Autor Tópico: Qual lente devo comprar?  (Lida 1471 vezes)

giselly prates

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 17 de Maio de 2016, 22:41:28
Oi gente, estou iniciando na carreira fotográfica, porém, com uma duvida cruel. Meu forte são os ensaios infantis e de 15 anos, assim como festas de aniversário. Tenho 3 lentes, a 18-55, a 50mm 1.8 e a 35mm 2.0. Porém, sinto falta de uma lente clara, com um plano maior. Com mais profundidade. Mas mantendo a velocidade.
Eu li sobre a 17-55 2.8, porém, por ser um investimento um pouco maior, gostaria de saber qual devo comprar?
PS: uso uma canon t3i.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2016, 01:29:06
pelo visto,falta eh estudo rsrsrs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2016, 09:06:34
Bem vinda, Giselly.

Quando você fala em "plano maior", você quer dizer mais angular, ou que tenha um ângulo maior, ou, mais comum, com menor distância focal.

Quando você fala em mais profundidade, significa um f com número maior. Isso vai contra seu outro desejo de manter a velocidade.

Noto que você não mencionou um flash, que seria essencial pra festas infantis.

De qualquer forma, ainda não vi fotos suas pra entender seu nível. Sendo assim, minha melhor sugestão é investir em treinamento e estudo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2016, 10:00:02
Se vc ainda nao usa flash, a minha sugestao eh esquecer em comprar uma nova lente e sim um flash.


Pergunta:
Vc sente falta pq vc, sentada no computador, viu fotos de outros fotografos e quer imitar o mesmo resultado? Ou pq vc se encontra em situacoes em que nao consegue fazer as fotos de forma favoravel a vc mesma?


Mas indo alem, a minha sugestao eh buscar tirar o melhor do que vc ja tem, principalmente por vc ter dito ser nova nisso tudo. Se vc ficar querendo comprar novos esquipamente a cada vez que se "sente que falta algo", vc vai viver insatisfeita e gastando muito mais com equipamento do que de fato necessario.

Tenha certeza que vc ja domina o seu equipamento antes de pensar que ele nao supre suas necessidades, e tenha certeza que vc ja praticou e experienciou o seu equipamente tempo o suficiente, antes de achar que vc nao consegue fazer alguem alem com o que ja tem.

Talvez, melhor dizendo, ao invez de pensar "o que falta no meu equipamento para conseguir resultado X", eu sugiro a pensar "o que falta eu tentar para eu conseguir os resultados que quero com o equipamento que tenho".

E quando mais fiel vc for as mesmas ferramentas, mais facile rapido eh o dominio com elas. Quem usar variados tipos de cameras, lentes e demais ferramentas toda hora, acaba nao descobrindo toda a potencialidade de sua ferramenta. Quando realmente focado e dedicado em seu equipamento oficial, pode demorar ate 1 anos mas frequentemente mais, ate ele passar a ser uma extensao do seu braco, e vc dominar as potencialidades dele sem nem precisar pensar no que esta fazendo.

O bom fotografo, ou profissional, nao eh o que tem mais ferramentas, mas sim o que consegue tirar as potencialidades das ferramentas que tem. Principalmente se tratando de negocios, o objetivo eh gastar apenas com o essencial, se nao o negocio quebra antes da hora.


pelo visto,falta eh estudo rsrsrs

A "falta de estudos" dela nao justifica tamanha grosseria. Resposta desnecessaria.  :no:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2016, 10:03:05
Olha você já tem duas lentes relativamente claras, a 50 e a 35. São perfeitas para ensaios externos, principalmente a 50mm onde se tem espaço é bom trabalhar com ela, a 35 da pra fazer muita coisa em eventos, mas ainda assim fica apertado precisando trocar para a 18-55 as vezes. Então, ou vende todas e compra uma Tamron 17-50 2.8 ou trocaria a 35mm pela 24mm 2.8 STM. Ganha em mais "espaço". Afinal qual a dificuldade que você ta tendo? Se tá difícil trabalhar com lentes as quais você tem, que são claras, vai ser difícil achar uma lente que te atenda em tudo. Você já tem um flash para os eventos? talvez seja isso que ta faltando pra manter a "velocidade". Exponha melhor seu problema que poderemos ajudar.

Eu conseguia me virar muito bem em festas infantis usando uma XTi, 17-50 2.8 e um flash, então sua T3i pode fazer melhor é só você estudar e aprender as limitações do seu equipamento e não ter medo do ISO. :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


giselly prates

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2016, 13:22:16
Obrigada aos que me responderam educadamente. Quando ao estudo, realmente estou defasada, moro em uma cidade pequena, onde os cursos são precarios, porém, eu os fiz. O meu pouco conhecimento adquiri perguntando aos profissionais, lendo livros e pesquisando na internet, fora a pratica, que foi o que mais me ensinou.
Quanto ao meu flash externo, sim, eu tenho um. É um yongnuo, não é grande coisa, e em várias situações me ajudou, porém tenho mt receio de usa-lo mais vezes, pois não gosto do efeito que ele dá, aquela luz no rosto dos fotografados não me agrada em nada.
Sobre as lentes que eu tenho, a 50mm é minha companheira, todos os meus ensaios são feitos com ela, e ela nunca me deixa na mão. O resultado sempre é o esperado, ou melhor. O meu problema está em fotografar festas. Eu estou indo para a minha 3 festa de aniversário infantil, e vou insegura, pois se o lugar for escuro, tenho que escolher entre: usar a minha 35mm, porém não ter mt "visão", não poder ter fotos com mts pessoas de uma vez só, ou usar a minha 18-55, mas correr o risco da foto ficar escura, ou eu não gosta do resultado com o flash.
Acho que usei os termos errados quando eu me referi a profundidade e tudo mais. O que eu quero, basicamente, é saber qual lente eu posso usar numa festa, naquelas fotos clichês na frente do painel, com várias pessoas em volta, sem que a foto fique escura, ou tremida. E se tem a possibilidade de eu fazer isso sem o uso do flash.
E, quem sabe ainda, se esse efeito de mt luz no rosto das pessoas, seja devido a baixa qualidade do flash que eu uso.
Quanto ao resultado que eu procuro, logicamente eu tenho os meus ídolos da fotografia, mas minha visão, minha marca, é bem diferente da dele, portante jamais tentei copiar. O que eu quero, é conseguir o resultado que eu procuro. Já que gosto de fotos vivas, claras e sem precisar de muito efeito.
Abaixo vou mandar umas fotos minhas para terem uma ideia.
A primeira foto foi feita sem flash, com a 50mm. O ambiente era extremamente escuro, porém eu ainda assim gostei do resultado.
A segunda foi do ensaio de 15 anos que fiz, também com a 50mm. O resultado tbm foi o esperado.
Já a terceira foi a minha primeira festa de aniversário. Usei a minha 18-55, porém o resultado ficou péssimo. Bem distante do esperado.
A quarta foto mostra bem o efeito que o flash dá, que eu não gosto.
 




Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2016, 15:34:51
Eh isso aí, boa sorte.

Faça o workshop de flash do Humberto e do Mike que vale a pena.
D600 - E-M10


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2016, 17:51:49
Olá Giselly, tudo bem?

Pra fazer tudo isso que você quer, acho que precisa de uma camera full frame atual, com ISO alto muito bom, e lentes claras, 1.4, 1.2... E ainda assim, em alguns casos, precisará de uma fonte de luz, pra eliminar sombras...

Com o equipamento que você tem, acho que uma Sigma/Tamron/Canon 17-50 2.8 fará um bom trabalho em conjunto com o flash ou iluminador de LED.

Cameras APS-C não têm jeito. Precisa de luz. A luz ambiente dos salões de festa é fraca, cheia de falhas e sombas indesejadas.

O uso de flash não é demérito algum na fotografia, de quem quer que seja. Essa má-impressão sobre o flash, é por causa dos profissionais que não sabem usar direito, aí aprendem a subir iso, maquiar ruído e dizer: "Meu estilo é luz natural..."

Veja que essas fotos foram feitas com flash, e não estáo com esse chapado do seu exemplo:



Nessas fotos, usei flash rebatido, em TTL, conforme os ensinamentos do mestre Yoji! :D

Já nestas, usei o flash acionado via rádio, direto, em modo manual:




Existem muitas outras formas de se utilizar o flash. Nessa foto, por exemplo, utilizei dois flashes em carga 1/1, pra poder compensar o céu claro e garantir profundidade de campo:


Nesta, já coloquei o flash em posição de "contra-luz", pra moldar a silhueta do casal...


...e dar volume ao spray no cabelo da debutante:



Nesta, cloquei o flash pra preencher e iluminar o rosto da debutante, que estava de costas para um sol poente.



_______________________________________________________________ __________________


Todos esses exemplos, coloquei com a intenção de lhe mostrar que há vida no flash, rsrsrsrs...

Considere essa opção!



Faça o workshop de flash do Humberto e do Mike que vale a pena.


Obrigado pela recomendação, Koki!!

Giselly, caso tenha interesse em participar, o curso será nesse fim de semana em SP:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=119316.0

Ainda tem vaga!

Abraço.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2016, 09:08:09
Pra não ficar essa luz estourada na cara das pessoas não basta apenas rebater o flash, vc tbm tem que equilibrar a luz ambiente, seu ambiente ficou mais escuro e por isso o rosto ficou mais evidente parecendo estourado.
Quanto as lentes eu trocaria todas por uma 17-50 2.8
Fotos feitas com a XTi (velha guerreira), uma 17-50 2.8 Tamron e flash rebatido.


Equilibrando o ambiente, subindo o ISO você consegue que o flash ilumine o fundo também.




Outra coisa importante é saber tratar as imagens, todas precisam de tratamento leve, não caia nesse papo de quem trata as imagens não é bom. Que imagem de fotógrafo foda tem que sair pronta da câmera. Aprenda a tratar e valorizar as fotos. Tratamento não é o mesmo que manipulação.

Um bom investimento para você agora seria uma lente, a 17-50 ou pelo menos trocaria a 35mm pela 24mm 2.8 STM. Mas eu iria de Tamron :assobi:
Boa sorte.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2016, 14:12:33
Pele que parece, tudo que vc precisa eh praticar mais o uso com o flash.

1. como falaram, equilibrar a luz ambiente com a luz do flash, o suficience para evitar ecesso de contraste.

2. Evitar luz muito direta. A maioria dos ambientes de festas, se eu nao estou enganado, vc pode rebater o flash no teto e simular uma luz ambiente bem agradavel. Eu comecei fotografando festas tambem, sempre usava o teto e paredes laterais como rebatedor. Eu tambem tinha um rebatedor de flash, algo similar aquele cartao branco que ja vem nos flashs, so que bem mais largo e com um angulo maus favoravel.

3. Vc tambem pode experimentar usar o flash o segurando na mao esquerda, quanto fotografa segurando a camera na mao direira. como tambem, pode experimentar instalando uma pequena softbox no flash, segurando o flash na mao.

Tem bastante coisa para experimentar e praticar. Pega alguem na sua casa como "voluntario" e experimenta, pratica, compare os resultados, ate vc se sentir mais segura obtendo os resultados que te agrada.

Nao sei se vc consegue ver pq sao imagens no meu Facebook. Mas um exemplo de foto feita com lente de Kit (lente escura como dizem), camera D70s, e uma festa a noite em uma casa. O flash esta rebatido na parede ao lado, veja que beleza:



Ja esse o flash rebatido no teto. Da ate para ver um pouco de mim no espelho, fotografando. Veja o flash apontado para cima:



Mais uma usando a parede como rebatedor:




Ja essa, usando um rebatedor no flash. Nem parece que a luz eh de um flash na camera:



arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2016, 15:12:56
Giselly, os colegas acima já disseram tudo. Equipamento você já tem. Pegue essas ótimas dicas que os colegas deram e se divirta praticando. O mais importante é você se sentir bem com o que está fazendo.  :ok: