Autor Tópico: Passeio no bosque  (Lida 1310 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Maio de 2016, 11:27:21
Olá pessoal!
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esta foto da minha esposa e meu filhinho. O que eu poderia ter melhorado? Críticas são muito bem vindas. É assim que se aprende...

[url]

A foto foi feita num horário não tão apropriado, é verdade. O granulado foi intencional, adicionado no LR. As configurações do disparo foram:

Iso 1600
1/80 s
f/8,0
Canon 70D
Lente 50mm 1.8 STM

Obrigado aos que contribuírem!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


fl00de

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2016, 20:45:20
..
será que o fundo um pouco desfocado (abertura maior) não valorizaria o motivo principal?


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2016, 20:56:01
Não vou te dar dicas. apenas dizer o que eu faria nessa situação:
- reduzir o ISO para 100 ou 200, afinal aparenta ter bastante luz no local. bem no centro da foto parece estar com tanta luz que têm-se a vontade de fechar as pálpebras.
- O Motivo principal não ficou nem centralizado e nem na regra dos terços.. teria optado por um dos dois.
- Com o ISO mais baixo (100 ou 200) teria como o outro colega falou, aumentado a abertura, dando maior enfoque ao motivo principal.
- Parece haver uma trilha sinuosa. Tentaria explorar os contornos para que o expectador pudesse percorrer o olhar pela trilha.
 :ok:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2016, 02:45:50
suspeito pra falar. Posso criticar de má vontade só pelo fato de não curtir sépia. Dito isso... talvez tirar foto em outro lugar  :ponder: Fica  a minha dica.

o fato de não respeitar a centralização nem a regra dos terços nem foi problema. Tbm não vi problema em deixar o background nítido

Nenhum dos dois teria melhorado significativamente a fotografia de qualquer maneira
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 02:46:22 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2016, 12:05:17
Primeiramente gostaria de agradecer aos colegas de fórum por verem a foto e darem sua opinião que, sem dúvida, é de muito valor. Certamente se aprende bastante com vocês aqui no fórum.

..
será que o fundo um pouco desfocado (abertura maior) não valorizaria o motivo principal?

Uma boa idéia. Posso tentar isso da próxima vez. Neste caso a intenção foi mesmo uma profundidade de campo maior para tentar passar a idéia de um caminho a ser seguido lá ao fundo, em meio às árvores.

Não vou te dar dicas. apenas dizer o que eu faria nessa situação:
- reduzir o ISO para 100 ou 200, afinal aparenta ter bastante luz no local. bem no centro da foto parece estar com tanta luz que têm-se a vontade de fechar as pálpebras.
- O Motivo principal não ficou nem centralizado e nem na regra dos terços.. teria optado por um dos dois.
- Com o ISO mais baixo (100 ou 200) teria como o outro colega falou, aumentado a abertura, dando maior enfoque ao motivo principal.
- Parece haver uma trilha sinuosa. Tentaria explorar os contornos para que o expectador pudesse percorrer o olhar pela trilha.
 :ok:

Quanto ao ISO eu também me assustei quando vi. Ajustei abertura e velocidade e não me atentei para o ISO. Era um horário ruim, já com sol alto, porém embaixo das árvores era bem sombreado. Vou tentar voltar lá num horário mais apropriado.
Na hora de compor não me atentei que a margem direita da foto pegou uma pequena porção de meio fio, que tive que tirar no crop, o que comprometeu a regra dos terços.
Quanto a seguir a trilha para dar uma noção de profundidade, foi o que tentei fazer. O que faltou aí foi prática e experiência mesmo...  :aua:

suspeito pra falar. Posso criticar de má vontade só pelo fato de não curtir sépia. Dito isso... talvez tirar foto em outro lugar  :ponder: Fica  a minha dica.

o fato de não respeitar a centralização nem a regra dos terços nem foi problema. Tbm não vi problema em deixar o background nítido

Nenhum dos dois teria melhorado significativamente a fotografia de qualquer maneira

Obrigado por comentar. Em outros tópicos gosto bastante dos seus comentários um pouco mais ácidos...  :D Dá para aprender bastante também.
Como sou iniciante, gostaria de saber algo de quem tem mais experiência: após pouco tempo no fórum vi que a tal cor seletiva é um clichê bastante criticado no fórum. E eu concordo. Quanto ao sépia, que eu gosto um pouco, também vejo uma certa reserva. Essa opinião que você expressou é mesmo algo pessoal ou o sépia é, na verdade, um pouco clichê também?
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2016, 12:18:48

Obrigado por comentar. Em outros tópicos gosto bastante dos seus comentários um pouco mais ácidos...  :D Dá para aprender bastante também.
Como sou iniciante, gostaria de saber algo de quem tem mais experiência: após pouco tempo no fórum vi que a tal cor seletiva é um clichê bastante criticado no fórum. E eu concordo. Quanto ao sépia, que eu gosto um pouco, também vejo uma certa reserva. Essa opinião que você expressou é mesmo algo pessoal ou o sépia é, na verdade, um pouco clichê também?

pior que não tenho intenção de ser estúpido com as pessoas. Qualquer coisa releve porque não é intencional muito menos pessoal  :ok:

Acho que não tem o certo e errado. Não existe problema algum em tirar foto usando o filtro sépia (ou tratamento). O problema está em mim mesmo por não curtir. Tem nada de errado/ruim com as suas escolhas  :ok: Até por isso abstrai desse assunto pra comentar sobre outros detalhes na sua imagem
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 12:20:12 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com