Autor Tópico: Ensaio Winter - Alana  (Lida 2013 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 21 de Maio de 2016, 05:24:49
Ensaio de 15 anos da Alana, tinha postado a 01 em outro tópico e agora segue boa parte do ensaio:

01


02


03


04


05


06


07


08


09


10

Vou tirar a etiqueta, prometo...

11


12


13


14


15


16


17


18


19


:D www.jacobfotografia.com.br
@jacobfotografiacriativa


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2016, 07:57:56
Muito bom seu trabalho parabéns, acho de extremo bom gosto sua edição, me agrada muito abs.
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2016, 09:35:03
Muito bom!  :clap: :clap:
A modelo parecia estar bem à vontade. Um dia ainda chego neste nível de direção rsrsrs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2016, 11:00:04
Ensaio de 15 anos da Alana, tinha postado a 01 em outro tópico e agora segue boa parte do ensaio:

01

Eh uma bela paisagem. Mas como ensaio nao gostei. A modelo esta apenas decorando a paisagem, em uma pose confusa para mim.


02

Dessa eu gostei. A modelo esta em destaque e o enquadramento do fundo destaca a atencao em direcao dela, assim como o caminho de terra no chao.
Achei a pose meio nada a ver como se ela estivesse andando em um ligar ingrimo mas nao esta, ou talvez girando mas nao esta claro se eh isso que esla esta fazendo, mas a foto como um todo esta legal.

03

Gostei totalemnte dessa. Ela esta totalmente em destaque sem distrativos ambientacionais. Aqui da para ver realmente a modelo, e desta vez saio em pose e espressao corporal mais natural.

Olhar em direcao a luz e babelo, e bracos em direcao ao lado oposto diagonalmente, preenche bem a imagem e leva bem a atencao em direcao ao rosto dela de forma natural.

Contraste com transicao macia que realca as linhas do rosto dela.

04


Muito espaco vazio acima da cabeca dela e  e corte no quadril passa uma sensacao que ela esta meio off na imagem.

Achei legal a ideia do rosto atras do cabelo, ombro e chapeu. Parece ser o foco da imagem (nao nao era, perdeu uma grande oportunidade na minha opiniao), ficou fora de estaque e de foco na composicao e enquadramento, por ecesso de elementos embientacionais e expacos desnecessarios. Eu diria que falta fechar a imagem em seu potencial e no que interessa.

05


Mais uma vez ecesso de espaco e elementos ambientacionais que julgo ser desnecessario, distrativo e cria frieza na imagem, como tambem distanciamento (nao digo visual somente, mas relacionalmente com a pessoa na imagem). Exatamente o contrario do registro que vc obteu na foto 3 onde ha uma proximacao e maior intimidade com a pessoa retratada, deixando imagem mais acolhedora ao visualizador.



06

Aqui os mesmos principios positivos e atrativos da umagem 3.

Proximidade, intimidade, acolhimento, maior destaque aos tracos da modelo. E assim como na foto 3, uma cenena e expressao que soa mais natural.

Na 1, na 2, na 4 e na 5 eu vejo o fotografo. Na 3 nessa eu vejo a fatografada.


07


Nao gostei do corte a direita. Esse egocio de meio dentro meio fora soa como indecisao visual para mim. Ou inclui ou exclui. Nao falo da mao mas do dorso e da presenca corporal da modelo. Acredito que excluindo foraria melhor no que interessa, cabelos, tracos do rosto e mao ao lado do rosto.

Mas em geral a foto esta legal.


08


Eu diria mais ou menos o mesmo que disse na foto 1.



09


Ctrl+C e Ctrl+V do que foi dito da foto acima.



10

Vou tirar a etiqueta, prometo...

Apesar da mesma coisa das demais imagens com ar de distanciamente e frieza da maioria das images anteriores. Nessa ela esta com uma composicao corporal harmonica e agradavel, um ar mais natural, uma pose clara e direta,  uma roupa que se destaca mas nao se opoem ao ambiente, e a ambientacao nao tendo ecesso de elementos e consequentemente sendo um apenas um extra ou distrativo.

Em outras palavras, nao eh uma foto da paisagem com a modelo decorando a paisagem. Mas eh uma foto da modelo com a paisagem destacando a modelo. A estrada destaca a atencao com as linhas fechando na modelo, os tons verdes escuros das arvores nas laterais da imagem, destaca os tons claros da modelo no meio da imagem.

Como na foto 2, estradas e caminhos sempre ajudam acompelir uma narrativa.


11


Como as demais no mesmo enquadramento aberto, um certo distanciamento, mas destavez nao tao fria, principalmente por causa do contato visual, sorriso e gesto completamente direcionados em direcao ao expectador. Apesar do distanciamento do enquadramento os gestos sao mais intimos e acolhedores.

Mas tambem por causa da ambientacao que fecha na modelo. Esquema semelhanta da foto anterior, tons escuros em volta e proximo das bordas e a modelo se destacando com tons claros. Outfit que se destaca sem causar estranhesa ao ambiente. Uma pose clara e direta.

Essa foto tem tambem o destaque da nocao de movimento, que realca o sentimento de um momento sendo experienciado.


12


Achei a distribuicao de elementos quase desequilibrados, com o espaco vazio se destacando de um lado e a modelo tendendo para o outro. Mas talvez nao tanto que vala a pena chamar a atencao para isso. Mas eu sinto o enquadramento meio para fora. Talvez pq mais uma vez, como na 4 e na 5, vc enquadra a modelo para baixo da imagem deixando bastante espaco acima da cabeca dela.

Ela tambem esta um pouco dura nessa foto, e certamente esse nao eh o sweet spot do rosto dela.



13

Basicamente, ou mais ou menos, o que eu disse nas fotos 11 e 10. Principalmente na 11 sobre a interacao com o expectador, a relacao de intimidade, a atencao direta, e principalmente a cena fechada, tons em volta e caminho, destacando a modelo. Composicao corporal, expressao mais agradavel esteticamente (apesar de retamente direta) e natural.


14


Agora. Isso eh o que eu chamo retrato. Tudo o que eu gosto e quero ver em uma foto.  :D
Direto, preciso, focado, sem distracoes, expressivo mas sem causar estranhesa/exageiro. Destaque nos tracos dela, belo angulo de rosto, bela interacao com o espectador, sensacao de momento, etc.

Nao da nem vontade de ver as demais... Quero ficar so olhando para essa...



15


 Eu achei que nes...

Deixa para la... Ja disse tudo o que eu teria para dizer.

Belas fotos. Mas as salvas eu diria que sao a 3, 6, 10, 11, 13 e 14...
As demais eu passo. Principalmente a ultima. Tem um carapato na lente.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2016, 11:16:21
Muito bom, cara!!!  Tenho visto alguns ensaios de 15 anos onde há, na minha opinião, excesso de sensualização da modelo, me parecendo bem inadequado para esta idade... Aqui vc soube explorar bem o lado teen, sem exageros gestuais ou de vestimenta. Parabéns!!!  :worship: :worship: :worship:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2016, 17:22:18
Muito bom, cara!!!  Tenho visto alguns ensaios de 15 anos onde há, na minha opinião, excesso de sensualização da modelo, me parecendo bem inadequado para esta idade... Aqui vc soube explorar bem o lado teen, sem exageros gestuais ou de vestimenta. Parabéns!!!  :worship: :worship: :worship:

Concordo 100 por cento com você!

Foi um ensaio suave e de bom gosto sem exageros. Acho que a que eu mais gostei foi a 15.

Eu queria perguntar pro Jacob se o céu ali vc azulou ele editando ou se fotografou no ponto :) . Os meus sempre preciso "azular" ja que sempre sai branco :D


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2016, 17:33:30
Tudo perfeito ! Extremo bom gosto ! Modelo muito linda ! Tratamento e enquadramento nota 10!
Um dos melhores ensaios teens que eu já vi neste site.
Parabéns !!!
 :clap: :clap: :clap:
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2016, 17:34:47
Concordo 100 por cento com você!

Foi um ensaio suave e de bom gosto sem exageros. Acho que a que eu mais gostei foi a 15.

Eu queria perguntar pro Jacob se o céu ali vc azulou ele editando ou se fotografou no ponto :) . Os meus sempre preciso "azular" ja que sempre sai branco :D

Use um filtro polarizador que ajuda.

Editado... Eu mudaria o nome do ensaio para Outono.  :assobi:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2016, 20:00:00
Também destaco o equilíbrio do ensaio com a proposta dos 15 anos: nem infantil demais, nem sensual demais... várias composições, looks, locações... tudo de muito bom gosto! Reforço ainda o que foi dito dos seus tratamentos, muito acertados! Como já disse em outras ocasiões, sou seu fã!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2016, 13:01:09
Use um filtro polarizador que ajuda.

Ahhh esse é o segredo? hehehe
Valeuu


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2016, 13:32:54
Tirando a 1, 6, 7, 8, 9 e 12 as demais estão muito boas. Muito mesmo. Nem parece o mesmo fotógrafo  :ponder:

Destaque para as fotos 4, 11, 13, 15 e 18  :ok:

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2016, 22:19:06
Editado... Eu mudaria o nome do ensaio para Outono.  :assobi:

Por que não era você nos 4 graus celsius haha


Ahhh esse é o segredo? hehehe
Valeuu

Sim, foi usado filtro polarizados, mais especificamente um HOYA vagabundinho destes de 20 dolares, se for um melhor imagino que tenha um resultado até mais satisfatório.


Também destaco o equilíbrio do ensaio com a proposta dos 15 anos: nem infantil demais, nem sensual demais... várias composições, looks, locações... tudo de muito bom gosto! Reforço ainda o que foi dito dos seus tratamentos, muito acertados! Como já disse em outras ocasiões, sou seu fã!

Na verdade, nossos ensaios variam conforme a proposta, tem meninas mais despojadas, outras mais mulheres, outras mais meninas, outras mais fantasiosas... claro que, para nós, fazer um ensaio puxando para a sensualidade, somente se a modelo for maior de 18 anos realmente, se não, não será realizado. Neste caso da Alana, ela é de uma religião cristã um pouco conservadora, então tinha algumas restrições que nossa produtora conseguiu contornar.


Eh uma bela paisagem. Mas como ensaio nao gostei. A modelo esta apenas decorando a paisagem, em uma pose confusa para mim.

Concordo, a pose foi para tentar valorizar seu cabelo, mesmo assim, é uma foto que não me arrependo de ter feito, curto variar o ensaio entre retratos e fotos composicionais

Dessa eu gostei. A modelo esta em destaque e o enquadramento do fundo destaca a atencao em direcao dela, assim como o caminho de terra no chao.
Achei a pose meio nada a ver como se ela estivesse andando em um ligar ingrimo mas nao esta, ou talvez girando mas nao esta claro se eh isso que esla esta fazendo, mas a foto como um todo esta legal.
Gostei totalemnte dessa. Ela esta totalmente em destaque sem distrativos ambientacionais. Aqui da para ver realmente a modelo, e desta vez saio em pose e espressao corporal mais natural.

ela está girando mesmo!

Olhar em direcao a luz e babelo, e bracos em direcao ao lado oposto diagonalmente, preenche bem a imagem e leva bem a atencao em direcao ao rosto dela de forma natural.

Contraste com transicao macia que realca as linhas do rosto dela.

Muito espaco vazio acima da cabeca dela e  e corte no quadril passa uma sensacao que ela esta meio off na imagem.

esta é uma questão que realmente tenho que prestar atenção em minhas fotos, costumo deixar bastante espaço acima da cabeça, mas possui um motivo técnico. Como fotografo em algumas situações com abertura máxima ou perto dela, muitas vezes focar e reenquadrar eu perco o foco onde quero, entao acabo fazer com o rosto centralizado, o que nao é ideal

Achei legal a ideia do rosto atras do cabelo, ombro e chapeu. Parece ser o foco da imagem (nao nao era, perdeu uma grande oportunidade na minha opiniao), ficou fora de estaque e de foco na composicao e enquadramento, por ecesso de elementos embientacionais e expacos desnecessarios. Eu diria que falta fechar a imagem em seu potencial e no que interessa.

Mais uma vez ecesso de espaco e elementos ambientacionais que julgo ser desnecessario, distrativo e cria frieza na imagem, como tambem distanciamento (nao digo visual somente, mas relacionalmente com a pessoa na imagem). Exatamente o contrario do registro que vc obteu na foto 3 onde ha uma proximacao e maior intimidade com a pessoa retratada, deixando imagem mais acolhedora ao visualizador.


Aqui os mesmos principios positivos e atrativos da umagem 3.

Proximidade, intimidade, acolhimento, maior destaque aos tracos da modelo. E assim como na foto 3, uma cenena e expressao que soa mais natural.

Na 1, na 2, na 4 e na 5 eu vejo o fotografo. Na 3 nessa eu vejo a fatografada.

Concordo, mas também concordo que seja importante mostrar o fotografo num ensaio, nao apenas a fotografada

Nao gostei do corte a direita. Esse egocio de meio dentro meio fora soa como indecisao visual para mim. Ou inclui ou exclui. Nao falo da mao mas do dorso e da presenca corporal da modelo. Acredito que excluindo foraria melhor no que interessa, cabelos, tracos do rosto e mao ao lado do rosto.

Mas em geral a foto esta legal.


Eu diria mais ou menos o mesmo que disse na foto 1.



Ctrl+C e Ctrl+V do que foi dito da foto acima.



Apesar da mesma coisa das demais imagens com ar de distanciamente e frieza da maioria das images anteriores. Nessa ela esta com uma composicao corporal harmonica e agradavel, um ar mais natural, uma pose clara e direta,  uma roupa que se destaca mas nao se opoem ao ambiente, e a ambientacao nao tendo ecesso de elementos e consequentemente sendo um apenas um extra ou distrativo.

Em outras palavras, nao eh uma foto da paisagem com a modelo decorando a paisagem. Mas eh uma foto da modelo com a paisagem destacando a modelo. A estrada destaca a atencao com as linhas fechando na modelo, os tons verdes escuros das arvores nas laterais da imagem, destaca os tons claros da modelo no meio da imagem.

Como na foto 2, estradas e caminhos sempre ajudam acompelir uma narrativa.


Como as demais no mesmo enquadramento aberto, um certo distanciamento, mas destavez nao tao fria, principalmente por causa do contato visual, sorriso e gesto completamente direcionados em direcao ao expectador. Apesar do distanciamento do enquadramento os gestos sao mais intimos e acolhedores.

Mas tambem por causa da ambientacao que fecha na modelo. Esquema semelhanta da foto anterior, tons escuros em volta e proximo das bordas e a modelo se destacando com tons claros. Outfit que se destaca sem causar estranhesa ao ambiente. Uma pose clara e direta.

Essa foto tem tambem o destaque da nocao de movimento, que realca o sentimento de um momento sendo experienciado.


Achei a distribuicao de elementos quase desequilibrados, com o espaco vazio se destacando de um lado e a modelo tendendo para o outro. Mas talvez nao tanto que vala a pena chamar a atencao para isso. Mas eu sinto o enquadramento meio para fora. Talvez pq mais uma vez, como na 4 e na 5, vc enquadra a modelo para baixo da imagem deixando bastante espaco acima da cabeca dela.

voltamos a minha complicaçao com foco em grandes aberturas haha

Ela tambem esta um pouco dura nessa foto, e certamente esse nao eh o sweet spot do rosto dela.


Basicamente, ou mais ou menos, o que eu disse nas fotos 11 e 10. Principalmente na 11 sobre a interacao com o expectador, a relacao de intimidade, a atencao direta, e principalmente a cena fechada, tons em volta e caminho, destacando a modelo. Composicao corporal, expressao mais agradavel esteticamente (apesar de retamente direta) e natural.


Agora. Isso eh o que eu chamo retrato. Tudo o que eu gosto e quero ver em uma foto.  :D
Direto, preciso, focado, sem distracoes, expressivo mas sem causar estranhesa/exageiro. Destaque nos tracos dela, belo angulo de rosto, bela interacao com o espectador, sensacao de momento, etc.

Nao da nem vontade de ver as demais... Quero ficar so olhando para essa...



 Eu achei que nes...

Deixa para la... Ja disse tudo o que eu teria para dizer.

Belas fotos. Mas as salvas eu diria que sao a 3, 6, 10, 11, 13 e 14...
As demais eu passo. Principalmente a ultima. Tem um carapato na lente.
@jacobfotografiacriativa


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2016, 09:58:54
Que espetáculo!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2016, 10:33:38
Resultado muito competente. Parabéns. Pra mim, a foto do dia foi a #3. A luz está perfeita e o p&b acentuou ainda mais a perfeição.

Já a foto #12 está completamente fora do padrão de qualidade das demais. Enquadramento estranho e a pose só retrata desconforto da modelo. Se comparar com a #14 dá até pra pensar se são pessoas diferentes.

No mais, parabéns. Excelente trabalho!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367