Autor Tópico: Curto foto de gente, retrato e paisangem 35 ou 50mm 1.8G?  (Lida 2711 vezes)

iki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 13 de Maio de 2016, 23:34:02
Galera Boa noite....
Muito feliz de estar aprendendo aqui com vcs...que buta experiência...to embabacado.

Bom...tenho uma dúvida neste tópico:
1) qdo comprei minha D5300 (e não sabia nada de crop e fullframe,  lente com ou sem motor...isso pq já me acha bom conhecedor depois de um tempo com uma coolpix...é  mole...rs..nada a vê...e como sofri qdo disse que comprei nikon, pois muita gente vai de canon...mas enfim...) comprei e ela veio com a lente do kit 11x55mm e peguei uma outra que é a 50x200mm.

Para foto de pessoas, book, retrato e paisagem, qual lente devo comprar 35 ou 50mm 1.8G?

Boa noite pra vcs .....ficaria muito grato pelas respostas....braçao galera.


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2016, 01:19:20
sem dúvida nenhuma 35mm 1.8

Se for pra ter versatilidade entre retrato/paisagem


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2016, 15:31:19
sem dúvida nenhuma 35mm 1.8

Se for pra ter versatilidade entre retrato/paisagem
2x ..... Unanimidade no fórum. Maior flexibilidade que isso e com qualidade próxima seria com a Tamron 17-50 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2016, 16:56:17
DX 35mm 1.8 tbm  :ok:

se nao me engano a DX é pra sensor cropado (não precisa converter). Corrijam se eu estiver enganado
« Última modificação: 14 de Maio de 2016, 16:56:53 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2016, 17:34:14
DX 35mm 1.8 tbm  :ok:

se nao me engano a DX é pra sensor cropado (não precisa converter). Corrijam se eu estiver enganado
35 mm é igual para qualquer tamanho de sensor. O que se muda é a forma como fica o "zoom" na foto em relação a um formato.

Comparando ao formato padrão 35 mm, essa 35 mm 1.8 G DX se comporta com o fator de crop próximo à 50 mm em uma FF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2016, 18:44:37
Como seu sensor é DX talvez a 35mm tenha uma distância focal grande demais dependendo do espaço disponível entre você e o alvo da fotografia. Se estiver fotografando pessoas e não houver um espaço bom você será obrigado a cortar o corpo delas. Mas claro que isso depende de onde você irá fotografar.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2016, 12:28:27
O pior é que a 35mm não tem um angulo tão favorável para paisagens...Eu iria de 50mm para retratos e compraria uma grande angular para as paisagens.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2016, 12:29:56
O pior é que a 35mm não tem um angulo tão favorável para paisagens...Eu iria de 50mm para retratos e compraria uma grande angular para as paisagens.

Discordo, tem sim, uso muito pra paisagens, basicamente é a lente que uso.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2016, 12:44:37
Discordo, tem sim, uso muito pra paisagens, basicamente é a lente que uso.

Sim, dá pra usar para paisagens...é que me acostumei tanto à lentes GA que nem passa pela minha cabeça usar 28mm (em FF) pra cima para isso.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2016, 17:24:02
Discordo, tem sim, uso muito pra paisagens, basicamente é a lente que uso.

Eu concordo que até com tele é possível fazer certas fotos de paisagem, como uma cachoeira ao longe, etc.
Inclusive lí uma matéria sobre as teles em paisagem recentemente.
Depende do que se quer mostrar.  Para uso mais geral as grande angulares são indispensáveis para se "entrar" na cena.
Nesse caso uma 50mm nem pensar, uma 35mm não tem tanto uso assim na minha visão.
Eu optaria por uma 24mm ou no máximo uma 28mm para cropadas.
A 35mm é boa nas FF.

A lente 18-55mm do kit serve para isso muito bem na D5300. Ou como falou o Thales, uma 17-50 2.8.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2016, 17:27:20
35 mm é igual para qualquer tamanho de sensor. O que se muda é a forma como fica o "zoom" na foto em relação a um formato.

Comparando ao formato padrão 35 mm, essa 35 mm 1.8 G DX se comporta com o fator de crop próximo à 50 mm em uma FF.

eu sei disso... Quanto a isso não tenho dúvidas.

Isso não anula o fato de que vc tem que fazer equivalência pra saber o quanto vai caber no seu frame. Concorda?

Eu postei achando que era um sistema similar a EF e EF-S da Canon. Só não lembro das siglas corretas pra Nikon
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2016, 18:34:00
Sua câmera é cropada, então vou falar de distancia focal "equivalente". Mas entenda que essa equivalência é "nominal", e na pratica existem diferenças, principalmente na profundidade de campo. Então vamos pensar que o resultado das fotos com a 50mm é parecido com uma lente 75mm FF (FX). E que a 35mm se parece com uma 50mm FF (52,5 para ser mais exato).

A linguagem estética comum ao mercado de moda ou beleza (vc falou em book), normalmente requer imagens planos mais comprimidos; observe tbm que a maior parte das fotos que se faz para books são fotos de uma única pessoa, seja corpo inteiro, meio corpo, busto ou ainda simplesmente rosto. Neste caso a objetiva de 50mm (equivalente 75mm) vai proporcionar estética mais parecida com o que se vê nos retratos das revistas e publicidade por ai. É dai pra cima, tem fotografo que prefere distancias focais maiores ainda, como 135mm, e outras.

No caso de outros tipos de retratos, como por exemplo, eventos, família, street, grupo de pessoas, a 50mm (equivalente 75mm) tbm fica bacana, mas para fotografar com esse tipo de lente mais fechada começa a ficar mais difícil, pela distancia que vc precisa ficar do assunto para enquadrar as pessoas, ou ainda para incluir o ambiente que está a em volta da(as) pessoas. As vezes não se tem tanto espaço.

Já a 35mm (equivalente 50mm) apesar de não fornecer a mesma compressão da outra lente, é mais versátil para todas as situações, mas veja, tem uma questão estética ai, existem diferenças estéticas entre as foto com essas duas lentes, a escolha é bem pessoal.

Para paisagem, sim, obviamente que vc consegue fazer boas fotos com a 35mm, mas ela ainda sim é uma lente fechada, e não tão versátil para paisagens. Ou seja, alguns objetivos vc vai conseguir com a 35mm, porem existem limitações, principalmente qd vc desejar um campo amplo e aberto, em algumas situações onde o espaço é curto. Neste caso a 50mm (equivalente 75mm) é pior ainda.

Posto isso, pode ser que a 35mm seja melhor como sua primeira escolha.

Agora, a minha preferência pessoal requer duas lentes, neste caso a 50mm (equivalente 75mm) para retratos e uma bem mais aberta que a 35mm para paisagens, alguma coisa entre 14 e 20mm.
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 18:39:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2016, 20:19:33
lente kit 18-55 + 35 tá otimo
D600 - E-M10