Autor Tópico: Aplicativos/programas favoritos em seu iMac  (Lida 4473 vezes)

marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Online: 24 de Maio de 2016, 14:00:30
Oi gente!

Recentemente ganhei um iMac velhinho, mas to adorando brincar com ele. E fiquei procurando apps "indispensáveis" mas achei tudo muito dispensável heheeh.

Por isso queria saber quais são os programas que vocês mais usam e o que mais gostam.

E um software de edição de imagens bom e free.

Obrigada!
cargocollective.com/marinas


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2016, 14:13:13
Trabalho com Mac há mais de 10 anos, e nunca precisei de muita coisa... Mas segue abaixo alguns que acho essenciais.

The Unarchiver: Descompactador de arquivos simples e eficiente.

Carbon Copy Cloner (pago): Facilita o workflow de backup — sempre mantenho uma cópia do sistema o mais atualizado possível caso aconteça alguma tragédia com meu computador, além de manter cópias dos meus HDs externos de trabalho.

Flip Player/VLC: Indispensável para que a maioria dos arquivos multimídia tenham compatibilidade com o OS X.

Transmission: Para torrents — o mais simples e confiável.

Capture One e Photoshop (pagos): Por enquanto, a melhor combinação para conversão e edição de fotos.
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 14:14:25 por bfscf »


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2016, 14:21:35
Trabalho com Mac há mais de 10 anos, e nunca precisei de muita coisa... Mas segue abaixo alguns que acho essenciais.

The Unarchiver: Descompactador de arquivos simples e eficiente.

Carbon Copy Cloner (pago): Facilita o workflow de backup — sempre mantenho uma cópia do sistema o mais atualizado possível caso aconteça alguma tragédia com meu computador, além de manter cópias dos meus HDs externos de trabalho.

Flip Player/VLC: Indispensável para que a maioria dos arquivos multimídia tenham compatibilidade com o OS X.

Transmission: Para torrents — o mais simples e confiável.

Capture One e Photoshop (pagos): Por enquanto, a melhor combinação para conversão e edição de fotos.

Obrigada! Chegando em casa vou procurá-los =D
cargocollective.com/marinas


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2016, 14:59:09
Há controvérsias quanto ao Capture One e o Photoshop ... Apesar de ter ambos pagos, tem coisa muito melhor e por menos.

Raw Therapee, que é um conversor raw e para tratamento de imagem bem hardcore. Gratis.

DxO , idem, mas pago.

Affinity Photo e Affinity Design. Veja para crer. Não toco no PS nem no LR desde que comecei a usar.
https://affinity.serif.com/pt-br/designer/
https://affinity.serif.com/pt-br/photo/


Phase One Media Pro, organizador de fotos. Mil vezes melhor que o Lightroom para isso.

Transmission, realmente o melhor torrent

Sync Folders Pro, para o meu gosto e necessidades, melhor que o carbon copy.

Use o Time Machine para backups de sistema

O próprio Aperture que pode ter vindo com o seu é um programa muito competente no gerenciamento de imagens e em tratamentos básicos, como retoques.

Qualquer dúvida é só enviar uma MP (Mensagem particular e não medida provisória hehe)
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 15:00:34 por AFShalders »


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2016, 15:06:36
Há controvérsias quanto ao Capture One e o Photoshop ... Apesar de ter ambos pagos, tem coisa muito melhor e por menos.

Raw Therapee, que é um conversor raw e para tratamento de imagem bem hardcore. Gratis.

DxO , idem, mas pago.

Affinity Photo e Affinity Design. Veja para crer. Não toco no PS nem no LR desde que comecei a usar.
https://affinity.serif.com/pt-br/designer/
https://affinity.serif.com/pt-br/photo/


Phase One Media Pro, organizador de fotos. Mil vezes melhor que o Lightroom para isso.

Transmission, realmente o melhor torrent

Sync Folders Pro, para o meu gosto e necessidades, melhor que o carbon copy.

Use o Time Machine para backups de sistema

O próprio Aperture que pode ter vindo com o seu é um programa muito competente no gerenciamento de imagens e em tratamentos básicos, como retoques.

Qualquer dúvida é só enviar uma MP (Mensagem particular e não medida provisória hehe)

Muito obrigada! Em casa vou dar uma olhada em todos com calma. \o/
cargocollective.com/marinas


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2016, 16:42:37
Há controvérsias quanto ao Capture One e o Photoshop ... Apesar de ter ambos pagos, tem coisa muito melhor e por menos.

Muito melhor em qual sentido? Estou disposto a mudar se for melhorar meu workflow e a qualidade dos meus arquivos. Já fiz testes comparativos entre o DxO, Lightroom e o Capture One. O Capture One se mostrou melhor em nitidez, renderização das cores e recuperação das luzes — sem contar que a versão 9 é muito estável e a ferramenta de tethering dele é simplesmente sensacional.

Phase One Media Pro, organizador de fotos. Mil vezes melhor que o Lightroom para isso.

Phase One Media Pro eu já tentei usar, tive a sensação de ser um programa ultrapassado. Quando preciso algo parecido uso o Bridge.

Use o Time Machine para backups de sistema

O backup do Time Machine fuciona de maneira diferente (realmente como uma "máquina do tempo" onde você pode recuperar arquivos antigos e navegar pelo seu sistema caso precise recuperar algo no passado). Se o OS X (ou HD) pifar, você não consegue recuperar todas as configurações do sistema: precisará instalar ele novamente. O CCC me ajuda a fazer cópias extadas do sistema, e dos HDs externos. Assim eu tenho uma cópia de segurança de todos HDs com que trabalho, o que pra mim é muito conveniente e me deixa mais tranquilo para trabalhar. Claro que além disso, também uso constantemente o Time Machine. Apenas são programas com propósitos diferentes, e o Time Machine é nativo.
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 16:45:27 por bfscf »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2016, 17:31:39
O DxO é magnifico se você tem os módulos ópticos da sua combinação câmera + lente. Nunca vi nenhum software que fizesse melhor do que ele em termos de nitidez real. Se realmente precisar de um realce de nitidez muuuuito específico, nada supera o RawTherapee, que tem literalmente um caminhão de opçoes para sharpening, por wavelet, por deconvolução, por microcontraste, por textura, e por ai vai.

O problema é que se você for muito atrelado ao seu workflow atual, pode ser um problema mudar. Para mim foi bem fácil.

O DxO é também insuperável na hora de recuperar estouros, tanto para cima quanto para baixo. Mas claro, tem que saber explorar as ferramentas. Só para esse tipo de coisa, o DxO tem pelo menos 6 ou 8 formas de trabalhar com recuperação.

Eu uso o Phase One Media Pro como organizador e ele chama , por exemplo o DxO, o Affinity ou o RT como editor quando eu preciso.

Recomendo fortemente testar o DxO mais seriamente e também o Affinity.

Bem, eu não uso thethering. Sei que o C1 trabalha bem com isso.

O Time Machine recupera 99% do que é realmente necessário. Já usei várias vezes para recuperar do zero. A única coisa que ele não mantém é o serial de alguns programas e uma ou outra configuração que exija senha. Pelo menos no meu caso. Já usei ele para restaurar o sistema em SSD por exemplo, sem o menor problema.

Claro que os nossos propositos são diferentes, por isso temos opiniões distintas.  :ok:
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 17:32:27 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2016, 18:06:42
O DxO é magnifico se você tem os módulos ópticos da sua combinação câmera + lente. Nunca vi nenhum software que fizesse melhor do que ele em termos de nitidez real. Se realmente precisar de um realce de nitidez muuuuito específico, nada supera o RawTherapee, que tem literalmente um caminhão de opçoes para sharpening, por wavelet, por deconvolução, por microcontraste, por textura, e por ai vai.

Ah, devo ter me expressado mal! O que eu quis dizer é a renderização mesmo (além das opcões de processamento). Sem nenhum ajuste, o Capture One "leu" melhor o arquivo mostrando ele mais nítido, com cores mais bonitas e com as luzes mais suaves. Você já fez o teste? Tente abrir o mesmo arquivo em RAW em cada um dos programas para ver a diferença! Comigo eu achei tão relevante que sai do programa que estava acostumado (Lightroom) pra aprender um novo! :)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2016, 19:26:52
Já sim. O problema é que os ajustes padrão do DxO são um pouco agressivos demais para o meu gosto. É só deixar do jeito que te agradar mais e salvar como padrão ou como um preset. Usei o C1 por muito tempo, mas depois que me acostumei com o DxO não volto mais.

Para outras câmeras, como as Fujis e Sigmas, o DxO simplesmente não serve. Aí tem outras opções, como o Iridient, o Silkypix Pro e o prórpio RT. Mas são situações muito específicas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2016, 20:55:00
Conversor de RAW bom e gratuito tem o Phocus da Hasselblad...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2016, 21:34:13
Conversor de RAW bom e gratuito tem o Phocus da Hasselblad...

Esse ainda não testei, tem uma pá de gente boa que usa ele! Se não me engano o Peter Coulson e o Marco Grob são uns deles!!! :ok:
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 21:34:32 por bfscf »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2016, 00:48:41
O Time Machine recupera 99% do que é realmente necessário. Já usei várias vezes para recuperar do zero. A única coisa que ele não mantém é o serial de alguns programas e uma ou outra configuração que exija senha. Pelo menos no meu caso. Já usei ele para restaurar o sistema em SSD por exemplo, sem o menor problema.

Só pra confirmar se não estou deixando nada passar: é possível fazer o boot do sistema pelo Time Machine?

Eu já precisei fazer isso com um backup que fiz pelo CCC e funcionou perfeitamente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2016, 11:02:36
Boot para recuperação, não para rodar.

https://support.apple.com/kb/PH14185?locale=en_US



Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2016, 06:56:32

O DxO é também insuperável na hora de recuperar estouros, tanto para cima quanto para baixo. Mas claro, tem que saber explorar as ferramentas. Só para esse tipo de coisa, o DxO tem pelo menos 6 ou 8 formas de trabalhar com recuperação.


AFShalders

1. Tenho pensado em testar o Affinity . uso o Photoshop em foto e somente bem pontualmente . A curva de aprendizado , como é ?  Tem material para estudo ?

2. Poderia falar ou dar um exemplo das ferramentas de recuperação do DxO ?  Ja usei um tem[po o DxO e acabei ficando com o CO justamente pela renderização inicial , como o outro colega.

Obrigado e Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2016, 12:22:08
AFShalders

1. Tenho pensado em testar o Affinity . uso o Photoshop em foto e somente bem pontualmente . A curva de aprendizado , como é ?  Tem material para estudo ?

2. Poderia falar ou dar um exemplo das ferramentas de recuperação do DxO ?  Ja usei um tem[po o DxO e acabei ficando com o CO justamente pela renderização inicial , como o outro colega.

Obrigado e Abraços
Fábio José


1) A curva depende de cada um. Achei facílimo e no site deles tem um montão de tutoriais. Não quero nem ouvir falar mais em PS/LR

2) a) Por curvas b) exposure compensation (5 sub metodos) c) DxO Smart lighting  (5 sub metodos, dois bem complexos)

Usei o CO por algum tempo a ainda acho o DxO superior. Estou com a versao demo do ultimo CO vendo se ele presta com as Fujis, mas não me convenceu ainda, para elas o RT/Iridient ainda acho melhores.