Autor Tópico: Portugal com m43  (Lida 1632 vezes)

palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Online: 21 de Maio de 2016, 23:08:55
Oi pessoal,

Decidi compartilhar algumas fotos de uma viagem recente que fiz à Portugal para visitar família (não ia lá há mais de 13 anos).
Fui acompanhado da minha esposa, minha filha de quase 2 anos e minha mãe, então dá pra imaginar que fotografia não foi o foco principal da viagem.mas fiquei extremamente satisfeito com a quantidade e diversidade das imagens eu consegui trazer de volta para casa.

Eu migrei para m43 quando eu descobri que minha esposa estava grávida em 2013 prevendo a necessidade de um sistema menor do que o que eu estava usando (Nikon D5000, 10-24, 35 e 55-300; Não tão grande mas suficiente para brigar com fraldas pelo espaço na mochila). Comprei uma GX7 e algumas lentes e fiquei muito satisfeito com todo o sistema. Recentemente comprei um GM1 usado (aqui pelo fórum) para tentar levar a câmera com mais freqüência em passeios familiares rápidos.

Eu nunca tinha viajado com mais de uma câmera, mas fazendo as malas raciocinei que seria mais rápido ter a GM1 com uma segunda lente do que trocar frequentemente na GX7. Viajar com uma criança me obrigou a ser mais rápido e mais focado nas oportunidades, sem parar e contemplar o que seria a melhor lente para a ocasião, mesmo que minha esposa apoie bastante meu hobby.

Cheguei a levar na viagem lentes prime (25 e 75), mas descobri que, sob as circunstâncias, versatilidade superou  qualidade todas as vezes, então andava com a GX7 + 45-175 (bastante alcance, leve, pequena, zoom interno) e a GM1 + 9-18 (ultra-wide até normal-wide). A ultra-wide foi interessante para todas as igrejas e arquitetura, e eu gosto de teles para encontrar detalhes interessantes nas cenas.
Ambas couberam no bolso lateral da minha mochila, deixando o resto do espaço para outros itens, ou apenas o GM1 no bolso do casaco.
A GM1 é leve o bastante para que eu fosse capaz até de usá-la com uma mão enquanto segurava a minha filha no colo.

O album completo está público em Portugal

Abaixo algumas favoritas da viagem:

Navigantes and Cowboys by palombasso, on Flickr

Stacked by palombasso, on Flickr

let it rain II by palombasso, on Flickr

Here goes the sun by palombasso, on Flickr

Archvillain Castle by palombasso, on Flickr

Crossing by palombasso, on Flickr

Waiting for the wind by palombasso, on Flickr

Blown away by palombasso, on Flickr

Nina & Pinta by palombasso, on Flickr

Fishnet by palombasso, on Flickr

Waiting all my life by palombasso, on Flickr

Last Light by palombasso, on Flickr

Peaking by palombasso, on Flickr

Batalha VII by palombasso, on Flickr

Belem by palombasso, on Flickr

Geronimos V by palombasso, on Flickr

Rooftops of Lisbon by palombasso, on Flickr

Watcher on the wall by palombasso, on Flickr

Mars attack by palombasso, on Flickr

crispy by palombasso, on Flickr

lynx by palombasso, on Flickr

Not distracted by palombasso, on Flickr

Way out by palombasso, on Flickr

Riverside I by palombasso, on Flickr

Riverside IV by palombasso, on Flickr


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2016, 13:35:35
pqp belas imagens!!!  :clap: :clap: :clap:

Quero voltar para Portugal um dia...

Pena não ter tirado tanta foto. Em 2012 tbm não era tão eficiente com a máquina então das milhares de fotos que fiz durante a viagem acabei gostando de poucas imagens  :no:

até seguindo no flickr  :ok:
« Última modificação: 22 de Maio de 2016, 13:38:09 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2016, 13:54:41
Série muito bem executada!!!  :worship: :worship: :worship:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2016, 14:20:03
Legal, penso em chegar ao mesmo nível de ter mirrorless ou m43. Hoje tenho uma D5500 e uma NEX F3 e farei uma viagem infelizmente com lentes maiores do que eu gostaria e sistemas distintos de marcas distintas, mas cheguei à mesma conclusão que você, minas primes ficarão em casa e levarei três zooms:

Nex F3 + 18-55;
D5500 + 10-20 + 55-200 (e talvez a 35mm);


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2016, 19:43:17
Belas fotos, algumas com uma estética e olhar que são pura arte!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2016, 20:26:22
Bonita série.

Minhas favoritas foram as fotos 3, 5, 13, 14, 16, 20 e 23.

 :clap: :clap: :clap:

P.S: Numera as fotos no próximo post pra ajudar nos coments.  :D


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2016, 23:03:36
Obrigado pelos elogios pessoal.

OBS: tentei editar o post para numerar as fotos mas não descobri como...dá?

Quem gostou pode entrar lá no album completo no Flickr (link no primeiro post) que tem muito mais fotos.

Admito que fiquei muito impressionado com a produtividade dessa viagem em relação à fotografia, se é que posso usar esse termo quando é só hobby.
Foi disparada a viagem em que mais publiquei fotos no Flickr (quase o dobro que Alemanha/Noruega pex), isso tirando da conta o album privado com fotos da família.
Albums no Flickr



palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2016, 23:11:14
Legal, penso em chegar ao mesmo nível de ter mirrorless ou m43. Hoje tenho uma D5500 e uma NEX F3 e farei uma viagem infelizmente com lentes maiores do que eu gostaria e sistemas distintos de marcas distintas, mas cheguei à mesma conclusão que você, minas primes ficarão em casa e levarei três zooms:

Nex F3 + 18-55;
D5500 + 10-20 + 55-200 (e talvez a 35mm);


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mas a F3 já é mirrorless! :)

Essa questão de prime/zoom não tem jeito. A idéia de se limitar em distâncias focais para incentivar a criatividade é muito legal, mas pra mim descobri que em viagens não facilmente "repetíveis" a segurança de uma gama ampla me deixa mais tranquilo que uma prime top (ou pior, várias primes e você ficar sempre pensando que deveria estar com a outra na câmera). Um passeio focado em fotografia mais perto de casa já dá pra sair mais limitado, até pra "achar" fotos não vistas antes.

Além disso fotografia em viagem normalmente é em dias mais ensolarados e mesmo em retratos você quer dar uma idéia de onde estava, então não acho pro meu uso muita necessidade em lentes claras pra desfocar fundo nem para aumentar tanto a velocidade.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2016, 23:28:39
Mas a F3 já é mirrorless! :)

Essa questão de prime/zoom não tem jeito. A idéia de se limitar em distâncias focais para incentivar a criatividade é muito legal, mas pra mim descobri que em viagens não facilmente "repetíveis" a segurança de uma gama ampla me deixa mais tranquilo que uma prime top (ou pior, várias primes e você ficar sempre pensando que deveria estar com a outra na câmera). Um passeio focado em fotografia mais perto de casa já dá pra sair mais limitado, até pra "achar" fotos não vistas antes.

Além disso fotografia em viagem normalmente é em dias mais ensolarados e mesmo em retratos você quer dar uma idéia de onde estava, então não acho pro meu uso muita necessidade em lentes claras pra desfocar fundo nem para aumentar tanto a velocidade.

Não me expliquei corretamente. O que quis dizer é de andar com duas Mirrorless como vc fez, eu poderia por exemplo, adquirir mais uma Sony NEX e lentes zoom para este sistema, desta forma teria maior versatilidade. E concordo com você, lentes claras não são necessárias em viagem.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2016, 00:15:23
mesmo pra hobby é bom ser eficiente pois vc não precisa tirar fotos a viagem toda (pois vc tem q aproveitar a viagem. Não só ficar tirando fotos) e ainda volta com um bom número de belas imagens

Fora quem que fotógrafo que leva como hobby tirando foto melhor que fotógrafo que vive disso  ;) Então nada é desculpa hehe
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2016, 09:03:15
Cara, fotos excelentes! Cores lindas! Achei show de bola!
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2016, 09:07:55
Show !! Belíssima série !  :clap: :clap: :clap: :clap:

Quanto ao equipamento, percebo cada vez mais que é um detalhe, quem sabe o que está fazendo e tem conhecimento, utiliza as qualidades e possíveis falhas de cada sistema, sabe escolher melhor o que atende para cada situação, etc....


Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2016, 09:27:18
Wow! Belas fotos!
cargocollective.com/marinas


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2016, 13:01:48
Por favor, imagine-me cantando, ok?:

Ai menino, quantas fotos bonitas...
Arrebita, arrebita, arrebita!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2016, 13:37:30
Fotos maravilhosas!! Virei fã e estou seguindo no fliquer.
D600 - E-M10