Autor Tópico: Catálogo LR - HD EXTERNO / HDD / SSD / Dropbox  (Lida 6395 vezes)

fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #15 Online: 11 de Agosto de 2015, 13:06:07
Sendo que nenhum é SSD, teria alguma forma de tornar isso mais rápido? Descartando a Internet... Up no meu trabalho é ridículo! E ficar dependente de internet para trabalho não é minha ideia! Rodar o catálogo, os os arquivos de origem direto de um HD externo funciona bem?

Não vejo problemas em armazenar tudo em uma HD externa, especialmente se for USB 3, que é mais rápido. Você pode mandar o Lightroom fazer os previews antecipadamente, acelerando o acesso, mas aumentando o tamanho do catálogo.

Só pense bem no backup e sincronização disso. Também na possibilidade de perda ou roubo e dessas fotos serem acessadas por outras pessoas. Eu, por exemplo, não ficaria 100% tranquilo andando com todo meu acervo de fotos pessoais no bolso.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #16 Online: 11 de Agosto de 2015, 13:32:35
Só pense bem no backup e sincronização disso. Também na possibilidade de perda ou roubo e dessas fotos serem acessadas por outras pessoas. Eu, por exemplo, não ficaria 100% tranquilo andando com todo meu acervo de fotos pessoais no bolso.

Já faço backup de tudo antes de começar as edições e mais tarde quando praticamente finalizo elas, salvo o catálogo tbm!
E essa questão do roubo, por enquanto é tranquilo! Moro em cidade pequena... e meu trabalho é em uma escola do interior! Vou geralmente de Bike, para aproveitar e dar um pedal que curto muito... aí que surgiu o problema do note... carregar ele é muito peso! Deixar só na escola fico sem em casa! Aí comprei outro e pronto! só que para não dar stress com relação a ter fotos em um e não ter no outro, surgiu a ideia do HD!

Mas obrigado pelas informações! ;)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #17 Online: 11 de Agosto de 2015, 21:05:59
Acho que vai funcionar bem, mbennert. Por coincidência, estava vendo aqui os preços das HDs externas de 2.5", aquelas que são alimentadas pelo próprio cabo USB. A Samsung tem um modelo muito bem falado, quase unanimidade nos EUA, chamado M3. O modelo de 2tb está por R$ 400 no Mercado Livre.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:58:48
E aí galera... como está? Reabrindo o tópico!

Estou desde o ano passado usando HD Externo para editar as fotos! Funcionando perfeitamente com o catálogo, Raw e tudo mais no HD!
Agora estou pesquisando para melhorar a performance do note, pretendo colocar um SSD para ficar mais rápido. Pelo que li aqui, deixando tudo no SSD, ele roda mais rápido, certo? Ou posso deixar o RAW no externo e apenas o catálogo no SSD que fica a mesma coisa?
Outra pequena dúvida, pegando um SSD externo melhoraria a velocidade, para deixar tudo nele, ou fica limitado a conexão USB e não melhora significativa no processo. A princípio fico com a primeira opção, já que é bem mais em conta.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2016, 16:56:50
E aí galera... como está? Reabrindo o tópico!

Estou desde o ano passado usando HD Externo para editar as fotos! Funcionando perfeitamente com o catálogo, Raw e tudo mais no HD!
Agora estou pesquisando para melhorar a performance do note, pretendo colocar um SSD para ficar mais rápido. Pelo que li aqui, deixando tudo no SSD, ele roda mais rápido, certo? Ou posso deixar o RAW no externo e apenas o catálogo no SSD que fica a mesma coisa?
Outra pequena dúvida, pegando um SSD externo melhoraria a velocidade, para deixar tudo nele, ou fica limitado a conexão USB e não melhora significativa no processo. A princípio fico com a primeira opção, já que é bem mais em conta.

Eu não cheguei a fazer isso, mas tive colegas que dizem usar dessa forma: coloca os RAWs na HD externa e cria o catálogo com Smart Previews no SSD. As Smart Previews vão ser mais leves que o RAW, vai deixar vc editar numa boa, dá até pra levar o catálogo pra cima e pra baixo sem precisar dos RAWs no mesmo disco. Me parece que vc consegue exportar mas em uns 2mpx, nunca cheguei a fazer esse teste.

Aí na hora de exportar, os RAWs tem que estar acessíveis. Vc vai precisar de uns Gb a mais pra essas Smart Previews e paciencia pra gerar elas, pq demora hehe, mas pelo que me dizem fica mais rápido dessa forma.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2016, 10:06:53
E aí galera... como está? Reabrindo o tópico!

Estou desde o ano passado usando HD Externo para editar as fotos! Funcionando perfeitamente com o catálogo, Raw e tudo mais no HD!
Agora estou pesquisando para melhorar a performance do note, pretendo colocar um SSD para ficar mais rápido. Pelo que li aqui, deixando tudo no SSD, ele roda mais rápido, certo? Ou posso deixar o RAW no externo e apenas o catálogo no SSD que fica a mesma coisa?
Outra pequena dúvida, pegando um SSD externo melhoraria a velocidade, para deixar tudo nele, ou fica limitado a conexão USB e não melhora significativa no processo. A princípio fico com a primeira opção, já que é bem mais em conta.

Não sei quanto a ter um SSD externo... talvez o usb 3.0 não utilize toda a banda e não vale a pena.
Tenho rodado desde a época do post o catalogo no ssd interno do mac diretamente da dropbox, e as fotos em hd externo através da usb 3.0, tá show de bola.

Tu vai ver que o SSD pro sistema principal vai ser outra vida!