Autor Tópico: H300 - Problemas com pilha  (Lida 2454 vezes)

lcssanches

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Online: 12 de Maio de 2016, 13:37:13
Pessoal,

Tenho uma câmera Sony h300 que está apresentando um problema.

Ela funciona com pilha, e mesmo com pilhas novas, ao ligar ela aparece cheia (ok), tiro uma foto come 1/3 da bateria, mexo no zoom ou qualquer outra coisa e a câmera desliga por falta de pilha.

A pilha tenho certeza que não é pois testei com 12 diferentes (ela usa 4).

Alguém já sofreu com isso?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2016, 14:48:26
Problema recorrente das Sony, em vários modelos.

Aparentemente (palpite meu), o circuito regulador de tensão desenvolve uma variação que faz com que baterias ainda carregadas sejam "vistas" como descarregadas.

A única solução é manutenção em uma autorizada. Porém, existe um "quebra-galho" que pode ou não resolver o seu problema, é preciso testar para saber. São as pilhas de Níquel-Zinco (NiZn), que têm tensão de 1.6V e, embora não resolvam, "mascaram" o problema de forma satisfatória  em boa parte dos casos.

http://lista.mercadolivre.com.br/ni-zn#D[A:ni-zn]

O único detalhe é que precisam de carregador específico.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2016, 15:42:37
Problema recorrente das Sony, em vários modelos.

Aparentemente (palpite meu), o circuito regulador de tensão desenvolve uma variação que faz com que baterias ainda carregadas sejam "vistas" como descarregadas.

A única solução é manutenção em uma autorizada. Porém, existe um "quebra-galho" que pode ou não resolver o seu problema, é preciso testar para saber. São as pilhas de Níquel-Zinco (NiZn), que têm tensão de 1.6V e, embora não resolvam, "mascaram" o problema de forma satisfatória  em boa parte dos casos.

http://lista.mercadolivre.com.br/ni-zn#D[A:ni-zn]

O único detalhe é que precisam de carregador específico.

Daniel, existe alguma vantagem no uso desse tipo de pilha, com relação às tradicionais Ni-mh que todo mundo usa?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2016, 15:50:06
Daniel, existe alguma vantagem no uso desse tipo de pilha, com relação às tradicionais Ni-mh que todo mundo usa?

Helena, eu mesmo nunca testei, mas uma das principais características das pilhas NiZn é a alta capacidade de descarga. Há relatos de usuários indicando uma redução drástica no tempo de reciclagem de flashes, quando usando esse tipo de pilha. Lembro particularmente de um, que foi de 4.3s para 1.9s, com um 580EX II. Tudo bem que as pilhas mais "lentas" já não deveriam estar em boa forma, mas mesmo assim é uma melhoria bastante grande, considerando o tempo padrão declarado pela Canon, em torno de 3s.

Mas é bom ficar atenta, as únicas consideradas legítimas são as PowerGenix.
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 15:52:52 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


lcssanches

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2016, 16:34:59
Bom, as pilhas que estão dando problemas são duracell comuns.
Liguei numa assistência o o cara me falou que essa máquina puxa muita energia, portanto precisa ter uma pilha boa. Então o que o @DMZamora disse faz sentido.
Não tenho outra pilhas aqui então vai ficar para depois o teste.

Essa câmera não é minha, é de onde eu trabalho e usamos ela para tirar fotos dos workshops. A qualidade não é nada boa. Vou fazer algumas fotos com minha câmera (d5200), e mostrar a melhora na qualidade para que eles aprovem (qualidade x custo-reparo) a compra de uma câmera melhor, uma T5/D3200.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2016, 08:20:09
Helena, eu mesmo nunca testei, mas uma das principais características das pilhas NiZn é a alta capacidade de descarga. Há relatos de usuários indicando uma redução drástica no tempo de reciclagem de flashes, quando usando esse tipo de pilha. Lembro particularmente de um, que foi de 4.3s para 1.9s, com um 580EX II. Tudo bem que as pilhas mais "lentas" já não deveriam estar em boa forma, mas mesmo assim é uma melhoria bastante grande, considerando o tempo padrão declarado pela Canon, em torno de 3s.

Mas é bom ficar atenta, as únicas consideradas legítimas são as PowerGenix.

Legal! E existe alguma desvantagem? Porque pelo visto então, essas pilhas parecem ser mais negócio do que as Ni-mh.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2016, 12:58:19
Legal! E existe alguma desvantagem? Porque pelo visto então, essas pilhas parecem ser mais negócio do que as Ni-mh.

São um pouco mais caras, exigem carregador específico para elas, e quando carregadas chegam a dar 1.85V, então podem ser perigosas para equipamentos que não possuam regulador de tensão.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2016, 15:24:19
São um pouco mais caras, exigem carregador específico para elas, e quando carregadas chegam a dar 1.85V, então podem ser perigosas para equipamentos que não possuam regulador de tensão.

é fácil identificar os aparelhos que não possuem regulador de tensão?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2016, 17:32:52
é fácil identificar os aparelhos que não possuem regulador de tensão?

Não muito. Geralmente câmeras e flashes aceitam o "excesso" sem problemas. Eu só não arriscaria com equipamentos mais simples e/ou antigos.

Outra característica que pode ser uma desvantagem, dependendo do uso, é que elas tendem a perder capacidade rapidamente, com os ciclos de uso. Em suma, eu me ateria a aplicações específicas, com elas, apenas onde se necessite de tensão mais alta ou elevada corrente de descarga.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2016, 21:33:06
Não muito. Geralmente câmeras e flashes aceitam o "excesso" sem problemas. Eu só não arriscaria com equipamentos mais simples e/ou antigos.

Outra característica que pode ser uma desvantagem, dependendo do uso, é que elas tendem a perder capacidade rapidamente, com os ciclos de uso. Em suma, eu me ateria a aplicações específicas, com elas, apenas onde se necessite de tensão mais alta ou elevada corrente de descarga.

Beleza, muitíssimo obrigada pelos esclarecimentos!