exatamente mas percebo uma diferença mágica na foto.

Claro que para uma pessoa normal (nossos clientes, amigos, etc...) ninguém irá perceber mas para nós que gostamos de olhar, analisar, etc... percebemos a diferença.

Lembrando a todos que o legal seria seguir as recomendações do Dellano e colocar o EXIF completo da foto. Alguns acabaram esquecendo.

Estou com outra dúvida, transfiro para a Galeria de Fotos ou deixo aqui no Arte Fotográfica?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #81 Online: 14 de Maio de 2016, 17:38:02
Também percebo isso Thales e posso dizer que sei o que é... como disse,  é a borda que da aquele toque especial na imagem, é onde mora todo o charme da lente... onde o bokeh muda, entra a vinheta natural etc.
Cada lente tem sua "impressão digital" e no crop ela meio que perde isso,  deixando a imagem mais flat, chapada.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #82 Online: 14 de Maio de 2016, 18:31:10
Também percebo isso Thales e posso dizer que sei o que é... como disse,  é a borda que da aquele toque especial na imagem, é onde mora todo o charme da lente... onde o bokeh muda, entra a vinheta natural etc.
Cada lente tem sua "impressão digital" e no crop ela meio que perde isso,  deixando a imagem mais flat, chapada.
Tanto é que hoje em fotos até 2.8 eu não habilito a correção da lente para não perder a vinheta. Salvo fotos de paisagens ou similares.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 14 de Maio de 2016, 20:05:10
Tanto é que hoje em fotos até 2.8 eu não habilito a correção da lente para não perder a vinheta. Salvo fotos de paisagens ou similares.

Par acentuar a vinheta, eu costumo usar um filtro Stepdown 77/67 ou 77/62.
Fica perfeito e consistente.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #84 Online: 14 de Maio de 2016, 21:48:03
Par acentuar a vinheta, eu costumo usar um filtro Stepdown 77/67 ou 77/62.
Fica perfeito e consistente.

Um filtro ou um adaptador de filtro?


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 15 de Maio de 2016, 02:02:53
Um filtro ou um adaptador de filtro?

Valeu, o teclado do Tablet comeu o "adaptador de", deve ter ficado tudo junto. Mas é isso mesmo, adaptador de filtros tipo Stepdown.
 
http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=step+down+77&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=

Os que eu mais gosto para a 85 1.4 são o 67 (duas pessoas) e 58 (uma só). Quanto menor o diâmetro maior o efeito da vinheta.
« Última modificação: 15 de Maio de 2016, 02:03:27 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 15 de Maio de 2016, 14:21:13
Quanto a foto do senhor no cavalete, o que o amigo disse que queria nao se da pela iluminação, quando ele cita Brenizer fica claro que a relação que ele procura é a de DOF, e esse ai é díficil de se conseguir até em Fullframe, em crop eu NUNCA vi uma lente que possibilite um DOF tão curto
Já fiz umas com desfoque bem parecido com a 85 1.2.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #87 Online: 15 de Maio de 2016, 21:16:21
Quando o pessoal fala em tridimensionalidade, seria isso aqui?
Mais uma da Tininha by Felipe Mendes, no Flickr

Fujifilm X-E2 (APS-C)+85mm f/1.4


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #88 Online: 15 de Maio de 2016, 23:01:21
Tridimensionalidade pra mim é quando a objetiva vem com um bokeh suave, sem repetição de linhas, com spots de luz sem bordas coloridas ou muito marcadas... aquele desfoque acentuado e "lisinho" com o assunto nítido "flutuando" em cima dele mesmo em distâncias maiores.

Gosto muito da Nikkor 24mm 1.4G, 58mm 1.4G e 85mm 1.4G por apresentarem esse efeito... em especial a 58mm, cujo desfoque se derrete todo no fundo em um efeito espiral lindo nas bordas... toda a atenção é voltada para o assunto que parece estar saindo da tela/papel.

Exemplo de tridimensionalidade na 58mm:

« Última modificação: 15 de Maio de 2016, 23:02:14 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 25 de Outubro de 2017, 14:18:39
      Existem algumas lentes manuals e lentes antigas que oferecem swirl bokeh.  Rokkor,  petzval,  Jupiter, e outras.