Autor Tópico: Mais um capítulo: Full Frame vs Crop além do ISO  (Lida 38566 vezes)

Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #150 Online: 04 de Junho de 2016, 09:47:14
PS. Tudo bem que ambos somos suspeitos pra falar. Cada um é tendencioso pra sua área de atuação. Vc praticamente cresceu nesse meio de fotografia+eventos, ensaios, eventos e mais eventos. Para vc gira entorno desse tipo de registro e desfoque aparenta ser tudo pra vc na fotografia. É o que dita, na sua opinião, se é belo ou não, se é ou não fotografia "pro", se é interessante ou não.

Pra mim desfoque "3D look mega blaster super effect" não é 1/100 do que é fotografia.  :ponder:

E por ultimo e mais importante, não cara, pra mim o desfoque não é tudo na fotografia e isso soou como um belo de um insulto... um comentário extremamente ofensivo chagando ao ponto de reduzir meu trabalho a simples imagens com fundo desfocado.

Diante disso, porque será que mesmo existindo diversos fotógrafos utilizando o mesmíssimo equipamento não fazem fotografias iguais às minhas?
Aqui na minha região é absolutamente normal os fotógrafos usarem Canon 6D com 70-200 f2.8, 85mm 1.8~1.2, 135mm f2... mas é muito raro eu ver fotografias como as minhas por aqui. Então, será mesmo que pra mim tudo se resume a um desfoque mega blaster 3D? Será que todo o meu estudo sobre o bom uso da luz, combinação de cores, tratamento, composição, direção, espontaneidade, expressão, ângulos... tudo isso não pesa nada?
Todas as horas/dias que eu passei da minha vida estudando material la de fora, por achar os daqui um tanto fracos, todo o dinheiro que investi em conhecimento técnico e prático, que tento colocar dentro do meu trabalho da melhor forma possível não valeu nada porque você não gosta do fundo? Ou você falou da boca pra fora sem me conhecer(o que também é muito errado)?

Por favor... te peço um pouco de respeito pois em nenhum momento eu julguei toda a sua fotografia por uma opinião postada aqui.
« Última modificação: 04 de Junho de 2016, 09:57:26 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #151 Online: 04 de Junho de 2016, 09:53:19
Lee, você está enganado em alguns pontos...

Como já dito, não, o tal do 3D(que você parece odiar com todas as forças) não é resumido em desfoque acentuado. O 3D abordado aqui não é uma fotografia com fundo ilegível.
Apesar de te deixar extremamente irritado com um termo erroneamente utilizado(o que é muuuito comum no mercado), ele é usado pra definir um efeito que vai além disso... já expliquei mas vou "desenhar agora":

Onde o termo se aplica:



(58mm f1.4)

Onde não se aplica:



(85mm f1.2)

O que você disse se aplica ao segundo caso, que sim, é apenas um desfoque acentuado... um fundo ilegível obtido por uma objetiva onde o desfoque é maior que a primeira, mas que possui um aspecto diferente.

Agora, qual o problema em se criar um termo "mais comercial" para definir um efeito? Que já era usado la em 1977 quando a Nikkor 58mm 1.2 noct foi lançada e agora em 2016 você bate pé dizendo que está errado, que 3D é o efeito causado pela perspectiva do GA.
Você não precisa aceitar, muito menos tentar mudar a história dizendo que 3D é na verdade o que chamam de compressão de planos desde sempre.
Perfeita e cirúrgica essa explicação.

Acho que resume bem a diferença entre 3D e somente DoF.

Talvez realmente o 3D que tem nos primeiros exemplos seja simplesmente os nossos olhos/cérebro sendo trapaceado pelo DoF curto em um cenário amplo mas que se dane o termo. O legal é ter esse efeito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #152 Online: 04 de Junho de 2016, 09:55:16
E por ultimo e mais importante, não cara, pra mim o desfoque não é tudo na fotografia e isso soou como um belo de um insulto... um comentário extremamente ofensivo chagando ao ponto de reduzir meu trabalho a simples imagens com fundo desfocado.

Diante disso, porque será que mesmo existindo diversos fotógrafos utilizando o mesmíssimo equipamento não fazem fotografias iguais às minhas?
Aqui na minha região é absolutamente normal os fotógrafos usarem Canon 6D com 70-200 f2.8, 85mm 1.8~1.2, 135mm f2... mas é muito raro eu ver fotografias como as minhas por aqui. Então, será mesmo que pra mim tudo se resume a um desfoque mega blaster 3D? Será que todo o meu estudo sobre o bom uso da luz, combinação de cores, tratamento, composição, direção, espontaneidade... tudo isso não pesa nada?
Todas as horas/dias que eu passei da minha vida estudando material la de fora, por achar os daqui um tanto fracos, todo o dinheiro que investi em conhecimento técnico e prático, que tento colocar dentro do meu trabalho da melhor forma possível não valeu nada porque você não gosta do fundo? Ou você falou da boca pra fora sem me conhecer(o que também é muito errado)?

Por favor... te peço um pouco de respeito pois em nenhum momento eu julguei toda a sua fotografia por uma opinião postada aqui.
Vamos focar na técnica. Não vamos incendiar (independe de quem tenha mais ou menos razão) um tópico que se destaca pelo nível técnico das discussões.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #153 Online: 04 de Junho de 2016, 10:05:47
Bosa, se vc continuar postando, vou ter que comprar uma 58mm amanhã msm.

 :D


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #154 Online: 04 de Junho de 2016, 22:24:03
Bosa, se vc continuar postando, vou ter que comprar uma 58mm amanhã msm.

 :D

2x...(com o agravante que vou ter que pedir dinheiro no banco)
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #155 Online: 08 de Junho de 2016, 05:49:47
Bom. Ambos os lados parecem discos riscados. Nada me faz mudar que estão usando o termo de forma errônea.

Essas últimas fotos ainda provam que não há nada de 3D nisso. É puramente um efeito e só. Não quer dizer que não sejam bonitas. Simplesmente não tem efeito 3D nenhum. Só isso. As fotos são bonitas... pode ficar tranquilo

Mas isso aí ta mais pra uma vertente de um CUT-OUT  :assobi: Primo do cutout do fundo em PB com objeto principal colorido rs. Só que desta vez é um fundo borrado com o objeto nítido.  :ponder: Pra mim cutout não dá look 3D...

Agora usar argumento com teor subjetivo (viajando na maionese) pra tentar justificar... sem se ater ao conceito técnico (pé no chão) eu desisto de discutir. De verdade.

Os seus clientes podem cair no seu papo furado mas não force a inteligência da comunidade fotográfica. Volto a repetir que isso aí não é nem 1/50 do que é fotografia. Vai muito além de perfumarias
« Última modificação: 08 de Junho de 2016, 05:50:20 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #156 Online: 08 de Junho de 2016, 19:11:41
Meus clientes não caem no meu papo pois fazem a menor ideia do que eu uso ou deixo de usar. Eles me procuram pelo meu trabalho, ok?
E se não parou pra pensar,  você é o único que ainda bate pé por aqui,  o único que ainda destrói o debate com uma birra idiota contra um simples termo... continua ofencivo em relação a eu e meu trabalho sem conhecer nem 1% da minha pessoa(e minha fotografia) e do quanto eu já contribui para essa comunidade.

Parabéns parceiro,  conseguiu acabar com o tópico de vez...  boas fotos pra você..

Ah..  procure mostrar mais e falar menos também.

Fui!
« Última modificação: 08 de Junho de 2016, 19:26:21 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #157 Online: 08 de Junho de 2016, 22:26:50
 :no: :doh: 8-)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #158 Online: 09 de Junho de 2016, 00:19:18
Paz, minha gente!!!

Vamos voltar ao tópico, que pode ser esclarecedor pra muita gente.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #159 Online: 09 de Junho de 2016, 09:07:50
Amigo Bosa,

Lindas fotos e excelente debate. Parabéns pelo trabalho.



Nessa foto aqui você usou alguma luz artificial, ou foi só luz natural?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #160 Online: 09 de Junho de 2016, 09:22:44
https://fstoppers.com/originals/what-canons-ultimate-portrait-lens-85mm-100mm-135mm-or-200mm-133914

Não pude deixar de lembrar de tópico, na matéria, na hora da 85mm 1.2, é citado o tal efeito 3d que aqui foi negado que ela tinha.
Esse é o problema do subjetivo e do eu acho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #161 Online: 09 de Junho de 2016, 13:33:32
Não sei se perdi algo da discussão, mas se estão debatendo se fundo desfocado e percepção de tridimensionalidade em fotografia tem relação, tenho que opinar por concordar que têm muita relação sim.

Nenhuma fotografia é 3d, mas alguns artifícios dão dicas a nosso cérebro para perceber a tridimensionalidade. Entre estes artifícios estão as linhas guias, tamanho dos objetos, sombras e muito fortemente o desfoque.

Nossa visão tem um ponto focal muito pequeno, sua visão nesse texto faz todo o resto do seu campo visual ficar desfocado. Do mais próximo ao mais distante. E entendemos sim o desfoque como tridimensionalidade.

A séria da NatGeo Truques Mentais aborda essa questão, salvo engano no seu segundo episódio. No vídeo abaixo percebemos o poder da sombra na percepção de tridimensionalidade:

https://youtu.be/dqgsDQEjDqA
« Última modificação: 09 de Junho de 2016, 13:34:16 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #162 Online: 10 de Junho de 2016, 10:17:47
FF tem muito mais profundidade de campo e nitidez. Já esse efeito 3D penso q nada tenha a ver com ser ou não FF. Está muito mais ligada a iluminação.
« Última modificação: 10 de Junho de 2016, 10:19:22 por xande_mike »
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #163 Online: 05 de Agosto de 2019, 09:39:41
Lee, você está enganado em alguns pontos...

Como já dito, não, o tal do 3D(que você parece odiar com todas as forças) não é resumido em desfoque acentuado. O 3D abordado aqui não é uma fotografia com fundo ilegível.
Apesar de te deixar extremamente irritado com um termo erroneamente utilizado(o que é muuuito comum no mercado), ele é usado pra definir um efeito que vai além disso... já expliquei mas vou "desenhar agora":

Onde o termo se aplica:



(58mm f1.4)

Onde não se aplica:



(85mm f1.2)

O que você disse se aplica ao segundo caso, que sim, é apenas um desfoque acentuado... um fundo ilegível obtido por uma objetiva onde o desfoque é maior que a primeira, mas que possui um aspecto diferente.

Agora, qual o problema em se criar um termo "mais comercial" para definir um efeito? Que já era usado la em 1977 quando a Nikkor 58mm 1.2 noct foi lançada e agora em 2016 você bate pé dizendo que está errado, que 3D é o efeito causado pela perspectiva do GA.
Você não precisa aceitar, muito menos tentar mudar a história dizendo que 3D é na verdade o que chamam de compressão de planos desde sempre.

Essa primeira foro mostra bem a aplicação.. usar uma lente 35mm 40mm e ter todo o cenário com uma profundidade de campo rasa.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #164 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:34:06
Esse efeito é facilmente alcançado com qualquer objetiva pra aps-c.

Helena #1 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Helena #3 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Dá pra melhorar, mas essas fotos foram feitas sem esse objetivo.