Autor Tópico: configuração da camera  (Lida 2001 vezes)

anapaula77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://
Online: 05 de Abril de 2005, 23:55:37
Voces sabem como diminuir fotos ?
Porque eu tenho fotos em alta resolução que acabaram ficando com cerca de 1400kb, difícil de compartilhar.
Eu não uso o outlook que diminui as fotos por email, então eu diminuo no paint, o que é cansativo e muitas vezes não fica bom.
Acho que vou configurar minha camera para resolução um pouco mais baixa, pois só pretendo imprimi-las 10x15, ou um pouco maior.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2005, 00:09:10
Ana, se você usa Windows XP (acho que é só p XP, não tenho certeza) deixa um email para receber um arquivo pequeno (500k) da Microsoft, ele acrescenta uma função ao clique direito do mouse qd vc seleciona fotos, e pode reduzir uma ou várias de uma vez só p tamanhos menores, sem perder o arquivo original.

Não recomendo q vc use a câmera em resolução menor a menos q tenha consciencia de limitar mt o uso. Na verdade quando vc usa uma resolução menor a câmera tira uma foto na resolução máxima e ela mesma reduz, ou seja, já ouve uma perda, se resolver utilizar a foto algum dia e se a câmera já não for das melhores, convém evitar qualquer perda q seja.

Caso vc n queira por mail, eu posto o link depois, agora n lembro.
Nikon/Panasonic Gear


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2005, 01:52:58
Você pode fazer isso no photoshop...

Image/Image Size

Lá você pode colocar o tamanho que quiser... e em centímetros... e ainda ajustar os dpis que gostaria que ela ficasse...

Se não tiver o photoshop, utilize o Microsoft Photo Editor para diminuir o tamanho delas... No menu escolha a opção Imagem/Redimensionar... Daí você pdoe escolher também...

Agora se diminuir a qualidade na câmera, deixe no mínimo 2 megapixels para ter uma boa ampliação em 10x15... não esquecendo que nesse tamanho de foto, é cortado algumas partes na hora da impressão...

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2005, 01:53:56
Como disse o Gustavo, o Win XP faz isso... Basta clicar com o botão direito e clicar em "enviar por e-mail". Mas digamos que queiras ter versões menores de tuas fotos pra poder compartilhar pelo MSN, por exemplo... Neste caso, se usas o Win XP, instale esse programinha da própria Microsoft:
Image Resizer Powertoy - Windows XP
Caso use outro Windows, experimente o Picasa 2.0, um programa gratuito pertencente ao Google.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2005, 09:19:40
Photoshop não é ideal p isso, embora o resultado fique melhor, evident, é trabalhoso para se reduzir 20 fotos de uma vez, especialmente se a idéia for só enviar por mail/msn p amigos.

Era essa programa mesmo que eu falava, Georges, n lembrava do link, "exclusive" baixei ele depois que vi tua recomendação no Orkut, n prestei mt atenção na qualidade das reduções, mas ele é bem prático. Abraços.
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2005, 11:43:12
Existem vários programinhas que fazem isso na NET. Eu me lembro que há um tempo atras baixei da internet um tal de Batch converter (Acho que esse é o nome), que resolveu meu problema de tempo, mas deixa a imagem com uma qualidade não muito boa.

Sem duvida, o melhor para fazer isso é o PS, sem duvida.
Talvez a opção de um batch no PS resolva, mas dá um trabalhinho fazer (tem uns tutoriais na NET).

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2005, 15:05:50
Quem quiser usar o photoshop, existem maneiras de tornar o trabalho mais pratico nele mesmo...
Por exemplo,
1- abra uma nova pasta, jogue la dentro todas as fotos que voce quer compartilhar
2- depois abra todas elas no photoshop
3- va no menu window > Arrange > tile
4- na janela actions crie uma nova action com o nome desejado (rezudir tamanho por ex.) apos isso e importante fazer em 1 foto somente o que quiser que se repita nas outras
5- va na telinha azul da 1ª imagem > image size (coloca o tamanho desejado, 640 x 480 por exemplo)
6- salve o arquivo file > save, qualidade 6 (não vai substituir o original, pq no passo 1, voce copiou eles todos para uma outra pasta, entao os originais estao guardados)
7- click em stop na janela de actions
8- com todas as imagens abertas, va em automate > batch
9-em action escolha o nome que voce criou (reduzir tamanho)
10- em source opened files  (tambem pode usar a pasta, depois penso melhor num tutorial)
11- e pronto, ele vai repetir tudo nas outras fotos abertas e salvar automaticamente

e mais complicado que programinhas, mas quem quer praticidade e qualidade... tai uma dica que nao lembro onde aprendi !


abraços...
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


anapaula77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2005, 16:59:05
Gente, usei o programa que o Georges e o Guss falaram, resolveu minha vida!
Porque eu só queria algo simples e rápido para mandar umas fotos para meu primo em Londres.
Valeu mesmo e obrigada a todos pelas dicas, serão muito úteis quando eu me arriscar no photoshop!
Abraços!


anapaula77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2005, 17:00:23
Esqueci de um detalhe: assim não preciso baixar a configuração da minha camera!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2005, 17:13:25
Que bom que resolveu Ana Paula :) E tens razão, baixar a resolução na câmera não é boa idéia, porque vai que tu faz uma foto lindíssima e quer uma impressão grande? Aí se tá em baixa resolução, fica impossível :( Uma coisa posso dizer, nada mais frustrante do que não poder fazer uma impressão nesses casos :/
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2005, 17:53:30
Concordo com o Georges, salvo raras exceções em prossumers e dslrs, nas câmeras compactas o melhor é mesmo sempre máxima resolução e a melhor qualidade possível de compactação (superfine, fine, best, etc).

Legal q ajudou, Aninha, qualquer dúvida estamos aí.
See ya.
Nikon/Panasonic Gear