Autor Tópico: Lentes p/ Hobbie  (Lida 1406 vezes)

GuilhermeVieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 15 de Maio de 2016, 21:47:04
Boa tarde, sou novo no grupo e um apaixonado por fotografias.

Acabei de fazer uma adquirição de uma Canon t3i + 18-55mm.

Como no titulo, sempre fui apaixonado por fotos, takes de paisagem, por do sol e fotos mais familiares.

Meu intuito é extremamente por Hobbie, por eu ser universitário ainda não tenho condições de comprar equipamentos profissionais e tao caros quanto eu desejo.

Sabendo das minhas intenções, gostaria de saber que lente recomendaria para o proposito citado acima (takes de paisagem, por do sol e fotos mais pessoas como familiares e etc).

Grato desde já  :)


marcelomazola

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2016, 22:19:17
Olá! Acredito que a 18-55 seja uma grande escola e dê conta de 90% do uso normal de um hobbysta, mas, a gente sempre gosta de comprar né rsrs  :D
Para complementar, indico uma tele 55-250mm e uma fixa de grande abertura, como a 50mm F1.8, além de um flash. Com esse kit, dá pra cobrir praticamente qualquer situação.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2016, 00:26:55
Olá! Acredito que a 18-55 seja uma grande escola e dê conta de 90% do uso normal de um hobbysta, mas, a gente sempre gosta de comprar né rsrs  :D
Para complementar, indico uma tele 55-250mm e uma fixa de grande abertura, como a 50mm F1.8, além de um flash. Com esse kit, dá pra cobrir praticamente qualquer situação.

Concordo plenamente


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2016, 01:33:25
Olá! Acredito que a 18-55 seja uma grande escola e dê conta de 90% do uso normal de um hobbysta, mas, a gente sempre gosta de comprar né rsrs  :D
Para complementar, indico uma tele 55-250mm e uma fixa de grande abertura, como a 50mm F1.8, além de um flash. Com esse kit, dá pra cobrir praticamente qualquer situação.
concordo plenamente 2x.... apenas com a ressalva pra lente fixa.... antes de comprar, use bastante essa 18-55 e descubra se gosta mais das fotos fechando ângulo pros 50mm ou mais aberta.... a 35mm 1.8 é outra opção
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2016, 01:53:04
além do que ja foi citado, experimente umas lentes manuais antigas. para alguém que tem a fotografia como hobby e não quer investir muito, elas são um ótimo custo benefício. esse tópico, um clássico aqui do fórum, pode te ajudar a pensar sobre

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


GuilhermeVieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2016, 09:02:11

Marcelomazola: Pois é kkk', infelizmente a gente gosta de gastar um pouco, vou fazer o investimento nestas duas lentes que me falou, muito obrigado pela ajuda. Espero conseguir ajuda-lo um dia também. Kk

RenatoKW: antes de comprar, vou pretendo fazer varias imagens antes pra pega experiência e aprender mais sobre fotos, quando estiver entendendo mais sobre meus gostos vou comprar as lentes. Vlw pelo concelho.

Adrianof14: vou dar uma olhada neste tópico, tudo relacionado ao tao sonhado mundo das fotografias vou tentar dar uma pesquisada a mais.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2016, 19:21:23
Fotografo por hobby também e acho que para paisagens e pôr do sol a lente do kit atende bem, tanto em distância focal, quanto em abertura. Usará aberturas menores que f/8 normalmente. Acho que os itens importantes para estes tipos de foto seriam tripé e filtros de densidade neutra graduada.

Depois de escrever tudo isso,  me toquei que a pergunta é sobre lente... Rapaz, se já tem o tripé e os filtros,  seria ver se o que te faz falta são distâncias focais menores (grande angular) ou menores (telefoto). Daí, seria pesquisar entre as opções dentro de seu orçamento.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 19:22:16 por Carlos HP »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2016, 03:10:11
Vc gostaria de fotografar alguma coisa que acha que não conseguiria com a 18-55mm?


cgolden

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2016, 23:14:54
Se eu fosse você, exploraria ao máximo a sua 18-55mm. É muito folclore dizer que esta lente é ruim, etc... Eu mesmo, já utilizei muito esta lente e as minhas melhores fotos foram tiradas com ela.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2016, 15:30:40
A 18-55 é muito boa em nitidez. A versão stm está um degrau acima neste quesito. Acho ela melhor para paisagens do que pra pessoas pois, neste caso, acho legal ter um desfoque do fundo pra isolar a pessoa do resto da cena a fim de evidenciar o q vc quer mostrar. É possível fazer isso com a 18-55. Aliás, faça isso com ela pois faz parte do aprendizado. Coloque 55mm na sua lente e enquadre somente a cabeça de alguém e vc verá o desfoque ao fundo.  A diferença pra uma 50 1.8 é q nesta vc não precisa enquadrar somente o rosto da pessoa pra ter desfoque. Dar pra vc enquadrar  da cintura pra cima q vc já terá bom desfoque do fundo. Isso por causa da abertura maior.
A questão do desfoque é legal tb porque, às vezes, vc quer fotografar uma pessoa mas o ambiente é meio feio ou não muito interessante. Aí vc põe 1.8 de abertura e pronto. Vc tira completamente a atenção do fundo na foto.
Então eu teria inicialmente uma 18-55mm e 50 1.8. Vc teria basicamente uma lente pra natureza e outra pra pessoas. Não q uma não possa fazer o trabalho da outra. Mas vc verá com o tempo q uma se encaixa melhor em uma situação e a outra em outra. Fora q essa dupla é mais portátil q 18-55mm + 55-250mm.
Mas pratique com a 18-55mm. Ela é boa, vc verá. Não pule as etapas.

Vlw