Autor Tópico: Mais um capítulo: Full Frame vs Crop além do ISO  (Lida 38609 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #195 Online: 07 de Agosto de 2019, 07:56:24
Belo exemplo aqui.
Ele fez a equivalência de DF e abertura, para manter o mesmo enquadramento e o mesmo DOF.
Não tem segredo.

MF 64mm 8.0
FF 50mm 5.6
APS-C 35mm 4.0
M4/3 25mm 2.8
O que ele não conta pra vc é que temos maior velocidade em apsc do que em FF.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 07 de Agosto de 2019, 07:58:16
https://youtu.be/ifQLt-rzNo0

Se você achou diferença gritante está maluco.

Comparação de médio formato vs apsc.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #197 Online: 07 de Agosto de 2019, 08:02:15
O que vai determinar qualidade são as lentes, nesse caso uma 5D mk II vai perder feio em tudo até pra uma XT1, existem diversas opções hoje que não te fazem ir pro FF se você está no apsc.

O custo de uma 40mm é barato porque é DSLR, sistema que está em baixa, o preço virá revigorado para as Mirrorless FF.

Mas a questão é que você pode criar o mesmo "look" no apsc e sem apelar pra conversões, somente encontrando soluções no sistema e usando ele, assim como faz quem usa grande formato ou médio formato.

O 35mm não é o único sistema existente na face da terra pra servir de base de comparação.

E no geral as lentes L da Canon pra DSLR são muito mais caras que as XF da FUJI, já fiz essas comparações todas e no fim um set chega a uma diferença de mais de 1.000 usd.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 08:04:11 por cfcsosa »


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #198 Online: 07 de Agosto de 2019, 08:24:34
Vamos pensar maior?

Vamos pensar em médio formato.

Quem te dá mais desfoque ?

Uma câmera 6x9 com lente 100mm 3.5 ou uma 35mm com uma 40mm 2.8 ?
E o ângulo de visão? Muda ?

Em médio formato ninguém olha pra baixo, o cara quer a lente normal ele pega uma 80 ou 100.

No grande formato é de 110 Pra cima com aberturas criticas a partir de 5.6.

Pare de fazer conversões, ninguém faz isso.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Mas meu caso é não gostar do estilo que eu tenho com a 24mm 2.8 e crop. Não gosto do resultado. E apesar de gostar de usar uma 40mm ou 50mm, acho muito apertado em crop.

Em fim.. só queria algo que eu gostasse e não estou pro curando o melhor.. só queria fazer uns retratos mais abertos e me satisfazer com um preço que possa pagar.

Inclusive gosto do resultado da 24mm em crop quando usado em eventos e arquitetura, ensaios em ambientes como prédios. Ela não me satisfaz em ensaios no parque, por exemplo. Queria um desfoque mais pronunciado sem o aperto dos 40 ou 50mm em crop
« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 08:29:00 por ferreirinha »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #199 Online: 07 de Agosto de 2019, 08:28:26
Mas meu caso é não gostar do estilo que eu tenho com a 24mm 2.8 e crop. Não gosto do resultado. E apesar de gostar de usar uma 40mm ou 50mm, acho muito apertado em crop.

Em fim.. só queria algo que eu gostasse e não estou pro curando o melhor.. só queria o que a ff me oferece por um preço que eu possa pagar.
Pra permanecer no crop na Canon é preciso ir pra Sigma conforme você já havia concluído.

Para ir pro FF, num primeiro momento parece tentador, mas no médio prazo vira um problema por conta do preço das lentes.

Ou iria pra Fuji ou compraria lentes Sigma.

Isso pra ter o "look" que você quer.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 08:29:00 por cfcsosa »


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #200 Online: 07 de Agosto de 2019, 08:29:40
Pra permanecer no crop na Canon é preciso ir pra Sigma conforme você já havia concluído.

Para ir pro FF, num primeiro momento parece tentador, mas no médio prazo vira um problema por conta do preço das lentes.

Ou iria pra Fuji ou compraria lentes Sigma.

Isso pra ter o "look" que você quer.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Obrigado


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #201 Online: 07 de Agosto de 2019, 08:39:55
Me mostra um teste disso.

Porque é impossível manter o campo de visão, que você disse ser a coisa mais importante, se o sensor for diferente com DF e distancia iguais.

DOF (Profundidade de campo) e Campo de visão (FOV) são duas coisas distintas :ok:
Leia novamente o que escrevi, o DOF é exatamente o mesmo para uma mesma lente em uma mesma abertura a uma mesma distancia, a única coisa que o sensor muda é o campo de visão!

Quando digo que esse é o fator importante para você escolher seu equipamento é para analisar sua aplicação e ver a opção que atende mais.
Ninguém vai usar uma MF para passarinhar, uma APS é muito mais interessante para essa aplicação já que se consegue um campo de visão bem pequeno com distancias focais medianas, M43 se sai melhor ainda neste quesito... caso criem uma 600mm para MF, é possível? Claro que é, mas é uma escolha sem cabimento!
Para fotografia de arquitetura e interiores já é uma análise um pouco diferente, é preciso um campo de visão grande, então o sistema que possuir uma lente que forneça um maior FOV é mais interessante, em contrapartida isso restringe sua distancia ao objeto também, e a distância influencia o DOF. Nesse caso novamente, um sensor menor se enquadra melhor em uma situação onde todo o quadro deverá estar nítido sem alcançar difração!

Agora vamos falar do famoso bokeh, isso é uma característica de cada lente e depende da DF, da abertura e da distancia ao objeto (Veja que em nenhum momento citei sensor aqui). Se alguém aqui começa um evento pensando em usar a abertura máxima de uma lente pra ter bokeh, já começou errado! A prioridade sempre deve ser ter as pessoas que você está fotografando dentro de seu DOF e sem perder a essência da cena. Considerando uma mesma lente, um sensor menor te dará um menor campo de visão para momentos em que estiver mais distante corrigindo coisas horríveis como distorção de perspectiva (você não precisará se aproximar tanto), ao mesmo tempo você precisará se afastar um pouco para cenas que requerem um campo de visão maior, aumentando sua distancia você tem menos distorção ainda de perspectiva e o DOF cresce, não sendo necessário diminuir a abertura da lente para manter todo mundo em foco! "Ah, mas e se o lugar for pequeno e eu precisar de um maior campo de visão?" Você continuará tendo esse mesmo efeito que citei anteriormente usando DFs menores e poder usar uma abertura maior em um sensor menor acaba com qualquer balela de "minha camera tem menos ruído!" :ok:
"Mas eu quero um super bokeh durante um ensaio"... como disse antes, você tem o mesmo DOF em qualquer sensor para uma mesma lente a mesma distancia, se o campo de visão não é o que você queria você terá a opção de alterar a DF e pegar uma lente mais aberta (hoje isso é possível com sensores menores já que acabou o monopólio Canikon), porém quando você escolhe não dar um passo para trás para conseguir o mesmo campo de visão você acaba perdendo em distorção de perspectiva. É uma escolha pessoal, mas em termos de qualidade de um retrato, por exemplo, é muito mais importante uma pessoa não distorcida do que um DOF mais curto por você estar mais próximo, e é por isso que um ensaio com uma 85mm é muito mais interessante do que um ensaio com uma 24mm!


Hoje essa história de que uma FF é melhor para tudo acabou. Quem mantém isso na cabeça está parado no tempo, vai se tornar aqueles velhinhos ranzinzas que acreditam que a terra é plana!


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #202 Online: 07 de Agosto de 2019, 08:51:03
mas em termos de qualidade de um retrato, por exemplo, é muito mais importante uma pessoa não distorcida do que um DOF mais curto por você estar mais próximo, e é por isso que um ensaio com uma 85mm é muito mais interessante do que um ensaio com uma 24mm!


Hoje essa história de que uma FF é melhor para tudo acabou. Quem mantém isso na cabeça está parado no tempo, vai se tornar aqueles velhinhos ranzinzas que acreditam que a terra é plana!

é justamente o que sinto quando quero um campo de visão e me aproximo com a 24mm por ser ga. Então é isso mesmo, pois você falou que hoje temos opções e a Sigma art é uma delas.

Restou apenas outras comparações que parece, não tenho certeza, mas na Canon as cores das ff são lindas. Tom de pele lindo. Nas crop que usei não consegui o mesmo resultado.

Gostei do final da terra plana..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #203 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:06:45
O que ele não conta pra vc é que temos maior velocidade em apsc do que em FF.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

A velocidade seria fps?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #204 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:14:10
A velocidade seria fps?
Velocidade mesmo, maior abertura = menor iso e maior velocidade.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 09:14:45 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #205 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:19:32
DOF (Profundidade de campo) e Campo de visão (FOV) são duas coisas distintas :ok:
Leia novamente o que escrevi, o DOF é exatamente o mesmo para uma mesma lente em uma mesma abertura a uma mesma distancia, a única coisa que o sensor muda é o campo de visão!

Hoje essa história de que uma FF é melhor para tudo acabou. Quem mantém isso na cabeça está parado no tempo, vai se tornar aqueles velhinhos ranzinzas que acreditam que a terra é plana!

O problema é que você agora quer dizer que aps-c é melhor pra tudo, do mesmo jeito do pessoal que defende FF cegamente.
Fuji é o sistema perfeito, ninguém pode apontar nada que não atenda que vem a patrulha.
Mas a verdade é que existem lentes FF que eles não tem equivalentes, apesar de ser o único APS-C serio do mercado, e isso não é o fim do mundo.

Você está pegando a mesma equação que eu e travando outra variável.
Concordo 100% com sua frase sobre DOF a cima.
Mas a comparação que se faz é outra, o objetivo é manter o mesmo campo de visão.
Ninguem pensa em igualar DOF alterando o enquadramento.
Como no video que o cfcsosa postou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #206 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:26:08
O problema é que você agora quer dizer que aps-c é melhor pra tudo, do mesmo jeito do pessoal que defende FF cegamente.
Fuji é o sistema perfeito, ninguém pode apontar nada que não atenda que vem a patrulha.
Mas a verdade é que existem lentes FF que eles não tem equivalentes, apesar de ser o único APS-C serio do mercado, e isso não é o fim do mundo.

Você está pegando a mesma equação que eu e travando outra variável.
Concordo 100% com sua frase sobre DOF a cima.
Mas a comparação que se faz é outra, o objetivo é manter o mesmo campo de visão.
Ninguem pensa em igualar DOF alterando o enquadramento.
Como no video que o cfcsosa postou.
Acho que não, acho que ele quis mostrar que assim como foram criadas soluções pra FF, as mesmas existem pra apsc, porém a mídia te impede de raciocinar dessa forma, ninguém diz que A é melhor que B, são apenas diferentes.

Qual o melhor sistema pra retratos? 35MM ? Duvido, eu diria que é o médio formato, no entanto no m4/3 pela inversão você consegue também um excelente sistema pra estúdio, com muita qualidade.

Viu o vídeo comparativo do apsc vs médio formato ? Dá uma olhada, você verá que existem formas de fazer exatamente o mesmo enquadramento.

Então não existe isso de A melhor que B, porém existe um preconceito com A porque fomos acostumados pela mídia a aceitar isso, quem nunca escutou que profissional usa Fullframe ?

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #207 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:26:54
Velocidade mesmo, maior abertura = menor iso e maior velocidade.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Entendi, no exemplo das equivalências.
Mas isso é obvio, não?

O M4/3 tem mais velocidade que o APS-C e o MF seria o mais lento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #208 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:27:37
Ainda digo mais, hoje te falo que o que vai demandar o formato é mais a necessidade de objetivas específicas ou de ampliações do que propriamente o tamanho do sensor.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #209 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:28:38
Entendi, no exemplo das equivalências.
Mas isso é obvio, não?

O M4/3 tem mais velocidade que o APS-C e o MF seria o mais lento.
Não pra todo mundo, porque todo mundo se liga na abertura apenas, acham que quanto maior o sensor, mais luz entra, mas não é verdade, a luz entra igual independente do tamanho do sensor.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk