Ensaio de 15 anos da Alana, tinha postado a 01 em outro tópico e agora segue boa parte do ensaio:
01
Eh uma bela paisagem. Mas como ensaio nao gostei. A modelo esta apenas decorando a paisagem, em uma pose confusa para mim.
02
Dessa eu gostei. A modelo esta em destaque e o enquadramento do fundo destaca a atencao em direcao dela, assim como o caminho de terra no chao.
Achei a pose meio nada a ver como se ela estivesse andando em um ligar ingrimo mas nao esta, ou talvez girando mas nao esta claro se eh isso que esla esta fazendo, mas a foto como um todo esta legal.
03
Gostei totalemnte dessa. Ela esta totalmente em destaque sem distrativos ambientacionais. Aqui da para ver realmente a modelo, e desta vez saio em pose e espressao corporal mais natural.
Olhar em direcao a luz e babelo, e bracos em direcao ao lado oposto diagonalmente, preenche bem a imagem e leva bem a atencao em direcao ao rosto dela de forma natural.
Contraste com transicao macia que realca as linhas do rosto dela.
04
Muito espaco vazio acima da cabeca dela e e corte no quadril passa uma sensacao que ela esta meio off na imagem.
Achei legal a ideia do rosto atras do cabelo, ombro e chapeu. Parece ser o foco da imagem (nao nao era, perdeu uma grande oportunidade na minha opiniao), ficou fora de estaque e de foco na composicao e enquadramento, por ecesso de elementos embientacionais e expacos desnecessarios. Eu diria que falta fechar a imagem em seu potencial e no que interessa.
05
Mais uma vez ecesso de espaco e elementos ambientacionais que julgo ser desnecessario, distrativo e cria frieza na imagem, como tambem distanciamento (nao digo visual somente, mas relacionalmente com a pessoa na imagem). Exatamente o contrario do registro que vc obteu na foto 3 onde ha uma proximacao e maior intimidade com a pessoa retratada, deixando imagem mais acolhedora ao visualizador.
06
Aqui os mesmos principios positivos e atrativos da umagem 3.
Proximidade, intimidade, acolhimento, maior destaque aos tracos da modelo. E assim como na foto 3, uma cenena e expressao que soa mais natural.
Na 1, na 2, na 4 e na 5 eu vejo o fotografo. Na 3 nessa eu vejo a fatografada.
07
Nao gostei do corte a direita. Esse egocio de meio dentro meio fora soa como indecisao visual para mim. Ou inclui ou exclui. Nao falo da mao mas do dorso e da presenca corporal da modelo. Acredito que excluindo foraria melhor no que interessa, cabelos, tracos do rosto e mao ao lado do rosto.
Mas em geral a foto esta legal.
08
Eu diria mais ou menos o mesmo que disse na foto 1.
09
Ctrl+C e Ctrl+V do que foi dito da foto acima.
10
Vou tirar a etiqueta, prometo...
Apesar da mesma coisa das demais imagens com ar de distanciamente e frieza da maioria das images anteriores. Nessa ela esta com uma composicao corporal harmonica e agradavel, um ar mais natural, uma pose clara e direta, uma roupa que se destaca mas nao se opoem ao ambiente, e a ambientacao nao tendo ecesso de elementos e consequentemente sendo um apenas um extra ou distrativo.
Em outras palavras, nao eh uma foto da paisagem com a modelo decorando a paisagem. Mas eh uma foto da modelo com a paisagem destacando a modelo. A estrada destaca a atencao com as linhas fechando na modelo, os tons verdes escuros das arvores nas laterais da imagem, destaca os tons claros da modelo no meio da imagem.
Como na foto 2, estradas e caminhos sempre ajudam acompelir uma narrativa.
11
Como as demais no mesmo enquadramento aberto, um certo distanciamento, mas destavez nao tao fria, principalmente por causa do contato visual, sorriso e gesto completamente direcionados em direcao ao expectador. Apesar do distanciamento do enquadramento os gestos sao mais intimos e acolhedores.
Mas tambem por causa da ambientacao que fecha na modelo. Esquema semelhanta da foto anterior, tons escuros em volta e proximo das bordas e a modelo se destacando com tons claros. Outfit que se destaca sem causar estranhesa ao ambiente. Uma pose clara e direta.
Essa foto tem tambem o destaque da nocao de movimento, que realca o sentimento de um momento sendo experienciado.
12
Achei a distribuicao de elementos quase desequilibrados, com o espaco vazio se destacando de um lado e a modelo tendendo para o outro. Mas talvez nao tanto que vala a pena chamar a atencao para isso. Mas eu sinto o enquadramento meio para fora. Talvez pq mais uma vez, como na 4 e na 5, vc enquadra a modelo para baixo da imagem deixando bastante espaco acima da cabeca dela.
Ela tambem esta um pouco dura nessa foto, e certamente esse nao eh o sweet spot do rosto dela.
13
Basicamente, ou mais ou menos, o que eu disse nas fotos 11 e 10. Principalmente na 11 sobre a interacao com o expectador, a relacao de intimidade, a atencao direta, e principalmente a cena fechada, tons em volta e caminho, destacando a modelo. Composicao corporal, expressao mais agradavel esteticamente (apesar de retamente direta) e natural.
14
Agora. Isso eh o que eu chamo retrato. Tudo o que eu gosto e quero ver em uma foto.
Direto, preciso, focado, sem distracoes, expressivo mas sem causar estranhesa/exageiro. Destaque nos tracos dela, belo angulo de rosto, bela interacao com o espectador, sensacao de momento, etc.
Nao da nem vontade de ver as demais... Quero ficar so olhando para essa...
15
Eu achei que nes...
Deixa para la... Ja disse tudo o que eu teria para dizer.
Belas fotos. Mas as salvas eu diria que sao a 3, 6, 10, 11, 13 e 14...
As demais eu passo. Principalmente a ultima. Tem um carapato na lente.