Autor Tópico: Instabilidade Anual  (Lida 2378 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Online: 16 de Maio de 2016, 17:18:07
Estou no meu segundo ano como fotógrafo em tempo integral e basicamente as mesmas coisas se repetem comparado ao ano passado, a inconstância de contratos é a principal delas.

Conversando com outro amigo fotógrafo que está há bem mais tempo que eu no mercado ele reclama do mesmo.
Posso como exemplo o último mês (abril) e o atual (maio)...
Abril foi um mês ótimo, fiz eventos em todos os finais de semana, ensaios durante a semana etc...
Maio tá um caos hahahaha não fiz NADA e não tenho nenhuma previsão de fazer, a partir de junho a coisa começa melhorar.

Essa instabilidade na agenda tem me preocupado já que não da pra prever nada, aprendi a guardar o máximo grana e essa prática tem ajudado na hora do aperto.

Acredito que não sou o único a passar por essa situação, por isso resolvi criar esse post pra discutirmos estratégias para tapar esses "buracos".

Sem entrar no quesito valores pq isso já foi muio discutido aqui no fórum. :ok:

O que me dizem, tem jeito de deixar a agenda completinha o ano todo ?

Abraços.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2016, 17:23:37
Estou no meu segundo ano como fotógrafo em tempo integral e basicamente as mesmas coisas se repetem comparado ao ano passado, a inconstância de contratos é a principal delas.

Conversando com outro amigo fotógrafo que está há bem mais tempo que eu no mercado ele reclama do mesmo.
Posso como exemplo o último mês (abril) e o atual (maio)...
Abril foi um mês ótimo, fiz eventos em todos os finais de semana, ensaios durante a semana etc...
Maio tá um caos hahahaha não fiz NADA e não tenho nenhuma previsão de fazer, a partir de junho a coisa começa melhorar.

Essa instabilidade na agenda tem me preocupado já que não da pra prever nada, aprendi a guardar o máximo grana e essa prática tem ajudado na hora do aperto.

Acredito que não sou o único a passar por essa situação, por isso resolvi criar esse post pra discutirmos estratégias para tapar esses "buracos".

Sem entrar no quesito valores pq isso já foi muio discutido aqui no fórum. :ok:

O que me dizem, tem jeito de deixar a agenda completinha o ano todo ?

Abraços.

Ter jeito de completar a agenda tem, só oferecer um trabalho diferenciado (uahua simples não?  :aua:)
Brincadeiras à parte, tenho contato com uns caras bons (e que fazem um trampo diferenciado) e alguns deles tem até 2017 completos na agenda, tem que programar as férias muito bem e chegaram a um ponto de recusar e compartilhar trabalhos com outros.

Agora nós pobres mortais (eu incluso) sofremos pra conseguir um ou outro evento. Eu costumo receber uma quantidade razoável de pedidos de orçamento por mês, e esse mês passado foi terrível. Minha esposa que trabalha com buffet também sofreu muito nesses 2 ultimos meses =(
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 17:24:03 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2016, 17:35:39
Quer um resumo dos meus últimos meses? Em fevereiro tive 1 trabalho. Em março tive 8 trabalhos. Em abril tive 1 trabalho. Em maio, contando só os que já estão fechados, terei 7 trabalhos (1 ainda a confirmar). Em junho tenho só 1 trabalho confirmado.

É importante se acostumar com essa inconstância mesmo. Mês que pinta bastante trabalho é ótimo pra guardar dinheiro, daí sobra pros meses com poucos trabalhos. Meses vazios também são ótimos pra tratar fotos e desovar os trabalhos acumulados nos meses cheios, rsrs.

Acho que deixar a agenda completinha o ano todo é muto difícil, só pra quem já tem muito cliente mesmo, agenda cheia não é pra qualquer um. Mas uma coisa que tem me ajudado bastante esse ano é que comecei a pegar uns corporativos. Ajuda demais, paga-se bem e geralmente é no meio da semana, quando raramente tenho festas ou casamentos.

O mais importante diante dessa irregularidade é fazer um bom planejamento financeiro. Essencial para quem é autônomo. Eu confesso que demorei demais a começar a me planejar e controlar as finanças, mas agora estou levando isso bem a sério. Separo o que é da empresa do que é meu (importantíssimo!!!), deixo uma reserva "intocável" de pelo menos 3 meses de salário, separo uma grana mensal para investimento, etc...

Abraços


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2016, 19:53:27
Algumas coisas que aprendi depois de anos como fotógrafo (tendo como base minha área de atuação) :
- melhor 3 trabalhos bem pagos no mês do que 15 mal remunerado;
- poucos conseguem agenda realmente lotada. E desses a grande maioria é porque cobra pouco (ok,  existe caso que o sujeito é bom e ter networking e além de estar com agenda fechada é bem pago, mas é raro);
- mais trabalho significa mais custo. Cada deslocamento, estacionamento, refeição, nota emitida,  etc aumenta o custo final (com a contrapartida de aumentar a receita também, mas volto ao primeiro ponto)
- fundamental aprender a lidar com um mês cheio e outro parado. Já sei o mês que normalmente não tenho muita coisa, e programo minhas férias para esse período.
- viver de fotografia não é fácil, mas eu gosto
- quem quer salário no fim do mês tem que ir para um regime clt, seja em estúdio ou outra área (existe estúdio que contrata fotógrafo fixo -  para quem curte pode ser uma opção)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2016, 22:05:04
Pois bem!
Nos últimos meses minha agenda teve uma queda de 20%. Eu só não sei calcular 20% de 0!  :ponder:
heheheheeh


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2016, 09:14:15
Aproveitando a deixa, vcs notam algum padrão nos meses do ano?
Aquele mês que todo ano é fraco e aquele que é sempre forte?
« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 09:14:30 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2016, 09:20:09
Aproveitando a deixa, vcs notam algum padrão nos meses do ano?
Aquele mês que todo ano é fraco e aquele que é sempre forte?

Tomando como base os 3 últimos anos, que é quando considero que meu negócio engrenou, junho e julho são sempre meses "frios", rsrs. Tive poucos trabalhos nesses meses nos últimos 3 anos. Novembro e dezembro costumam ser mais "quentes".

Os outros meses variam absurdamente, sem padrão definido.
« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 09:20:51 por Humberto Yoji »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2016, 09:49:07
Aproveitando a deixa, vcs notam algum padrão nos meses do ano?
Aquele mês que todo ano é fraco e aquele que é sempre forte?
Sim, sei exatamente os meses mais fracos e fortes, e isso é importante para planejamento.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2016, 09:56:06
Parabéns pelo tópico. Muito interessante para os profissionais da área.

Sou estudioso da economia doméstica  :D
Muito interessante a recomendação do colega Teté a respeito de deixar uma grana imexível


O mais importante diante dessa irregularidade é fazer um bom planejamento financeiro. Essencial para quem é autônomo. Eu confesso que demorei demais a começar a me planejar e controlar as finanças, mas agora estou levando isso bem a sério. Separo o que é da empresa do que é meu (importantíssimo!!!), deixo uma reserva "intocável" de pelo menos 3 meses de salário, separo uma grana mensal para investimento, etc...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2016, 09:58:59
Muito interessante a recomendação do colega Teté a respeito de deixar uma grana imexível

No caso, é um dinheiro de reserva, então é "imexível" até que surja uma emergência, claro. Mas a partir daí, a prioridade é repor esse dinheiro o mais rápido possível. Ainda bem que nesses meses que comecei o planejamento financeiro eu não precisei mexer nesse dinheiro, rsrs...

Sim, sei exatamente os meses mais fracos e fortes, e isso é importante para planejamento.

Apenas por curiosidade, quais são os meses mais fracos no seu caso?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2016, 10:39:17
No caso, é um dinheiro de reserva, então é "imexível" até que surja uma emergência, claro. Mas a partir daí, a prioridade é repor esse dinheiro o mais rápido possível. Ainda bem que nesses meses que comecei o planejamento financeiro eu não precisei mexer nesse dinheiro, rsrs...

Apenas por curiosidade, quais são os meses mais fracos no seu caso?
Entao, teté, to precisando de uma grana aí. Você me empresta um desses meses e ainda te sobram dois. Rapidamente você repõe. :D

A unica certeza que tenho é que nao dá pra gente pensar em mês, mas em ano. O único cálculo que eu levo em conta é se está crescendo de um ano pro outro (alem da inflação, é claro). E também pensar o que se pode fazer pra acelerar esse crescimento. Agora, já tentei refletir sobre essa sazonalidade e nao cheguei a conclusão nenhuma. Até porque sao muitas variáveis. Quando comecei a fotografar o meu inicio de ano era horrível. Agora ele está mais acelerado do que eu gostaria. Mas veja, nao tem como comparar. Há 4 anos pouca gente nos conhecia. Agora, em relação ao inicio, muito mais gente nos conhece. Ou seja, fazer essa comparação seria o mesmo que comparar banana com refrigerante. :)
« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 10:41:09 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2016, 10:52:22
Eu tenho uma ótima dica pra nós, fotógrafos, que passamos por essa intabilidade financeira.

https://www.youtube.com/watch?v=v8i7grwa7Ys

Viver de luz. É só passar por um processo de 21 dias de jejum e pronto. Nunca mais precisaremos comer! Daí é só invadir uma terrinha ou dormir na casa de parente, amigo e tá feito. Sucesso garantido! tománocú instabilidade.
« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 10:54:19 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2016, 11:04:29
No caso, é um dinheiro de reserva, então é "imexível" até que surja uma emergência, claro. Mas a partir daí, a prioridade é repor esse dinheiro o mais rápido possível. Ainda bem que nesses meses que comecei o planejamento financeiro eu não precisei mexer nesse dinheiro, rsrs...

Apenas por curiosidade, quais são os meses mais fracos no seu caso?
Para mim do Natal até o Carnaval é o período crítico do ano. Esse ano tem olimpíadas no Rio e com certeza vai refletir também. Aliás, meu ramo é muito suscetível a influência externa, para o bem e para o mal.... Rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2016, 11:05:59
Entao, teté, to precisando de uma grana aí. Você me empresta um desses meses e ainda te sobram dois. Rapidamente você repõe. :D

Nada disso. Se você gasta, você repõe! Kkkk
 

A unica certeza que tenho é que nao dá pra gente pensar em mês, mas em ano.

Bem isso. Se pensar mês a mês você fica doido.


Para mim do Natal até o Carnaval é o período crítico do ano. Esse ano tem olimpíadas no Rio e com certeza vai refletir também. Aliás, meu ramo é muito suscetível a influência externa, para o bem e para o mal.... Rs

 :ok:


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2016, 11:25:25
Aqui de dezembro até maio é sofrido! Rarissimos casamentos, rarissimos ensaios...sempre foi assim. Acredito que o principal fator é que região é muito quente. Depois em agosto dá uma parada também, pois na regiao é o tal de "mês da bruxa" no folclore popular, por isso ninguém casa em agosto!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure