Autor Tópico: Treine seus Estilos! Filme 12  (Lida 5112 vezes)

J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 12 de Maio de 2016, 13:28:22
Boa tarde a todos.

Me considero um cara novato na fotografia, pois tem um pouco mais de um ano que entrei verdadeiramente para a área, e mais ainda aqui no fórum, porém debater ideias, conversar e escrever é comigo mesmo. Então vamos lá para outro tópico!  :ok:

Estive passeando pelos canais de fotografia do youtube e achei no canal "Zona da Fotografia" um exercício muito bacana. Claro que muitos aqui são veteranos na fotografia e manjam muito. Mas assim como eu, devem haver outros novatos buscando aprendizado e uma maneira de treinar e se qualificar ainda mais naquilo que gosta de fazer. Testar suas capacidades.


O treinamento consiste nos seguintes passos:

1. Insira um cartão de baixa capacidade (2Gb por exemplo) na sua câmera e formate-o! Este cartão, nunca vai ser descarregado ou aberto em um computador, nem mesmo visualizado em outras câmeras.

2. Configure o tempo de visualização da sua câmera para zero. Isso significa que você não verá a foto que foi batida no visor de LCD.

3. Configure o tamanho de captura para 2:3. Isso irá ajudar na hora de revelar.

4. Escolha e coloque em sua câmera uma lente (de preferência uma fixa). Ela será a única lente usada até o final do treinamento.

5. Escolha um tema ou estilo. Foto colorida, PB, reflexos, panning, noturna, macro.. enfim, escolha algo que goste.

6. A partir deste ponto, com todos os outros passos realizados, você terá um total de 12 Cliques. Isso, 12 fotos com apenas 12 cliques. Entrará no túnel do tempo e terá seu filme 12 poses na sua máquina digital super moderna!  :clap:

7. Você irá fazer as 12 fotos do seu estilo ou tema escolhido anotando a cada uma (num bloquinho por exemplo), todos os parâmetros e pensamentos utilizados para realiza-la.

8. Concluída as 12 fotos, leve-as num estúdio, retire o cartão da máquina e mande revelar todas as 12 fotos no tamanho 10x15. Simples assim! Coloque o cartão novamente na câmera e formate-o. Nunca mais vc terá aquelas fotos em formato digital. Essa é a ideia.  :D

9. Veja e aprecie suas fotos. Coloque-as por ordem numa mesa e analise tudo o que você fez com os parâmetros anotados no bloquinho. Veja o que deu certo e o que não deu. Veja o que errou e como melhorar da próxima vez. Faça um pequeno relato escrito e poste aqui. Diga o que achou da experiência e mostre em uma foto de alta qualidade e resolução duas ou mais fotos que você revelou.


Apesar de parecer uma brincadeira boba, este exercício não é tão fácil o quanto parece. Comecei o meu a 3 dias, fiz duas fotos e acho q errei nas duas, rsrsrs.  :doh: Mas esse é o intuito, pois quando eu realmente precisar, saberei o que fazer. E até outro ponto importante, não banalizarei tanto os meus cliques quanto eu banalizava no início do exercício.

Para os que resolverem fazer, espero que se divirtam muito e boa sorte!  :worship:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2016, 14:10:31
acompanhando
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2016, 15:18:01
Achei sem nexo, na verdade um retrocesso de aprendizado.

Mais fácil e muito mais prazeroso comprar uma Pentax K1000 no ML por R$150,00, botar um filme de 12 poses e ai sim, foco manual, rebobinar filme, Sunny 16 (na k1000 não precisa eu sei) e a sensação de fotografar com filme de verdade e pensar no que tá fazendo por que realmente são 12 poses (ou 24, ou 36)
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 15:18:53 por Roberto Dellano »


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2016, 15:22:17
como dito: é mais fácil pegar uma câmera analógica e pau.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2016, 16:42:28
Isso parece uma dessas dietas malucas onde você tem que comer várias coisas mirabolantes pra perder peso e manter baixas calorias, quando na realidade você poderia alcançar o mesmo efeito com algo mais simples (coma menos, se exercite mais).

Simplesmente saia por ai tirando fotos, quantas quiser. Olhe no LCD, troque de lentes. Faça de tudo, explore a vontade. Mas mantenha em mente que nem todas imagens vão ser boas, ou que uma ótima lente não irá necessariamente produzir boas fotos.

Parece existir atualmente essa crença de que câmeras de filme ou câmeras menos automatizadas que as atuais digitais produzem fotógrafos melhores... acho que essas câmeras são mais difíceis de manipular, mas não vão fazer de você um melhor fotógrafo. O que vai fazer você ser um bom fotógrafo é ser bom em tirar fotos, independente da câmera usada.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2016, 17:07:13
Obviamente cada um tem sua opinião! Respeito isso.

Mas não acho ser um retrocesso ou mesmo uma dieta maluca. Ser capaz de algo não o torna obsoleto ou algo do tipo.

Eu consigo sentar no chão e levantar, usando minhas mãos ou não. Mas há um desafio que você se senta e se levanta em apenas um pé. Para quê se eu consigo da maneira mais fácil né? Não sou deficiente físico pra depender apenas de uma das minhas pernas.

Mas, como disse, cada um faz o que acha legal. Tem gente que usa a alta exposição para fazer imagens com luz. E daí né? Rs... O que estou dizendo, é, quem achou a ideia bacana, assim como eu, seria interessante tentar.

Achei muito bacana e desafiante. Infelizmente, tenho esse defeito, adoro desafios. Tenho minhas câmeras, não preciso ou posso comprar uma câmera de filme. Além do quê isso me implicaria outras coisas, como revelação e tal.

Mas pela experiência, desafio e relembrar o que era uma kodak de 1990, eu adorei a ideia e estou fazendo. Se alguém, dentre os milhares de fotógrafos aqui partilhar esse pequeno interesse comigo, fico lisonjeado, se não, tudo bem também, sei que cada um tem seus próprios passatempos e formas de aprender e treinar sua fotografia.

 :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2016, 17:58:25
quer ter a experiência de andar num carro véio então vá andar num carro véio.

agora não me venha com mimimi de pegar um carro sport zero e se encher de regramentos pra tentar mimetizar tal experiência.

no fundo a proposta é essa... tentar voltar a um mundo onde as coisas eram mais "presas" e portanto se tinha que esforçar mais e consequentemente a criatividade iria 'aflorar' como fruto de tal esforço. um romantismo barato.

se quer ter essa experiência de fato vai lá e compra um analógica e vá fotografar com filme. embora os filmes andem absurdamente super-valorizados, ainda dá pra achar ColorPlus por menos de 20 mangos e uma câmerazinha point'n shot decente sai por uns 40 conto no Mercado Livre, coloque aí mais uns 20 da revelação+digitalização ou mais uns 42 da revelação+ampliação de todas as fotos e vc tem no máximo uns 80 reais gastos em uma câmera muito mais discreta e silenciosa que qualquer (d)slr.

e se for pro analógico que tb não me venha com nenhum mimimi de "ah o filme tem uma coisa especial, uma alma!" por que é só um modo diferente de fotografar, como usar o smartphone. é tudo fotografia.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2016, 18:51:44
Bem, o exemplo seria pegar um carro sport zero e andar em SP.

Mas obrigado pelo seu ponto de vista.  :clap:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2016, 09:32:17
Eu não vou muito com a cara desse Marcos Fraresso (sei lá se é assim que escreve)... Ele é um pé no s@c0 e se acha bonzão demais! Assinei o canal qdo comecei mas pode contar as coisas que dá pra assistir pq ele é insuportável!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2016, 12:11:59
Eu não vou muito com a cara desse Marcos Fraresso

 :D

Verdade. Ontem assisti uma live dele.. Uma meia hora assistindo. Ele é bem chatinho mesmo. kkk Mas tem opnião também e alguma coisa dele é aproveitável.

Eu penso que por pior que uma pessoa seja, algo de bom a gente ainda consegue extrair dela. Claro que tem alguns que são insuportáveis, mas ainda assim da pra aprender algo. Como não discutir com uma pessoa assim, por exemplo. Já tentou? É algo tão desnecessário.. kkk

Existe muita gente assim na internet. Ao vivo é uma pessoa, mas atrás de uma tela é tão.. como poderia explicar.. tão bobinho. kkk

Mas o que quis na verdade extrair dele e do exercício é a aprendizagem. De qualquer maneira, estarei aprendendo algo.
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 12:12:22 por J.Quintão »
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2016, 14:25:37
Sobre o exercício, acho meio sem sentido tbm!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2016, 16:48:45
Eu estou fazendo. Já tentou? Não é fácil. kk Quando terminar posto aqui pra vcs verem como ficou. =]
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2016, 16:06:30
Achei sem nexo, na verdade um retrocesso de aprendizado.

Mais fácil e muito mais prazeroso comprar uma Pentax K1000 no ML por R$150,00, botar um filme de 12 poses e ai sim, foco manual, rebobinar filme, Sunny 16 (na k1000 não precisa eu sei) e a sensação de fotografar com filme de verdade e pensar no que tá fazendo por que realmente são 12 poses (ou 24, ou 36)

Nao achei sem nexo. A ideia nao eh imitar o processo do filme, mas sim exercer o mesmo velho e basico exercicio para iniciantes da epoca do filme, so que desta vez com maquina digital. Somente isso.

Acho o exercicio valido, sem ser preciso comprar uma camera de filme para isso. Ajuda a forcar a pessoa realmente pensar e visualizar a exposicao da foto, antes de fazer a foto, no lugar de ficar vendo se acertou ou nao, e tentar reajustar a foto olhando o resultado na tela da camera. Como exercicio acho valido e interessante.

O que mais tem hoje sao fotografos que nao se sentem seguros antes de ver como ficou a foto, para ver se precisa fazer a foto de novo. Suspeito que talvez tal exercicio ajude iniciantes a ganhar mais confianca e se livrar da dependencia do LCD. Pq ficar vendo as fotos apos os clicks parece um vicio.

Nao acho que seja necessario imprimir a foto. Jogando no computador e fotografando em JPG ja basta.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2016, 16:25:15
Ate mesmo pq trabalhar com exposicao de pelicula eh diferente de digital. Pelicula vc expoes para as sombras e digital para os claros.

Boa  :ok: :ok:

Essa acabei de aprender.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2016, 20:05:09
Nao achei sem nexo. A ideia nao eh imitar o processo do filme, mas sim exercer o mesmo velho e basico exercicio para iniciantes da epoca do filme, so que desta vez com maquina digital. Somente isso.

Eiii... Obrigado por perceber que eu me trato de um iniciante e que este exercício é para outros como eu.

O que você falou sobre o vício de olhar a foto logo após ser batida, é horrível... Acho outros fotógrafos amadores quando os vejo fazendo isso, pois também me acho bem amador quando fico olhando foto a foto, pois não tenho garantia nenhuma de que fiz a correta exposição.

 :ok:

Verão minha evolução.  :D :D :D

PS.Não só pelo exercício, mas estou aprendendo muito aqui no fórum. Obrigado a todos!
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4