Autor Tópico: Mais um capítulo: Full Frame vs Crop além do ISO  (Lida 38794 vezes)

ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #180 Online: 06 de Agosto de 2019, 18:07:53
Isso mesmo !  :ok:

E, pela "lei" do bocão, altamente propaganda há +-12 meses pela Canon e Nikon,

os encaixes DX e EF-S, com bocais muito maiores do que o necessário, aguentariam perfeitamente lentes deste padrão e com altíssima qualidade  :ok:

Veja como a CaNikon x a própria CaNikon perderam oportunidades e optam por continuar perdendo ou, simplesmente, mentem   :shock:

Só que um detalhe.. lente manual.. como usar isso em eventos? :shock:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #181 Online: 06 de Agosto de 2019, 18:20:47
Só que um detalhe.. lente manual.. como usar isso em eventos? :shock:

A Fuji tambem não tem nada equivalente que não seja no nível de lentes L.

A lente Fuji equivalente a 40mm 2.8 STM, seria a XF 27mm.
Tem AF, a DF bate mas a abertura é 2.8, ou seja, seria uma 40mm f/4.5.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #182 Online: 06 de Agosto de 2019, 19:08:31
Sendo que os +-35mm da 23mm 1.4, são padrão e lente 40mm não é  :ok:
A 40mm é bacana pra fotografia de rua, onde acho 50mm demais e 35mm pouco... a diferença é pequena mas tem...se eu usasse minhas FF na rua seria essa a lente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #183 Online: 06 de Agosto de 2019, 19:11:50
Abertura equivalente, compressão de planos, etc... isso é conversa pra boi dormir. Papinho completamente errado de quem tinha FF pra justificar que uma camera de sensor menor é pior. É apenas um tipo de marketing difundido boca a boca!

O DOF de uma lente 24mm, f2.8 à mesma distância de um objeto é o mesmo independente do sensor.

Fazer conversão de lente equivalente só serve para confundir também, uma lente 24mm é uma lente 24mm independente do sensor.

O campo de visão é o único que irá mudar para os mesmos parâmetros citados, será menor a medida que o sensor diminui. E isso só traz muitos benefícios óticos como redução de distorção de perspectiva, menor AC, menos flare (para uma mesma lente)... ou seja, quanto menor o sensor mais simples é de criar uma lente de qualidade!

"Ahhhh mas e o bokeh??" Continua exatamente o mesmo em qualquer camera nos mesmos parâmetros já que esta é uma característica ótica da lente, como disse, apenas o campo de visão é alterado!


Isso é algo que o pessoal que vem mudando para APS ou M43 vem percebendo, muitas vezes inconscientemente, o sensor não é importante para se obter o belo resultado que deseja se você tiver lentes de alta qualidade e com o campo de visão que você queira (algo que Canikon não oferecem nos sensores menores). Então melhor pegar o sensor menor que é também mais barato :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #184 Online: 06 de Agosto de 2019, 19:25:30
A Fuji 23mm 1.4 faz praticamente o mesmo e ganhando muito mas muito mais luz

A quantidade de luz que se ganha (revertendo em velocidade) deve chegar a +- 2 stops  :eek:

É muita coisa na frente... vale a pena perder esses poucos mm, por todo esse ganho de luz  :ok:

Sendo que os +-35mm da 23mm 1.4, são padrão e lente 40mm não é  :ok:

Quem comparação sem pé nem cabeça.
A 40mm, a 27mm e a 24mm canon são lentes pancakes.

A 23mm 1.4 precisa ser comparada com a 35mm f/2 pelo preço ou com a 35mm 1.4 pela qualidade.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 19:30:43 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #185 Online: 06 de Agosto de 2019, 19:30:09

O DOF de uma lente 24mm, f2.8 à mesma distância de um objeto é o mesmo independente do sensor.


 Me mostra um teste disso.

Porque é impossível manter o campo de visão, que você disse ser a coisa mais importante, se o sensor for diferente com DF e distancia iguais.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 19:36:44 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #186 Online: 06 de Agosto de 2019, 20:06:47
Abertura equivalente, compressão de planos, etc... isso é conversa pra boi dormir. Papinho completamente errado de quem tinha FF pra justificar que uma camera de sensor menor é pior. É apenas um tipo de marketing difundido boca a boca!

O DOF de uma lente 24mm, f2.8 à mesma distância de um objeto é o mesmo independente do sensor.

Fazer conversão de lente equivalente só serve para confundir também, uma lente 24mm é uma lente 24mm independente do sensor.

O campo de visão é o único que irá mudar para os mesmos parâmetros citados, será menor a medida que o sensor diminui. E isso só traz muitos benefícios óticos como redução de distorção de perspectiva, menor AC, menos flare (para uma mesma lente)... ou seja, quanto menor o sensor mais simples é de criar uma lente de qualidade!

"Ahhhh mas e o bokeh??" Continua exatamente o mesmo em qualquer camera nos mesmos parâmetros já que esta é uma característica ótica da lente, como disse, apenas o campo de visão é alterado!


Isso é algo que o pessoal que vem mudando para APS ou M43 vem percebendo, muitas vezes inconscientemente, o sensor não é importante para se obter o belo resultado que deseja se você tiver lentes de alta qualidade e com o campo de visão que você queira (algo que Canikon não oferecem nos sensores menores). Então melhor pegar o sensor menor que é também mais barato :ok:


Tentando entender...

A questão não seria a usabilidade? Se você tem um campo com quilômetros de espaço pra fotografar fica fácil usar qualquer sistema.

Digamos que eu esteja em um ambiente que pra fazer a foto que eu quero preciso de uma distância focal de 40mm 2.8 em FF. Se eu estiver usando crop a lente que me daria quase o mesmo campo de visão seria uma 24mm 2.8.

Sendo assim o primeiro fator que vai mudar o estilo da foto é a lente que será diferente dependendo do sensor.

Então se eu mudar a lente e por uma 24mm 1.2 ou 1.4 não teria uma foto com um estilo mais parecido de uma ff com 40mm? Veja bem que a lente continua sendo uma 24mm, mas usei a palavra parecido, me referindo ao dof.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 20:11:11 por lindoerle »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #187 Online: 06 de Agosto de 2019, 20:44:06
https://youtu.be/ZUbU6exONdU

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #188 Online: 06 de Agosto de 2019, 20:49:37
https://youtu.be/eMMl_B4et4Y

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #189 Online: 06 de Agosto de 2019, 21:23:55
https://youtu.be/eMMl_B4et4Y

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


Pode resumir? Não sei inglês


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #190 Online: 06 de Agosto de 2019, 21:37:38
https://youtu.be/eMMl_B4et4Y

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Pelo que deu pra eu entender. Ele usou aberturas fechadas em formatos maiores é isso trouxe uma foto igual.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #191 Online: 07 de Agosto de 2019, 06:13:14
No final o que interessa é que lentes sao disponiveis e o valor.

« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 06:15:11 por Leonardo Tonin »


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #192 Online: 07 de Agosto de 2019, 07:47:13
Estudei muito de ontem pra hoje e aprendi a fazer os cálculos de equivalência.

Então uma Sigma Art 18-35mm em 1.8 me traria resultado parecidos com uma 5d mark 2 com 40mm?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #193 Online: 07 de Agosto de 2019, 07:52:49
Estudei muito de ontem pra hoje e aprendi a fazer os cálculos de equivalência.

Então uma Sigma Art 18-35mm em 1.8 me traria resultado parecidos com uma 5d mark 2 com 40mm?
Vamos pensar maior?

Vamos pensar em médio formato.

Quem te dá mais desfoque ?

Uma câmera 6x9 com lente 100mm 3.5 ou uma 35mm com uma 40mm 2.8 ?
E o ângulo de visão? Muda ?

Em médio formato ninguém olha pra baixo, o cara quer a lente normal ele pega uma 80 ou 100.

No grande formato é de 110 Pra cima com aberturas criticas a partir de 5.6.

Pare de fazer conversões, ninguém faz isso.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 07:54:45 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #194 Online: 07 de Agosto de 2019, 07:54:01
https://youtu.be/eMMl_B4et4Y

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Belo exemplo aqui.
Ele fez a equivalência de DF e abertura, para manter o mesmo enquadramento e o mesmo DOF.
Não tem segredo.

MF 64mm 8.0
FF 50mm 5.6
APS-C 35mm 4.0
M4/3 25mm 2.8
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs