Autor Tópico: Filtro UV para as lentes Samung 16-50mm e 30mm  (Lida 4173 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Maio de 2016, 00:59:25
Pessoal,

As lentes Samsung 16-50mm e 30mm f/2 permitem a utilização de filtros UV ?
Se sim, de qual diâmetro?

Obrigado pela atenção, Max Carvalho

Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2016, 01:52:14
O número que você vê ao lado da "bolinha cortada" é o diâmetro da rosca para filtro.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2016, 22:43:26
O número que você vê ao lado da "bolinha cortada" é o diâmetro da rosca para filtro.

DMZamora,

Isto eu sei, mas perguntei se aceita ou não, pq às vezes existem lentes de alguns fabricantes que não aceitam.
A pergunta se justifica, pois, como exemplo, as 18-55mm mais antigas da Canon, onde o elemento frontal rotaciona ao se dar o zoom, não aceita alguns tipos de filtros.
Espero ter sido mais claro agora.
Obrigado pela atenção,
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2016, 23:28:48
DMZamora,

Isto eu sei, mas perguntei se aceita ou não, pq às vezes existem lentes de alguns fabricantes que não aceitam.
A pergunta se justifica, pois, como exemplo, as 18-55mm mais antigas da Canon, onde o elemento frontal rotaciona ao se dar o zoom, não aceita alguns tipos de filtros.
Espero ter sido mais claro agora.
Obrigado pela atenção,

Você formulou duas questões: a) se as lentes aceitam filtros ou não, e b) de qual diâmetro.

Basta olhar imagens da lente na internet; se a rosca para filtros estiver lá, ela aceita. Em uma busca rápida, pude ver a rosca na 16-50. Já para a 30mm não encontrei imagens favoráveis, mas no site da B&H consta, mas especificações da lente, "43mm filter diameter".

A rotação do elemento frontal não causa problema algum para a aceitação de filtros, apenas dá mais trabalho com os polarizadores. A restrição ocorre é com os parassóis, que nesse caso não podem ser do tipo pétala.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2016, 23:36:32
DMZamora,

Obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar comprar pelo ML mesmo, não sou daqui do Rio, mas estou aqui até a próxima sexta já procurei bastante filtro UV nesse diâmetro nas lojas daqui mas não tive sorte.
Talvez consiga adquirir com um vendedor do ML aqui do Rio, mas de um fabricante desconhecido "Green L".
Fabricantes conhecidos como Hoya, Tiffen, nesse diâmetro é muito difícil encontrar.
Bom, como é mais para proteção da lente e uso amador, talvez eu arrisque, estou aguardando uma resposta do vendedor se tem à pronta entrega.

Muito obrigado mesmo pela atenção.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2016, 23:44:34
DMZamora,

Obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar comprar pelo ML mesmo, não sou daqui do Rio, mas estou aqui até a próxima sexta já procurei bastante filtro UV nesse diâmetro nas lojas daqui mas não tive sorte.
Talvez consiga adquirir com um vendedor do ML aqui do Rio, mas de um fabricante desconhecido "Green L".
Fabricantes conhecidos como Hoya, Tiffen, nesse diâmetro é muito difícil encontrar.
Bom, como é mais para proteção da lente e uso amador, talvez eu arrisque, estou aguardando uma resposta do vendedor se tem à pronta entrega.

Muito obrigado mesmo pela atenção.

Não sei qual é seu nível de exigência, mas os filtros da marca Green L eu só recomendaria para proteção da lente em ambientes "hostis" (onde há risco de sujar o elemento frontal), pois fatalmente haverá alguma degradação da imagem, já que são filtros baratos e de baixa qualidade ótica.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2016, 23:58:05
Decidir seguir o seu conselho. Vou esperar a oportunidade de aquisição de um filtro de melhor qualidade.
Obrigado. Valeu.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2016, 00:06:59
Decidir seguir o seu conselho. Vou esperar a oportunidade de aquisição de um filtro de melhor qualidade.
Obrigado. Valeu.

Boa decisão :)

Para ficar em uma boa relação custo/benefício, se possível vá de Hoya, como segunda opção os Tiffen.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2016, 14:31:10
DZAmora,

Gostei das suas observações, você se incomodaria em dar alguma opinião sobre uma pergunta que fiz neste outro tópico aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117350.0
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2016, 14:58:32
DZAmora,

Gostei das suas observações, você se incomodaria em dar alguma opinião sobre uma pergunta que fiz neste outro tópico aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117350.0

Nesse caso específico, não creio que minha opinião seja de muita ajuda, basicamente porque não uso o sistema NX, e portanto não conheço as lentes citadas.

Falando genericamente, ambas têm potencial para trazer um ganho considerável na qualidade de imagem (em nitidez, cores e contraste), por serem lentes fixas, além de estarmos falando de lentes bem mais "claras", o que facilita o uso em condições de luz mais complicadas, além de possibilitarem um maior destaque do assunto em relação ao fundo, pela diminuição da profundidade de campo em aberturas maiores (maior desfoque do fundo).

Qual delas é mais conveniente? As aberturas são praticamente idênticas, portanto a única diferença seria a distância focal. Mas só você pode estabelecer qual é a melhor para o seu uso. Uma dica é analisar uma boa quantidade de fotos suas, em busca da distância focal mais utilizada. Existem programas catalogadores de fotos que podem emitir relatórios como esse, a partir de dados do EXIF.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!