Autor Tópico: Tinta Corante com melhor qualidade e proteção UV pra epson Ecotank L375  (Lida 15928 vezes)

_SIDERADO_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Olá colegas, tenho umas dúvidas e gostaria de ajuda de pessoas experientes. Há seis meses montei um negócio de lembrancinhas personalizadas, onde utilizo uma impressora Epson L375 Ecotank, normalmente imprimindo em papéis tipo glossy, com gramaturas de 180g, 230g e até 260g, usando a tinta corante original da epson. Como quero que meu produto se diferencie dos demais, sempre imprimo configurando a impressora para qualidade alta, o que faz com que meu consumo de tinta seja elevado. Atualmente a impressora está contando mais de 600 paginas impressas e as tintas Yellow e Magenta já estão bem baixas (a preta está quase cheia e a ciano está 60%), por isso adquiri um novo jogo de tintas original da epson, ao custo de 240,00 na Saraiva. Dai estava pensando, se a cada 600 páginas que eu imprimir eu for obrigado a gastar mais de 200 reais com mais tinta, minha margem de lucro, que já não é alta, devido à concorrência, vai ficar ainda mais achatada. Então resolvi dar uma lida sobre tintas "paralelas" e fiquei com algumas dúvidas:

- 1º: Qual a marca de tinta tem desempenho mais próximo da original? (Estou inclinado a comprar as Formulabs sensient)

- 2º: Vocês sabem se a chamada "proteção UV" destas tintas paralelas mais conhecidas (Formulabs, Inktec) realmente funciona? Pois a tinta original da Epson realmente me surpreendeu. Tenho alguns impressos que há mais de 3 meses estão expostos a luz natural e fluorescente e não desbotaram ainda.

- 3º: Caso eu venha a adquirir a tinta formulabs sensient corante, própria pra linha Epson, eu posso despejar a tinta nos tanques, juntando elas com a tinta corante original da epson que já está lá?

- 4º: Vocês sabem se eu consigo comprar tintas corantes originais Epson em maiores quantidades do que esses vidrinhos de 70ml, que se encontra nas lojas online? (acho que se houvesse venda por litro, ou meio litro o custo deveria ser menor).

Acho que por enquanto são essas minhas principais dúvidas. Aguardo repostas de quem entende da área e desde já agradeço.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2016, 23:34:11
- 1º:
todas as q eu usei sempre tive q calibrar um monte e não fica 100%, depende da exigência do trabalho, vendi minha impressora e passei a configuração q eu usava pro comprador e ele gostou do resultado..

- 2º:
Eu ja usei essa da formulabs com uma epson t50 e tem um resultado razoavel, mas não chega perto da original,  se guardado em album demora a desbotar, tenho umas aqui com uns 2 anos q estão de boas

3º:
quando utilizar marca diferente é bom ter um calibrador para a impressora/monitor, tinta paralela fica com coloração diferente da original, da pra fazer o ajuste manualmente comparando com o monitor, mas fica meia boca e é bem chatinho de fazer, se o papel não for de qualidade ai fica pior ainda.
Se misturar com outro tipo de tinta vai dar caca

4º:
não sei


_SIDERADO_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2016, 14:34:43
Obrigado Rafael.l
Já ajudou bastante.

Vou aguardar mais respostas, mas realmente preciso encontrar uma tinta paralela pra substituir as originais, porque meu custo de impressão está muito alto =(

Lembrando que não trabalho com exatamente com impressão de fotografias (o que necessito fazer eventualmente). São impressões de lembrancinhas personalizadas (se procurar no google imagens, dá pra entender do que se trata).

Em tempo, escrevi um email a empresa FVINK (que se diz representante autorizada sensient no Brasil) e eles me responderam que a tinta possui proteção UV, mas que eles não tem como precisar o quanto tempo a tinta aguenta sem desbotar.

Também  me disseram que eu poderia misturar a tinta corante deles com a tinta corante original que ainda restasse no tanque. Creio que o problema seria misturar com outros tipos de tinta, como a pigmentada.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2016, 17:53:19
Obrigado Rafael.l


Também  me disseram que eu poderia misturar a tinta corante deles com a tinta corante original que ainda restasse no tanque. Creio que o problema seria misturar com outros tipos de tinta, como a pigmentada.

não, o problema é os tons de cores mesmo, essa tinta da fvink dura bastante mas eh bem diferente da original.
nada impede misturar elas, mas vai dar trabalho calibrar pq cada vez q vc encher o bulk vai mudar a concentração da tinta original e vai precisar dar uma calibrada de novo, isso vai acontecer até não ter mais vestígios da tinta original, o certo eh esperar a acabar a tinta e limpar o bulk pra não ter esse problema.

Mas se for misturar conta ai depois como foi :D







_SIDERADO_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2016, 22:37:55
Amigos, pra dar um feedback.

Pra minha Epson Ecotank L375, eu comprei tintas corante Inktec, com o vendedor Faresprint. Comprei embalagens de 1L. Cyano, Magenta, Yellow e Black. A embalagem veio no modelo antigo da Inktec, não nessas novas da Profeel (pelo que li, inktec no Brasil agora se chama Proofeel).

Já devo ter usado uns 200ml de cada cor, então já dá pra falar algumas coisas.

Primeiramente, eu "completei" o tanque com as tintas inktec. Ou seja, ainda tinha um pouco das originais. Eu não fiz limpeza nem nada do tipo, apenas completei.

Depois de bastante coisa impressa, a maior parte na qualidade alta ou altíssima (que 'come' muita tinta) tenho algumas impressões a fazer:

1. As cores realmente não são iguais. Precisei fazer alguns ajustes nas configurações avançadas da impressora pra chegar em um resultado satisfatório (lembrando que não trabalho com fotografia, mas com papelaria personalizada pra festa. Creio que pra fotografia daria um pouco de trabalho). Devidamente ajustadas as cores, a impressão restou satisfatória. Não excelente, como as originais. Mas 80% perto disso.

2. Com relação à proteção UV, caso ela realmente exista, deve equivaler a 20% da tinta original. Tenho em meu local de trabalho, alguns trabalhos impressos com a original que já datam de 6 meses e ainda estão como no dia que imprimi. Já as impressões com tinta Inketec devem durar 1 mês pra começar a desbotar. Nas cores vermelho e rosa foram as que mais notei 'desbotamento'. Lembrando que não há qualquer incidência de luz solar direta. E mesmo luz fluorescente só deve incidir uma 5 ou 6 horas por dia. No final das contas, como os itens que produzo só precisam durar alguns dias (até o dia das festas), não estou tendo problemas com isso.

3. De uns tempos pra cá, surgiu uma LINHA VERTICAL falhada, bem fina, há uns 5cm de distância da margem direita da impressão. Ela não aparece sempre, mas as vezes aparece e perco o que imprimi. Não que seja bastante visível. Dificilmente o cliente perceberá. Mas como eu sou exigente, quando a tal linha surge, eu dou a impressão por perdida. Dai lá vou eu fazer limpeza e umas impressões na qualidade altíssima. Tem funcionado e logo a linha some, demorando umas várias dezenas ou até centenas de páginas pra aparecer. Alguém sabe me falar algo sobre isso? o que pode ser? engraçado que a linha vertical que falha está sempre no mesmo local e é extremamente fina, quase imperceptível.

4. No demais, a tinta está me atendendo bem. Creio que até o final do ano, ou início do ano que vem eu tenha gastado o que ainda resta. dai pretendo mandar fazer uma boa manutenção preventiva na minha impressora, talvez até instalar um dispenser pras sobras de tinta (vi na internet o povo usando e achei interessante) e partir pra outra marca. Talvez Formulabs, Sensient, ou outra. Ainda vou estudar isso.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2016, 20:45:03
as minhas impressas com a formulabs ainda mantem a cor depois de mais de 1 ano, mas não estão expostas a luz, fechadinha no album só.

essas falhas na impressão acho q eh normal de tempo em tempos tem q fazer a limpeza mesmo


Fredfabri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2019, 16:23:50
Sobre as tintas originas da Epson, Ecotantk, coisas assim, a impressão em papel fotográfigo (glossy) dura no máximo, no máximo 3 anos, ou seja, para fotos não presta.   Acontece a mesma coisa com a Inktec.    Fazem uma impressão bonita mas pouco durável.

Antes da invasão chinesa os papeis glossy eram de melhor qualidade e as tintas também, então eu usava tinta pigmentada, como a da Epson C-92, e tenho capas de Cd com textos e imagens, impressas em 1999 em papel glossy e que estão perfeitas até os dias de hoje, vinte anos depois.    Já as impressões feitas com tinta "original" da Epson L-800 e também com Inktec, em pouco mais de dois anos começaram a desbotar, e isso sem pegar sol, apenas com a luz do dia, numa estante.

Resumindo: atualmente não existe nenhuma tinta que não desbote em papel glossy, porque as tintas pigmentadas não são absorvidas por esse tipo de papel e as corantes desbotam mesmo.   

O papel glossy microporoso, que seria uma alternativa para se usar pigmentadas, só existe na gramatura 260, que a maioria das impressoras não dá conta e que é pouco prático para a maioria das aplicações.    Nada mais se fabrica no Brasil, tudo xing ling, e os importadores são pouco instruídos, pensam unicamente no lucro imediato e não na qualidade, no desenvolvimento.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2019, 16:26:29 por Fredfabri »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2019, 19:03:14
Sobre as tintas originas da Epson, Ecotantk, coisas assim, a impressão em papel fotográfigo (glossy) dura no máximo, no máximo 3 anos, ou seja, para fotos não presta.   Acontece a mesma coisa com a Inktec.    Fazem uma impressão bonita mas pouco durável.

Antes da invasão chinesa os papeis glossy eram de melhor qualidade e as tintas também, então eu usava tinta pigmentada, como a da Epson C-92, e tenho capas de Cd com textos e imagens, impressas em 1999 em papel glossy e que estão perfeitas até os dias de hoje, vinte anos depois.    Já as impressões feitas com tinta "original" da Epson L-800 e também com Inktec, em pouco mais de dois anos começaram a desbotar, e isso sem pegar sol, apenas com a luz do dia, numa estante.

Resumindo: atualmente não existe nenhuma tinta que não desbote em papel glossy, porque as tintas pigmentadas não são absorvidas por esse tipo de papel e as corantes desbotam mesmo.   

O papel glossy microporoso, que seria uma alternativa para se usar pigmentadas, só existe na gramatura 260, que a maioria das impressoras não dá conta e que é pouco prático para a maioria das aplicações.    Nada mais se fabrica no Brasil, tudo xing ling, e os importadores são pouco instruídos, pensam unicamente no lucro imediato e não na qualidade, no desenvolvimento.


Discordo em parte. Tenho várias impressões com a L800 com muito mais tempo do que isso e as em álbuns estão perfeitas, a ponto de eu ter imprimido uma recentemente para comparação.

As da Kodak ESP-7 então nem se fala, tenho impressões de 5,6 anos perfeitas.

Lembre que não é só a tinta, e sim a combinação de tinta e papel. Se usar um papel vagabundo tipo Pimaco ou Filipaper aí não dura mesmo. Se usar um Kodak Ultima, Canon Platinum, um Hahnemühle ai a coisa muda muito de figura.

O Kodak Ultima Ultra Glossy é fenomenal, mas custa os olhos da cara...
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2019, 19:05:09 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2019, 08:14:31
Consideraria que o papel é até mais importante que a própria tinta já que se ele não tiver o PH ideal vai modificar gradativamente a coloração da foto sem mesmo pegar "1 pingo" de raio UV... a proteção das tintas originais Epson é apenas para raios UV, a Epson recomenda o uso apenas de papeis dela, ou seja, cai no que o Shalders disse... se usar o papel correto com a tinta correta a durabilidade é muito superior a comprar um papel barato e usar tinta original.

Eu já fiz um teste aqui em casa bem interessante, desmontei um filtro bactericida de um aquário meu e fiz uma caixa totalmente fechada (cuidado a luz UV bactericida é altamente perigosa) e coloquei duas fotos, uma com papel bom da Epson e Tinta Original o outro com papel Chines e Tinta Original Epson.

Só neste teste já pude comprovar que o papel da Epson é extremamente superior na proteção UV com 48h de luz UV direta na "cara" do papel houve um desbotamento principalmente no Magenta e nos tons de Verdes no papel Chines, no papel Epson houve também mas mínimo se comparado com a foto original.

Mesma tinta apenas papeis diferentes resultados diferentes.

Eu costumo usar papel chinês para brindes e fotos informais.

Tudo depende do uso final da arte impressa, se for pra durar, tem que ser papel bom.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, 08:17:11 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2019, 15:58:09
Resumindo, material bo...ta sai impressão bo...ta  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2019, 16:45:13
Resumindo, material bo...ta sai impressão bo...ta  :ok:

 :D


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2019, 16:53:38
Resumindo, material bo...ta sai impressão bo...ta  :ok:

 :clap: :clap: :clap:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


GPB

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 02 de Março de 2019, 02:34:08
Bom acho que recomendar papeis originais sendo que ele quer reduzir os custos não adianta muito... Papeis canon por exemplo, saem mais caro que impressão em minilab.

Eu estava pesquisando um pouco sobre papeis. E oq posso contribuir é que se você quer aumentar a durabilidade da impressões em que usam tinta corante. Que pelo menos use papeis microporosos, pois a área de despejo da tinta é aumentada.

Não tenho nenhum teste sobre eles ainda, pois acabei de comprar um pouco de cada site para fazer meus testes.

Pelas especificacoes do sutez parece qur mesmo em papeis xingling eles tem um pouquinho mais de cuidado na questão do tratamento da superfície.


Os sites que comprei para teste foram esses:

Se alguem tiver alguma experiência sobre isso e puder dar um feedback. Também agradeço

https://www.atcink.com.br/categoria/foto-glossy-microporoso/4091?page=1&ordem=maisVendidos


https://lavoropapeis.com.br/papel+microporoso


https://www.cpmoffice.com.br/papel-fotografico-microporoso?loja=597409&palavra_busca=&order=menor_preco&categoria=4311


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2019, 08:56:47
Uso há uma década tinta OCP que compro na https://refimat.com.br
OCP é uma empresa da Alemanha, as tintas são importadas.
Esse negócio de proteção UV com esse tipo de tinta é super limitado, dependendo do tipo de exposição à luz nao tem jeito, vai desbotar mesmo, se a base de papel é for de péssima qualidade pior ainda. Já experimentei todas as marcas Fórmulabs,  Sensient,  etc... É muito difícil comprar algo que não seja faalsificado, compro na Refimat pela garantia de estar comprando OCP original.
Vc vai encontrar alguns testes na web com o pessoal elogiando a OCP,  um pouco mais cara, porém melhor que as outras.
« Última modificação: 02 de Março de 2019, 09:03:55 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2019, 09:46:04
Para não ficar esquentado a cabeça, e de repente ter um melhor custo/benefício, não seria mais vantajoso dar saída num minilab? Impressões em certa quantidade e clientes fixos tem muitos descontos com os q prestam serviços de revelação.  Esquentação de cabeça e perda de tempo custa muito... Já fizeram essa avaliação e viram os preços para usar os serviços de um  minilab ? Aqui no Rio, fora das áreas nobres, os preços e a qualidade são super em conta, ao menos eram. Já tem tempo q não dou saída em fotos.
« Última modificação: 02 de Março de 2019, 09:51:04 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.