Autor Tópico: Treine seus Estilos! Filme 12  (Lida 5155 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2016, 22:13:27
Não achei sem sentido! Acho um exercício interessante se for feito exatamente como proposto. :ok:

O legal do analógico é que cada filme tem sua personalidade, já no digital as fotos ficam sim "sem alma", "cruas" do jeito que são gravadas no cartão de memória.

Em tempo: http://www.theverge.com/2016/4/28/11527274/leica-m-d-announced-no-lcd-pricing-availability


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2016, 12:57:10
pois é... idéia legal, mas nao é mais facil comprar uma analógica logo?
@jacobfotografiacriativa


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2016, 12:58:54
pois é... idéia legal, mas nao é mais facil comprar uma analógica logo?

Bem mais em conta um cartão de 2Gb. Além disso o aprendiz ainda toma intimidade com sua câmera. Exercício perfeito!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Janeiro de 2017, 21:49:55
A idéia não é se sentir fotografando com filme.
Eu comecei fotografando com filme em meados dos anos 80 e sei exatamente como é.
Era tudo mais caro. Câmera, filme, revelação, cópias. Tudo demorava, era mais difícil e isso exigia preparar mais a foto.
Era preciso pensar mais, afinal de contas só eram 12, 24 ou 36 exposições e isso lhe forçava a pensar mais e não errar muito. Os que nasceram na era digital não tem ideia disso.
As fotos começavam antes, escolhendo o iso (ASA na época) do filme. Era aquele e pronto.
Tinha um planejamento.

O exercício tem exatamente esse objetivo.
Tentar fazer certo sem olhar para o LCD. Sentir mais a fotografia, imaginar mais no lugar de clicar feito louco, olhar o visor e sair corrigindo.
Muito terão surpresas ao praticarem o exercício.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Janeiro de 2017, 21:54:46
Nao achei sem nexo. A ideia nao eh imitar o processo do filme, mas sim exercer o mesmo velho e basico exercicio para iniciantes da epoca do filme, so que desta vez com maquina digital. Somente isso.

...Ajuda a forcar a pessoa realmente pensar e visualizar a exposicao da foto, antes de fazer a foto, no lugar de ficar vendo se acertou ou nao, e tentar reajustar a foto olhando o resultado na tela da camera. Como exercicio acho valido e interessante.

O que mais tem hoje sao fotografos que nao se sentem seguros antes de ver como ficou a foto, para ver se precisa fazer a foto de novo. Suspeito que talvez tal exercicio ajude iniciantes a ganhar mais confianca e se livrar da dependencia do LCD. Pq ficar vendo as fotos apos os clicks parece um vicio.


é isso aí
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2017, 03:04:11
As fotos começavam antes, escolhendo o iso (ASA na época) do filme. Era aquele e pronto.
Tinha um planejamento.

Isso não é verdade. Até onde sei a maioria dos filmes aceita mudança de ISO de boa. No Tri-X, XP2 e HP5 da pra mudar o ISO de uns 80 até 1600 sem nem precisar mudar o processo de revelação. Dá pra fazer isso com muito filme colorido também.

Filme tem muita flexibilidade. Filme também tem muita mais margem de segurança pra erro. Já vi experimentos em que um cara colocou 8 pontos acima da exposição correta em um Portra 400, e o resultado saiu perfeito. Filme não estoura luzes como no digital.

Se for parar pra pensar, digital é bem mais difícil pro iniciante do que filme... é por conta dessa facilidade do filme que os caras da década de 40 e 50 (Bresson, Doisneau, Frank...) tiravam fotos de rua com Leicas que nem tinham fotômetro. É só meter uma estimativa do que você acha que seja a exposição correta, ou suar regras tipo o Sunny 16, jogar um pouco mais pra cima pra se certificar que não está subexpondo o filme, e as chances são bem grandes de que a foto sairá boa.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 10 de Janeiro de 2017, 10:04:13
Boa tarde a todos.

Me considero um cara novato na fotografia, pois tem um pouco mais de um ano que entrei verdadeiramente para a área, e mais ainda aqui no fórum, porém debater ideias, conversar e escrever é comigo mesmo. Então vamos lá para outro tópico!  :ok:

Estive passeando pelos canais de fotografia do youtube e achei no canal "Zona da Fotografia" um exercício muito bacana. Claro que muitos aqui são veteranos na fotografia e manjam muito. Mas assim como eu, devem haver outros novatos buscando aprendizado e uma maneira de treinar e se qualificar ainda mais naquilo que gosta de fazer. Testar suas capacidades.


O treinamento consiste nos seguintes passos:

1. Insira um cartão de baixa capacidade (2Gb por exemplo) na sua câmera e formate-o! Este cartão, nunca vai ser descarregado ou aberto em um computador, nem mesmo visualizado em outras câmeras.

2. Configure o tempo de visualização da sua câmera para zero. Isso significa que você não verá a foto que foi batida no visor de LCD.

3. Configure o tamanho de captura para 2:3. Isso irá ajudar na hora de revelar.

4. Escolha e coloque em sua câmera uma lente (de preferência uma fixa). Ela será a única lente usada até o final do treinamento.

5. Escolha um tema ou estilo. Foto colorida, PB, reflexos, panning, noturna, macro.. enfim, escolha algo que goste.

6. A partir deste ponto, com todos os outros passos realizados, você terá um total de 12 Cliques. Isso, 12 fotos com apenas 12 cliques. Entrará no túnel do tempo e terá seu filme 12 poses na sua máquina digital super moderna!  :clap:

7. Você irá fazer as 12 fotos do seu estilo ou tema escolhido anotando a cada uma (num bloquinho por exemplo), todos os parâmetros e pensamentos utilizados para realiza-la.

8. Concluída as 12 fotos, leve-as num estúdio, retire o cartão da máquina e mande revelar todas as 12 fotos no tamanho 10x15. Simples assim! Coloque o cartão novamente na câmera e formate-o. Nunca mais vc terá aquelas fotos em formato digital. Essa é a ideia.  :D

9. Veja e aprecie suas fotos. Coloque-as por ordem numa mesa e analise tudo o que você fez com os parâmetros anotados no bloquinho. Veja o que deu certo e o que não deu. Veja o que errou e como melhorar da próxima vez. Faça um pequeno relato escrito e poste aqui. Diga o que achou da experiência e mostre em uma foto de alta qualidade e resolução duas ou mais fotos que você revelou.


Apesar de parecer uma brincadeira boba, este exercício não é tão fácil o quanto parece. Comecei o meu a 3 dias, fiz duas fotos e acho q errei nas duas, rsrsrs.  :doh: Mas esse é o intuito, pois quando eu realmente precisar, saberei o que fazer. E até outro ponto importante, não banalizarei tanto os meus cliques quanto eu banalizava no início do exercício.

Para os que resolverem fazer, espero que se divirtam muito e boa sorte!  :worship:

Todo exercicio e valido,Para quem nunca usou filme, seria uma boa maneira de "simular" aquilo, sem ter que comprar uma maquina analogica,. Interessante. :ok: :ok:



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #22 Online: 10 de Janeiro de 2017, 10:58:25
Também acho que todo o treinamento é válido. Sobretudo se a gente fica semi automatizado no que está fazendo.
Agora.. Não acho que esse saudosismo seja válido. Se quer aprender a fotografar com filme.. Compre uma analógica e faça..
Fotografia digital é diferente. Não acho que seja necessário fotografar em filme pra ser melhor fotógrafo.
Ah.. e antes que falem.. Sim, eu já usei câmera analógica.. E a fotografia digital evoluiu quase tudo que era considerado "entrave" na fotografia analógica. Eu acho mais didático, por exemplo. Você tirar uma foto, analisá-la no visor, ver o histograma, etc.. E já tentar melhorá-la na hora..


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2017, 12:43:10
Isso não é verdade. Até onde sei a maioria dos filmes aceita mudança de ISO de boa. No Tri-X, XP2 e HP5 da pra mudar o ISO de uns 80 até 1600 sem nem precisar mudar o processo de revelação. Dá pra fazer isso com muito filme colorido também.

Filme tem muita flexibilidade. Filme também tem muita mais margem de segurança pra erro. Já vi experimentos em que um cara colocou 8 pontos acima da exposição correta em um Portra 400, e o resultado saiu perfeito. Filme não estoura luzes como no digital.

Se for parar pra pensar, digital é bem mais difícil pro iniciante do que filme... é por conta dessa facilidade do filme que os caras da década de 40 e 50 (Bresson, Doisneau, Frank...) tiravam fotos de rua com Leicas que nem tinham fotômetro. É só meter uma estimativa do que você acha que seja a exposição correta, ou suar regras tipo o Sunny 16, jogar um pouco mais pra cima pra se certificar que não está subexpondo o filme, e as chances são bem grandes de que a foto sairá boa.
:clap: :clap: :clap: :clap:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2017, 23:34:25
Isso não é verdade. Até onde sei a maioria dos filmes aceita mudança de ISO de boa. No Tri-X, XP2 e HP5 da pra mudar o ISO de uns 80 até 1600 sem nem precisar mudar o processo de revelação. Dá pra fazer isso com muito filme colorido também.

Filme tem muita flexibilidade. Filme também tem muita mais margem de segurança pra erro. Já vi experimentos em que um cara colocou 8 pontos acima da exposição correta em um Portra 400, e o resultado saiu perfeito. Filme não estoura luzes como no digital.

Se for parar pra pensar, digital é bem mais difícil pro iniciante do que filme... é por conta dessa facilidade do filme que os caras da década de 40 e 50 (Bresson, Doisneau, Frank...) tiravam fotos de rua com Leicas que nem tinham fotômetro. É só meter uma estimativa do que você acha que seja a exposição correta, ou suar regras tipo o Sunny 16, jogar um pouco mais pra cima pra se certificar que não está subexpondo o filme, e as chances são bem grandes de que a foto sairá boa.



É verdade sim.

- Não me lembro de nenhum fotografo profissional nos anos 90 que fosse fotografar um evento e puxasse o filme de 100 para 800.  Nenhuma vez na vida vi isso.
Você escolhia o iso (ASA) pela luz que você ia usar no evento, se era de dia ou de noite. E pela luz do local do evento. Como os filmes de 400 já davam um grãozinho, quase todos usavem 100 ou 200.
No máximo levavam 2 tipos de ASA. 100 e 400.

- Vi muita cópia de filme puxado. Puxar filme de 100 para 1600 não muda nada? Quanto mais se puxa mais a qualidade do negativo cai. Perde nitidez. O pessoal de esportes é que costumava puxar por causa da velocidade e pouca luz, principalmente em futebol.
Isso em p&b, colorido então... ninguém puxava nada. A revelação normal em cópia ficava uma porcaria.
Tenho algumas revistas antigas com fotos puxadas e a diferença de qualidade é imensa.
Nunca gostei de puxar por esse motivo.

- Outra coisa: Puxar filme p&b exige mudança de tempo de revelação e muitas vezes da temperatura.

Só acredito que um filme exposto 8 pontos acima da exposição normal saia perfeito se eu acompanhar todo o processo. Desconfio totalmente disso.

Quer dizer que o pessoal dos anos 50 não sabia exposição... O filme resolvia tudo?
Se a latitude fosse tão larga assim ninguém teria inventado o fotometro para câmeras de filme, gastar dinheiro pra que?

Isso é semelhante a usar flash no manual hoje.
Há TTL mas muita gente usa no manual, com perfeição.
O fotografo se treina mentalmente e fica capaz de perceber a quantidade de luz necessária, pela grande quantidade de vezes que faz aquele trabalho. É assim hoje com flash manual e era exatamente assim que o pessoal antigo fotografava sem fotometro. De tanto testar, de observar a luz, as nuvens, o contorno da sombra, a intensidade das sombras.
Eu mesmo usei uma câmera manual, sem fotometro em uma viagem nos anos 90 com a tabelinha que o meu amigo fotografo colou na traseira dela. No final da viagem não perdi quase nenhuma foto.
Qualquer um de nós é capaz de fotografar hoje de DSLR pela regra do f16. É só questão de treino.

Eu não tenho nenhuma saudade de filme se querem saber. Apenas usei e conheci. Não estou defendendo nada nem quero voltar a usar. Apenas opinei que esse exercício obriga o fotografo a pensar mais, antes de clicar. Como foi na era da película.
E na minha opinião era muito mais chato fotografar e só ver a foto 10 dias depois. Um saco.

Hoje em digital tudo é uma moleza. Uma moleza.
Iso de 50 a 25000, fotometro spot, fotometria ponderada, matricial, histograma, VR, lcd para ver a merda que você fez na hora... Ver se a noiva saiu de olho fechado.  É um filé.

É só uma questão de estudar um pouco a técnica e aprender como usar a eletrônica.(estou falando de usar a técnica, não na parte artística)
Digital mais difícil que filme? Com aquela "tecnologia" enorme?
Discordo totalmente.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2017, 00:13:08
Existem diversos videos no YouTube de pessoas expondo filme para a sensibilidade "errada" e conseguindo bons resultados. Vi um video ontem onde o fotografo usou o ISO errado por acidente, processou o filme normalmente sem saber que estava fotometrando completamente fora, e o resultado ainda ficou bom.

https://www.youtube.com/watch?v=SQGaUhCojlk

https://www.youtube.com/watch?v=MY3arICnr9E&


Esse cara conta o caso de como expos um filme colorido acidentalmente por 1 minuto por ter deixado o obturador aberto. Da pra ver como o negativo esta completamente preto. Ainda assim, ele conseguiu extrair informacao do filme e produzir uma imagem:

https://www.youtube.com/watch?v=2vbaN60Pvcs


E Fuji Pro 400H exposto 6 pontos acima da exposicao correta:






E Portra 400:





https://petapixel.com/2016/03/29/exposure-affects-film-photos/
https://petapixel.com/2015/08/10/how-much-can-you-overexpose-negative-film-have-a-look/


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2017, 08:17:02
pior que as fotos sub expostas são lindas... gostei até mais q a correta hehe
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2017, 08:46:17
 :ponder: :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2017, 16:18:26
pior que as fotos sub expostas são lindas... gostei até mais q a correta hehe

Subexpor filme dá umas sombras mais profundas... tem fotógrafo que sempre coloca 1 ou 2 pontos abaixo pra aumentar o contraste e deixar as sombras mais pronunciadas.

Tenho certeza que a maioria das fotos do Trent Parke no "Minutes to Midnight" (grande livro, vale dar uma olhada) e "The Seventh Wave" foram subexpostas de propósito:







hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2017, 19:25:18
pior que as fotos sub expostas são lindas... gostei até mais q a correta hehe

Isso!
Fazer diferente e tornar as coisas interessantes passa exatamente por desobedecer ao usual.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva