Autor Tópico: dúvida no foco da 70D  (Lida 2072 vezes)

Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Maio de 2016, 14:35:14
Pesquisando sobre  a70D descobri que algumas (ou muitas) apresentam um certo problema de precisão do foco. Se compreendi bem op problema é na focagem pelo  do view finder, mas que esse problema não ocorre na focagem pelo lcd...
Pra efeito de conhecer melhor meu equipamento e aprimorar meu olhar de hobbysta fui fazer um teste com a minha camera, e se não fiz nenhuma cagada, os resultados foram exatamente opostos ao que tinha lido. Pelo liveview o foco ficou bem mais preciso do pelo lcd :ponder:
Se algum colega tiver experiência no assunto e paciência pra me ajudar, eu agradeço desde já...
viewfinder
lcd
https://flic.kr/p/H3HznF viewfinder
https://flic.kr/p/H9KZjH lcd
em ambos os casos tentei cravar o foco nas letras maiores do frasco com líquido rosa
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2016, 16:34:10
Já tive 5 cameras DSLR, incluindo essa 70D.

Depois de muito esquentar com isso acabei deixando pra lá, fotos tiradas com o viewfinder são mais propensas a erro em qualquer camera. Principalmente com essas lentes 1.8 mais baratas

O Viewfinder foca com menos luz e bem mais rápido, mas é mais propenso a errar de leve principalmente em aberturas grandes tipo 1.8. Além disso ele tem essas frescuras de contraste, talvez por isso (preto no rosa escuro) é q o foco errou.

O Liveview precisa de mais luz pra conseguir focar, é mais lento, gasta mais bateria mas é mais garantido que vai acertar o ponto.

Ainda prefiro o viewfinder, quase não tiro fotos com abertura maior que 2.8 e se a foto for importante tiro umas 3-4 vezes quando possível só pra garantir.


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2016, 20:00:51
Obrigado por opinar, Intrepid!
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2016, 20:15:56
Toda DSLR possui pelo menos dois sistemas de foco: por contraste e por fase.

O sistema por fase prioriza a velocidade de foco, não a precisão extrema. É o utilizado quando focamos pelo viewfinder, e o foco é feito através de um sensor específico localizado na base da câmera, que recebe a imagem por meio de um espelho secundário.

Já o sistema por contraste é bem mais lento, porém mais preciso. Por se utilizar do próprio sensor de imagem da câmera, obviamente só pode ser acionado no modo Live View, quando usamos o LCD, já que para isso o espelho da câmera precisa estar recolhido.

Algumas DSLRs mais recentes utilizam um sistema híbrido, que pode focar ao mesmo tempo por fase e por contraste, pelo próprio sensor de imagem, no modo Live View, aliando precisão e velocidade.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2016, 21:50:46
Acho que vc fez alguma confusão aí, viewfinder é o visor da câmera, que olhamos com um olho só. Liveview é o visor do LCD. Nesse caso, pode depender do tipo de foco que vc está usando também...
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2016, 21:57:04
Pesquisando sobre  a70D descobri que algumas (ou muitas) apresentam um certo problema de precisão do foco. Se compreendi bem op problema é na focagem pelo  do view finder, mas que esse problema não ocorre na focagem pelo lcd...
Pra efeito de conhecer melhor meu equipamento e aprimorar meu olhar de hobbysta fui fazer um teste com a minha camera, e se não fiz nenhuma cagada, os resultados foram exatamente opostos ao que tinha lido. Pelo viewfinder o foco ficou bem mais preciso do pelo lcd :ponder:
Se algum colega tiver experiência no assunto e paciência pra me ajudar, eu agradeço desde já...
viewfinder
lcd
https://flic.kr/p/H3HznF viewfinder
https://flic.kr/p/H9KZjH lcd
em ambos os casos tentei cravar o foco nas letras maiores do frasco com líquido rosa
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2016, 22:00:54
Verdade na minha última frase digitei incorretamente a palavra liveview, era pra ter digitado viewfinder. MAs o link das fotos estão corretos. obrigado

Acho que vc fez alguma confusão aí, viewfinder é o visor da câmera, que olhamos com um olho só. Liveview é o visor do LCD. Nesse caso, pode depender do tipo de foco que vc está usando também...
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2016, 22:02:50
Obrigado, pela resposta Zamora. Mas o que justamente me intriga é o fato é o fato do viewfinder estar acertando e o Live View se perdendo...
Toda DSLR possui pelo menos dois sistemas de foco: por contraste e por fase.

O sistema por fase prioriza a velocidade de foco, não a precisão extrema. É o utilizado quando focamos pelo viewfinder, e o foco é feito através de um sensor específico localizado na base da câmera, que recebe a imagem por meio de um espelho secundário.

Já o sistema por contraste é bem mais lento, porém mais preciso. Por se utilizar do próprio sensor de imagem da câmera, obviamente só pode ser acionado no modo Live View, quando usamos o LCD, já que para isso o espelho da câmera precisa estar recolhido.

Algumas DSLRs mais recentes utilizam um sistema híbrido, que pode focar ao mesmo tempo por fase e por contraste, pelo próprio sensor de imagem, no modo Live View, aliando precisão e velocidade.
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2016, 00:24:14
Obrigado, pela resposta Zamora. Mas o que justamente me intriga é o fato é o fato do viewfinder estar acertando e o Live View se perdendo...

Lembre-se de que a área utilizada para o foco no modo Live View é muito maior que os pontos de foco utilizados pelo viewfinder. Muito provavelmente a câmera considerou o fundo mais atrativo que o objeto, na segunda foto.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!